Powershot G9 ou S5 IS, há melhor?!

Se quiseres uma SLR vale mais a pena, se não quiseres uma SLR não vale a pena.

Uma SLR é uma máquina bem diferente de uma compacta. É mais cara, obriga a um investimento maior e contínuo, tens que andar carregado com máquina, lentes e acessórios, tens que andar a mudar de lente consoante o que queres fazer e é um autêntico desperdicio de dinheiro se for para andar sempre em automático.

A G9 só custa aquele X e acabou, só compras acessórios se quiseres, faz tudo por si só, sem precisar de comprar e trocar de lentes e o melhor de tudo, cabe no bolso.

Em relação à qualidade, em ISOs baixos o mais importante é a lente e a Canon G9 tem uma lente com tanta ou mais qualidade que as lentes de kit das SLR. Também é uma lente mais luminosa e versátil que as lentes de kit (é uma 35-210 enquanto a desse kit é uma 18-55). A contra-partida é que o sensor não é tão bom e cria mais ruido, logo enquanto numa SLR até podes usar ISO800, na G9 ISO400 já começa a ter muito ruido.

Por isso, se só queres gastar este X e pronto, vai para a G9. Se queres uma coisa ainda mais avançada e começar a investir de vez em quando em lentes e acessórios, então deves comprar uma SLR, mas tem em mente que até fazer tanto como uma compacta/bridge tens que gastar muito mais dinheiro, pelo menos 200€ noutra lente.
 
Se quiseres uma SLR vale mais a pena, se não quiseres uma SLR não vale a pena.

Uma SLR é uma máquina bem diferente de uma compacta. É mais cara, obriga a um investimento maior e contínuo, tens que andar carregado com máquina, lentes e acessórios, tens que andar a mudar de lente consoante o que queres fazer e é um autêntico desperdicio de dinheiro se for para andar sempre em automático.

A G9 só custa aquele X e acabou, só compras acessórios se quiseres, faz tudo por si só, sem precisar de comprar e trocar de lentes e o melhor de tudo, cabe no bolso.

Em relação à qualidade, em ISOs baixos o mais importante é a lente e a Canon G9 tem uma lente com tanta ou mais qualidade que as lentes de kit das SLR. Também é uma lente mais luminosa e versátil que as lentes de kit (é uma 35-210 enquanto a desse kit é uma 18-55). A contra-partida é que o sensor não é tão bom e cria mais ruido, logo enquanto numa SLR até podes usar ISO800, na G9 ISO400 já começa a ter muito ruido.

Por isso, se só queres gastar este X e pronto, vai para a G9. Se queres uma coisa ainda mais avançada e começar a investir de vez em quando em lentes e acessórios, então deves comprar uma SLR, mas tem em mente que até fazer tanto como uma compacta/bridge tens que gastar muito mais dinheiro, pelo menos 200€ noutra lente.

Eu querer SLR até queria, só que pelo que me dizes acho que não se adequa às minhas necessidades.

Eu queria uma máquina versátil: que tirasse fotografias com a melhor qualidade possível (cor e nitidez) mas que ao mesmo tempo fosse portátil em vez de transportável (que é o que as SLR são). Por vezes quero tirar fotos à vontade, com tripé, posições XPTO, definições manuais aprimoradas, para fotografias melhores. Mas quero também uma máquina que possa levar para onde eu quiser e possa fotografar tudo e mais alguma coisa, sem ter que andar a trocar de lentes, por exemplo praia, jantar com os amigos, férias, etc (e que não seja muito grande evidentemente). A D40 até que não muito maior que a G9 (só o body), mas se acrescentar a lente a coisa muda de figura.

Uma coisa que já vi por aí que as SLR não têm (pelo menos as mais baratas) é o LiveView, que me dá muito jeito e ao qual estou habituado.

