Powerline

Bem, já instalei as coisas cá em casa. A instalação é do mais simples que alguma vez vi... bastou ligar à tomada, e estavam a funcionar. Para o wi-fi, bastou premir o botão WPS do router, o botão wi-fi do aparelho e voilá... rede clonada. Coloquei então o TL-WPA8630P no quarto dos miúdos, e ficou a bombar bem. Na sala onde tenho o router, ficou um dos TL-PA8030P e o outro foi para a cave. Aí é que as coisas ainda não estão a correr bem. Liga, diz que tem net... mas praticamente "não mexe". Estou um pouco frustrado, pois pensei que iria ter melhor performance. Vou ainda fazer experiências para tentar resolver isto e melhorar a performance. Como referi não preciso de grandes velocidades, mas se não conseguir melhorar (ou seja, ter uma ligação minimamente funcional na cave) isto volta para trás.
 
Tenho os 8010P que são a versão sem switch dos 8030P e nunca me deram problemas e garantidamente na minha instalação sempre conseguiram os 200Mbps que tinha contratados. Há sempre locais com mais ruído ou interferências ou com distâncias demasiado grandes - a medição suponho que seja na distância que é percorrida entre os dois pontos com acesso ao quadro o que pode levar a pensarmos que é menor que a realidade do percurso. O 8630P é baseado no mesmo chipset dos outros só que é no fundo o 8030P com wifi AC - também cumpre embora sempre tenha dado preferência aos simples na minha utilização. O mais que acontecia por eles é uma vez por outra perderem o sincronismo o que embora não seja muito agradável dá para resolver com nova sessão de sincronização - no meu caso chegou a ser uma boa tarefa porque tinha bastantes ligados...

A questão da localização do @miguelbarroso pode ainda ter solução já que lhe indica que tem ligação - seria pior se não conseguisse sincronizar por haver interferências no quadro ou por serem fases diferentes. O que posso aconselhar é procurar sincronizar os elementos perto uns dos outros para garantir que ficam todos em sincronismo na mesma"rede" powerline verificando os valores que consegue nessa localização ideal para depois os relocalizar

Já agora sobre os Magic o que não tem porta de rede gigabit é o que também tem wifi porque os magic1 lan tem porta gigabit. Já os novos mini só tem porta fast ethernet.
Sobre os videos que circulam nesses canais atribuia-lhes, como diz o poligrafo, pimenta na língua para algumas análises que demonstram desconhecimento sobre a tecnologia e a forma de funcionamento que os leva, por vezes (por não estudarem o assunto), a dizerem verdadeiros disparates - e como são pagos duma forma ou doutra para promoverem os produtos, a análise é muitas das vezes mais que parcial...
 
A primeira experiência que vou tentar vai ser puxar um cabo de rede do router para o hall de entrada (onde tenho o quadro elétrico) e colocar lá o TL-PA8030P que tenho na sala. Desta forma não só fica mais perto do quadro (diminuindo assim a distância à cave) como deixo de ter milhentos aparelhos ligados a tomadas que estão entre este da sala e do quadro. Vamos ver como corre...
 
Eu andava com ideias de passar cabo, mas no meu caso é complicado porque seriam perto de 80 ou 90 metros para conseguir ir do meu quarto até onde está o router. E isto se não passasse mesmo os 100m que era logo um big no, visto que tinha que ir pelo sótão e dar lá umas voltas tramadas.

Mas de qualquer das maneiras já me conformei que nunca vou passar dos 100/100Mb com os meus powerlines.
 
Eu andava com ideias de passar cabo, mas no meu caso é complicado porque seriam perto de 80 ou 90 metros para conseguir ir do meu quarto até onde está o router. E isto se não passasse mesmo os 100m que era logo um big no, visto que tinha que ir pelo sótão e dar lá umas voltas tramadas.

