1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

PPU: Physics Processing Unit: nova Era no hardware para jogos?

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por ToTTenTranz, 8 de Março de 2005. (Respostas: 63; Visualizações: 4185)

  1. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    http://www.ageia.com/
    [​IMG]

    Entrevista com o presidente e vice-presidente da Ageia: http://www.gamers-depot.com/interviews/agiea/001.htm


    Do theinquirer:
    pdf com mais esclarecimentos sobre as próximas "placas físicas": http://www.ageia.com/pdf/wp_2005_3_physics_gameplay.pdf



    [​IMG]
    [​IMG]
     
    Última edição: 8 de Março de 2005
  2. S.T.E.E.L.

    S.T.E.E.L. Power Member

    Que fixe! Espero que isto ajude a melhorar a física dos jogos futuros, já que na minha opinião este é o grande ponto fraco da maioria dos actuais.
     
  3. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Esta placa, é universal :D :D Serve tanto em PCI-EX como PCI normal :P

    Muito a frente mesmo :P

    Vamos ver no que isso é capaz de fazer aos jogos, e com memória dedicada, deve dar um boostzito :P

    Lá vai o ppl que tem board com SLI e 2-3x PCI enche-las com esta placas :x2:
     
    Última edição: 8 de Março de 2005
  4. blastarr

    blastarr Power Member

    Desculpem, mas esta não vai colar, por muito boa que seja a placa...
    Já é difícil para a ATI e Nvidia vender placas gráficas de topo, querem-me dizer como vão estes convencer alguém a comprar uma placa de nicho de mercado que tem tantos transístores (125 milhões) como uma geforce fx 5800 ultra... só para a física de um nº limitado de jogos ? A maior parte das pessoas nem sabe o que é Física !
    Tudo isto é algo que seria mto interessante... se estivesse numa placa gráfica.
     
  5. microcris

    microcris Power Member

    Venha ela. Já há um tempinho que não aparecia algo realmente inovador :)
    É uma nova vida para os jogos em pc :)
    Espero bem que não se estiquem muito nos preços
     
    Última edição: 8 de Março de 2005
  6. Cool_Fury

    Cool_Fury Power Member

    A minha dúvida é se realmente para o futuro será mesmo necessário uma placa dedicada para os motores físicos de um jogo ou se o poder de processamento "normal" de um pc será suficiente... agora assim de repente até me lembrei dos dual processors ai a chegar...um podia tratar do motor fisico, não?
    Just my 2 cents
    Cumps
     
  7. |Oc|CRASH_OVer

    |Oc|CRASH_OVer Suspenso

    nao era esse o campo dos cpus?

    ora bem, ja ninguem vai precisar de comprar cpus potentes...
     
  8. Xpirit

    Xpirit Banido

    Pena é não dizerem nada sobre o chip. Niente, nada, niet!
     
  9. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member


    Respondendo com outra quote:

    Estamos a falar de gerir as físicas de até 1000 vezes mais objectos do que um cpu high end... Por muitos cpus (ou nesse caso, cores) dedicados que tivesses, dificilmente irias conseguir atingir a fasquia que o PhysX atinge..


    Um cálculo efectuado por hardware específico é sempre muitas vezes mais rápido que uma "emulação" pelo cpu..
    Só para dar uma ideia, uma voodoo2 ainda é muito mais rápida a gerir texturas do que um Athlon FX55.





    Eu penso que se esta tecnologia vingar, esta será a grande vantagem dos pcs sobre as consolas de próxima geração, já que por esta altura parece-me bastante difícil que alguma delas venha a implementar este chip.. (a não ser talvez a Revolution, porque não se sabem pormenores de nada..)
     
  10. Xpirit

    Xpirit Banido

    Vocês apenas estão a comentar coisas *vagas* e nada de concreto. Não se sabe nada acerca do chip. Assim também posso dizer que o meu PPUpirit é 1000000000x mais rápido que qualquer CPU.
     
  11. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

    A ideia de um PPU já não é de agora, mas estava à espera de uma Ati ou nVidia a apresentarem e não uma companhia desconhecida.

    Demo:
    http://www.novodex.com/rocket/NovodexRocket_V1_1.exe
    (para pegar nos objectos é com o botão direiro do rato)

    Q&A: Epic Games' Tim Sweeney on Ageia PhysX:
    http://www.gamespot.com/news/2005/03/08/news_6119896.html

    Ubisoft and AGEIA Join Forces to Re-Ignite Game Innovation:
    http://biz.yahoo.com/prnews/050308/sftu106_1.html

    Suporte da Epic e da Ubisoft, não é mau. Quando a primeiras placas acelaradoras apareceram, também não tiveram suporte imediato, mas preferia ver uma Microsoft ou o Havok no lugar da Epic e da Ubi.

