Powerline

@jarvaz obrigado. Portanto os devolo magic 2 wifi são uma boa opção para não duplicar redes certo?
A ideia é tornar o processo mais simples possível, sem andar a ter que alternar constantemente entre redes com os vários equipamentos (incluindo telemóveis, TV, electrodomésticos, etc).
 
@jarvaz obrigado. Portanto os devolo magic 2 wifi são uma boa opção para não duplicar redes certo?
A ideia é tornar o processo mais simples possível, sem andar a ter que alternar constantemente entre redes com os vários equipamentos (incluindo telemóveis, TV, electrodomésticos, etc).
Se não tens powerline começar logo pelos Magic pode ser uma boa opção. Mesmo que não seja um salto brutal como referem na publicidade parece ser um inicio desta gama - pois houve outras gamas de Ghn que por cá não foram divulgadas e por isso não tiveram sucesso ou falta dele - e o investimento da Devolo neles pode querer dizer que querem apostar forte e melhorar. Isto porque eles tem uns muito bons (os Dlan 1200+ wifi - que é quase tão caro como os Magic) e se apontam para outro lado é porque viram possibilidade de crescer por aí. Curiosamente a rede wifi mesh dos dlan é compatível com a dos Magic pelo que quem tiver esses nem perde tudo só fica com o tal inconveniente - mas dá para trabalhar com ele....

E como noutros casos na tecnologia, apesar da Devolo não ser muito dada a promoções dos produtos mais recentes e manter rédea curta nos preços dos revendedores, elas vão aparecendo nos locais que parece que já conheces...
 
Aos 200 e picos chegam e isso posso provar - valendo o que vale. Mas depende da rede elétrica e até de equipamentos que podem interferir - já li sobre microondas e frigorificos (no meu caso nunca me afetaram) mas principalmente luzes led salvo erro.Como não tenho como experimentar isso não posso ajuizar embora acredite que sejam possiveis causadores de problemas
No meu caso os 8010P conseguem manter os valores com estabilidade e até me permitiam até ao recente upgrade ter a ligação no ponto mais problemático com valores pouco abaixo do contratado - conseguiam 150 dos 200. Como agora tenho 500 e mantem os 150 tive de procurar alternativa com o que tinha e lá consegui relocalizando dois equipamentos wifi mesh para o efeito com sucesso e os powerlines foram ainda mais "descartados". Dão para situações pontuais já que a rede por cabo já não lhes dá possibilidade de competirem. Já agora como no caso do @miguelbarroso o upload fica quase sempre nos 100 mesmo que nem consigam dar o download nesse valor...
Já agora posso dizer que nem os Magic são future-proof como já vi em diversos testes credíveis que por aí circulam - não daqueles patrocionados pela empresa, claro. Vão um pouco acima dos melhores powerlines mas não fazem o que se suporia com a publicidade de sistema powerline mais rápido do mundo... Se não passarem dos 500Mbps e ainda não vi provas disso...

E mesmo se chegasse aos 200 fica muito longe dos 500Mb contratados. Que já deu para ver que essas velocidades só mesmo ligando o PC por cabo directamente ao router.
Mas pronto, também já me convenci que não dá para fazer muito melhor que isto, e tenho que ver se no futuro consigo ligar isto por cabo e fazer figas que não seja uma missão impossivel como tenho em mente.
 
Boas,
Para um apartamento de piso único, 200m2, deduzo que o router da operadora não será o suficiente. (Não posso confirmar pois ainda não me mudei, estou ainda a explorar possíveis alternativas).
Devolo magic 2, dará conta do serviço? Quantos aparelhos necessitarei e qual o alcance médio de um aparelho?
Exemplo. A sala tem acesso a uma varanda exterior de cerca de 50m2, chegará o aparelho que estará na divisão da sala? Qual o alcance de um aparelho, uma divisão apenas?

para fazer mesh total em casa, é mandatorio que o aparelho ligado ao router seja um wifi em detrimento de um LAN, correto?

possibilidade de comprar um router mais potente, exemplo Xiaomi AX3600, no entanto deduzo que a solução powerlink seja mais adequada, correto?

já que vou investir, prefiro investir uma vez e ficar com a coisa resolvida durante uns anos.

nota: prédio dos anos 2000s

obg
 
Boas,
Para um apartamento de piso único, 200m2, deduzo que o router da operadora não será o suficiente. (Não posso confirmar pois ainda não me mudei, estou ainda a explorar possíveis alternativas).
Devolo magic 2, dará conta do serviço? Quantos aparelhos necessitarei e qual o alcance médio de um aparelho?
Exemplo. A sala tem acesso a uma varanda exterior de cerca de 50m2, chegará o aparelho que estará na divisão da sala? Qual o alcance de um aparelho, uma divisão apenas?

para fazer mesh total em casa, é mandatorio que o aparelho ligado ao router seja um wifi em detrimento de um LAN, correto?

possibilidade de comprar um router mais potente, exemplo Xiaomi AX3600, no entanto deduzo que a solução powerlink seja mais adequada, correto?

já que vou investir, prefiro investir uma vez e ficar com a coisa resolvida durante uns anos.

nota: prédio dos anos 2000s

obg

Eu ia para uns Deco M4 pack 3 em vez das powerlines. Se os 3 não chegarem compras mais. Se quiseres com Wi-Fi 6, também existe. Deco X20

Mas espera por outras opiniões.
Abraço
 
Estuda bem todas as possibilidades. Eu por exemplo estive a ver bem e vou deixar o router no Hall, porque assim no escritório por exemplo dá para puxar cabo de rede através do coaxial (não preciso lá de TV, só Internet em condições). A malta da meo faz isso e poupo dinheiro.
Tendo lá o cabo de rede, é fácil melhorar o Wi-Fi.
 
