Powerline

Boas.. comprei recentemente um powerline devolo para instalar em casa dos meus pais, instalei tudo impecável fiz o Speedtest a NET estava com 90MB wireless, impecável.

Passado 48h volto porque me disseram que não estava a funcionar e tenho no recetor o "botão" da casa a cor vermelha e o aparelho apercebi-me que estava muito quente. Voltei a instalar noutra tomada, impecável de novo e passado meia hora não há novamente NET e está novamente vermelho e quente. O que acham que é?

Alguém tem ideia ou experiência idêntica com devolo?
 
Qual a marca e modelo que compraste?
As powerlines estão ambas ligadas a uma tomada de parede? Só assim é que tiras o máximo deles.
Fazes a ligação por wi-fi ou cabo? Aconselho sempre por cabo. Se for por wi-fi, depende do máximo da tua placa de rede e se o teu pc têm ou não a rede 5GHz.

P.S. Sim, pode estar relacionado com a longevidade da capacidade da rede elétrica.

Eu já uso powerlines há quase 1 década, por isso não sou novo nestas andanças. :)
O modelo em questão são uns PA8010P. E sim, estão obviamente ligados á tomada e por cabo.

Por vezes por estranho que pareça podes conseguir resultados diferentes em tomadas próximas

True. Tenho 3 tomadas no quarto e só numa é que consigo ter as velocidades actuais, nas outras 2 é de metade para baixo. Mas isto já é algo que tinha exprimentado e estudado o caso com os meus antigos.

Mas aqui o verdadeiro problema é mesmo a rede eléctrica fraquita.
 
Isso foi logo a primeira coisa que fiz assim que instalei os Powerlines. Melhorou um bocado sim, principalmente no upload que por vezes fica perto do máximo mas o download não consegue sair dos 80-90Mb (sim, está tudo para gigabit).

Infelizmente deve ter mesmo haver com a própria capacidade da rede eléctrica que já não deve dar para muito mais, mesmo os 2 powerlines estarem muito perto um do outro A idade dela não deve perdoar nestas coisas e por mais sofisticados que os powerlies sejam, não há milagres. Ainda pensei que houvesse mas deu para tirar a prova os 9.

Uma pergunta estúpida. Por acaso não foste presenteado com um router que só tem uma porta Gigabit...?
 
@PanterA
Não custou nada confirmar porque já nos aconteceu a todos :)
Assim realmente é muito chato. Troca a tomada se puderes como sugeriram se for possível a ver se melhora.
 
Como já tinha dito em cima, o meu quarto tem 3 tomadas e só numa é que consigo ter velocidades +/-. Que curiosamente é aquela que está mais perto do outro PLC. De qualquer das maneiras não há nada que consiga fazer mais para melhorar as velocidades disto, quando o problema base já está fora do meu controlo.
 
Alguém tem ideia ou experiência idêntica com devolo?
@Jpnop fica dificil ajudar se não soubermos algo mais. Não tive experiência semelhante mas pode ser que alguma informação sobre o modelo e causa nos dê alguma luz para ajudar.
Tenho devolos daqueles 1200+ com wifi e mantém a ligação muito bem até conseguem verdadeiros "recordes" de velocidade de comunicação com outros modelos de outras marcas - não posso afiançar sobre a velocidade que atingirão mas até aos 200Mbps vão certinhos em problemas mesmo bem longe.
Screenshot-2020-04-25-devolo-sala-devolo-d-LAN-1200-Wi-Fi-ac-tra.png

Fica uma ideia das velocidades de ligação entre equipamentos apresentada pelo dito - por acaso um outro indica uma velocidade superior especialmente para o melhor classificado nesta informação.

Já agora @PanterA os tpver* são iguais ao teus

Não quer dizer que se tivesse ligação gigabit eles conseguissem concretizar tudo... nem perto
 
Última edição:
Estou indeciso entre os seguintes modelos:
Devolo Magic 2 WiFi Starter
Devolo dLan 1200+ AC WiFi KIT PT-9396
Tp-Link TL-WPA8630P KIT

Qual devo optar?
Em termos de marca ambos são bons mas (penso) com vantagem para o Devolo.
Em termos de configuração, é de fácil manuseamento?

Obrigado
A qualidade deles é pela ordem que indicaste aí.
Se estás disposto a gastar o que ele custa, o Magic 2 é sem dúvida superior aos outros.
 
Boas,
Agradecia ajuda no seguinte.

tenho o ZOn Hub 2.0 da NOS em modo bridge) ligado a um router TP-Link Archer ac1200. tenho as duas bandas 2.4 e 5Ghz.
Perto do router consigo os 120Mbps contratados na banda 5ghz. Na 2.4Ghz tenhoentre 40 e 50Mbps.
Na sala para ter sinal, tenho uma powerline Tp-link WPA4220KIT (não tem banda 5ghz) e com isso tenho cerca de 40Mbps. Ligado por cabo ao receptor na sala também não passa dos 40Mbps.
dito isto, o facto de ter "apenas " 40mbps na zona do powerline é por culpa da rede eletrica ou do extensor ser só 2.4 Ghps. Mesmo assim, por cabo não devia ter os 120?!

p.s. e é suposto na mudança de uma zona para outra (da zona do router para a zona da powerline) ao haver a transição ficar sem rede até apanhar a outra? quando estou numa videochamada e ando pela casa a chamada cai ao haver essa transição...

p.s. 2 Supostamente isto não devia acontecer com equipamentos mesh...
 
