Powershot G9 ou S5 IS, há melhor?!

Já percebi! ;)

E qual é a vantagem ou desvantagem de ter o flash a disparar à 1ª ou à 2ª cortina?

Depende da foto que estás a tirar. Por vezes é mais conveniente que o flash só dispare no fim da foto. Por exemplo para pessoas, muita gente tem a mania de se mexer assim que vêm o flash, se só disparar no fim, não dá tempo para se mexerem ou para fecharem os olhos. Mas há mais utilizações.
 
Depende da foto que estás a tirar. Por vezes é mais conveniente que o flash só dispare no fim da foto. Por exemplo para pessoas, muita gente tem a mania de se mexer assim que vêm o flash, se só disparar no fim, não dá tempo para se mexerem ou para fecharem os olhos. Mas há mais utilizações.

Então isso dá bastante jeito! Reduz as hipóteses de haver pessoal a "dormir" nas fotos. :D
 
Se encontrares algum dispositivo que faça isso... Mas com que utilidade teria isso?

Para tirar fotos a pessoas ou objectos próximos, em locais com pouca luz.

Em vez de ter um enorme flash a cegar toda gente e a deixar sombras nas fotografias e caras pálidas que nem vampiros, era ter uma lâmpada com uma luz controlada e contínua.

Achas que funcionava?
 
Para tirar fotos a pessoas ou objectos próximos, em locais com pouca luz.

Em vez de ter um enorme flash a cegar toda gente e a deixar sombras nas fotografias e caras pálidas que nem vampiros, era ter uma lâmpada com uma luz controlada e contínua.

Achas que funcionava?

Não.

Uma luz contínua consome muito e está longe de ser tão forte como um flash. Terias que andar com um gerador atrás.
Uma luz que fosse mais fraca seria o mesmo que um candeeiro, algo que está muito longe de dar uma luz "boa" para fotografar.
Mais, desde que a exposição seja igual e o sítio onde tens a luz também, irias obter na mesma caras pálidas, com as mesmas sombras, etc...

O máximo que podes fazer é reduzir a potência do flash (os flashes são luz controlada) ou então usar um difusor para espalhar melhor a luz. A parte das caras pálidas, depende de máquina para máquina, não acontece com todas, mas podes sempre regular a máquina para obteres tons mais quentes.
 
Vi a Nikon D40 à venda com um lente incluída (18-55mm) por 349 € na Worten. Pegar e andar, sem ter que mandar vir de fora com todos os inconvenientes.

É um bocado irresistível ver uma SLR a este preço mesmo que não seja uma de gama baixa, visto que mesmo a D40 tem qualidade fotográfica superior à melhor compacta. (E a G9 fica por mais euros).

Andar com a lente atrás e não ter LiveShow são aspectos que me afastam um pouco da compra da D40. No entanto penso que me habituaria a utilizar o viewfinder óptico (que pelo que dizem tem boa qualidade de imagem).

A G9 é boa, mas a D40 sempre seria uma SLR!

Assim eu tracei o seguinte raciocício:

Compro uma compacta boa agora (a G9) e entretenho-me por uns anitos a tirar fotos e fazer algumas brincadeiras. Acho que a G9 já dá para muita coisa.

Mais daqui a uns tempos, se quiser algo melhor e quando tiver mais euros (caso tenha :D) compro uma SLR, e em vez de ser uma D40 pode ser uma já melhor.

Se achar que não compensa uma SLR, fico-me pela G9, mas pelo menos não me meto numa SLR agora e sob pena de não me habituar a ela, não poder usá-la como point & shoot, e nem ter ao mesmo tempo uma compacta. Nem pau, nem bola. Entendem?

Acham que estou a pensar bem? Ou fazia melhor comprar a D40? :D

É um investimento ainda um bocado grande para mim, mas como gosto de fotografia não me importo de o fazer. Simplesmente não me queria arrepender depois da compra.
 
Acho que estás a pensar bem. Até porque tens aí algumas "falhas" no raciocino que talvez te inclinem ainda mais para G9.

1- A Nikon D40 com a 18-55 do kit não tem obrigatoriamente melhor qualidade de imagem que a G9. Há que ter em atenção que a G9 não é uma compacta qualquer e que tem uma lente da mais alta qualidade. Logo numa situação favorável, a G9 pode efectivamente conseguir melhor qualidade de imagem que uma SLR com a lente de kit.