Última edição:
Exactamente, eu depois de algum tempo a olhar para a instalação lá cheguei à conclusão que é possível fazer assim e que é a melhor forma.
 
Eu ia para uns Deco M4 pack 3 em vez das powerlines. Se os 3 não chegarem compras mais. Se quiseres com Wi-Fi 6, também existe. Deco X20

Mas espera por outras opiniões.
Abraço

quais as vantagens de utilizar um sistema Wi-Fi em detrimento de um Powerline? Evitar os possíveis ruídos/interferências da corrente elétrica?

Estuda bem todas as possibilidades. Eu por exemplo estive a ver bem e vou deixar o router no Hall, porque assim no escritório por exemplo dá para puxar cabo de rede através do coaxial (não preciso lá de TV, só Internet em condições). A malta da meo faz isso e poupo dinheiro.
Tendo lá o cabo de rede, é fácil melhorar o Wi-Fi.

Cabo de rede não me parece possível, fazer buracos na parede e passar cabos não será opção.
 
quais as vantagens de utilizar um sistema Wi-Fi em detrimento de um Powerline? Evitar os possíveis ruídos/interferências da corrente elétrica?



Cabo de rede não me parece possível, fazer buracos na parede e passar cabos não será opção.

Se existir passagem / tubagem, é passar o cabo de rede pela mesma. Caso não uses o cabo coaxial, é uma opção, removes o cabo coaxial e passas cabo de rede.

Cumps
 
É necessário remover o coaxial para isso? Não dá para passar o cabo de rede e o coaxial ao mesmo tempo?

Se a tubagem existente tiver um dimensionamento pequeno, sim, terás de remover o cabo coaxial. Aproveitas e utilizas o cabo coaxial para servir de guia para o cabo de rede.

Em alternativa e para que possas ter tanto coaxial como cabo de rede na mesma tubagem, no caso do diâmetro da mesma ser pequena, é utilizares cabo coaxial e cabo de rede com um diâmetro mais pequeno.

Cumps
 
Se a tubagem existente tiver um dimensionamento pequeno, sim, terás de remover o cabo coaxial. Aproveitas e utilizas o cabo coaxial para servir de guia para o cabo de rede.

Em alternativa e para que possas ter tanto coaxial como cabo de rede na mesma tubagem, no caso do diâmetro da mesma ser pequena, é utilizares cabo coaxial e cabo de rede com um diâmetro mais pequeno.

Cumps
Pois, veio cá um eletrecista amigo e ele disse que isso dava para fazer aqui em casa, mas trocando o coaxial por um com menor diametro. Então, qual é a diferença e porque é que se usam cabos com maior diametro quando se podem usar uns com menor diametro o que torna a instalação mais versátil? Also, é preferível passar cat6 em vez de cat5 para a rede, certo?
 
Pois, veio cá um eletrecista amigo e ele disse que isso dava para fazer aqui em casa, mas trocando o coaxial por um com menor diametro. Então, qual é a diferença e porque é que se usam cabos com maior diametro quando se podem usar uns com menor diametro o que torna a instalação mais versátil? Also, é preferível passar cat6 em vez de cat5 para a rede, certo?

O facto de optarem por passar cabo com maior diâmetro tem haver com a frequência de funcionamento do cabo. Por norma, cabos mais grossos têm maior frequência / = melhor funcionamento / = melhor qualidade do sinal. Depois existem mais umas nuances, como a qualidade do cabo (material condutor), etc.

Sim. Obviamente que é preferível passar cabo de rede CAT 6. E opta, preferencialmente cabo de rede em cobre. Evita cabos de rede CCA (Copper Clad Aluminum).

Cumps
 
Instalação concluída. Não vou precisar de powerlines.
Devido ao bom posicionamento do router, e de me terem removido dois coaxiais para passar cabo de rede.
É cat 5e e chega perfeitamente.
Aconselho muito a verem se realmente precisam de TV no local onde têm o PC fixo por exemplo.
 
Pois, veio cá um eletrecista amigo e ele disse que isso dava para fazer aqui em casa, mas trocando o coaxial por um com menor diametro. Então, qual é a diferença e porque é que se usam cabos com maior diametro quando se podem usar uns com menor diametro o que torna a instalação mais versátil? Also, é preferível passar cat6 em vez de cat5 para a rede, certo?
Se forem cabos mais finos mas de boa qualidade aguentam bem a carga. Fiz por mim e não encontrei desvantagem até ao momento. E aguentam o serviço de tv principal porque é HFC além de levarem a ligação à net igualmente, pelo menos até ao router. Depois em grande parte regressam pelo cabo de rede que ficou junto...
 