Quanto aos ISO's, penso que posso fugir ao uso de ISO's acima de 400 mantendo uma boa qualidade de imagem, definindo a máquina manualmente para um ISO 100, por exemplo, e aumentando o tempo de exposição (15'' por exemplo, desde que a máquina esteja fixa). Isto é possível, ou não?

Já agora aproveito para perguntar, se ao regular a resolução para 8.0 MP por exemplo, em vez dos 12 que a máquina permite, visto que o sensor é o mesmo, o ruído diminui?
 
Última edição:
Não, o ruido não diminui. Torna-se é menos visível porque a foto em si também fica mais pequena. Mas é sempre preferível tirar com os 12 e depois logo resolves isso no PC.

Sim, é possível baixar o ISO e compensar com o tempo de exposição. E tendo a G9 estabilizador, consegues usar tempos de exposição um pouco mais lentos que o normal sem necessidade de tripé. Uma SLR como a D40 só tem estabilizador se a lente tiver, e isso implica uma lente mais cara ainda.

Em relação ao Liveview, para tirares todo o partido de uma SLR tens que aprender a viver sem isso, mesmo que a máquina tenha essa função.
 
Já estive a ver informação pela net e a pensar bastante. A Panasonic Lumix DMC-FZ 8 e a Canon Powershot G9 são as duas que estão na minha mira.

Quero tomar uma decisão o mais acertada possível e deixo a vossa experiência em fotografia e em máquinas fazer-se sentir.

Coloco, portanto, uma última questão, que poderá ser determinante na minha escolha final:

Que razões me podem apontar para comprar a FZ 8 em vez da G9? (aceito todas e mais algumas sugestões)

Grato! ;)
 
Já estive a ver informação pela net e a pensar bastante. A Panasonic Lumix DMC-FZ 8 e a Canon Powershot G9 são as duas que estão na minha mira.

Quero tomar uma decisão o mais acertada possível e deixo a vossa experiência em fotografia e em máquinas fazer-se sentir.

Coloco, portanto, uma última questão, que poderá ser determinante na minha escolha final:

Que razões me podem apontar para comprar a FZ 8 em vez da G9? (aceito todas e mais algumas sugestões)

Grato! ;)

O preço sem duvida! E nao sei se nao é mais rapida!
 
A fz8 faz tudo o que faz a g9 e ainda mais, por ter uma lente ainda mais versátil. E custa metade. Mas não cabe num bolso. A g9 é simplesmente a melhor máquina fotográfica do mercado que cabe num bolso.
 
E acho que ninguém focou o facto de a G9 ter hot-shoe, o que expande ainda mais as capacidades da máquina, que para interior é óptimo!
 
A fz8 faz tudo o que faz a g9 e ainda mais, por ter uma lente ainda mais versátil. E custa metade. Mas não cabe num bolso. A g9 é simplesmente a melhor máquina fotográfica do mercado que cabe num bolso.

O que quer dizer isso de ser mais versátil? Tira fotos com melhor qualidade que a G9 ou não é isso?
 
O melhor mesmo era ires a uma casa de fotografia e pedires para experimentar.

Pelo menos na Alemanha as lojas da especialidade não te deixam sair da loja sem experimentares as coisas e fazeres uma boa decisão.

Não ligues aos preços das lojas em portugal, depois podes comprar noutro lado qualquer, mas era bom que fosses tirar umas fotos com uma e com outra na loja e assim tinhas logo uma ideia de como elas são na realidade e não no papel ou no ecrã.

Cumps.
 
O melhor mesmo era ires a uma casa de fotografia e pedires para experimentar.

Pelo menos na Alemanha as lojas da especialidade não te deixam sair da loja sem experimentares as coisas e fazeres uma boa decisão.

Não ligues aos preços das lojas em portugal, depois podes comprar noutro lado qualquer, mas era bom que fosses tirar umas fotos com uma e com outra na loja e assim tinhas logo uma ideia de como elas são na realidade e não no papel ou no ecrã.

Cumps.

Pois, isso era muito porreiro!

