PowerMac B&W G3...Duvida

PowerTechz

Suspenso
Boas

tenho uma duvida que gostaria de ver esclarecida, embora nao saiba se este sera o melhor sitio.
Tenho um G3 B&W 350 e ja andei ai a ler que é possivel a troca de CPU ou até de OC ao mesmo.
Gostaria, se alguem soubesse, por que CPU poderia trocar e no caso do OC, que me explicassem exactamente como o fazer pois ver os Jumpers, vejo, agora mudar aquilo é que me está a "lixar".:P
 
Boas

tenho uma duvida que gostaria de ver esclarecida, embora nao saiba se este sera o melhor sitio.
Tenho um G3 B&W 350 e ja andei ai a ler que é possivel a troca de CPU ou até de OC ao mesmo.
Gostaria, se alguem soubesse, por que CPU poderia trocar e no caso do OC, que me explicassem exactamente como o fazer pois ver os Jumpers, vejo, agora mudar aquilo é que me está a "lixar".:P

Dá para meter um G3 até 900Mhz ou 1Ghz ou um G4 mais lento. Eu tenho num Powermac G4 Yikes (igual ao B&W mas com o processador G4) um processador 550 ou 600Mhz. Dá para o gasto.
 
Já tinha mais ou menos essa ideia através de informaçao no google, mas sempre pensei que daria para meter algo mais rapidinho.
O problema se calhar é arranjar tais processadores...nunca vi disso à venda. Ele até trabalha bem com o Tiger, mas se fosse mais rapido nao era mau...
 
Já tinha mais ou menos essa ideia através de informaçao no google, mas sempre pensei que daria para meter algo mais rapidinho.
O problema se calhar é arranjar tais processadores...nunca vi disso à venda. Ele até trabalha bem com o Tiger, mas se fosse mais rapido nao era mau...

Estás a falar de um computador com 8 ou 9 anos, não podes esperar milagres :).

A melhor mudança que fiz foi flashar de PC para Mac uma gráfica PCI (GF5200 ou 6200) para substituir a placa que vinha de origem.
 
Estás a falar de um computador com 8 ou 9 anos, não podes esperar milagres :).

A melhor mudança que fiz foi flashar de PC para Mac uma gráfica PCI (GF5200 ou 6200) para substituir a placa que vinha de origem.

Essa parte da gráfica tambem ja mo tinham dito, mas já agora, que vantagens ganho com uma grafica melhor? É dificil de fazer? E de arranjar graficas PCI (isso sera o mais complicado?!)

Se puderes ir dando umas luzes ate agradecia..

Cumps
 
Essa parte da gráfica tambem ja mo tinham dito, mas já agora, que vantagens ganho com uma grafica melhor? É dificil de fazer? E de arranjar graficas PCI (isso sera o mais complicado?!)

Se puderes ir dando umas luzes ate agradecia..

Cumps

Difícil não é. Se bem me lembro (já lá vão uns anos) precisas de ter um PC com slots AGP e PCI para fazer a coisa. Havia um site com as explicações todas mas já não me lembro qual (era um site com um fórum que tinha o nome de uma raça de cães ou algo do género). Ainda assim se usares o search és capaz de encontrar um pseudo tutorial que em tempos escrevi aqui na TZ sobre como fazer isso.

Podes sempre comprar na ebay gráficas já flashadas na eBay para te poupares o trabalho e o risco.

Vantagens notam-se na "fluidez geral" do que se passa no ecrã (principalmente no Exposé), alguma melhor qualidade de imagem (notei isto num TFT de 17", imagino como será numa coisa maior) e o suporte para CoreImage que algumas das gráficas flashadas permitem.
 
Obrigado pela resposta rapida, paciencia e pela maneira como explicaste. Irei ver isso da grafica, ja que melhora assim tanto o sistema em si...
O problema ira ser em encontrar graficas PCI por ca, mas em todo o caso irei ver no eBay.

Cumps
 
Agradeço e ja andei la a ver..mas arranjar dakeles jumpers tao pequenos é lixado...
A grafica ja cá canta e flashadinha..realmente ja se nota alguma diferença. Agora ando é de rastos a seguir uma thread pra instalar Ubuntu nisto..mas acho que nao chego la como explicam no site. De qualquer maneira isso ja sera algo para discutir no forum para Linux

Obrigado e cumps
 
Que gráfica usaste? Com um processador à volta dos 500-600Mhz e o máximo de memória consegues correr o Tiger na boa, especialmente se desligares o dashboard.
 
Usei uma FX5200..bem boa para o que é..lol..
Neste momento ele anda a correr o Tiger (10.4.11)..nem quero mais nada...mas já o pus a andar com Ubuntu 8.04 e tá melhor, muito melhor...
No Tiger desliguei o dashboard logo mal acabei de instalar o SO...Nota-se alguma coisa, mas nada de mais. Mas isto é so para brincar e navegar..para já ta muito bom...
Obrigado pela ajuda

Cumps
 
Tenta por 1 Gb de RAM nessa máquina. Já tive um desses G3 e tinha 4 slots para RAM. Se meteres 256 em cada um isso melhora mt o desempenho. Com essa configuração é suficiente para correr o 10.4
Quanto ao processador fazer OC é muito complicado por causa dos jumpers, mas no eBay arranjas um processador de upgrade para G4 500Mhz por cerca de 50/60 USD.
Não sei se também pensaste em adicionar uma PCI com USB 2.0 mas são relativamente baratas e dão uma nova vida aos periféricos.
 