    Veremos se tem sucesso e se é util para outras coisas sem ser jogos :D.
     
    Última edição: 9 de Março de 2005
  12. ToTTenTranz

    ToTTenTranz Power Member

    Para ter como principais apoiantes a TSMC e o Bank of America, se o pessoal da Epic, Id e outros viram e falaram bem daquilo então de certeza que não é #só# hype. E como vês pelas fotos tambem não é vaporware.



    Em relação a especificações:

    bus Pci-express ou PCI normal
    Consumo de 25W
    125 milhões de transístores
    memória dedicada, pelo que dizem são 128Mb de GDDR3
    Suporta 40.000 "corpos".

    Depois tirado do site:

    Que mais é que tu queres que eles mostrem? Nenhum de nós faz a mínima ideia de como funciona um chip daqueles..
     
  13. Xpirit

    Xpirit Banido

    Saber o que faz o chip e o poder de cálculo. Tudo o que disseram é praticamente irrelevante. O chip não faz mais do que *contas*, sejam elas em inteiros, precisão fixa ou dupla. Quanto aos parceiros, bom, um faz chip's físicos logo precisa de clientes. O outro investe dinheiro em tudo seja mau ou bom. Prós gamers tudo que cheire a API de Physics e que lhes poupe trabalho é bem vindo. Deves calcular que a maioria é muito verde nestas coisas (por isso é que a maioria dos jogos é mau neste aspecto) logo é bom passar a batata quente a outro. Até agora não é mais do que hype.
     
    Última edição: 9 de Março de 2005
  14. Nemesis11

    Nemesis11 Power Member

  15. SKATAN

    SKATAN Power Member

    A ideia é mt boa mas isso como placa á parte nunca vai aprovar ... agora adicionar isso numa placa gráfica ... é outra historia (mas por 1 preço acessivel eu comprava :D)

    um verdadeiro Gpu devia ter uns "quantos transistores" dedicados a essa parte dos jogos

    mas realmente ataca um dos maiores calcanhares de aquiles dos jogos actuais
     
    Última edição: 9 de Março de 2005
  16. Xpirit

    Xpirit Banido

  17. Punkas

    Punkas I fold therefore I AM

    Eu ke o diga, Outrun 2 eh o jogo mais viciante de smp! :P
     
  18. StormhawK

    StormhawK Power Member

    A raison d'etre dessa placa é válida e pertinente. O HL2 mostrou-nos a diferença que faz um bom motor físico, e antes disso os cenários destrutíveis de Red Faction já tinham dado um ar da sua graça.

    Tanto os programadores como os jogadores querem física, e um chip acelerador de física pode ser bastante bem vindo ao mercado. Contudo, vai quase de certeza residir na questão de distribuição a chave para o sucesso ou fracasso do conceito.

    Todos estamos habituados a medir o nosso hardware em três grandezas de performance (cpu, gráfica e memória) e uma de armazenamento (disco rígido), sendo a capacidade sonora um dado adquirido desde o advento das placas PCI. Incluir uma quarta grandeza de performance (física) vai de certeza gerar confusão a umas pessoas e passar despercebido a outras, a menos que se consiga implementar uma marca facilmente reconhecível.

    Claro que isso não é mais do que o que aconteceu com as aceleradoras 3D, mas mesmo aí viu-se o resultado: os fabricantes de placas dedicadas perderam terreno para quem fornecia soluções 2D/3D.

    Pessoalmente sou todo a favor da introdução deste novo conceito, mas vamos ver até que ponto ele é bem sucedido.
     
  19. SamuHell

    SamuHell Power Member

    Se essa empresa conseguir atrair a Microsoft, talvés se dê um caso similar ao api D3D versus PowerVR/Glide/Rave/OpenGL. Mas a nível de física, claro.

    Ou seja, através do DirectX qualquer placa que respeitásse as sua normas (as da altura) faria o trabalho. Como que para evitar "api's" de fisica proprietários/concorrentes.

    ONE API TO RULE THEM ALL! :D

    Isto, claro, se os PPU's forem integrados nos GPU's/VPU's.
    Se essa não for a tendencia, será estupidez.
     
  20. SilveRRIng

    SilveRRIng Power Member

    Não vou dizer nada de novo, mas parece-me ser uma tecnologia que vingará, simplesmente porque é necessária. Se será com este formato (daughter board) ou em conjunto com outras placas (integrada na MB ou na VGA) ainda veremos, mas se seguir a tendência natural de integração que sempre tem havido, a 2ª opção não tardará a surgir (até sugerem isso no artigo).

    Esta num estado embrionário, é certo, e demorará a ser convenientemente adoptado, mas de hype não me parece ter nada. Acho que apenas peca por tardia...
     

Partilhar esta Página