Powerline

Acabei de fazer upgrade ao meu serviço de internet mas no computador com powerline não passa dos 100 mbs, quando tenho 500 contratados. Tanto a motherboard como a powerline permitem 1igga por segundo. Tanto no computador como no móvel está tudo bem. Ideias?
Se falas em 100Mbps exactos estou a imaginar que o powerline aceite 1giga mas não por todos os meios - ou a porta é 10/100 ou o cabo é cat5 ou inferior - ou está condicionado nas fichas ou no percurso.
Há powerlines que anunciam velocidades que são estranguladas pelos equipamentos numa das vertentes: dantes eram as portas 10/100 que eram instaladas por defeito agora há casos curiosos como os devolo1 com wifi que as tem embora anunciem velocidades superiores - não dizem é que as portas de rede não deixam passar só por wifi se lá chegar por powerline. E para confundir normalmente nos packs um dos equipamentos (sem wifi) tem portas gigabit...
Mas para estar nos 100 nem deve ser a questão da velocidade por powerline que normalmente não é exata na centena de megas
 
Nunca deu 100 certos pela powerline, dava e ainda dá à volta de 80-90 de download-upload.
Assim o problema pode não ser da porta mas da ligação powerline. Já tentaste numa tomada próxima da "origem" ou mesmo numa extensão com as duas powerlines - não é um teste "útil" por ser uma situação fora do que é preciso no dia a dia mas dá-te uma ideia da velocidade máxima que consegues pelos powerlines e tiras algumas dúvidas sobre se sincronizam ou não. Com distância aumentam as interferências além da distância não ser em linha reta mas em circuito eletrico entre um local e o outro e pode até ser muita distância sem o parecer. A vantagem é que mesmo reduzindo os megas normalmente é uma ligação estável.
de qualquer forma além do "teste" acima podes sempre tentar mudar as tomadas usadas e ver se nalguma melhoram os valores. E sempre respeitar as indicações de usar o powerline na ficha da parede - se tiver tomada os equipamentos através e depois dele.
 
Os powerlines são AV2 1000 e apesar de serem mais limitados que os AV2 1200 e acima (que usam a terra para terem caminho alternativo e assim conseguem melhores valores à distância) deveriam ter mais banda pelo menos perto do router. Neste momento não tenho presentes os melhores resultados que consegui com AV2 1000 mas tenho ideia que consegui mais que os 300 na proximidade do router. Em situações com alguma distância verifiquei na altura que não estavam tão próximo dos AV2 1200 como imaginava - possivelmente pela falta do terceiro "canal" que melhora a performance desses
 
Boa tarde, peço desculpa pela questão, será que me podem dizer se juntar um terceiro PowerLine AV2 1000 ao par que já possuo, o mesmo dá para se conetar aos restantes? Ou apenas funcionam mesmo aos pares? Obrigado.
 
Boa tarde, peço desculpa pela questão, será que me podem dizer se juntar um terceiro PowerLine AV2 1000 ao par que já possuo, o mesmo dá para se conetar aos restantes? Ou apenas funcionam mesmo aos pares? Obrigado.
@Mavimendes Não tens que te desculpar porque perguntar não ofende e nem todos sabemos tudo... se é que eu sei alguma coisa. O fórum até serve para isso.
Dá para juntar embora haja um limite de nós possíveis. Julgo que já é maior nos av2 pois noutros anteriores já foi de 8. É possível que seja bem mais mas para o teu caso de certeza que consegues. Com av200 e av500 tinha mais que os 8 e funcionava. É uma questão de emparelhamento e até marcas diferentes convivem sem problemas. O que podes perder são características não padrão de cada um deles
Adenda @Mavimendes
resposta no caso tplink mas adaptável referindo a tecnologia de cada um que vai variando à dos equivalentes na concorrência
https://www.tp-link.com/pt/support/faq/434/
 
Última edição:
@Mavimendes Não tens que te desculpar porque perguntar não ofende e nem todos sabemos tudo... se é que eu sei alguma coisa. O fórum até serve para isso.
Dá para juntar embora haja um limite de nós possíveis. Julgo que já é maior nos av2 pois noutros anteriores já foi de 8. É possível que seja bem mais mas para o teu caso de certeza que consegues. Com av200 e av500 tinha mais que os 8 e funcionava. É uma questão de emparelhamento e até marcas diferentes convivem sem problemas. O que podes perder são características não padrão de cada um deles
Obrigado @jarvaz, por vezes tenho receio de estar sempre a importunar o pessoal com questões que para uns são simples mas para outros são mais complicadas. Voltando à questão, e depois de muito tentar, não consigo perceber como é que se emparelha o 3 equipamento. Reiniciei o mesmo, tentei com o botão durante 3s, 10s e nada. Desliguei todos, depois liguei o que tenho junto ao router e fui ligando os outros à vez. Os que vinham na mesma cx, ligam-se, o 3º faz sempre a mesma coisa, Liga o Led de cima, depois aparece o de baixo e por fim fica apenas o de cima a piscar e nada de ligação. Tenho um cabo rj45 ligado do aparelho a uma Smart TV e quando vou às definições na tv, verifico que não existe ligação à rede. Já não sei o que fazer mais. Obrigado pela ajuda.
 
