POWERVR SGX540 vs Mali 400 mp4

pirata ordep

Power Member
melhor gpu para jogos? mali esta no xperia s no xperia p e no xperia u. o powervr esta no lg maximo 3d. qual tem o melhor desempenho em jogos e quem aguentara melhor o futuro dos jogos? tipo pes 2013 real racing 3 ou nova 4...
 
Boas. Nenhum desses diria... o SGX540 está bem desactualizado e correrá os jogos aos Soluços...(NO EXEMPLO DO Optimus 3D com TI OMAP 4430 e SGX540 é mesmo bem fraco com processador Cortex A9 1GHz tambem tal como no P e no U, embora estes ultimos sejam melhores.), quanto ao Mali400... diria que apenas o do SGSIII está clockado na velocidade decente e máxima.
Quanto ao Optimus 3D é mesmo mau... bugs, freezes conhecidos, probs de bateria e ecrâ... O SGSII come o Optimus 3D ao pequeno almoço!

Ora vejemos:

Estás errado... O Xperia S tem o Qualcomm MSM8260 Snapdragon com Adreno 220. Tanto ou quanto desactualizado!

O Xperia P tem NovaThor U8500 com Mali400MP mas clockado de forma que parece um SGSII capado... ou seja até o SII é mais potente!!
O Xperia U STE U8500(igual ao P) com Mali400MP clockada de igual forma ao P...!
Ambos o P e o U correm um Processador Cortex A9 - 1Ghz(são fracos para os 3 jogos referidos)!
 
Última edição:
Tenho o Galaxy Nexus com o SGX540, e não há jogo que tenha instalado que corra aos soluços. Se conheceres alguns ,diz-me para instalar e testar se dá soluços.

A Mali400mp do S2 e S3 tem 4 cores no gpu. A do xperia, tem apenas 1 core. Não tem nada a ver.
 
Tenho o Galaxy Nexus com o SGX540, e não há jogo que tenha instalado que corra aos soluços. Se conheceres alguns ,diz-me para instalar e testar se dá soluços.

A Mali400mp do S2 e S3 tem 4 cores no gpu. A do xperia, tem apenas 1 core. Não tem nada a ver.

Sim, tambem gostava de saber, porque estou como tu, nao ha jogo que nao corra. E no meu caso ainda havia desculpa, estamos a falar de num Nexus S.

A GSX 540 claro que esta desactualizada, agora correr jogos aos soluços? No Nexus S ate corre o Dead Trigger (que nao é um jogo leve) sem qualquer problema.

E atençao a uma coisa, os problemas de lentidao e freezes do 3D nao têm bem haver com hardware, é meter uma CM9 e ver que o hardware é bastante bom.
 
Última edição:
Dado que o Optimus 3D e o Xperia U têm a mesma resolução, podem ser comparados directamente em termos de desempenho gráfico.

Usa esta ferramenta da Anandtech para ver uns benchmarks.

Olhando para o GL Benchmark têm um desempenho gráfico idêntico.
 
Gostava de saber onde foste buscar essa informaçao, por favor.

Tens essa informação na página da wikipedia dos exynos (samsung) e dos novathor (st-ericsson), e nas apresentações dos próprios SoC.
Na realidade, chamar "quad core" a um Mali 400MP4 é bastante enganador (tal como os 12 cores do tegra 3).
O x no MPx refere-se apenas à quantidade de pixel shaders (que no opengl chamam-se fragment shaders).O Mali 400 tem sempre 1 vertex shader e 1-4 pixel shaders. O Tegra 3 tem um vertex shader vec4 e dois pixel shaders vec4 e como consegue processar 12 instruções de uma vez chamam-lhe logo "12 core"..
É claro que os departamentos de marketing adoram usar a palavra 'core' para tudo e mais alguma coisa hoje em dia, mas só os GPUs da powervr é que realmente usam 4 "cores" quando aparece "MP4".
 
