1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Powerline

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por The Fly, 11 de Março de 2011. (Respostas: 1781; Visualizações: 180013)

1. O'brien

O'brien Power Member

@terminad0r
    Se queres usar 2.4 GHz, então parto do princípio que não queres velocidades muito mais altas que 100 Mbps. O que eu posso recomendar, com base no que tenho, é o TL-PA4010P KIT da TP-Link. Tem pass through, assim não perdes a tomada. O único senão é que as portas ethernet/RJ-45 são 100 Mbps, logo ficarás limitado a essa velocidade. Depois para teres Wi-Fi podes comprar um Acess Point, por exemplo o TL-WA801ND da TP-Link e ligas ao Powerline "recetor". Eu tenho estes dois equipamentos em casa para ter Wi-Fi nuns anexos da casa.

2. jcab

jcab 1st Folding then Sex

Então mas o TL-PA4010P está limitado a 100 Mbps se na caixa do equipamento e no próprio site falam em 600 Mbps?

—> https://www.tp-link.com/pt/service-provider/powerline-adapter/tl-pa4010p-kit/

Ou será que há 2 versões do equipamento?

3. PanterA

PanterA Power Member

Essa é a confusão de praticamente toda a gente e discutida já aqui infinitas vezes. Os 600Mb referidos é comunicação feita entre os powerlines, mas no que realmente interessa eles só são até 100Mb. Ou seja, velocidades acima desse valor já têm que ir para um de 1000Mb.

4. Obrigado pela dica!
    Qual é a diferença entre essa estratégia e a instalação de um kit TL-WPA4220KIT ?

5. stefanopt

stefanopt Power Member

Malta, eu tenho o router num dos lados da casa, e quero que o sinal de wifi chegue ao outro canto. A meio, ainda tenho tipo 60-70% do sinal. Estavamos a falar de um percurso em linha reta, só com uma parede no meio. Qual seria a opção mais em conta? Já me recomendaram o range-extender-tp-link-ac1200-wi-fi-re305 . O que dizem?

6. DanielLou

DanielLou Power Member

POrque não passas um cabo de rede pelo tubo do cabo coxial e depois ligas a um extensor na zona que queres e ficas com 100% da internet

7. stefanopt

stefanopt Power Member

Há algum tutorial bacano para isso? Eu não sei fazer isso

8. xikituh2005

xikituh2005 Power Member

Utiliza o cabo coaxial como guia. Fita cola com isso!

9. Xzayne

Xzayne Power Member

Mas ao fazer isso perde o coaxial certo?

10. samuka14

samuka14 Power Member

Boas,
    Atualmente tenho o devolo dlan500 wifi para ter rede wifi numa zona da casa e normalmente tenho perto dos 20/30Mb nessa divisão (wireless). Acham que vale a pena investir num magic 1, 2 ou será mesmo da instalação elétrica?

11. jarvaz

jarvaz Power Member

Com esse equipamento tens sempre corte nos 100 - portas 10/100 - por isso nunca irá para cima disso.
    Com as distâncias acaba por ser normal os valores embora se calhar medes em wifi e por cabo podes ter mais - o próprio wifi do elemento é limitado. Possivelmente com um equipamento av2 1000 ou 1200 já terias outros valores.
    Com os Magic não faço ideia, mas sei que não há compatibilidade com esses ou qualquer powerline "normal".
    O ideal era testares antes de avançares.

Mesmo assim também não sei os valores da tua ligação, pois embora haja perdas possivelmente numa ligação com maior débito será possível que os equipamentos obtenham maiores velocidades - sempre com os limites que atrás expus e nos mais powerlines "potentes" não passando dos 450Mbps numa boa instalação - no referente aos Magic não sei os valores que atingem no máximo mas também não serão os valores da caixa ou publicidade...

12. samuka14

samuka14 Power Member

Sim eu meço em wifi porque é o que eu uso, não uso a LAN. A minha ideia seria comprar uns novos para substituir estes de forma a tentar obter melhores valores. Possivelmente devido à nova tecnologia ou mesmo por serem mais "potentes".

13. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Eu à uns anos encontrei uma tomada que é coaxial e de rede e consegui passar os dois cabos com dificuldade mas consegui. É capaz de não dar em todas as situações.

14. PsicoPete

PsicoPete Power Member

Tenho o mesmo setup em várias divisões da casa.
    Não recomendo cabo Cat 6 por ser demasiado grosso. O 5E é mais fino e chega para 90% dos casos.

