PPU: Physics Processing Unit: nova Era no hardware para jogos?

Concordo completamente com o SilverRing, quando começarem a aparecer os primeiros benchs com esta placa os enthusiasts (meninos do €€€€€€) vão logo a correr comprar!
A grande vantagem desta placa sobre as primeiras placas aceleradoras 3D é que na altura não havia Internet para espalhar o hype, agora há!
Além disso aposto qualquer coisinha em como os jogos vão ter mais performance em motherboards com 2 slots PCI-Ex com uma placa gráfica e uma placa física do que 2 placas gráficas em SLI/AMR! ;)
 
Gostava de saber mais pormenores sobre o processador em si

O que é que impede os gajos que pegarem numa placa meterem lá um microprocessador qualquer a correr uma APU de física e chamarem-lhe um PPU?
 
So como placa dedicada pra jogos é mto Extreme..e duvido q seja viavel economicamente...como acrescento a uma placa esqueçam...mais 125milhoes de transistors...passamos para 500/550cts por duas placas n?

A ideia em si é optima..estou ca para ver se vinga:)
 
Eu diria k esta tecnologia so pode vingar. Se n percebi erradamente a finalidade desta placa, eu axo k esta placa tem potencial n so para jogos mas tambem para programas de engenharia, como por exemplo em programas associados ao solid works, os quais caculam a deformaçao de objectos kando sujeitos a tensoes, onde um bom motor de fisica é essencial.

Cumps.
 
SamuHell disse:
A arquitectura CELL não poderia ser programada para fazer de PPU e GPU/VPU ao mesmo tempo?
claro como qq sistema actual... com hit na performance da coisa, é por isso k a fisica é tão má nestes dias, se têm de sacrificar alguma coisa sacrificam o que não se vê à primeira vista, até a PS2 com os seus multiplos pipelines pode ser programada para isso. e o resultado é lentidão. como disseram aqui uma vodoo 2
é ainda mais potente em gestão de texturas que um Athlon FX 55... O 3D são poligonos é tudo virtual e a acrescer a não ser nada em tempo real ainda tens as 2 coisas k são ainda menos em tempo real, que é a fisica e o lightning.
a fisica tem de ser totalmente programada as sombras podem ser aplicadas, mas nunca em tempo real, aliás ainda são poucos os jogos k andam aí com self-shading dos personagens, tipo as mãos fazerem sombra nas calças por exemplo.
a parte das sombras já evoluiu muito nos ultimos anos, com tecnicas como bump mapping, shaders etc.
o motor de fisica evoluiu no papel, no que é possivel, não foi aumentada/optimizada a potençia das placas para o processar.
um dos processos mais importantes é remetido para 2 plano um back-task que corre no fundo e com menos prioridade junto À inteligençia artificial.

Agora eu queria ver é quem é que vê valor nisto em separado da placa grafica, eu não comprava só para remediar o facto de a minha grafica não fazer fisica tão complexa, assim como ninguém comprava o purevideo da nvidia em separado, mas integrado numa placa já podia ser uma razão para 1 upgrade

além disso o Cell ainda só tá no papel, eu espero para ver se os numeros se confirmam
 
FerCam™ disse:
Eu diria k esta tecnologia so pode vingar. Se n percebi erradamente a finalidade desta placa, eu axo k esta placa tem potencial n so para jogos mas tambem para programas de engenharia, como por exemplo em programas associados ao solid works, os quais caculam a deformaçao de objectos kando sujeitos a tensoes, onde um bom motor de fisica é essencial.

Cumps.

Concordo plenamente servia perfeitamente para isso, tou-me a lambrar de outro exemplo como mecanica de fluidos no estudo da aerodinamica, seria como matar 2 coelhos com um só tiro.

[Dream mode]
Lembrei-me agora derrepente se isso for mesmo como pintam, até podian por um interface usb nisso para controlar perifericos com force feedback.
[/Dream mode]

Cumps
 
Para essas coisas não são necessários processadores que nem no papel estão pq ninguém sabe exactamente o que fazem e nem tão pouco a API's de Física mas que de Física pouco tem. Quando se fala em física nos jogos são coisas banais de física básica como trajectórias, colisões, alguns efeitos para a águas e afins, etc.

Para física pura e dura é necessário poder de cálculo. É tão simples como isso. Para tal temos os ***** light dos BlueGene, os novos Cell's, Opterons, e alguns espetaculares processadores vectoriais japoneses que custam os olhos da cara.

Espero que esse PPU seja uma coisa de jeito. Pode ser que seja útil para além do universo dos jogos.
 
Xpirit disse:
Para essas coisas não são necessários processadores que nem no papel estão pq ninguém sabe exactamente o que fazem e nem tão pouco a API's de Física mas que de Física pouco tem. Quando se fala em física nos jogos são coisas banais de física básica como trajectórias, colisões, alguns efeitos para a águas e afins, etc.

Para física pura e dura é necessário poder de cálculo. É tão simples como isso. Para tal temos os ***** light dos BlueGene, os novos Cell's, Opterons, e alguns espetaculares processadores vectoriais japoneses que custam os olhos da cara.