Eu tenho hipótese de ir a 2 *****, 3 ***** e 2 Worten. Mas deixam experimentar?
 
O que quer dizer isso de ser mais versátil? Tira fotos com melhor qualidade que a G9 ou não é isso?

Não, mais versátil porque tem um leque de focais mais vasto, adapata-se a mais situações. A g9 cobre dos 35 aos 210mm, e a fz8 vai dos 36 aos 432mm, ou seja, para fotos panoramicas são praticamente iguais, mas depois para telefotografia (para fotos à distância) a panasonic consegue aproximar-se muito mais.

Mais versatil!?! Nao sei, começa nos 36mm a G9 nos 35mm!

Isso é praticamante o mesmo. :p ;) É inegável que o range de focais da panasonic é bem mais versátil.
 
Última edição:
Isso não são casas de fotografia, mas na ***** devem deixar!

Conheces algumas casas de fotografia na zona do Porto, Maia, Matosinhos, que recomendes?

Não, mais versátil porque tem um leque de focais mais vasto, adapata-se a mais situações. A g9 cobre dos 35 aos 210mm, e a fz8 vai dos 36 aos 432mm, ou seja, para fotos panoramicas são praticamente iguais, mas depois para telefotografia (para fotos à distância) a panasonic consegue aproximar-se muito mais.



Isso é praticamante o mesmo. :p ;) É inegável que o range de focais da panasonic é bem mais versátil.

Ah, acho que já fiquei a perceber mais ou menos como funciona. Mas o que eu pretendo é exactamente tirar fotos panorâmicas ou a coisas mas relativamente perto, sem ir captar com pormenor objectos distantes. Posto isto, a versatilidade da FZ 8 já não importa tanto, correcto?

A diferença de preço continua de facto a ser um factor imponente.

O que me faz pensar que a G9 vale mais a pena é os macros de 1cm, os vídeos de boa qualidade, o sensor que é maior (o que diminui o ruído, certo?) e a excelente qualidade de imagem para ISO's abaixo de 100 ou 200. Mas se a FZ 8 for tão boa assim como a G9, nem penso duas vezes.
 
Última edição:
Mas se a FZ 8 for tão boa assim como a G9, nem penso duas vezes.
Não, nem de perto. A FZ mais próxima da G9 é a FZ50.

A fz8 faz tudo o que faz a g9 e ainda mais, por ter uma lente ainda mais versátil. E custa metade. Mas não cabe num bolso. A g9 é simplesmente a melhor máquina fotográfica do mercado que cabe num bolso.

É mais ao contrário. À excepção da gama de focais da lente, a G9 faz tudo o que faz a FZ8 e bastante mais. Acabei de estar 2h30 a brincar com uma G9, aquilo muito mais funções e opções que a FZ8.
Basta ver, por exemplo, o menu do Flash:
FZ8
PanaFZ18_flash_mode.jpg


G9
CanonG9_built-in_flash_menu.jpg
CanonG9_external_flash_menu.jpg


E o resto é tudo assim. Opções e mais opções e mais opções... Tem menus e botões que nunca mais acaba. De longe a "não-SLR" mais completa que já usei.

Vantagens da FZ8? Lente mais versátil (é inevitável, são máquinas de tamanhos bem diferentes) e disparo continuo mais rápido.
 
sem entrar em grandes pormenores, olha para a 1ª e 2ª cortina como a fase da exposição.

com sincronismo do flash à 1ª cortina, o flash dispara no inicio da exposição, enquanto que no sincronismo do flash à 2ª cortina, o flash dispara no final da exposição...
 
sem entrar em grandes pormenores, olha para a 1ª e 2ª cortina como a fase da exposição.

com sincronismo do flash à 1ª cortina, o flash dispara no inicio da exposição, enquanto que no sincronismo do flash à 2ª cortina, o flash dispara no final da exposição...

Desculpa a ignorância, mas o que são as cortinas?
 
Back
Topo