Relativamente ao resto, acho que o Mali 400MP1 no U8500 dos Xperia U, Sola, etc. é mais lento que o SGX540 a 300MHz no omap4430.
O Optimus 3D tem o problema de ainda estar a usar os drivers antigos que a powervr tinha no GingerBread, pelo que perde um pedaço para as implementações com ICS e JellyBean, mas ainda assim é mais rápido que o Mali 400MP1:
http://www.glbenchmark.com/compare....D3=Motorola DROID RAZR&D4=Google Galaxy Nexus
Mas com o update para o ICS que deve vir nas próximas semanas, o Optimus 3D deve vir para bem perto do Galaxy Nexus em performance 3D, e depois a 800*480 o SGX540 já deve "voar".

Nos jogos Android, é raro ver stuttering porque os próprios jogos determinam os parâmetros de qualidade de acordo com a performance do GPU presente. O meu tablet com Tegra 2 também corre o Dead Trigger a 720p sem soluços. A diferença é que de certeza que não tem o mesmo detalhe do que teria se usasse um Tegra 3, Exynos 4412 ou MSM8x60.
 
Última edição:
epah desculpem so por responder agora... tive o fim de semana fora. mas gostei do dialogo e discução. vi o galaxy nexus no ***** por 375. de todos os que falamos parece o melhor. parece acima do galaxy s 2 e abaixo do galaxy s 3 (bem abaixo) mas parece bem acima do xperia u e do lg 3d. mas o preço tb é bem superior. axam que o desempenho do galaxy nexus vale a pena a diferença de 175 euros para o xperia u e lg 3d?
 
Nos Nexus, a Google da uma grande importância ao software, pelo que o Galaxy Nexus é consideravelmente melhor que o 3D e o U, e consegue ser tão rápido como o S3 com ICS.
 
Nos Nexus, a Google da uma grande importância ao software, pelo que o Galaxy Nexus é consideravelmente melhor que o 3D e o U, e consegue ser tão rápido como o S3 com ICS.

hum... pelo que tenho visto o nexus é grande smart mas está a anos luz do sII no desempenho de processamento de calculo e de graficos...
http://www.anandtech.com/bench/Product/489?vs=503 -> galaxy sII vs galaxy nexus.
http://www.glbenchmark.com/compare.jsp -> galaxy sII vs galaxy nexus.

se formos a comparar o sII com o nexus, o preço do sII no ***** mais caro 20€ que o nexus. e o sII é muito mais maquina que o nexus, axo que poerferia gastar mais 20€ num telemovel desatualizado e com mais idade ( ja saiu o modelo seguine sIII) do que comprar um telemovel relativamente recente com um bruto ecra de 4.7" e 1200 de resoluçao e com um desempenho muito inferior, quase a metade do valor a nivel grafico.
 
Última edição:
hum... pelo que tenho visto o nexus é grande smart mas está a anos luz do sII no desempenho de processamento de calculo e de graficos...
http://www.anandtech.com/bench/Product/489?vs=503 -> galaxy sII vs galaxy nexus.
http://www.glbenchmark.com/compare.jsp -> galaxy sII vs galaxy nexus.

se formos a comparar o sII com o nexus, o preço do sII no ***** mais caro 20€ que o nexus. e o sII é muito mais maquina que o nexus, axo que poerferia gastar mais 20€ num telemovel desatualizado e com mais idade ( ja saiu o modelo seguine sIII) do que comprar um telemovel relativamente recente com um bruto ecra de 4.7" e 1200 de resoluçao e com um desempenho muito inferior, quase a metade do valor a nivel grafico.

No que toca a capacidade grafica sim... Mas não te esqueças que o S2 está a puxar 480x800, enquando o nexus puxa 720p ;)

Entre os dois prefiro sem duvida o Nexus, tem um ecrã maior 4.65 vs 4.3, melhor qualidade de imagem e uam resolução muito superior, e que acredita faz toda a difereça.
A parte de não ter botões fisicos também é muito boa.