Mas de qualquer das maneiras já me conformei que nunca vou passar dos 100/100Mb com os meus powerlines.
Os powerlines AV2 1000 e superiores conseguem mais mas é preciso que a instalação o permita. Já pensaste nos MOCA se a instalação de cabo de rede não for possível aí - parto do princípio que haverá instalação de cabo de tv (RF) aí o que pode nem ser o caso - se não for os MOCA não são solução...
A primeira experiência que vou tentar vai ser puxar um cabo de rede do router para o hall de entrada (onde tenho o quadro elétrico) e colocar lá o TL-PA8030P que tenho na sala. Desta forma não só fica mais perto do quadro (diminuindo assim a distância à cave) como deixo de ter milhentos aparelhos ligados a tomadas que estão entre este da sala e do quadro. Vamos ver como corre...
A melhor solução e mais em conta é sempre o cabo de rede - também me rendi e não estou arrependido porque senão agora só teria uma parte do contratado em boa parte da casa. Tenho um local que até é só um piso de diferença em que não posso colocar rede por impossibilidade prática - por enquanto - e os powerlines apesar da distância nem ser demasiada não passam dos 200... Mas há que experimentar diferentes tomadas situações porque às vezes uma tomada livre pode dar resultados muito melhores que outra que partilhe o circuito com outra ocupada - gingajogas de eletricistas... Nos manuais muitas vezes referem esse fator para motivar a "inutilização" de uma das tomadas duplas que noutros países instalam muito. Isto para além de nunca usar o powerline na extensão - deve ser ele a alimentar a extensão se tiver que ser.
 
A melhor solução e mais em conta é sempre o cabo de rede - também me rendi e não estou arrependido porque senão agora só teria uma parte do contratado em boa parte da casa. Tenho um local que até é só um piso de diferença em que não posso colocar rede por impossibilidade prática - por enquanto - e os powerlines apesar da distância nem ser demasiada não passam dos 200... Mas há que experimentar diferentes tomadas situações porque às vezes uma tomada livre pode dar resultados muito melhores que outra que partilhe o circuito com outra ocupada - gingajogas de eletricistas... Nos manuais muitas vezes referem esse fator para motivar a "inutilização" de uma das tomadas duplas que noutros países instalam muito. Isto para além de nunca usar o powerline na extensão - deve ser ele a alimentar a extensão se tiver que ser.

No meu caso, levar cabo de rede para a cave está completamente fora de questão... Estou a falar da cave de um prédio, não é numa moradia. No futuro talvez venha a passar cabo para o quarto dos miúdos, mas para já fica assim.

De qualquer forma já coloquei o aparelho no hall, e no quarto deles a velocidade duplicou. Vou daqui a pouco lá a baixo ver como está a ligação na cave.
 
Já tenho rede na cave!!!! Não é rápida, mas é funcional... tendo em conta que vivo no 6º andar e a cave é no piso -2, diria que foi com agrado que consegui vencer este desafio. Não preciso de net rapidíssima lá em baixo, apenas para browsing e Spotify. Tenho cerca de 20 a 30 mbps, que para o efeito chega e sobra!

No futuro ainda pondero colocar uma tomada dentro do quadro cá de casa e levar cabo de rede até lá, e colocar mais uma tomada antes do quadro da arrecadação, exclusivamente para uso do PLC.

EDIT: curioso que o upload é bastante mais rápido, consigo cerca de 50mbps... estranho. :paranoid:
 
Última edição:
Pessoal, esses TP-Link TL-PA8030P KIT de que falam, são uma boa opção para espalhar Wi-fi pela casa e também para ligar um deles por cabo no escritório de forma a conseguir jogar? Qual devo escolher? Os AV-1300 ? A minha net contratada é 500mbps na MEO.
Se tiverem outra sugestão digam! Obrigado.
 
Os powerlines AV2 1000 e superiores conseguem mais mas é preciso que a instalação o permita. Já pensaste nos MOCA se a instalação de cabo de rede não for possível aí - parto do princípio que haverá instalação de cabo de tv (RF) aí o que pode nem ser o caso - se não for os MOCA não são solução...

Eu tenho os TL-PA8010P já a pensar no gigabit mas nunca consegui grandes velocidades do que já tinha nos TL-PA4010P. Basicamente fiquei na mesma, só não os mandei para trás porque "só" custaram 65€ e os que cá tinha também já eram velhotes e com alguma instabilidade.