Última edição:
A qualidade deles é pela ordem que indicaste aí.
Se estás disposto a gastar o que ele custa, o Magic 2 é sem dúvida superior aos outros.

Calhou meter esta ordem :-D
Em termos de configuração, há algum que seja mais fácil ou estão todos dentro do mesmo patamar?
Os do Tp-Link também tem programa de software para depois ser gerido através do pc?
 
Nunca usei Devolo, mas o programa dos TP-Link não tem muito para saber e quanto á instalação é relativamente plug and play.
 
Última edição:
Boas,
Agradecia ajuda no seguinte.

tenho o ZOn Hub 2.0 da NOS em modo bridge) ligado a um router TP-Link Archer ac1200. tenho as duas bandas 2.4 e 5Ghz.
Perto do router consigo os 120Mbps contratados na banda 5ghz. Na 2.4Ghz tenhoentre 40 e 50Mbps.
Na sala para ter sinal, tenho uma powerline Tp-link WPA4220KIT (não tem banda 5ghz) e com isso tenho cerca de 40Mbps. Ligado por cabo ao receptor na sala também não passa dos 40Mbps.
dito isto, o facto de ter "apenas " 40mbps na zona do powerline é por culpa da rede eletrica ou do extensor ser só 2.4 Ghps. Mesmo assim, por cabo não devia ter os 120?!

p.s. e é suposto na mudança de uma zona para outra (da zona do router para a zona da powerline) ao haver a transição ficar sem rede até apanhar a outra? quando estou numa videochamada e ando pela casa a chamada cai ao haver essa transição...

p.s. 2 Supostamente isto não devia acontecer com equipamentos mesh...

Esse powerline é igual ao meu. Ligando diretamente a ele por cabo não terás mais que 100megas porque as portas são fast Ethernet e não gigabit. E também não emite sinal 5ghz. Apenas irás conseguir esta transmissão Wi-Fi se estiveres mesmo perto do router. A solução passa por adquirir um powerline melhor.
 
Na powerline só me sai a 40Mbps...

Pelo que estive a ler um aparelho MESH será a solução para o que pretendo, porque o irritante (mais do que não ter 5Ghz na powerline) é entre divisões perder o sinal para que ele conecte ou ao router ou à powerline.
Só hoje soube desta nova tecnologia...

Se optar por uma powerline com mesh também deverá ter dual band e assim resolvo os dois problemas.

já agora, como aconselham o modo de funcionamento (eu tenho ligado como referi acima (ZON HUB 2.0 em bridge - Router - tudo o restante), tenho duas opçoes: 1. Router wi-fi 2. ponto de acesso
 
Boas,

Comprei recentemente um TL-PA8010P e, apesar de conseguir 120mbs, tenho um pacote de 500mb. Alguém tem alguma sugestão de como chegar mais perto disso?
Não te posso garantir o máximo que conseguem mas acho que li que irá até um pouco acima dos 400. Mas isso implica uma rede que o permita e pode ser em distâncias totais curtas - a distância não é entre tomadas mas contando com a passagem pelo quadro. Experimenta em várias tomadas para verificar se há resultados diferentes.
Para começar podes tentar uma experiência com os dois numa mesma extensão a receber do router num e tentar num pc ou portátil no outro. Julgo que isso te dirá algo mais aproximado da capacidade embora distinto da realidade
 
Olá a todos.

Tenho 1 par de devolo dlan 200 avplus (já com 1s kms) e hoje deixaram de dar.

Simplesmente não acende o Led do símbolo da casa. Se ligar o cabo de rede que está ligado ao que está perto do router, a 1 portátil tenho rede pelo que não será do cabo.

Já tentei ligar o outro do par e acontece a mesma coisa: Led da casa off.

Tentei fazer reset (pressionei o botão junto da porta lan mais de 10 segundos) acende os 3 leds ao mesmo tempo e volta ao mesmo

Isto será sintoma que morreram?

Obrigado desde já
 
Olá a todos.

Tenho 1 par de devolo dlan 200 avplus (já com 1s kms) e hoje deixaram de dar.

Simplesmente não acende o Led do símbolo da casa. Se ligar o cabo de rede que está ligado ao que está perto do router, a 1 portátil tenho rede pelo que não será do cabo.

Já tentei ligar o outro do par e acontece a mesma coisa: Led da casa off.

Tentei fazer reset (pressionei o botão junto da porta lan mais de 10 segundos) acende os 3 leds ao mesmo tempo e volta ao mesmo

Isto será sintoma que morreram?

Obrigado desde já
Se não conseguires sincronizar de novo pode ser sinal de algum problema. Mas a perda de sincronismo também me acontece e dá para repor
 
Agora já estão os 2 sincronizados, deixei os ligados durante o jantar e não fiz mais nada.

Agora, próximo problema: adicionalmente tenho 1 outro plc, 1 dlan 500 Wi-Fi que agora tem o led wifi fixo e o da casa a piscar. Já tentei o reset com o clip mas nada feito... Não dá wifi na outra divisão (onde funcionava bem), não dá rede via cabo nem é detectado no software do cockpit.

Alguma dica?
 
Back
Topo