1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Powershot G9 vs DMC-FZ 50

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Bensan, 22 de Junho de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 1009)

1. Bensan

Bensan Power Member

A julgar pelos preços em vários locais, a FZ50 é melhor, por ser mais cara. É mesmo?

Pelo que percebi, a FZ50 é superior à primas FZ8 e FZ18, e consegue elevar-se para os níveis da G9.

A FZ50 é uma máquina maior, menos compacta, mas aparte disso e do facto de ter uma lente mais versátil, pode-se dizer que tira fotografias com melhor qualidade que a G9?

G9 vs FZ 50

O que justifica um preço mais elevado para a FZ50?

2. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Eu por esses preços comprava a FZ18 e estava muito bem servido.

São 2 optimas máquinas. A G9 é melhor no que toca a macro se não me engano, e a FZ50 cobre grandes distancias.
    Além disso o zoom e o foco são manuais por anel o que é muito porreiro.

Depois tens o problema do preço e do tamanho.

Tive a FZ30 na mao e andei com ela um dia inteiro, e digo-te, que é muito confortavel e o tamanho não é nada de chamar a atenção. É grandinha mas quantobasta.

3. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A FZ18 é uma máquina bem abaixo de qualquer uma destas duas. Tem 18x de zoom e ponto. Tanto a FZ50 como a G9 superam a FZ18 em tudo ou quase tudo.

RSantos, em relação à tua dúvida, as coisas não se medem pelo preço.

A FZ50 é mais tipo SLR. Tem anéis e uma lente com mais zoom. A G9 é uma compacta.

Aparte de tamanhos e da lente mais versátil, a G9 tira melhores fotos.

Agora se justifica ou não tu é que sabes. A G9 é melhor, mas a FZ50 é mais versátil e mais confortável de se usar.

4. Bensan

Bensan Power Member

Ok ;)

Sendo assim, acho que vou avançar para a G9.

Pena é que a bateria acaba rápido.

Vou ter que andar sempre com uma suplente atrás.

E cartão de memória o que aconselham?

5. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sandisk Extreme III 2Gb.

Quanto à bateria não sei. Ainda tenho que ver para quantas fotos dá, mas no site da Canon diz 240.

6. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Preço, wide, telephoto, macro e o tamanho da máquina. (isto contra a FZ50)

O autonomia da FZ18 tambem suspeito que seja superior.

7. Rui Marto

Rui Marto Power Member

E queres comparar isso com tudo o que perdes a nível fotográfico e em qualidade de imagem?!
    Em relação ao tamanho a FZ18 também não é nada pequena, por isso mal por mal, ao menos a FZ50 tem os anéis de zoom e focagem.

Tu (como já se percebeu) dás uma grande importância à versatilidade da lente. A maioria das outras pessoas não, desde que seja versátil o suficiente, está bom. E versátil o suficiente para mim é um zoom entre 5 a 10x, mas para muitos até pode ser um zoom de 3x.
    Outros (como eu) metem a qualidade de imagem acima de tudo e pelos vistos o RSantoss também visto que ele próprio disse logo no primeiro post: "mas aparte disso e do facto de ter uma lente mais versátil".

Última edição: 22 de Junho de 2008
  8. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Só estava a dizer que a FZ18 nao era superada em praticamente todos os aspectos como disseste.

É grande a FZ18? olha que a G9 não é assim tão mini. E comparada com a FZ50 a FZ18 é bastante pequena.

9. Bensan

Bensan Power Member

A G9 não é uma compacta como as demais. É uma compacta 'gordinha'. Eu já a vi na FNAC, dentro duma redoma de acrílico, e apesar de compacta é maior que as outras compactas (mas também muito melhor que essas).

Mas se falarmos em dimensões, números, temos:

G9

Comprimento = 10,8 cm
    Altura = 7,4 cm
    Profundidade (com a lente toda de fora) = 7,1 cm

Um total de 567,4 cm cúbicos

FZ18

Comprimento = 12,5 cm
    Altura = 7,6 cm
    Profundidade (penso que já com a lente) = 10,6 cm

Um total de 1007 cm cúbicos

FZ50

Comprimento = 14,1 cm
    Altura = 7,6 cm
    Profundidade (já com lente) = 14,2 cm

Um total de 1721,9 cm cúbicos

A FZ50 é a maior de facto, mas tem qualidade de imagem superior à FZ18. Tem também um sensor maior, quase tão grande como a G9.

A FZ18 tem a vantagem do macro 1cm face aos 5cm da FZ50, e também a lente que é mais versátil. Mas como o Rui referiu isto pode ser determinante para uns e não o ser para outros.

Depende na necessidade e da aplicação em que a pessoa/fotografo a vai utilizar.