Isso dos MOCA é algo que desconhecia por completo e parece ser uma solução porreira, mas batia no mesmo problema de ter que passar cabo.
 
Eu tenho os TL-PA8010P já a pensar no gigabit mas nunca consegui grandes velocidades do que já tinha nos TL-PA4010P. Basicamente fiquei na mesma, só não os mandei para trás porque "só" custaram 65€ e os que cá tinha também já eram velhotes e com alguma instabilidade.

Isso dos MOCA é algo que desconhecia por completo e parece ser uma solução porreira, mas batia no mesmo problema de ter que passar cabo.
À medida que os valores sobem - porque sobem com a designação da versão do powerline - o custo benefício dos mais caros pode não ser competitivo com o dos mais em conta...
Principalmente se compararmos os av500 ou av600 com portas gigabit com os av1000 ou superiores... Depende, como dizes, do valor a que são adquiridos e esses não foram caros para o que se vê, embora tenha sido possível comprá-los a 50€ o kit... E aí eram imbatíveis.
Diferenças, embora não sejam dramáticas, há, principalmente se a rede eletrica for razoável e ainda mais em distâncias maiores - os av500/600 não aguentam os valores nesse caso e como não podem ter a alternativa MIMO que usa o condutor de terra perdem normalmente.
Só que os av1200/1300 não alcançam velocidades superiores proporcionais à diferença de designação e tem limites que li serem pelos 450mbps - mas ainda não consegui passar dos 300 e picos
Já agora se ainda não te apareceu indicação para colocares um firmware mais recente que o instalado, procura-o e instala-o, pois quando recebi o segundo par também estranhei as velocidades que ficaram normais com o "upgrade"
Pessoal, esses TP-Link TL-PA8030P KIT de que falam, são uma boa opção para espalhar Wi-fi pela casa e também para ligar um deles por cabo no escritório de forma a conseguir jogar? Qual devo escolher? Os AV-1300 ? A minha net contratada é 500mbps na MEO.
Se tiverem outra sugestão digam! Obrigado.
Se não precisares de mais de uma porta de rede nem de wifi integrado (os 8030P não tem) os 8010P são uma boa alternativa, se os encontrares mais baratos.
Já tenho rede na cave!!!! Não é rápida, mas é funcional... tendo em conta que vivo no 6º andar e a cave é no piso -2, diria que foi com agrado que consegui vencer este desafio. Não preciso de net rapidíssima lá em baixo, apenas para browsing e Spotify. Tenho cerca de 20 a 30 mbps, que para o efeito chega e sobra!

No futuro ainda pondero colocar uma tomada dentro do quadro cá de casa e levar cabo de rede até lá, e colocar mais uma tomada antes do quadro da arrecadação, exclusivamente para uso do PLC.

EDIT: curioso que o upload é bastante mais rápido, consigo cerca de 50mbps... estranho. :paranoid:
Não é tão anormal como podes pensar - pelo menos do que tenho visto no meu caso. Ainda bem que funciona.
Fica a informação (que possivelmente não passa disso dado os valores em causa) que existem uns powerlines que se instalam no quadro elétrico para esse efeito. Dado o preço ficam um pouco no campo das possibilidades mas pode ser que encontres um bom negócio.
https://www.amazon.es/dp/B0194T2YEC/ref=nosim?tag=zwame00-21
 
Última edição:
Já tenho rede na cave!!!! Não é rápida, mas é funcional... tendo em conta que vivo no 6º andar e a cave é no piso -2, diria que foi com agrado que consegui vencer este desafio. Não preciso de net rapidíssima lá em baixo, apenas para browsing e Spotify. Tenho cerca de 20 a 30 mbps, que para o efeito chega e sobra!

No futuro ainda pondero colocar uma tomada dentro do quadro cá de casa e levar cabo de rede até lá, e colocar mais uma tomada antes do quadro da arrecadação, exclusivamente para uso do PLC.

EDIT: curioso que o upload é bastante mais rápido, consigo cerca de 50mbps... estranho. :paranoid:
Só para clarificar ambas as tomadas têm terra ligada?

E é o teu quadro que alimenta a cave ou é o condomínio?
 