15. Xzayne

Xzayne Power Member

Tenho que ver algum electricista que faça isso. Ou vou fazer asneira...
    Ou então alguns powerlines a repetir o sinal Wi-Fi ou algo do género.
    Quais recomendam já agora? A velocidade contratada são 500mb.
    Queria daqueles kits para melhorar o Wi-Fi pela casa através de powerline, se puder ser minimalista e não perder a tomada melhor.
    Vi uns da Devolo magic 1 e também tp link AV600.
    Alguém usa esta solução?

Última edição: 13 de Novembro de 2020
  16. PsicoPete

PsicoPete Power Member

17. samuka14

samuka14 Power Member

A questão que tenho é se tendo o dlan500 tenho X Mbps, se usasse uns dlan1200 ou Magic1,2 teria Y Mbps ou se devido à instalação eléctrica é indeferente o equipamento.
    Actualmente tenho, vendo no devolo Cockpit, à volta de 30-50 Mbps entre o principal e o wifi e o speedtest oscila entre os 10-20Mbps.

18. mobilesystem

mobilesystem Power Member

Boa tarde Pessoal,

Tenho estado a ler os posts anteriores para tentar chegar a algumas conclusões, mas não estou a conseguir...

A minha situação é a seguinte:

Router Principal HUAWEI B593s-22 (router principal que recebe sinal 4G e distribui via Wi-Fi para toda a casa).

No piso onde está este router (1ºandar) os dispositivos ligados por Wi-Fi recebem intensidade de sinal e velocidade de internet relativamente estável, dependendo obviamente da velocidade que chega ao router.

Ocorre que neste momento estou numa outra zona da casa (piso do R/C) e tenho dificuldades de recepção de sinal e de velocidade, tendo alguma dificuldade em nagevar na Internet (coisas como abrir a página de um jornal online, coisas não muito pesadas no fundo).

Para tentar ultrapassar isto, coloquei um ADB A4000N, modificado com firmware da OpenWRT, está em modo Repetidor do router principal, isto é, recebe rede (SSID e password) via Wi-Fi e retransmite o sinal.

As principais conclusões que tirei até ao momento foram as seguintes:

1º Andar: Ligação à Internet, DESKTOP - via Wi-Fi, ligado diretamente ao router principal, 40~50Mbps;
    1º Andar: Ligação à Internet, DESKTOP - via LAN, ligado à Porta LAN do ADB A4000N, 5~8Mbps;

1º Andar: Transferência de ficheiros FTP, DESKTOP - via Wi-Fi, ligado diretamente ao router principal, 40Mbps (máximo);
    1º Andar: Transferência de ficheiros FTP, DESKTOP - via LAN, ligado à Porta LAN do ADB A4000N, 10Mbps, máximo;

R/C:

1º Andar: Ligação à Internet, via Wi-Fi, ligado ao repetidor, 5~8Mbps;
    1º Andar: Transferência de ficheiros FTP, via Wi-Fi, ligado ao repetidor, 10Mbps (máximo);

Resumindo, penso que tenho aqui um estrangulamento devido ao próprio repetidor. Isto é aquilo que normalmente acontece numa ligação deste género Wi-Fi?

Via Powerline, ligado directamente ao router e depois com uma outra tomada no R/C conseguiria facilmente atingir os 40~50Mbps?

Um abraço e obrigado a todas as possíveis soluções,

19. Xzayne

Xzayne Power Member

Hoje na casa onde irei viver reparei que tem tomada de Internet (rj45) nas paredes. Abri e vi que efectivamente está lá o cabo para ligar.
    Isto significa que está cabo de rede passado por baixo do chão... Como é que explico ao técnico do MEO que é para deixar aquilo tudo habilitado? Não sei onde vai dar aquilo porque não tive tempo de andar à procura, mas à partida vão todos dar a um único sítio tal como os cabos de TV que estão por dentro da parede certo?

20. Boas, também estou na mesma situação que o user @Xzayne, ou seja tenho fibergateway com velocidade contratada 500Mb, no entanto em minha casa o meu router ficou no hall de entrada, ao lado da caixa ATI. Na sala tenho uma powerline AV500 ligada a uma box android, com a porta está restrita a 100Mb só obtenho valores de 40, 50Mb. o que queria mesmo era ter cabo de rede directo. Problema é que na sala só tenho saída de cabo coaxial. Gostava de saber se alguem sabe se atravès apenas da caixa ATI posso passar um cabo de rede atravès do tubo onde vai o cabo coaxial e o sinal ser obtido internanmente na caixa, ou seja, sem ser necessário ir ligar um cabo de rede ao router? Isto porque para um dos quartos o sinal de ethernet para a box meo vem do cabo de rede das fichas que já tenho pré-instaladas de telefone.