O problema não são os quadros, mas sim se tiveres em fases diferentes, e se houver contadores pelo meio, já que estes filtram o que se passa dentro da nossa casa (para evitar que todo e qualquer "ruído" vá para a rede).

Claro que quanto mais interruptores e disjuntores houver pelo meio pior. Por isso a minha ideia de colocar uma tomada antes do quadro da cave (pouco ortodoxo, eu sei... mas ficará junto ao tecto, e só servirá mesmo para o PLC)

Bem, já fiz a "malandrice" de colocar a tomada antes do quadro da arrecadação. E já melhorou um bocado:



Antes nunca passava dos 30mbps...

Isto ainda ficaria melhor se conseguisse levar cabo de rede para o quadro de casa e colocar aí um dos PLCs, mas isso terá de ficar para mais tarde.
 
Boas! Tenho NOS e tenho velocidades muito lentas mesmo na sala onde está o router. A casa é grande mas eu já nem me queixo dos outros sítios. Faz-me é imensa confusão como é que tenho contratado 500Mb e na mesma sala do router em wifi tenha sempre entre 10-20mb apenas. Chamei os gajos e chegámos à conclusão que as minhas powerlines estão a interferir e a diminuir a velocidade. O gajo falou-me que no caso dele utiliza um router ac e funciona bem para aumentar as velocidades mas não me soube dizer se eu comprando um router vai continuar a haver interferência com as powerline e a velocidade continuar a ser baixa...

Para além disto, já agora, se metesse um router poderia instalar um sistema mesh? Acham que seriam compatíveis os dois?

Obrigado e desculpem a ignorância porque sou um completo leigo neste assunto...
 
Boas! Tenho NOS e tenho velocidades muito lentas mesmo na sala onde está o router. A casa é grande mas eu já nem me queixo dos outros sítios. Faz-me é imensa confusão como é que tenho contratado 500Mb e na mesma sala do router em wifi tenha sempre entre 10-20mb apenas. Chamei os gajos e chegámos à conclusão que as minhas powerlines estão a interferir e a diminuir a velocidade. O gajo falou-me que no caso dele utiliza um router ac e funciona bem para aumentar as velocidades mas não me soube dizer se eu comprando um router vai continuar a haver interferência com as powerline e a velocidade continuar a ser baixa...

Para além disto, já agora, se metesse um router poderia instalar um sistema mesh? Acham que seriam compatíveis os dois?

Obrigado e desculpem a ignorância porque sou um completo leigo neste assunto...
Aqui o tópico é sobre powerlines e se te aconselhamos outra coisa arriscamos off-topic. Mais vale ires ao tópico de redes mesh ou wifi que já vi por aí.

Sei que haveria problemas entre powerlines e o 4, embora a mim nunca me tenham usado esse argumento e uso muito. E posso dizer que experimentei todos os problemas do 4 desde o tempo em que estava em testes... Sempre admitiram problemas dele, mas conseguia trabalhar bem com ele por cabo de rede, já que outras incompatibilidades assim obrigavam. Mas continuava a dar wifi normal por perto - distante é que era mais uma amostra...
Sempre tive o possível pela rede powerline com os routers da NOS em HFC e não tiro mais porque em alguns locais a instalação não ajuda ou porque eles próprios não vão além de valores muito inferiores ao que agora tenho - 500. ainda consigo em certos locais entre 250 a 300Mbps mas não são todos os powerlines que o conseguem. Alguns irão até um pouco acima mas são upa upa no preço - e depende da instalação também.
Não é por eles que não tenho bons valores no resto dos equipamentos por cabo de rede ou wifi, salvo quando é por eles que passa a informação e fica limitada às suas capacidades... Pelo contrário tem-me resolvido muitos pontos onde não resolvia de outro modo.
Claro que o ideal será sempre o cabo de rede mas nem sempre é possível

Se o router não dá mais de 10-20 na mesma sala ou é ele que não é capaz ou o equipamento cliente é seriamente limitado ou antigo. Isto para além de podermos estar a falar dum local com muita interferência de outras redes vizinhas que perturba o wifi.
Nem sabemos qual é o router para sabermos se é ele que é mesmo limitado embora suponha que seja um giga router pelo pacote 500.
Só posso dizer que tenho um router giga v1 e por wifi na mesma divisão consigo os 500 e picos como normal por wifi - tem mais ping que por cabo mas isso é feitio do bicho...
E por cabo de rede ele dá o que deve dar?

Já agora uma dica: os técnicos da NOS deveriam resolver a situação ou indicar solução na mesma não aconselhar o cliente a gastar para ter o que o router deveria dar pelo menos na mesma sala. No máximo aconselharem-te a pedires uns repetidores à NOS para solucionar. Não sendo obrigados a dar wifi não deixam de o propagandear...
 
Back
Topo