1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

PowerPC 750CL ("Broadway")

Discussão em 'Nintendo' iniciada por blastarr, 4 de Outubro de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 1371)

  1. blastarr

    blastarr Power Member

    Bom, para quem se quiser dar ao trabalho de ler tudo, está aqui a informação mais completa e recente (a data de publicação do PDF é de 30 de Setembro de 2006, há 4 dias atrás :D) sobre a CPU da Nintendo Wii:

    http://www-306.ibm.com/chips/techlib/techlib.nsf/techdocs/2F33B5691BBB8769872571D10065F7D5/$file/750cl_dd2_ds.pdf

    Pelo aspecto, diria que é uma CPU minúscula (16mm^2, comparem isto com um Athlon 64 X2 de apenas 512KB por core, cuja die dual-core ocupa 183mm^2 num processo de fabrico 90nm SOI, muito similar ao da IBM...), e pelos vistos gasta apenas 5W em operação (a 729 MHz).
     
    Última edição: 4 de Outubro de 2006
  2. Mikaveli

    Mikaveli Power Member

    O Power PC 750 é o G3, ou seja este processador é uma versão melhorada do G3, processador que equipava a GameCube. Para ser mais preciso, o processador da GameCube era um Power PC 750CXe "customizado" com uma frequência de relógio de 485 MHz.

    O documento não apelida o 750CL de Broadway e nem tem nenhuma referência sobre os equipamentos que utilizam ou irão utilizar o processador. É claro que fortes rumores apontam para que o Broadway seja uma evolução do Power PC 750GX, que é o último e mais poderoso processador da família dos G3, e esse Power PC 750CL do pouco que li parece ser uma versão melhorada do 750GX.

    Acho melhor aguardamos informações oficiais.
     
  3. blastarr

    blastarr Power Member

    Este processador é um G3, mas com a adição de uma unidade Floating-Point (FPU), encolhido para 90nm, e a trabalhar com uma velocidade mais elevada do que na Gamecube (729MHz).

    É natural que o documento não o chame de "Broadway".
    Esse era o nome de código dado pela Nintendo, mas esta não é o único cliente da CPU.
    É uma família de chips aínda muito usada na indústria automóvel, por exemplo. Controla as centralinas de muitos carros a circular por aí.
    Também é usado em routers de alta performance, com SO's costumizados, e controla máquinas e robots na indústria.
     
    Última edição: 4 de Outubro de 2006
  4. I_Eat_All

    I_Eat_All Plasma Beam!

    Igual a esses chips nunca é... já o gekko da GC enquanto que vastamente semelhante era uma versão custom optimizada pela propria Nintendo (com detalhes protegidos sob fortes NDA's). A arquitectura era usada em routers e afins, mas não o gekko.

    Há praí uma thread de CPU's relativamente recente neste sub-forum de nintendo (onde até já tinhamos fotos dos CPU's)... era escusado fazer mais uma thread. Broadway é o core custom da IBM para a Nintendo, não uma arquitectura nova... se é ou não baseado no PPC 750CL...

    Também houve a informação da altura das ultimas fotografias que falava que eram feitos onde são feitos os G5's e não na powerplant do gekko.
     
  5. blastarr

    blastarr Power Member

    É mesma fábrica (East Fishkill, em New York).
    Apenas foi renovada em finais de 2002 para fabricar também alguns chips não relacionados com a família POWER/PowerPC (A GeforceFX 5700 Ultra foi um deles).
     

Partilhar esta Página