E depois tens o AOSP. Enquanto no S2, espera muito tempo por updates, e nem sequer sabes se os vais chegar a ter... No Nexus tens a garantia que és logo o 1º a ser actualizado, e vais ser sempre enquanto o hardware assim o permitir.
Vê por exemplo que o Nexus S tem Jelly Bean, e o Galaxy S que tem exactamente o mesmo Hardware, nem ICS teve.
 
hum... pelo que tenho visto o nexus é grande smart mas está a anos luz do sII no desempenho de processamento de calculo e de graficos...
http://www.anandtech.com/bench/Product/489?vs=503 -> galaxy sII vs galaxy nexus.
http://www.glbenchmark.com/compare.jsp -> galaxy sII vs galaxy nexus.

se formos a comparar o sII com o nexus, o preço do sII no ***** mais caro 20€ que o nexus. e o sII é muito mais maquina que o nexus, axo que poerferia gastar mais 20€ num telemovel desatualizado e com mais idade ( ja saiu o modelo seguine sIII) do que comprar um telemovel relativamente recente com um bruto ecra de 4.7" e 1200 de resoluçao e com um desempenho muito inferior, quase a metade do valor a nivel grafico.

Nao ligo a benchmarks, eles pouco dizem do desempenho real do aparelho, mas este video diz e isto para mim é que importa:

http://www.youtube.com/watch?v=zoctkpaA7-8

Como é claro, o GSIII ira ser mais rapido obvio em tarefas pesadas, mas o hardware que o Nexus têm consegue ter uma fluidez incrivel.
 
Tendo em conta que o interesse do OP são os jogos 3D para Android que vão aparecer em 2013 então eu diria que o Galaxy SII é mais future-proof. O GPU mais poderoso juntamente com a resolução mais baixa no ecrã faz com que tenha bastante melhor performance à resolução nativa.

Encaixa-se uma coisa destas e fica uma excelente consola de jogos portátil com um catálogo de jogos que está a crescer a um ritmo alucinante.
 
hum... pelo que tenho visto o nexus é grande smart mas está a anos luz do sII no desempenho de processamento de calculo e de graficos...
http://www.anandtech.com/bench/Product/489?vs=503 -> galaxy sII vs galaxy nexus.
http://www.glbenchmark.com/compare.jsp -> galaxy sII vs galaxy nexus.

se formos a comparar o sII com o nexus, o preço do sII no ***** mais caro 20€ que o nexus. e o sII é muito mais maquina que o nexus, axo que poerferia gastar mais 20€ num telemovel desatualizado e com mais idade ( ja saiu o modelo seguine sIII) do que comprar um telemovel relativamente recente com um bruto ecra de 4.7" e 1200 de resoluçao e com um desempenho muito inferior, quase a metade do valor a nivel grafico.

Além do melhor desempenho no galaxy SII ainda tens a entrada para cartão SD e rádio nativo que o nexus não têm e melhor câmara.
Em relação ao ecrã perdes em resolução mas também é um sAmoled plus, além que deves ganhar na visibilidade exterior com o SII.
Tens ainda uma comunidade fantástica a suportar o SII que te permite estar sempre actualizado e aproveitar ainda mais o aparelho. ;)
 
No que toca a capacidade grafica sim... Mas não te esqueças que o S2 está a puxar 480x800, enquando o nexus puxa 720p ;)

Entre os dois prefiro sem duvida o Nexus, tem um ecrã maior 4.65 vs 4.3, melhor qualidade de imagem e uam resolução muito superior, e que acredita faz toda a difereça.
A parte de não ter botões fisicos também é muito boa.