Tentaste fazer pair com eles todos no mesmo local ou o mais próximo possível para descartar possível falta de sinal?
Quando usava powerlines era assim que fazia e corria sempre bem
 
Obrigado @jarvaz, por vezes tenho receio de estar sempre a importunar o pessoal com questões que para uns são simples mas para outros são mais complicadas. Voltando à questão, e depois de muito tentar, não consigo perceber como é que se emparelha o 3 equipamento. Reiniciei o mesmo, tentei com o botão durante 3s, 10s e nada. Desliguei todos, depois liguei o que tenho junto ao router e fui ligando os outros à vez. Os que vinham na mesma cx, ligam-se, o 3º faz sempre a mesma coisa, Liga o Led de cima, depois aparece o de baixo e por fim fica apenas o de cima a piscar e nada de ligação. Tenho um cabo rj45 ligado do aparelho a uma Smart TV e quando vou às definições na tv, verifico que não existe ligação à rede. Já não sei o que fazer mais. Obrigado pela ajuda.
@Mavimendes
vou supor que são da mesma marca mas até podem não ser.
normalmente o tempo que referes indica 3 segundos emparelhamento e 10 ou mais reset do equipamento - quando fazes isto fica como na origem por isso pode ser a razão de dois emparelharem - os do pack e o outro não...
o que costumo fazer mas pode ser discutivel:
numa extensão colocas os três e fazes reset a todos - mais tempo no botão.
depois deixas estabilizar e carregas por 3 s num deles que deve ficar a piscar - enquanto ele pisca vais a outro - só um - e fazes o mesmo. devem acabar por piscar e sincronizar nessa passwd. Por fim fazes isso de novo no 1º ou no 2º (só um deles) já sincronizados e repetes com aquele que não está. deve acontecer o mesmo e depois terás os três com a luz de sincronismo - emparelhamento - powerline ligada. Depois podes testar ligando um deles ao router e ligando um equipamento a cada um dos outros para ver se tens net e se funciona. Quando tiveres isso confirmado podes colocar cada um onde te interessa e deves ter pelo menos ligação powerline - se é com muita banda ou não á dependerá de outros fatores.
 
@bruni não, tentei emparelhar com eles ligados nos locais definitivos, para o fazer no mesmo local, só se os ligar todos na mesma tomada pois não tenho uma "tripla" que dê para ligar todos. O que está ligado ao router está no piso térreo enquanto os outros dois estão no piso superior.
 
@bruni não, tentei emparelhar com eles ligados nos locais definitivos, para o fazer no mesmo local, só se os ligar todos na mesma tomada pois não tenho uma "tripla" que dê para ligar todos. O que está ligado ao router está no piso térreo enquanto os outros dois estão no piso superior.
Como o @jarvaz sugeriu, usa uma tomada múltipla e ligas todos lá.
 
@bruni não, tentei emparelhar com eles ligados nos locais definitivos, para o fazer no mesmo local, só se os ligar todos na mesma tomada pois não tenho uma "tripla" que dê para ligar todos. O que está ligado ao router está no piso térreo enquanto os outros dois estão no piso superior.
Longe podes não ter o sinal suficiente para emparelhar e falhe por causa disso. é chato fazer como disse mas ajuda. e podes tentar em tomadas próximas mas sempre com cada um em separado - inseridos uns atrás dos outros erdem sinal e pode dar confusão. E como penso que tem wifi nesse modelo não tenhas em conta a luz do wifi.
 
Longe podes não ter o sinal suficiente para emparelhar e falhe por causa disso. é chato fazer como disse mas ajuda. e podes tentar em tomadas próximas mas sempre com cada um em separado - inseridos uns atrás dos outros erdem sinal e pode dar confusão. E como penso que tem wifi nesse modelo não tenhas em conta a luz do wifi.
@jarvaz este modelo não tem Wi-Fi. Amanhã vou fazer como sugerido e depois digo alguma coisa. Obrigado pela excelente ajuda.
 
@Mavimendes
vou supor que são da mesma marca mas até podem não ser.
normalmente o tempo que referes indica 3 segundos emparelhamento e 10 ou mais reset do equipamento - quando fazes isto fica como na origem por isso pode ser a razão de dois emparelharem - os do pack e o outro não...
o que costumo fazer mas pode ser discutivel:
numa extensão colocas os três e fazes reset a todos - mais tempo no botão.
depois deixas estabilizar e carregas por 3 s num deles que deve ficar a piscar - enquanto ele pisca vais a outro - só um - e fazes o mesmo. devem acabar por piscar e sincronizar nessa passwd. Por fim fazes isso de novo no 1º ou no 2º (só um deles) já sincronizados e repetes com aquele que não está. deve acontecer o mesmo e depois terás os três com a luz de sincronismo - emparelhamento - powerline ligada. Depois podes testar ligando um deles ao router e ligando um equipamento a cada um dos outros para ver se tens net e se funciona. Quando tiveres isso confirmado podes colocar cada um onde te interessa e deves ter pelo menos ligação powerline - se é com muita banda ou não á dependerá de outros fatores.
@jarvaz já está tudo a funcionar correctamente, afinal não era muito complicado, apenas faltava quem desse uma ajuda. Fiz tal como indicado, um de cada vez, e pronto. Agradeço a ambos (@jarvaz e @bruni ) pelas dicas. Fico muito feliz por pertencer a esta comunidade que está sempre presente quando alguém tem dificuldades e prontamente se dispõe a ajudar. Bem hajam.
 
Back
Topo