Powerline

The Fly

Membro
Boas.

Preciso de rede numa divisão da casa onde o sinal wireless é fraco. Queria evitar espetar um cabo desde o router até à referida zona. Deparei-me, então, com a solução de transmissão pela rede eléctrica - powerline. Tão simples, que nem parece verdade...

Pondo as coisas de forma simples, o que pretendo saber é qual o protocolo que devo seguir na aquisição de uma coisa destas?


Agradeço desde já qualquer dica.

Cumprimentos.
 
Caro The Fly,

Eu tenho em casa uma Powerline da Devolo. Confesso ser das mais estaveis e com maior qualidade que já utilizei.
Podes comprar um dLAN® 200 AVplus Starter Kit por cerca de 130€.
Eu utilizo o meu para ligar a sala à garagem, que se situam em fases (disjuntores) diferentes, distanciam entre si cerca de 15 a 20 metros, e consigo 70Mb de link.
Aquecimento nulo, apesar de ligados 24/7.
 
Obrigado a todos pelas sugestões.

O fly93, ao aconselhar um adaptador com saída de 220v, introduziu uma questão que não estava a considerar. Ligar uma powerline numa ficha múltipla (com outros equipamentos) afecta assim tanto o sinal comparativamente com a ligação directa à tomada, ligando-se depois a ficha múltipla à powerline?


Agradeço uma vez mais.
 
sim afecta sempre alguma coisa,se vires que onde vai levar as powerline não vais utilizar mais nada compra sem saída de 220v que são mais baratas,se vires que vais ligar mais cenas ou no futuro ,aconselho a comprar com saída de 220v para depois não vires a ter surpresas.

abraço, e boa escolha ;)
 
Obrigado a todos pelas sugestões.

O fly93, ao aconselhar um adaptador com saída de 220v, introduziu uma questão que não estava a considerar. Ligar uma powerline numa ficha múltipla (com outros equipamentos) afecta assim tanto o sinal comparativamente com a ligação directa à tomada, ligando-se depois a ficha múltipla à powerline?


Agradeço uma vez mais.

Se ligares a um simples adaptador de tomada (sem cabo portanto) não influencia.

Se ligares a um chamada ficga multipla, aquelas com cabo, influencia um pouco, mas nada demais.
 
Tive dois Netgear de 85 MBps XET101, e ambos queimaram sem mais nem menos. Um deles a um mês de acabar a garantia, e outro à pouco mais de um mês... Tenho neste momento dois Netgear de 85 MBps XET1004 que tem switch de 4 portas, e até agora têm aguentado. No entanto a minha confiança na Netgear é nula... As velocidades rondam os 7/9MBps, pelo que se queres fazer streaming de video, ou tens internet com velocidades acima dos 5MBps, aconselho qualquer coisa na casa dos 200MBPs.

Existe uns WD livestream, mas o software de controlo é tal e qual o software da Netgear, pelo que o hardware deve ser o mesmo...
 
Já que se fala de powerline será que alguem me pode tirar uma dúvida?
Tenho em casa clix fibra e uma das boxs é ligada por PLC's da devolo. Como é do conhecimento de todos o sistema de IPTV do clix é diferente do MEO sendo que as box's são ligadas a portas especificas para IPTV portas essas sem qualquer acesso a net ou ligação entre elas.
Acontece que gostaria de fazer uma ligação por PLC's para ligar um router wireless noutra divisão da casa para aumentar o sinal wireless em "roaming" e a minha questão é a seguinte...
Posso comprar uns D-link desses e ficarem os Devolo (para IPTV) e os D-link (para net) a funcionarem separadamente?
Se sim pode afectar a qualidade da ligação? (de salientar que apenas consigo cerca de 30Mb pelos PLC's da Devolo quando a maioria dos users refere que consegue cerca de 70Mb)
 
Caro nuno,
Penso que deve haver ai qualquer confusão. Os PLC da Devolo são perfeitamente standard, e funcionam impec. O que eu primeiro sugiro é que faça o update de firmware aos PLC, porque com o que vinha de origem tinha problemas de estabilidade.
Pode inclusivé comprar um PLC adicional para ligar à rede que já possui.
Já agora, são os dLAN® 200 AVeasy que a clix forneceu?
 
São mas se comprar um terceiro nao tenho acesso a net pois o que está ligado ao ont está na porta especifica para tv... Para o que quero tem mesmo que ser outro par. A minha questao é se 2 pares diferentes dão acesso a redes diferentes sem problemas na mesma instalaçao electrica...
 
Se forem compatíveis, a rede eléctrica é um shared medium, ou seja a largura de banda é partilhada por todos os PLC.

Eu já tive quatro e funcionam na boa. No meu caso eram do mesmo fabricante e eram a 85MBPs.

Se não forem compatíveis, só existe rede entre os que forem compatíveis entre si. Para interligar essas redes tem de ser feito exteriormente via hub/switch.
 
Mas por exemplo... eu com este consigo cerca de 30Mb... ao ligar os outros os 30Mb destes vao ser afectados?

Como a rede eléctrica é shared medium, os 30 MB são partilhados entre todos os PLC, ou seja, por exemplo: Tens quatro PLC's de 200Mbps A,B,C,D. Se num dado momento A falar com B tens 200Mbps, mas se C e D entrar na conversa, então os 200Mbps entre A e B baixam para um valor correspondente ao grau de utilização de C e D. No fundo pensa que a rede eléctrica é um HUB gigantesco.
 
Optei por este. Até agora, estou satisfeito.

Aproveito para agradecer aqui ao pessoal.

Como são a nível de quedas de ligação/velocidades?
Estão muito longe?

Preciso mesmo de comprar uns brinquedos destes porque para jogar Online na Xbox preciso de internet e andar com cabos pelo chão e ou pelo ar, e a passar por fora da casa não tem jeito nenhum. E não tenho outra hipotese de os passar. Por isso terei mesmo de optar por uma solução deste tipo!

Cumps

(PS: Mudar o LCD de local não é opção...se bem que já me passou pela cabeça comprar um de 32' p/ quarto lol)
 
Atenção que o equipamento mencionado por o user The Fly , não é a mesma cois mencionada pelo user TobiasFish.

O equipamento mencionado pelo user The Fly serve para expandir uma rede de dados utilizando a rede electrica de uma casa.

O equipamento inicialmente mencionado pelo user TobiasFish tambem utiliza a rede electrica de uma casa mas dispositivos USB.
 
Bem, já comprei o meu kit powerline e não podia estar mais satisfeito! Comprei este!
Não sei precisar a distância, mas posso dizer que o router estar de um lado da casa e o powerline está num anexo que tenho atrás da casa, e praticamente não noto percas de velocidade :D

Recomendo 5*
 
boa tarde,

acham que este kit justifica a diferenca de preco?
http://www.*****.com/pt/pt/8279030/art/netgear/pack-de-2-adaptadores-cpl.html

Obrig

abr
 
Back
Topo