Powerline

Vou descrever a minha situação, para ver se obtenho 2 ou 3 conselhos:

No próximos mês, por motivos profissionais, vou meter apenas net na moradia dos meus pais (onde vou a cada 2 fins de semana);
Nunca lá tiveram pacotes Net/TV (são velhotes que usam apenas TDT).

Penso meter o pacote 200/100. Não meto TV porque não tiraria benefícios (eles não iriam usar) e porque a casa não tem instalação coaxial para injetar sinal, e passar cabos à vista ou fazer obras está fora de questão.

A moradia tem 33 anos e é grande. É R/C + 1º andar, sendo que a placa é maçiça (betão armado).
O router ficaria na sala/cozinha do R/C.

Para ter net no 1º andar no meu quarto, no mínimo para navegar, e se possível para ter uma Mi Box, o que aconselham?
Powerline Gb nº1 junto ao router a injetar sinal na instalação elétrica, que iria buscar no quarto com o nº2 (wifi+rede)?
Ou uma solução mesh?

Powerline, é uma incógnita devido à antiguidade da casa e instalação elétrica;
Mesh, tenho dúvidas que conseguisse passar sinal em condições através da placa em betão armado...
Estou inclinado para powerline, mas aceito prós e contras, e sugestões!
O problema é sempre investir, e depois não ser satisfatório...
 
@O'brien

Não posso dizer que notasse, mas também nunca experimentei ter um device a fazer downloads e outro a tentar esgotar a mesma ligação.

Estarem vários devices a utilizar a net, para ver streaming Netflix, instagram ou jogar em simultâneo era todos os dias e aí nunca houve grande crise, mas provavelmente não chegávamos a esgotar a largura de banda.
 
O meu devolo magic 2 Wi-Fi chegou ontem e após quase 24h de teste está tudo a correr muito bem.

Tenho um na sala ligado ao router e o outro no quarto a distribuir net por Wi-Fi mesh à restantes divisões e tudo a funcionar muito bem.


Também testei ligar por Wi-Fi ao receptor do quarto (sem ser por mesh, ou seja, obrigando a mudar de rede Wi-Fi no tlm, que se configura na app) e também funciona muito bem. Por cabo de rede também sem problemas.

Vamos lá ver se isto continua assim

Olá.

Tenho uma dúvida relativamente a este passo, estou interessada em comprar o Devolo Magic 2, Multiroom Kit. Mas tenho algumas duvidas relativas a este ponto, que é, por exemplo o telemovel, quando ligado aos varios powerlines wifi, ele é inteligente o suficiente para mudar para a rede mais perto ?

Eu vi no site e pareceu-me que havia uma facilidade neste ponto, mas não percebi bem como funciona? Se o telemovel fixa uma rede e fica sempre com ela, ou como é que vai mudando?

É que como a casa tem três andares, temos tido alguma dificuldade em extender a rede pelo menos para o 1º andar.

Obrigada
 
Última edição:
Olá.

Tenho uma dúvida relativamente a este passo, estou interessada em comprar o Devolo Magic 2, Multiroom Kit. Mas tenho algumas duvidas relativas a este ponto, que é, por exemplo o telemovel, quando ligado aos varios powerlines wifi, ele é inteligente o suficiente para mudar para a rede mais perto ?

Eu vi no site e pareceu-me que havia uma facilidade neste ponto, mas não percebi bem como funciona? Se o telemovel fixa uma rede e fica sempre com ela, ou como é que vai mudando?

É que como a casa tem três andares, temos tido alguma dificuldade em extender a rede pelo menos para o 1º andar.

Obrigada

Quando por wifi mesh o telemóvel faz essa gestão sozinho.
 
Eu não tenho sistema mesh, mas tenho dois ap (em canais diferentes) com o mesmo ssid e password e o telemóvel escolhe o ponto de acesso com melhor sinal e faz a troca automaticamente -- só se nota o indicador de sinal ficar com mais "barras".
 
Acho curto. Eu tenho esse kit num apartamento de um só piso.

Pois, não sei bem como posso resolver o problema. Ou melhorar um pouco a cobertura. :) Comprámos um repetidor de Wifi da TP-LINK (REPETIDOR DE SINAL WIFI TP-LINK RE450 AC1750), melhorou um pouco a cobertura, mas não foi nada de extraordinário, tanto que ainda há zonas que perco cobertura. Mas o nosso objectivo também não é de todo ter WIFI em todos os cantos da casa, mas sim, por exemplo ligar o computador que está no escritório (1ºandar) por cabo para melhorar os downloads, jogos, etc...E pelo que li, esse DEVOLO, seria uma "boa" opção, estou certa?

Também vi outras opções para fazer chegar sinal ethernet ao ATI, através do router que está na sala, o router está muito longe do ATI, não tenho como colocar um switch perto do ATI, a caixa nem tem espaço, não tenho nenhuma tomada eléctrica perto do ATI. Por isso tentei explorar opções mais simples...
 
@cita

O problema é que se começa por gastar dinheiro e depois acaba por ter que se encostar o que se comprou porque não serve até que se percebe que só se resolve gastando dinheiro de uma vez.

Infelizmente não conheço os sistemas e apenas posso falar pelas especificações.
Pelo mesmo preço daquele kit este conjunto parece-me interessante: https://comparador.zwame.pt/produto...-link-deco-p9-ac1200-8211-300-867-mbps-8211-3

A vantagem deste kit e que também e powerline pelo deve dar para cobrir os 3 andares. E uma questão de ires jogando com a localização ate encontrar o melhor compromisso.
Na banda 2.4 GHz a especificação é 300 Mbps e na banda de 5GHz é 867 Mbps. Posteriormente podes sempre adicionar satélites e tens uma porta de rede em cada módulo caso seja necessário.
 
@cita

O problema é que se começa por gastar dinheiro e depois acaba por ter que se encostar o que se comprou porque não serve até que se percebe que só se resolve gastando dinheiro de uma vez.

Infelizmente não conheço os sistemas e apenas posso falar pelas especificações.
Pelo mesmo preço daquele kit este conjunto parece-me interessante: https://comparador.zwame.pt/produto...-link-deco-p9-ac1200-8211-300-867-mbps-8211-3

A vantagem deste kit e que também e powerline pelo deve dar para cobrir os 3 andares. E uma questão de ires jogando com a localização ate encontrar o melhor compromisso.
Na banda 2.4 GHz a especificação é 300 Mbps e na banda de 5GHz é 867 Mbps. Posteriormente podes sempre adicionar satélites e tens uma porta de rede em cada módulo caso seja necessário.


Sim, tem razão. Vou explorar essa opção, muito obrigada pela dica.
 
Atenção que esse kit se tiverem internet com 200 Mbps ficam limitados a 100 Mbps porque a porta de rede que liga ao router é de 100 Mbps. É uma opção barata mas vão ficar sempre limitados.
 
Back
Topo