1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

Powerline

Discussão em 'Suporte e Artigos—Internet, Redes, Segurança' iniciada por The Fly, 11 de Março de 2011. (Respostas: 1781; Visualizações: 180013)

1. Jahfoxtes

Jahfoxtes Power Member

O ano pasado mudei de casa (com quadro ati) e na altura da instalação fiz força com o técnico para deixar os 2 andares com os 500gb. O rapaz no fim suava de puxar cabos e mereceu a gorjeta mas fiquei com router na sala em baixo, junto TV e box e 500gb no piso 1. Uso para o efeito um switch gigabyte que tinha parado que pode ser colocado no ATI mas no meu caso optei por colocar na secretaria onde tenho PC e consolas e ainda um emissor power line (serve ter WiFi piso 1 e ligar equipamentos do mais velho quarto dele). Passamos um cabo desde a caixa/tubagem e não pelo quadro ATI ao piso 1 para o efeito, os teste ainda ontem deram 512/115. Abdiquei do ATI em si porque os cabos são antigos, um deles estava preso na tubagem, não conto estar ali muito tempo e tinha alternativas paradas, mas dá para fazer tudo pelo quadro/tubagens e injetar sinal nas tomadas existentes caso cabos e tomadas estejam em condições.

2. Xzayne

Xzayne Power Member

Sinceramente, ter uma rede bem estruturada, bem montada e eficiente não está a ser tão fácil como parece.

3. miguelbarroso

miguelbarroso Power Member

Boas,

Estou a ponderar investir num sistema PLC para resolver dois problemas:

1. Quero rede decente no quarto dos miúdos que fica do lado oposto da casa em relação à sala onde tenho o router (atualmente uso um wifi extender que me dá no max 15mbps);
    2. Quero rede na arrecadação, que sendo ainda longe da casa, as tomadas elétricas estão ligadas ao quadro da casa (deverão ser uns 50m de cabo, ou seja, bem inferior aos 300m teóricos).

Não pretendo ter velocidades supersónicas, se conseguisse 100Mbps já ficava contente. Pretendo ter wi-fi no quarto dos miúdos, por isso um dos aparelhos será com wifi (ou é preferível ter um acess point, e poupo nos aparelhos PLC?), mas na arrecadação basta-me ter 1 cabo.

Outra questão: safo-me com um AV600, ou para conseguir ter perto dos 100mbps na arrecadação é melhor ir para um AV1300? Já alguém instalou um PLC com distâncias maiores?

Aceito sugestões de quais aparelhos comprar

Última edição: 27 de Novembro de 2020
  4. Illusion4u

Illusion4u Power Member

A arrecadação tem terra e está ligada à terra da casa?

Se sim esta será a "melhor" solução

https://www.amazon.de/dp/B08MP45XDB?tag=tropicalpricede-21&linkCode=ogi&th=1&psc=1

https://www.smallnetbuilder.com/lan...werline-starter-kit-reviewed?showall=&start=1

5. miguelbarroso

Obrigado... mas não queria torrar tanto dinheiro. Como compro sem IVA, essa solução fica-me em 120€ (comprado tb na Amazon, mas por outros canais).

Por isso perguntava se me safaria com os AV600... como refiro, não preciso mais do que os 100mbps... mas também não quero gastar dinheiro para depois ter uma velocidade estupidamente lenta.

No entanto como todas têm 3 portas RJ45, evito comprar um switch que tinha pensado para um dos locais, não sendo a despesa tão grande.

6. Illusion4u

Illusion4u Power Member

O que fica caro nesta solução é o WiFi, se quiseres por o teu ap pode ficar mais barato.

A questão aqui não é o ser av600 ou 1200.

Se vires reviews nesse website verás que existem melhorias como mimo, e uso da terra como transmissão (av2) e que mesmo no melhor dos casos terás 200-240Mb e que depende muito do chipset usado.

A série 4000 da tplink é para evitar de todo, a 6000 será o mínimo.

https://www.smallnetbuilder.com/lan...p-link-homeplug-head-to-head?showall=&start=2

A partir daí é sempre a descer e rapidamente.

7. Viva malta,

Relativamente ao TL-WPA8630p, eu tenho este kit há uns 2 meses e confesso que não estou muito satisfeito com o produto. Enquanto usei apenas o WiFi, a powerline funcionou bem. No entanto, por motivos de teletrabalho, há 3 semanas liguei-lhe um cabo ethernet, e começaram a surgir problemas. O cabo ethernet funciona com algumas falhas esporádicas mas o WiFi deixa de funcionar diariamente (obriga-me a desligá-lo da ficha e voltar a ligar).

Pelo que li da internet é algo que acontece regularmente nos TP-Link, não havendo grande solução. Também já vos aconteceu isto? É que estou seriamente a considerar a devolvê-lo e trocar por um Devolo Magic 1 ou 2 (não sei qual será o mais equivalente, alguma opinião?).

8. Illusion4u

Illusion4u Power Member

Eu tenho a versão sem wifi 8030P.

E é absolutamente estável, se não fosse tinha a namorada que passa quase o dia todo em chamadas de vídeo a queixar se da mínima falha.

9. miguelbarroso

Vamos ver como se porta quando chegar... se tiver problemas, vai de volta!

10. Xzayne

Xzayne Power Member

Por acaso também devo vir a precisar de uma solução destas e o Wi-Fi é um extra que aprecio.
    Tendo eu 500mb/s com a MEO, qual será a melhor solução de powerline? Sendo que também vou jogar online com o PC no escritório, preciso de estabilidade...

11. Luis Dinis

Luis Dinis Power Member

Devolo

12. Xzayne

Xzayne Power Member

Qual modelo em específico?
    Obrigado pela ajuda.

13. Luis Dinis

Luis Dinis Power Member

Se tiveres orçamento o mais recentes, Devolo Magic 2, senão o 1.
    Abraço

14. PSH

PSH Power Member

O Magic 1 só tem porta de rede de 100Mbps. Só o Magic 2 é que tem porta de rede gigabit.

15. stefanopt

stefanopt Power Member

Se me passarem um cabo de rede do router para outro quarto, só preciso de ter um outro router e usá-lo como Access Point, certo?

16. Xzayne

Xzayne Power Member

Sim é possível fazer isso.

17. Xzayne

Xzayne Power Member

Alguém com magic devolo 2 que dê um feedback do produto? Tanto em Wi-Fi como cabo.

18. Luis Dinis

Luis Dinis Power Member

Vê no YouTube no canal por exemplo do Roberto Jorge, ou no do Carlos Correia, penso que os dois teem vídeos, eu tenho os antigos dLAN 1200+ Wi-Fi, e estou satisfeito os novos devem estar melhor ainda.

19. Luis Dinis

Luis Dinis Power Member

A imagem não aparece!!!