2- A Nikon D40 vende-se a esse preço apenas com a 18-55 do kit. Pode ser suficiente para os teus objectivos (visto que já disseste mais atrás que não precisas de muito zoom), mas não deixa de ser uma lente extremamente limitada, tanto em focais, como em aberturas. Algo que talvez te levasse a querer comprar outra lente num futuro muito próximo.
Para teres um termo de comparação, a lente da Nikon é uma lente equivalente a uma 28-82mm enquanto a da G9 é uma 35-210mm. Ficarias com um pouco mais wide, mas com um máximo de 82mm não conseguirás captar detalhes em nada a mais de uns 2m de distância, ou seja é uma lente relativamente curta.

3- A Nikon D40 tem muito melhores ISOs altos que a G9, mas dado que a lente do kit é 1 a 2 stops mais limitada que a da G9, essa vantagem ficaria pouco notória até comprares uma lente mais luminosa para a D40.

Depois há a tal história. A Nikon D40 é uma SLR e tal como todas as outras SLR é um mundo de possibilidades, desde de que haja dinheiro e vontade. Mas há que saber que isso tem implicações e nem toda a gente se adapta ou gosta de SLRs. Muitos compram com aquela ideia de uma qualidade do outro mundo e acabam por as confinar à gaveta, ou porque não as sabem usar/não se adaptaram, ou porque só têm uma lente muito limitada e não querem comprar outra lente, ou porque não vêem melhorias significativas na qualidade de imagem, ou porque são pesadas, ou porque têm que andar com corpo e lentes atrás...

Enfim, uma SLR é muito bom, mas não é a melhor opção para toda a gente.
 
Última edição:
Depois há a tal história. A Nikon D40 é uma SLR e tal como todas as outras SLR é um mundo de possibilidades, desde de que haja dinheiro e vontade. Mas há que saber que isso tem implicações e nem toda a gente se adapta ou gosta de SLRs. Muitos compram com aquela ideia de uma qualidade do outro mundo e acabam por as confinar à gaveta, ou porque não as sabem usar/não se adaptaram, ou porque só têm uma lente muito limitada e não querem comprar outra lente, ou porque não vêem melhorias significativas na qualidade de imagem, ou porque são pesadas, ou porque têm que andar com corpo e lentes atrás...

Enfim, uma SLR é muito bom, mas não é a melhor opção para toda a gente.

Pois, é exactamente por alguns dos aspectos que mencionas que me põe a D40 (como SLR que é) como uma escolha com maior hipótese de fracasso. O ter de arrastar uma mala com lentes atrás não é uma boa ideia para a maioria das situações mesmo que a qualidade seja muito superior.

No caso de ir para um lugar com o objectivo definido de fotografar, tirar boas fotos, aí sim não tinha qualquer problema em carregar uma mala nem que fosse com 5 lentes. Boa imagem, fotos 5 estrelas. Mas este seria um caso mais remoto para mim, porque não faço isto todas as semanas nem todos os meses.

Uso mais a máquina em ocasiões informais, do género, vou sair com amigos até determinado local e levo a máquina comigo. Se houver oportunidade tiro fotos, se não houver não tiro. Como vou para sítios bem diferentes com situações díspares de luz, desde que a máquina esteja sempre comigo e pronta a disparar na ocasião conveniente, é o que mais me importa. E claro, isto acompanhado da melhor qualidade e funcionalidade possível, visto que não fotografo só pessoas mas também paisagens (diurnas e nocturnas) e macros, e valorizo muito a cor, pormenor e nitidez da imagem.

Assim, e pelo teu conselho, acho que vou mesmo para a G9. ;)
 
Para carregares com 5 lentes, primeiro tinhas que as comprar... $$$$$$$$$$$$$$$$ lol

Acho que fazes bem. Ainda no sábado um amigo meu comprou uma e está a delirar com a máquina. Ele que quando entrou na loja "Rui, ajuda-me lá aí a escolher uma máquina porreira mas toda automática", depois comprou com a ideia "Se calhar não vou dar uso a tanta função, mas é a que tem mais qualidade". Ao final da noite "Epah, isto das prioridades à abertura e meterings, etc, até é fixe!".
 