Última edição:
@jarvaz precisava com Wi-Fi também.
O problema é que os magic 2 wifi são 200€, se houver algo mais acessível que faça o mesmo trabalho (sendo que no escritório vou jogar de vez em quando, nada competitivo apenas diversão com amigos, mas preciso de estabilidade na ligação).
 
Os powerlines AV2 1000 e superiores conseguem mais mas é preciso que a instalação o permita. Já pensaste nos MOCA se a instalação de cabo de rede não for possível aí - parto do princípio que haverá instalação de cabo de tv (RF) aí o que pode nem ser o caso - se não for os MOCA não são solução...

A melhor solução e mais em conta é sempre o cabo de rede - também me rendi e não estou arrependido porque senão agora só teria uma parte do contratado em boa parte da casa. Tenho um local que até é só um piso de diferença em que não posso colocar rede por impossibilidade prática - por enquanto - e os powerlines apesar da distância nem ser demasiada não passam dos 200... Mas há que experimentar diferentes tomadas situações porque às vezes uma tomada livre pode dar resultados muito melhores que outra que partilhe o circuito com outra ocupada - gingajogas de eletricistas... Nos manuais muitas vezes referem esse fator para motivar a "inutilização" de uma das tomadas duplas que noutros países instalam muito. Isto para além de nunca usar o powerline na extensão - deve ser ele a alimentar a extensão se tiver que ser.

Nunca tinha ouvido falar dessa tecnologia MOCA, temos aparelhos à venda em Portugal que usem essa tecnologia?
 
À medida que os valores sobem - porque sobem com a designação da versão do powerline - o custo benefício dos mais caros pode não ser competitivo com o dos mais em conta...
Principalmente se compararmos os av500 ou av600 com portas gigabit com os av1000 ou superiores... Depende, como dizes, do valor a que são adquiridos e esses não foram caros para o que se vê, embora tenha sido possível comprá-los a 50€ o kit... E aí eram imbatíveis.
Diferenças, embora não sejam dramáticas, há, principalmente se a rede eletrica for razoável e ainda mais em distâncias maiores - os av500/600 não aguentam os valores nesse caso e como não podem ter a alternativa MIMO que usa o condutor de terra perdem normalmente.
Só que os av1200/1300 não alcançam velocidades superiores proporcionais à diferença de designação e tem limites que li serem pelos 450mbps - mas ainda não consegui passar dos 300 e picos
Já agora se ainda não te apareceu indicação para colocares um firmware mais recente que o instalado, procura-o e instala-o, pois quando recebi o segundo par também estranhei as velocidades que ficaram normais com o "upgrade"

Eu comprei estes também um pouco como future proof para tornar a rede doméstica gigabit. E como os que tinha antes estavam a precisar de reforma, vi esses num preço bastava apelativo e decidi compra-los mas na verdade, a nível de performance ficou praticamente igual ao que tinha antes. Mais coisa menos coisa.

Mas de certeza que no meu caso tem haver com a rede eléctrica. Fiz um teste recomendado por um outro user de ligar os 2 powerlines no mesmo quarto, e basicamente consegui o upload ao máximo sem problemas mas no que toca ao download nem 130Mb chegou quando tinho 200/100Mb contratados nessa altura.
Já no meu quarto tenho isto de 500/100Mb:

0bd9130ca299111bedaeb9ecbf67f6ac.png


Basicamente estou a megabit quando devia estar a gigabit. E sim, tenho o firmware actualizado. È algo que nunca deixo passar.
Aqui o verdadeiro teste era testar uns devolo para ver como é que os gajos se portavam nas mesmíssimas condições.
 
O facto de estarem em quadros diferentes pensava que era problemático.

Isto porque também quero, além de casa, ter no sotão.

Tanto a garagem como o sotão têm os quadros directos ao de casa, mas como passam por outro quadro achei que não funcionava ou dava problemas.

Em princípio, para o sotão, estou na pensar num sistema mesh mas agora se as powerlines voltam ao barulho fica mais interessante e com mais opções.
 