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Naquilo que é relevante, é. Só não é superada em versatilidade, como qualquer outra super-zoom, mas isso é apenas uma característica (zoom). Em todas as outras é superada, logo é superada em todas ou quase todas.
    E para muita gente é uma característica irrelevante. Como te disse, muita gente, desde que a máquina tenha o suficiente, já não querem saber disso.

Ainda ontem estive com elas todas na mão.
    A G9 não é assim tão mini, aliás, a G9 não é mini de todo. É uma compacta relativamente grande. Mas continua a ser uma compacta.
    Já entre a FZ50 e FZ18, a diferença principal é na profundidade, devido aos anéis.

Última edição: 22 de Junho de 2008
  11. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Eu acho a autonomia, o tamanho, o macro, a cobertura tanto em wide e telephoto e o PREÇO importante. Se acham isso pouco relevante e gostam de bons resultados a 10000000 ISO tudo bem.

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

10000000 ISO?! Enfim...

Isso são coisas algo relativas. Nem toda a gente faz macros, nem toda a gente precisa de 28mm e nem toda a gente precisa de 500mm. O tamanho da FZ50 acaba por ser justificado pelo handling SLR-like que é apreciado por muitos.
    O preço ainda é a coisa mais relativa de tudo. Cada um define os seus limites dentro do que pode pagar, ou dentro do que acha justificável. Tu preferes pagar menos, há quem prefira comprar o melhor. E não tenhas dúvidas de que a FZ50 e a G9 são mais caras, mas têm muito mais funções e controlos que a FZ18, assim como mais qualidade de imagem, tanto na lente como no sensor.

13. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Pronto. Tudo bem. Apenas acho que a FZ50 e a G9 estão muito overpriced.

14. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Repara que são gamas distintas. Uma coisa é dizer que é raro encontrar quem esteja disposto a dar o valor estipulado pelas máquinas, outra completamente diferente, é dizer que não valem o que custam.
    O que me parece que estás a dizer com o overpriced é que elas não valem o que custam. Ora sendo única naquilo que faz, a G9 vale todos os centimos, pela exclusividade (que nem a DP1 me pareceu conquistar).

A meu ver, e dado que a G9 considerada o top das compactas e a FZ50 do top 3 das bridges justificam o dinheiro, porque simplesmente é um segmento diferente.
    Agora dizer que não davas tanto € por essa ou aquela máquina, é o teu direito e aceitamos.

Relativamente á FZ18 vs FZ50, não se trata do rendimento a ISO elevados, porque logo a ISO100 tens diferenças. Não se trata de tamanho, apesar da FZ50 ser maior.
    Trata-se de controlo, precisão, handling, óptica, features (...)

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

É a tal questão que o ||Ferarri|| já focou. Tu podes não dar valor ao que máquinas deste segmento te dão a mais, por isso não davas o que elas custam. Mas quem quer o topo dos topos em qualidade e com possibilidades fotográficas muito mais à frente, ou compra uma máquina destas ou única alternativa é uma SLR. E as SLR têm implicações que não são convenientes a toda a gente.

Eu também te posso dizer que não dava 7.000€ por uma Canon 1Ds, mas daí a dizer que é "overpriced" vai um grande passo.

16. tigazoid

tigazoid Power Member

Boa noite pessoal.

Tenho uma duvida que não está directamente relacionada com a thread... Eu tb estou indeciso na escolha da maquina para comprar. Tou a ponderar a possibilidade de mandar vir do site Amazon ou de outro site Norte-Americano uma Panasonic FZ50, mas tenho 2 duvidas:
    - A nível de software, como a maquina viria dos EUA, ia haver incompatibilidades?
    - Como a máquina é a bateria, e a bateria tem de se carregar ligando á maquina á corrente eléctrica, ia ter problemas, visto a voltagem da rede electrica dos EUA não ser igual á nossa? :confused:

Mais uma vez agradeço a vossa ajuda.

Um abraço

17. Rui Marto

Rui Marto Power Member

O Amazon não vende máquinas para Portugal. E se mandares vir dos EUA perdes a garantia, tens que lidar com a alfândega e tens que comprar um carregador (ou ficha) para a europa.

18. tigazoid

tigazoid Power Member

Obrigado Rui Marto.

Ou seja, só tenho inconvenientes: perco a garantia e ainda acrescento uns $$ ao preço base devido á Alfandega?

OBrigado

19. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sim, é provável que não ganhes nada com isso. Comprar nos EUA só indo lá buscar.

20. tigazoid

tigazoid Power Member

Ok.

Pode ser que consiga que alguém me traga uma maquina nas férias de Verão. Mas ainda tenho de ponderar bem se vale a pena perder a garantia em prol de ganhar alguns $$.

Obrigado

Abraço

Partilhar esta Página