Powerline

As portas Ethernet/RJ45 desse powerline TP link TL WPA 4220 só vão até 100 Mbps. Se quiseres ter mais que isso tens que comprar um conjunto que tenha portas Gigabit.

Se quiseres ter Wi-Fi e ligação por cabo no escritório o que podes fazer é o seguinte:

1) Powerline com porta Gigabit junto ao router;
2) Powerline ligado a switch (com portas Gigabit) no escritório;
3) Switch ligado a um AP e ao teu PC.

Convém que o Wi-Fi do AP e do router estejam em canais diferentes para não haver interferências.

O que eu quis dizer com qualidade da rede elétrica é que se ela não for boa, vais ter velocidades baixas no powerline. Pessoalmente não tenho razões de queixa, mas no powerline cada "casa é um caso".
 
As portas Ethernet/RJ45 desse powerline TP link TL WPA 4220 só vão até 100 Mbps. Se quiseres ter mais que isso tens que comprar um conjunto que tenha portas Gigabit.

Se quiseres ter Wi-Fi e ligação por cabo no escritório o que podes fazer é o seguinte:

1) Powerline com porta Gigabit junto ao router;
2) Powerline ligado a switch (com portas Gigabit) no escritório;
3) Switch ligado a um AP e ao teu PC.

Convém que o Wi-Fi do AP e do router estejam em canais diferentes para não haver interferências.

O que eu quis dizer com qualidade da rede elétrica é que se ela não for boa, vais ter velocidades baixas no powerline. Pessoalmente não tenho razões de queixa, mas no powerline cada "casa é um caso".
Ok, mas terei que ter AP obrigatoriamente? Ou basta ter um powerline que sirva Ethernet e Wi-Fi?
 
Ok, mas terei que ter AP obrigatoriamente? Ou basta ter um powerline que sirva Ethernet e Wi-Fi?
Um powerline que tenha Ethernet e WiFi fará praticamente a mesma coisa. Mas como nunca usei, não te posso dizer como funcionará.

Eu tenho um AP ligado a um powerline. Um dia que queira mudar alguma coisa tenho mais versatilidade.
 
Esse só tem porta Fast Ethernet (até 100 Mbps). Mas tirando isso dá. Com os powerline a ligação é direta na tomada, se ligares em extensões podes perder velocidade.
 
Bem, passado algumas horas, para não dizer bastantes horas… creio já ter escolhido o powerline para a minha situação. Tp-link wpa7517 av1000 com uma porta gigabit. Só espero que a parte elétrica aguente. Só necessito do powerline para ligar ao pc e trabalhar, vai ser a única função dele.

espero ter feito uma boa escolha.
Obrigado
 
Tenho NOS 200/20
Tenho um Devolo dLan 500 Wifi para levar o sinal para outra divisão, onde o wifi chega fraco.
Contudo, mesmo com o Devolo, o wifi fica-se pelos 20/30M.

O emissor da Devolo está ligado ao router da NOS (4.0) por ethernet.
Esse cabo ethernet está bom. Já liguei lá o portátil lá e tem 200M.

Entretanto, a experiência que fiz foi ligar o portátil ao emissor Devolo (o emissor tem duas portas ethernet). E logo aí já só tenho 80M. Isto é normal ? Parece que no emissor se perdem logo mais metade dos 200M.
 
Tenho NOS 200/20
Tenho um Devolo dLan 500 Wifi para levar o sinal para outra divisão, onde o wifi chega fraco.
Contudo, mesmo com o Devolo, o wifi fica-se pelos 20/30M.

O emissor da Devolo está ligado ao router da NOS (4.0) por ethernet.
Esse cabo ethernet está bom. Já liguei lá o portátil lá e tem 200M.

Entretanto, a experiência que fiz foi ligar o portátil ao emissor Devolo (o emissor tem duas portas ethernet). E logo aí já só tenho 80M. Isto é normal ? Parece que no emissor se perdem logo mais metade dos 200M.
Sim parece normal porque o devolo deve ter portas 10/100 e logo aí ficas limitado. Embora grande parte dos devolo já tenham portas gigabit suponho que não seja o caso nesses.
https://www.devolo.pt/fileadmin/Web...e/documents/pt/Datasheet_dLAN_500_WiFi_PT.pdf
Depois haverá perdas na transmissão mas se o que entra no primeiro elemento é cortado não adianta muito que a comunicação seja boa e até pudesse chegar aos 500 - que certamente não chegará...
 
Última edição:
Sim parece normal porque o devolo deve ter portas 10/100 e logo aí ficas limitado. Embora grande parte dos devolo já tenham portas gigabit suponho que não seja o caso nesses.
https://www.devolo.pt/fileadmin/Web...e/documents/pt/Datasheet_dLAN_500_WiFi_PT.pdf
Depois haverá perdas na transmissão mas se o que entra no primeiro elemento é cortado não adianta muito que a comunicação seja boa e até pudesse chegar aos 500 - que certamente não chegará...
Obrigado pela explicação Jarvaz, não me tinha apercebido desse pormenor das portas.

Agora depois de ler isso, a minha dúvida é se ele estará a cortar a velocidade logo na origem.
Ou seja, vem o cabo com 200M do router NOS para o emissor (isso foi comprovado com portátil).
Entra no emissor.
Se saem 80M da porta ao lado, como referi, significará que é essa velocidade à partida do emissor ou é apenas uma limitação para a porta ao lado ?
É que no receptor, na outra divisão, chegam cerca de 70M (LAN).

Não sei se hei-de comparar esses 70M com os 200M (mau) ou com os 80M (aceitável)
 
Obrigado pela explicação Jarvaz, não me tinha apercebido desse pormenor das portas.