Eu comprei estes também um pouco como future proof para tornar a rede doméstica gigabit. E como os que tinha antes estavam a precisar de reforma, vi esses num preço bastava apelativo e decidi compra-los mas na verdade, a nível de performance ficou praticamente igual ao que tinha antes. Mais coisa menos coisa.

Mas de certeza que no meu caso tem haver com a rede eléctrica. Fiz um teste recomendado por um outro user de ligar os 2 powerlines no mesmo quarto, e basicamente consegui o upload ao máximo sem problemas mas no que toca ao download nem 130Mb chegou quando tinho 200/100Mb contratados nessa altura.
Já no meu quarto tenho isto de 500/100Mb:

0bd9130ca299111bedaeb9ecbf67f6ac.png


Basicamente estou a megabit quando devia estar a gigabit. E sim, tenho o firmware actualizado. È algo que nunca deixo passar.
Aqui o verdadeiro teste era testar uns devolo para ver como é que os gajos se portavam nas mesmíssimas condições.
Aos 200 e picos chegam e isso posso provar - valendo o que vale. Mas depende da rede elétrica e até de equipamentos que podem interferir - já li sobre microondas e frigorificos (no meu caso nunca me afetaram) mas principalmente luzes led salvo erro.Como não tenho como experimentar isso não posso ajuizar embora acredite que sejam possiveis causadores de problemas
No meu caso os 8010P conseguem manter os valores com estabilidade e até me permitiam até ao recente upgrade ter a ligação no ponto mais problemático com valores pouco abaixo do contratado - conseguiam 150 dos 200. Como agora tenho 500 e mantem os 150 tive de procurar alternativa com o que tinha e lá consegui relocalizando dois equipamentos wifi mesh para o efeito com sucesso e os powerlines foram ainda mais "descartados". Dão para situações pontuais já que a rede por cabo já não lhes dá possibilidade de competirem. Já agora como no caso do @miguelbarroso o upload fica quase sempre nos 100 mesmo que nem consigam dar o download nesse valor...
Já agora posso dizer que nem os Magic são future-proof como já vi em diversos testes credíveis que por aí circulam - não daqueles patrocionados pela empresa, claro. Vão um pouco acima dos melhores powerlines mas não fazem o que se suporia com a publicidade de sistema powerline mais rápido do mundo... Se não passarem dos 500Mbps e ainda não vi provas disso...
@jarvaz precisava com Wi-Fi também.
O problema é que os magic 2 wifi são 200€, se houver algo mais acessível que faça o mesmo trabalho (sendo que no escritório vou jogar de vez em quando, nada competitivo apenas diversão com amigos, mas preciso de estabilidade na ligação).
Com wifi encarece e muito - há pouco tempo até vi esses packs em promo na amazon mas agora já passou.
De qualquer forma se não quiseres ter duplicação de redes e lidar com isso - consigo fazé-lo mas é preciso ter atenção a duplos acessos e colocar dois elementos das redes incompativeis com acesso ao router, já que o powerline "tradicional" não comunica com os Magic ou powerline GHn.
Tendo repetidores wifi ou AP (ou mesmo routers que possam servir de AP bastará um kit powerline ou magic sem wifi que ficam normalmente mais em conta - quando ficam em conta com wifi ou é um produto limitado, ultrapassado ou uma promoção pouco normal...
 
O facto de estarem em quadros diferentes pensava que era problemático.

Isto porque também quero, além de casa, ter no sotão.

Tanto a garagem como o sotão têm os quadros directos ao de casa, mas como passam por outro quadro achei que não funcionava ou dava problemas.

Em princípio, para o sotão, estou na pensar num sistema mesh mas agora se as powerlines voltam ao barulho fica mais interessante e com mais opções.

O problema não são os quadros, mas sim se tiveres em fases diferentes, e se houver contadores pelo meio, já que estes filtram o que se passa dentro da nossa casa (para evitar que todo e qualquer "ruído" vá para a rede).

Claro que quanto mais interruptores e disjuntores houver pelo meio pior. Por isso a minha ideia de colocar uma tomada antes do quadro da cave (pouco ortodoxo, eu sei... mas ficará junto ao tecto, e só servirá mesmo para o PLC)
 
Back
Topo