Powershot G9 ou S5 IS, há melhor?!

Ao tanto quanto sei, não tens que enviar nada. Podes ir directamente aos pontos de assistência da Canon cá em Portugal. Acho que quem costuma ter mais problemas com isso é o pessoal que compra Nikon, porque os importadores da Nikon (Finicon) gostam de chatear, mas também não é nada que não se resolva.
Aliás, eu próprio devo gastar lá esta semana cerca de 1.250€ em material.

Quanto aos portes, só te recomendo que não encomendes pela GLS. É uma má transportadora. O responsável recomendou-me a TNT, que diz ter um serviço tão bom como o da FedEx, mas um pouco mais barata.

E também não acredito que com portes atinja os 450€. Aquilo paga-se ao volume e não acredito que a caixa de uma G9 seja maior que a caixa de uma SLR + lentes (eu vou pagar +-45€ de portes por uma embalagem muito maior).

Se eu poder deslocar-me a uma assistência técnica Canon cá, em vez de devolver o produto para o Luxemburgo era uma coisa muito boa mesmo.

Sabes quanto tempo demora a chegar, aproximadamente?
 
Como te disse, pela conversa que tive com o responsável, a encomenda pela TNT deve chegar no dia seguinte ao envio. Agora tudo depende da máquina que é, se eles a têm em stock e isso...
 
Como te disse, pela conversa que tive com o responsável, a encomenda pela TNT deve chegar no dia seguinte ao envio. Agora tudo depende da máquina que é, se eles a têm em stock e isso...

Pois, percebo. :)

Já agora, e aproveitando o tópico, a Panasonic Lumix DMC-TZ 5 está muito bem cotada no dpreview.com.

Achas que vale a pena face à diferença de preço?

G9 - 388 €
TZ-5 - 288 € (esta não tem modo RAW)
FZ-8 - 248 €
(info do Digital Wonder World)

100 € de diferença para a G9, vale a pena? E a TZ-5 que é mais cara que a FZ-8, consegue ser superior a ela?

Estou quase a fazer a minha decisão! Obrigado!
 
Pois, percebo. :)

Já agora, e aproveitando o tópico, a Panasonic Lumix DMC-TZ 5 está muito bem cotada no dpreview.com.

Achas que vale a pena face à diferença de preço?

G9 - 388 €
TZ-5 - 288 € (esta não tem modo RAW)
FZ-8 - 248 €
(info do Digital Wonder World)

100 € de diferença para a G9, vale a pena? E a TZ-5 que é mais cara que a FZ-8, consegue ser superior a ela?

Estou quase a fazer a minha decisão! Obrigado!

Mas atençao que a FZ8, compras-a por menos de 200euros!
 
São três máquinas totalmente diferentes.

A G9 é uma compacta com uma qualidade soberba, quer em imagem, quer em construção. Cabe no bolso, mas continua a ter todas as funcionalidades que se espera de uma máquina avançada.

A FZ8 é uma bridge/superzoom, como tal é um pouco mais versátil, também tem muitas funções avançadas, mas já não cabe num bolso, nem tem a qualidade da G9. É uma máquina muito mais barata, mas boa compra. Se não vais dar uso às funções mais avançadas da G9, tirar partido da qualidade superior, ou se o tamanho também não te faz diferença, então a FZ8 é uma boa compra. E arranjas a 205€ por cá.
Esta máquina perde mais por causa do processamento da Panasonic. Quase que torna obrigatório fotografar em RAW.

A TZ5 é uma pura point&shoot. Tem uma lente muito engraçada, até tem uma qualidade relativamente boa, é compacta e versátil, mas não faz nada de avançado. Só serve mesmo para apontar e disparar.
Não sei como anda o processamento da Panasonic agora, já ouvi dizer que está igual, já ouvi dizer que está melhor. Se estiver melhor, é uma máquina muito boa para quem quer algo simples.
 
Última edição:
Hmmm... já percebi! :)

Eu penso que vou usar algumas opções avançadas.