Tenta por 1 Gb de RAM nessa máquina. Já tive um desses G3 e tinha 4 slots para RAM. Se meteres 256 em cada um isso melhora mt o desempenho. Com essa configuração é suficiente para correr o 10.4
Quanto ao processador fazer OC é muito complicado por causa dos jumpers, mas no eBay arranjas um processador de upgrade para G4 500Mhz por cerca de 50/60 USD.
Não sei se também pensaste em adicionar uma PCI com USB 2.0 mas são relativamente baratas e dão uma nova vida aos periféricos.

Nem todos os DIMMs de 256MB dão. Penso que só os double sided ou single sided, não me lembro de quais :).
 
Não creio que isso possa influenciar. Esse G3 até aceita SDRAM PC133 apesar de só funcionar a 100Mhz. Na altura que tive o meu G3 B&W não me preocupei com isso e espetei-lhe com 4 x 256Mb que estavam em PC's.
 
Não creio que isso possa influenciar. Esse G3 até aceita SDRAM PC133 apesar de só funcionar a 100Mhz. Na altura que tive o meu G3 B&W não me preocupei com isso e espetei-lhe com 4 x 256Mb que estavam em PC's.

Tem influência sim porque as boards eram extremamente susceptíveis quanto ao tipo de memória que punhas.

Question 2: What is the maximum amount of memory that can be installed in the Power Macintosh G3 (Blue and White)?

Answer: The Power Macintosh G3 (Blue and White) has four DIMM slots that can accommodate up to 256MB DIMMs each, for a total of 1,024MB (1 gigabyte) of memory. When using 256MB DIMMs, use 128Mbit-device technology, not 64Mbit or 256Mbit. The 256MB DIMMs are available from the Apple Store.

Told you so :D.
 
Este tem as slots preenchidas da maneira que me fui arranjando...Ele aceita PC133 sim, mas corre so a PC100.
As SDRAM têm de ser double-sided, um pouco dificeis de arranjar e quem as vende, pede um preço exorbitante.
O OSX 10.4 corre bastante bem aqui, bastante fluido e sem problemas. Claro que o suporte a software mais recente acabou porque trata-se de um PPC e não de um Intel.
Para já fica neste estado até porque o Ubuntu remediou bastante as coisas, muito mais rapido e responsivo.

Cumps
 
Se queres um OS mais produtivo para esse G3 o ideal é o 10.3 que é bem superior ao UNBUNTU. É muito mais leve e clean que o 10.4 e não deixa de ser Apple.
 
Obrigado pela sugestão, inclusivé era o que lá estava...Comecei por lá meter o 10.2(Jaguar) e entretanto a compatibilidade era muito pouca. Por esse motivo, instalei o 10.3(Panther) mas acabou por acontecer a mesma coisa com vário software...
E acabei com o 10.4(Tiger) e até hoje tem-se aguentado que nem um Mac a sério.
Claro que a evolução obriga a comprar um equipamento novo, mas não queria ver este a "morrer" sem dar luta. E assim foi, dai tentar Linux como ultimo recurso...E Resultou.

Cumps
 
Já agora qual foi a distribuição de Linux que instalaste? Foi fácil?
Eu saquei uma do UNBUNTU que supostamente arranca a partir de CD, mas não consegui mesmo seguindo as informações de instalação.
Queria por a correr num Powerbook G4 que tenho encostado.
 
Já agora qual foi a distribuição de Linux que instalaste? Foi fácil?
Eu saquei uma do UNBUNTU que supostamente arranca a partir de CD, mas não consegui mesmo seguindo as informações de instalação.
Queria por a correr num Powerbook G4 que tenho encostado.

É assim, facil não foi..lol..até andei as cabeçadas a tentar arrancar aquela porra. 1º o CD-rom nao estava a ler bem. 2º troquei de CD-Rom e o mesmo problema. 3º, acho que nem vale a pena dizer mais..>( Só sei que perdi umas quantas horas durante 2 dias até que arranjei maneira de lhe ligar um segundo disco e instalar a partir do HDD.
Quanto à melhor distro para essa máquina, Xubuntu, sem duvida...Bastante leve e graficamente muito bom. O Ubuntu corre bem, mas KDE ai fica melhorzinho.


P.S. - Uma duvida, a distro que sacaste é ***** ou x86? É que para PPC existem distros próprias, caso contrário não te reconhece o cd e por esse motivo não faz boot.
Neste site tens isso para G3/G4: https://wiki.ubuntu.com/PowerPCDownloads
Não saques a versão Live. Saca a desktop ou Alternative, pois são as mais garantidas de funcionar. Após teres uma dessas distros, grava num CD a 4x/8x(máximo) e mete no G4. Não graves em CDRW's porque não lê. Mal arranca e dá o som, carrega e fica a pressionar no "C" para o obrigar a fazer boot do CD(pode levar até 1min). Depois disso, caso ele arranque, será tudo guiado e irás ver que é facil.

Qualquer coisa, estarei cá para explicar.

Cumps
 
Back
Topo