Espero que esse PPU seja uma coisa de jeito. Pode ser que seja útil para além do universo dos jogos.

exacto é tudo calculos e é sempre emulação do comportamento da fisica logo nunca será em tempo real, assim como as sombras é uma emulação do comportamento real destas e como tal nunca será em tempo real, tem de ser aplicado, tal como a fisica.

também me pareçe que isto deve ser um optimo chip, quem se lembrou de o usar para engenharia pensou muito bem, oxalá realmente apareçam programas para essa utilização
 
Acho que vai aí um confusão do caraças. Quando se simula qualquer coisa *física* o facto de ser em tempo real ou não depende essencialmente da complexidade do problema. Há coisas que se simulam 10000000x mais rapidamente que a realidade outras nem tanto. Tudo depende do que se simula, do modelo usado e sobretudo das aproximações que se fazem.

Essa história de se poder usar este PPU para fazer cálculo mais a sério é puramente académica com a informação que (não) dispomos.

Os GPU's da Nvidia podem ser usados para fazer cálculos de escoamento de fluídos mas daí a alguém usar mais a sério vai um grande passo. A verdade é que qualquer coisa que faça contas (de preferência rapidamente) dá para a coisa.
 
Última edição:
Só perguntei porque não tinha a certeza.
Não percebo grande coisa de Mecânica dos Fluídos. Alias percebo muito pouco
Mas percebo de Electromagnetismo e as equações são bastante "semelhantes" portanto parti do princípio que a abordagem seria semelhante.
E por isso perguntei
 
mto sinceramente acho que essa placa iria permitir que a malta k n tem poderio economico para por grandes "motores" (leia.se cpu) para por dentro do "caixote" iria ter uma ajuda a realmente apreciar os jogos de outra maneira... assim como o SLI permite ao user poder mais tarde juntar mais uma placa de video ao seu sistema , assim esta placa permite ao jogador que n tem tanta guita obter algo mais do seu hardware ...

quando elas chegarem eu compro uma!
 
esta historia esta-me a lembrar quando apareceram as primeiras placas de acelaração 3d, vieram logo os velhos do restelo todos mandar vir

"mas para que?"

"o processador não faz isso?"

e fazer faz. mas não com a velocidade de uma solução por hardware dedicada como vemos hoje em dia nas banalizadas graficas 3d.

com a AI a ocupar cada vez mais o processador concordo com uma placa destas, se melhorar a minha experiencia de jogo venha ela!
 
WarLock disse:
esta historia esta-me a lembrar quando apareceram as primeiras placas de acelaração 3d, vieram logo os velhos do restelo todos mandar vir

"mas para que?"

"o processador não faz isso?"

e fazer faz. mas não com a velocidade de uma solução por hardware dedicada como vemos hoje em dia nas banalizadas graficas 3d.

com a AI a ocupar cada vez mais o processador concordo com uma placa destas, se melhorar a minha experiencia de jogo venha ela!

O problema é que não faz sentido esta placa ser em separado das outras, o timing é mau, seria como integrar um processador para libertar o GPU de tratar as texturas, mas esse cpu existe e foi integrado no acelerador grafico, bem como o pixel drawer o pure video da nvidia para filtrar video, etc e isto também deveria já ter sido integrado, é que graphics whores tens muitos, agora physics só quem tiver dinheiro, se tiveres um pc mediano e kiseres jogar o novo jogo em condições o que vais comprar? uma grafica?

o jogador vulgar n vai comprar, e mesmo aqui no forum apenas 3 ou 4 iram ver real utilizade e evolução nisso.

não tou a amandar abaixo a tecnologia, só que imagina que para a comprares tens dinheiro para uma 6600 GT e em vez disso compras uma 6200 + a dita placa, achas que ficas melhor servido?

ainda à o problema de que os jogos actuais não tão feitos para deixar a fisica para o dito chipzinho, nem sabemos se no futuro as empresas se vão dar ao trabalho, como já disseram se fosse suportado pelo direct X da microsoft tava no bom caminho, mas quanto tempo vai demorar a implementação?

isto tem tudo para dar errado, e se a tecnologia prestar ser reciclado pelas grandes (NVidia e Ati)
 
WarLock disse:
esta historia esta-me a lembrar quando apareceram as primeiras placas de acelaração 3d, vieram logo os velhos do restelo todos mandar vir

"mas para que?"

"o processador não faz isso?"

e fazer faz. mas não com a velocidade de uma solução por hardware dedicada como vemos hoje em dia nas banalizadas graficas 3d.

com a AI a ocupar cada vez mais o processador concordo com uma placa destas, se melhorar a minha experiencia de jogo venha ela!



Concordo totalmente. Aliás, se a indústria dos jogos e as principais software houses adoptarem a placa acreditem que rapidamente se tornará um sucesso. Para mim tem toda a lógica. Ou então quem sabe, integrarem a mesma estilo co-processador em algumas motherboards viradas para os gamers. O Pentium EE também é virado mais para Gamers e há quem os compre.

Por mim, venha ela.
 
Back
Topo