Em muitas ocasiões uso para fins de point & shoot, mas queria uma coisa que me permitisse uso mais avançado.

Gosto de usar macros, fotos com exposição prolongada com tripé em situações indoor, praia, cidade, à noite ou em pleno dia.

Também queria uma máquina para tirar fotos sem flash, sem tripé e que não me apareça desfocada ou tremida por estar a segurá-la com os braços (ou pelo menos que esse efeito seja minimizado).

Não tiro partido de zoom's altos, visto que não costumo fotografar coisas que estão à distância (ou se estiverem, ficam como estão: à distância).

Prefiro bem mais uma máquina que tenha um maior ângulo de captação em coisas que estão perto (captar mais luz lateral, não sei qual é o termo técnico da questão), do que propriamente conseguir focar objectos a muitos kilómetros de distância.

Depois gosto de ter fotos granditas, com mais de 5.0 MP e divertir-me no Photoshop.

Acho que posso tirar partido de pelo menos algumas funções avançadas da G9. No caso da FZ-8 ser suficiente para aquilo que faço é que, evidentemente, pouparia alguns euros.
 
Última edição:
Para aquilo que estás a dizer, a FZ8 chega bem. Quando falo de funções mais avançadas estou-me a referir a histograma, editor de cores, definições de processamento in-camera, RAW, etc...

Também queria uma máquina para tirar fotos sem flash, sem tripé e que não me apareça desfocada ou tremida por estar a segura-la com os braços (ou pelo menos que esse efeito fosse minimizado).

Isto é que já é sonhar demasiado alto. Nenhuma máquina é capaz disso. Mesmo para uma SLR, só se tiveres uma lente bem luminosa.
Ambas (G9 e FZ8) são estabilizadas, mas o estabilizador só serve para fotografar coisas que não se mexam. E não faz milagres, a partir de um certo ponto também não dá mais.

Quanto aos MP, coisa que vais aprender é que não interessam para grande coisa, a menos que andes a imprimir posters de alta resolução.
 
Para aquilo que estás a dizer, a FZ8 chega bem. Quando falo de funções mais avançadas estou-me a referir a histograma, editor de cores, definições de processamento in-camera, RAW, etc...



Isto é que já é sonhar demasiado alto. Nenhuma máquina é capaz disso. Mesmo para uma SLR, só se tiveres uma lente bem luminosa.
Ambas (G9 e FZ8) são estabilizadas, mas o estabilizador só serve para fotografar coisas que não se mexam. E não faz milagres, a partir de um certo ponto também não dá mais.

Quanto aos MP, coisa que vais aprender é que não interessam para grande coisa, a menos que andes a imprimir posters de alta resolução.

Hmmm...

Histograma, editor de cores e definições de processamento in-camera, não sei o que é. Tens alguma fonte de informação onde eu possa ler acerca? Se vir que não se aplica às minhas necessidades avanço para a FZ-8, que também tem modo RAW.

Quanto ao RAW eu penso que vou querer utilizar. Tenho primeiro que me inteirar sobre como fazer as conversões.

Essa estabilização eu sei que tem limites, lol. Mas quando me refiro a isso é sempre em comparação com a Sony DSC-P72 que tenho, quem nem estabilização de imagem tem. Ou seja, mesmo para objectos parados, e mesmo que eu sustenha a respiração no momento de disparar, fica sempre desfocado. :(

Quanto aos MP's é muito verdade o que tu dizes, e já o tenho 'pregado' a muitos amigos que defendem um número elevado de pixel's. No entanto, comparando uma foto de 3.2 MP com uma de 7.1 MP, por exemplo, quando aumento a imagem para ver mais pormenores, a de 3.2 perde qualidade mais rapidamente que a 7.1, para a mesma ampliação.

Por isso que eu julgo que os 12 MP da G9 são pura ostentação, no meu caso. Se a máquina permitir regular para 4 a 8 MP, seria ideal! (Até porque senão daqui a pouco tenho de ter um servidor em casa dedicado para alojar as 500 fotografias/mês que preciso guardar, lol).
 