Eu tive na mesma situação que tu, e acabei por comprar a G9.

É uma compacta espectacular mesmo. Não me vou alongar muito nas desvantagens/vantagens para as SLR, o Rui Marto já disse tudo.

As limitações que me surgem, e é raro acontecer, é a nível das distâncias focais. Um bocadito mais de wide, ali nos 28mm e ficava no ponto, partindo do principio que não me estragava as outras gamas focais, o que é impossível.

A nível de tele, não me posso queixar, às vezes gostava de ter mais, mas não é algo que me tenha limitado assim tanta vez. Até porque com a lente no máximo, com menos luz, mesmo com o IS já fica complicado de a tirar nítida. Apesar de já ter tirado uma a 1/4s com IS à noite [não a tinha no máximo, por acaso, devia andar por volta de metade], e ter ficado bem, é um calhar, e depende das mãos no momento ^^. Com muita luz fica 95% das vezes bem.

Também queria mais que os 15' de exposição, talvez um firmware novo resolva isso futuramente. Não percebo o porquê dos 15'.

Vou comprar agora o adaptador para os filtros, para fazer umas brincadeiras com os polarizadores e afins. No futuro talvez compre os adaptadores wide/tele, não sei se justifica, ou se perco muita definição. Assim fico com alguns acessórios para os dias em que saio de propósito para fotografar. De resto ela anda praticamente todos os dias comigo, vantagens de uma compacta :p

Se ficasse aqui a falar da máquina, nunca mais saia daqui, é mesmo um mundo a explorar, quando a comprei não sabia que fazia tanta coisa, e só me tem dado boas surpresas.

Cumps
 
'pestáculo!! :D

Espero então fazer a mesma boa compra. :)

Rui, estou a pensar encomendá-la no Digital Wonder World. Tu que conheces melhor aquilo, se houver problema com a máquina, posso recorrer a uma assistência Canon aqui, dentro da garantia, sem qualquer custo para mim?

Qual é a tua experiência com a DWW nesses casos?
 
Nenhuma, é a primeira vez que compro lá. Mas imensa gente compra lá e não têm razões de queixa a não ser uma transportadora manhosa que eles usam (a GLS). E sim, ao tanto quanto sei a garantia é válida em toda a União Europeia, por isso eles cá só têm que aceitar.
 
Nenhuma, é a primeira vez que compro lá. Mas imensa gente compra lá e não têm razões de queixa a não ser uma transportadora manhosa que eles usam (a GLS). E sim, ao tanto quanto sei a garantia é válida em toda a União Europeia, por isso eles cá só têm que aceitar.

Eu simulei um checkout lá e tinha 3 transportadores: a GLS (a mais barata) a FedEx e TNT (mais caras).

Eu sei que é válida, mas a minha preocupação é mais no sentido de chegar à Canon cá e eles dizerem-me que como não lhes comprei a eles, eles não assumem a resolução do problema gratuitamente (dentro da garantia).

Tipo, se comprares alguma coisa na *****, não podes reclamar na Worten e vice-versa. Entendes o que quero dizer?

Não sei bem como isso funciona. Enviei um email para as informações deles ao que me disseram que 1 ano a Canon assegura, o 2º ano são eles. Mas não fiquei esclarecido quanto a se posso fazê-lo aqui em Portugal num posto físico ou se tenho de enviar a material pelo correio (com todas suas as implicações chatas).
 
Se tens uma máquina Canon, de certeza que a compraste à Canon. :p A não ser que a Nikon tenha começado a fazer máquinas da Canon. lol
Essa situação do não comprares a eles só se aplica a importadores e revendedores. Uma marca nunca pode dizer tal coisa. mesmo assim os importadores são obrigados a prestar assistência a qualquer máquina da marca, desde que a garantia seja válida.

Quem costuma ter mais esse tipo de problemas é o pessoal que compra Nikon, porque a Finicon (importadora ibérica) arma-se em chata. Nada que não se resolva com umas cartas para a sede da Nikon.

Aqui a situação é igual. Pela lei europeia a Canon é obrigada a dar assitência por dois anos e penso que seja obrigada a aceitar a máquina num posto físico cá em Portugal.
 
Back
Topo