E depois tens o AOSP. Enquanto no S2, espera muito tempo por updates, e nem sequer sabes se os vais chegar a ter... No Nexus tens a garantia que és logo o 1º a ser actualizado, e vais ser sempre enquanto o hardware assim o permitir.
Vê por exemplo que o Nexus S tem Jelly Bean, e o Galaxy S que tem exactamente o mesmo Hardware, nem ICS teve.

sem duvida que o que disseste é verdade, mas concerteza ja pegaste num sII e viste a resoluçao e pegaste num sIII a resoluçao é incrivelmente superior mas o olho nem se aprecebe. tendo em vista que n estas a 3 cm do ecra a jogar mas sim a 20-30cm. o ecra é maior mas a resoluçao pouco interessa. em relaçao aos updates axo que o nexus ganha pontos em relaçao ao sII. mas nao sei, ainda tenho duvidas de qual merece quem dê 400€
 
Além do melhor desempenho no galaxy SII ainda tens a entrada para cartão SD e rádio nativo que o nexus não têm e melhor câmara.
Em relação ao ecrã perdes em resolução mas também é um sAmoled plus, além que deves ganhar na visibilidade exterior com o SII.
Tens ainda uma comunidade fantástica a suportar o SII que te permite estar sempre actualizado e aproveitar ainda mais o aparelho. ;)

concordo plenamente.
 
Além do melhor desempenho no galaxy SII ainda tens a entrada para cartão SD e rádio nativo que o nexus não têm e melhor câmara.
Em relação ao ecrã perdes em resolução mas também é um sAmoled plus, além que deves ganhar na visibilidade exterior com o SII.
Tens ainda uma comunidade fantástica a suportar o SII que te permite estar sempre actualizado e aproveitar ainda mais o aparelho. ;)

O Galaxy Nexus tem updates bem mais rápidos e irá ter mais actualizações, so isso já faz dele melhor.


sem duvida que o que disseste é verdade, mas concerteza ja pegaste num sII e viste a resoluçao e pegaste num sIII a resoluçao é incrivelmente superior mas o olho nem se aprecebe. tendo em vista que n estas a 3 cm do ecra a jogar mas sim a 20-30cm. o ecra é maior mas a resoluçao pouco interessa. em relaçao aos updates axo que o nexus ganha pontos em relaçao ao sII. mas nao sei, ainda tenho duvidas de qual merece quem dê 400€

A resolução vai dar mais qualidade de detalhe e de imagem, claro que importa, para além de não usares o aparelho só para jogos por isso vais ter vantagens no browser com mais conteúdo mostrado e com mais qualidade.
 
O Galaxy Nexus tem updates bem mais rápidos e irá ter mais actualizações, so isso já faz dele melhor.

Por isso falei na comunidade a suportar o S2 e não a samsung. Sai para o nexus passado pouco tempo já está no S2 ainda com mais funcionalidades...é certinho. Já com o galaxy S acontece o mesmo.


PS: Já agora, pirata ordep, na questão da resolução e de maneira a esclarecer-te nas mais variáveis que existe entre um e outro ecrã caso tenhas duvidas, dá uma olhada a este tópico do ToTTenTranz . ;)
 
Última edição:
O ecrã com maior resolução e maior densidade de pixels (neste caso, o Galaxy Nexus) vai sofrer de menor aliasing em jogos... assumindo que o jogo é renderizado na resolução total do ecrã, o que nem sempre acontece - e duvido que aconteça muitas vezes daqui para a frente, ao usar um SGX540 a 307MHz para renderizar a 1280*720.
No entanto, a performance 3D muito superior do Galaxy SII faz dele um smartphone bastante melhor para jogos e com maior longevidade nesse campo, como já se disse.


Penso que não vale a pena tentar impingir aos outros a definição de cada um sobre o que é "um smartphone melhor".
Uns podem dar mais valor à velocidade de transição de menus e actualizações do sistema operativo, outros podem dar mais importância à qualidade da cãmara e à performance 3D, e por isso é que existem vários modelos com diferenças entre si.

Se fosse para mim, provavelmente também escolhia o Galaxy Nexus em vez do Galaxy SII (tendo em conta que já tenho um N8 para câmara, música e storage), mas tenho perfeita noção de que o SII é bastante melhor para jogos, e o OP deixou claro qual é a preferência dele relativamente à utilização.
 
Última edição:
Back
Topo