Isso agora já é mais complicado estar a explicar tudo por aqui. Procura por "Modos manuais - Dicas" e pergunta lá sff. Assim sempre pode haver mais pessoas a ajudar-te nisso.

O RAW na FZ8 é quase obrigatório. Mas se achas que uma foto de 12Mp ocupa muito, nem queiras ver um RAW.

Em relação às ampliações, a resolução real provém do sensor junto com a lente. Se a lente não for nítida, o sensor bem que pode ter pixeis com fartura. De qualquer forma as pessoas agora é que têm muito essa mania, mas as fotos não são para ver a 100%.
Para captar detalhes, é usar a lente e puxar do zoom na altura da foto, não é depois no PC que se faz isso.
 
Isso agora já é mais complicado estar a explicar tudo por aqui. Procura por "Modos manuais - Dicas" e pergunta lá sff. Assim sempre pode haver mais pessoas a ajudar-te nisso.

O RAW na FZ8 é quase obrigatório. Mas se achas que uma foto de 12Mp ocupa muito, nem queiras ver um RAW.

Em relação às ampliações, a resolução real provém do sensor junto com a lente. Se a lente não for nítida, o sensor bem que pode ter pixeis com fartura. De qualquer forma as pessoas agora é que têm muito essa mania, mas as fotos não são para ver a 100%.
Para captar detalhes, é usar a lente e puxar do zoom na altura da foto, não é depois no PC que se faz isso.

Onde é isso dos modos manuais?

Pois RAW deve ocupar muito, mas serão sempre fotografias que depois de convertidas para JPEG podem sempre ser eliminadas e não ocupam mais espaço. Além de que RAW será para casos de fotografia mais 'a sério'. Para point & shoot vai JPEG que serve bem.

Isso das lentes + sensor não sabia. :) Então quer a G9 quer a FZ-8 têm uma lente nítida, certo?

Ou continua a ser a G9 a ter uma melhor lente que a FZ-8?
 
Aquilo dos modos manuais tens que clicar lá em cima em "Procurar".

Ambas têm uma lente nítida. Mas sim, a G9 continua a ter uma lente melhor e tem mais resolução real.
 
Aquilo dos modos manuais tens que clicar lá em cima em "Procurar".

Ambas têm uma lente nítida. Mas sim, a G9 continua a ter uma lente melhor e tem mais resolução real.

Pronto. Vou fazer isso que disseste e procurar saber mais acerca do assunto. Se depois tiver dúvidas chateio-te por MP.:lol:

Muito obrigado por todas as dicas, tuas e dos restantes membros que responderam, que me ajudaram imenso.

Aprendi muita coisa nova hoje :) e estou mais perto de decidir a máquina que vou querer.

Cumprimentos,
 
Depois posta aqui a tua decisão e se estas contente com a máquina (quando ela chegar) ok?.. Que o pessoal fica contente :D

Terei todo o gosto.

Em princípio só deverei comprá-la em Julho (que é quando terei euros :D).

Depois disso posso até fazer uma pequena review (se é que já não existe), mas sem grandes pormenores porque ainda sou um newbie em fotografia, e aquelas specs todas xpto não sei como avaliar.. lol.

Rui Marto, vê isto.

É mais barato que no Digital Wonder World. Uma vez que estás bem mais dentro do assunto, achas que compensa comprar pela Amazon?

Obrigado!

Cumprimentos,
 
Última edição pelo moderador:
Penso que não. Se leres as regras diz lá que só enviam livros e isso.

Pois é...

Nesse caso então a Digital Wonder World é a melhor oferta até agora.

Estou a tentar aceder ao site deles (aquele que me indicaste ontem) mas é como se não existisse. Também tens o mesmo problema?
 
Já li mais sobre a G9 e dizem muito bem dela.

No entanto encontrei isto. Acham que vale a pena? Fica um pouco mais barata que a G9. Sei que é uma DSLR por isso deve ser melhor que a G9, não?

Será que vale mais a pena que a G9?
 
Back
Topo