Agora depois de ler isso, a minha dúvida é se ele estará a cortar a velocidade logo na origem.
Ou seja, vem o cabo com 200M do router NOS para o emissor (isso foi comprovado com portátil).
Entra no emissor.
Se saem 80M da porta ao lado, como referi, significará que é essa velocidade à partida do emissor ou é apenas uma limitação para a porta ao lado ?
É que no receptor, na outra divisão, chegam cerca de 70M (LAN).

Não sei se hei-de comparar esses 70M com os 200M (mau) ou com os 80M (aceitável)
Em princípio a porta ao lado dá- uma boa ideia do que lá circula.
Depois o que tens noutra porta ou por wifi já será resultado da interferência da linha eletrica ou do emissor wifi - lemrar que é de norma wifi3 mas limitado a 150 (Wi-Fi 150 (mbps, 1x1 SISO)) pelo nessa parte é possível que nem seja mau...
 
Preciso de uma powerline para levar internet por wifi para a outra ponta da casa dos meus pais.

preciso de algo que consiga transmitir pelo menos 500mb...1gb seria o ideal e que tenha wifi

Pelo que percebi preciso de um main point para ligar por cabo ethernet ao router e um 2nd point para esse transmitir wifi nessa parte da casa...é isto?

o que recomendan?
 
Boa Tarde, tenho um cabo de rede num anexo com contador de luz diferente de onde esta o serviço de Internet contratado.
E nesse anexo quero ter wifi e estender o sinal por powerline para outro sitio com a mesma rede eléctrica.
É possível ter os dois powerlines com wifi. (ligo cabo de rede ao primeiro e fico com wifi e estendo para o segundo pela rede electrifica e fico também com wifi)
Obrigado
 
Boa Tarde, tenho um cabo de rede num anexo com contador de luz diferente de onde esta o serviço de Internet contratado.
E nesse anexo quero ter wifi e estender o sinal por powerline para outro sitio com a mesma rede eléctrica.
É possível ter os dois powerlines com wifi. (ligo cabo de rede ao primeiro e fico com wifi e estendo para o segundo pela rede electrifica e fico também com wifi)
Obrigado
Sim, é possível, desde que esse cabo de rede que está no anexo venha do router de tua casa.

Por experiência própria, aconselho comprares dispositivos powerline da Devolo. São mais caros, mas funcionam bem.
 
Obrigado. Sim o cabo de rede é directo do router de casa Tem este (repetidor Devolo wifi repetidor mais ac powerline repetidor cod 4250059687059) A minha duvida é que tem 2 saídas rj45 pode uma funcionar como entrada e outra como saída. E dá para por os dois. um ligado por cabo de rede e o outro pela rede electrifica e ambos a difundir o sinal wifi.
Existe alguma solução mais económica visto que anda a 70€ cada aparelho. (o segundo aparelho nao é fundamental que tenha saida rj45).
Desde já agradeço a atenção dispensada.
 
Obrigado. Sim o cabo de rede é directo do router de casa Tem este (repetidor Devolo wifi repetidor mais ac powerline repetidor cod 4250059687059) A minha duvida é que tem 2 saídas rj45 pode uma funcionar como entrada e outra como saída. E dá para por os dois. um ligado por cabo de rede e o outro pela rede electrifica e ambos a difundir o sinal wifi.
Existe alguma solução mais económica visto que anda a 70€ cada aparelho. (o segundo aparelho nao é fundamental que tenha saida rj45).
Desde já agradeço a atenção dispensada.
Não tenho a certeza se nesse repetidor da Devolo uma pode funcionar como entrada e outra como saída.

A melhor solução seria usares o Devolo Mesh WiFi 2 Starter Kit, mas é um pouco mais caro.
 
Boa Tarde, tenho um cabo de rede num anexo com contador de luz diferente de onde esta o serviço de Internet contratado.
E nesse anexo quero ter wifi e estender o sinal por powerline para outro sitio com a mesma rede eléctrica.
É possível ter os dois powerlines com wifi. (ligo cabo de rede ao primeiro e fico com wifi e estendo para o segundo pela rede electrifica e fico também com wifi)
Obrigado

Obrigado. Sim o cabo de rede é directo do router de casa Tem este (repetidor Devolo wifi repetidor mais ac powerline repetidor cod 4250059687059) A minha duvida é que tem 2 saídas rj45 pode uma funcionar como entrada e outra como saída. E dá para por os dois. um ligado por cabo de rede e o outro pela rede electrifica e ambos a difundir o sinal wifi.
Existe alguma solução mais económica visto que anda a 70€ cada aparelho. (o segundo aparelho nao é fundamental que tenha saida rj45).
Desde já agradeço a atenção dispensada.

Hum? Entrada, saída?

Se o cabo que tens no tal anexo, é, conforme indicas, directo do teu RT até ao local, ligas o PLC numa tomada próxima, "alimentas" este PLC com o tal cabo ETH que vem do teu RT / internet, e escolhes outra tomada na zona onde pretendes ter o WiFi e está feito.
Dependendo da distância entre as tomadas, bem como da actual qualidade da rede eléctrica no local e se não pretendes velocidades WiFi "super sónicas", diria que um kit como o: Powerline Mini Devolo Av1200 N300 Magic 1 Wifi, é mais do que suficiente mas... devolo é bom mas não rima com equipamentos baratos!
 
Uma pergunta simples: é possível fazer uma rede com 3 powerlines? Um a emitir o sinal de internet e dois a receber? Ou funcionam aos pares? Obrigado
 
Back
Topo