PPU: Physics Processing Unit: nova Era no hardware para jogos?

greven disse:
Concordo totalmente. Aliás, se a indústria dos jogos e as principais software houses adoptarem a placa acreditem que rapidamente se tornará um sucesso. Para mim tem toda a lógica. Ou então quem sabe, integrarem a mesma estilo co-processador em algumas motherboards viradas para os gamers. O Pentium EE também é virado mais para Gamers e há quem os compre.

Por mim, venha ela.

intregrar nas próprias mobos juntamente com a northbridge controladores USB/SATA é de facto uma grande ideia, uma pessoa paga mais uns trocos e tem a board com isso integrado.

mas como extra a malta compraria, agora como acessório separado não vejo futuro

presisamente o P4 EE é só para alguns assim como esta placa em separado seria, mas o pentium 4 EE é um P4 com esteroides, os programadores não têm de escrever nenhum código em especifico para suportar, para esta placa têm sem contar k um é intel e outro é uma empresa da qual eu não me lembro do nome, é sempre dificil criar um nome no mundo dos jogos de PC's com 1 acessório para melhorar a experiençia, a não ser que arranjasse suporte nas consolas, por exemplo como a ArtX conseguiu ou a Factor 5.
 
Será que as novas placas avançadas pela Asus e pela Gigabyte, com duas 6800 integradas não eram capazes de fazer a divisão dos dados? Um GPU para a física e outro para o resto. Eu 'tou a falar sem saber :lol: foi um tiro no escuro´, mas até pode fazer sentido... ou não...
 
sKuM disse:
Será que as novas placas avançadas pela Asus e pela Gigabyte, com duas 6800 integradas não eram capazes de fazer a divisão dos dados? Um GPU para a física e outro para o resto. Eu 'tou a falar sem saber :lol: foi um tiro no escuro´, mas até pode fazer sentido... ou não...

o problema é que os GPU's não são pensados para fisica podem correr fisica, assim como podes meter um GPU a processar musica, mas é mais lento do que seria se a coisa fosse pensada exclusivamente para isso.

duas 6800 e uma sendo usada só para fisica seria desperdicio do teu $, este chip supostamente deixa que a fisica seja muito mais facil e complexa, mas o facto de não vir integrado nas graficas vai ser um obstáculo
 
Mas ao vir integrado nas gráficas, possivelmente, irá disparar os preços. A não ser que disponibilizem apenas para as topo-de-gama, mas mesmo assim poderá tornar-se, na mesma, num obstáculo.
Se tivermos isto em conta, se calhar vai ser mesmo difícil introduzir esse chip no mercado. Mas a ver vamos.
Quem tiver muito €€€ para gastar de certo que é a favor :P
 
[JOKE] Epá, axo algumas opiniões um bocado parvas... qual é o numero dos castigadores da parvoíce, mesmo? :D [/JOKE]

A sério, qd sair essa placa vou comprar! Especialmente se já houver mesmo algum jogo a tirar partido dela. As potencialidades são enormes!
Certamente não irá ser tão cara assim, também. É um acessório...
No entanto, se vingar (e quase de certeza q vai...), poderá no futuro vir a ser uma solução integrada em motherboards, por exemplo. Mas não me parece que o seja nas gráficas...
Uma placa destas é versátil, encaixa em PCI normal e PCI-E. Só consigo imaginar coisas boas para esta tecnologia...
Imaginem, por exemplo, que saia agora uma patch no Rome: Total War para tirar proveito dela. Tinhamos 10.000 bonekitos animados com físicas excelentes e sem perda de performance. E, para quem nao tivesse a placa, a falta de físicas também não teria um impacto tão significativo. Mas pensem só o quão lindo era... :D

PPU all the way! Eu kero o meu! :x2:
 
Para isto vingar e ser aceite pelo mercado tem que ser uma coisa generalizada que quarquer pessoa tenha... não estou a ver os programadores a fazerem um jogo com os extras todos para meia duzia de gatos pingados. Além disso com tanta possibilidades não acredito que a fisica e o resto das possibilidades sejam apenas para enfeitar, ou seja, sem o chip não há jogo.

Agora é ver onde é que o chip pode vir integrado para que qualquer pessoa que tenha um pc para jogar o possa ter.

Edit: Na minha opinião, e como muitos já disseram, a gráfica é o unico componente que pode determinar a utilização do pc, tudo o resto pode ser usado para qualquer outra coisa (motherboard, cpu, ram).
 
Última edição:
CrazyBomber disse:
[JOKE] Epá, axo algumas opiniões um bocado parvas... qual é o numero dos castigadores da parvoíce, mesmo? :D [/JOKE]

A sério, qd sair essa placa vou comprar! Especialmente se já houver mesmo algum jogo a tirar partido dela. As potencialidades são enormes!
Certamente não irá ser tão cara assim, também. É um acessório...
No entanto, se vingar (e quase de certeza q vai...), poderá no futuro vir a ser uma solução integrada em motherboards, por exemplo. Mas não me parece que o seja nas gráficas...
Uma placa destas é versátil, encaixa em PCI normal e PCI-E. Só consigo imaginar coisas boas para esta tecnologia...
Imaginem, por exemplo, que saia agora uma patch no Rome: Total War para tirar proveito dela. Tinhamos 10.000 bonekitos animados com físicas excelentes e sem perda de performance. E, para quem nao tivesse a placa, a falta de físicas também não teria um impacto tão significativo. Mas pensem só o quão lindo era... :D

PPU all the way! Eu kero o meu! :x2:


o problema é o facto de sem placa não ter impacto significativo, esses velhos do restelo de quem falamos tiveram todos de comprar placas aceleradoras a partir do momento em que os jogos passaram a presisar delas obrigatóriamente, e eu acho que até aos jogos presisarem mesmo destes motores de fisica vai ser presisa muita implementação, e a maneira mais viável seria pela integração no core das placas graficas... assim acho k as programadoras não vão dar muito credito a este extra, assim como não se dão ao trabalho de recompilar o codigo para as minorias como mac OS, linux, etc

vai ser dificil isto tornar-se standard
 
Não vale a pena estar a "imaginar" agora se isto pode ter sucesso como placa ou não.
Não vale a pena, porque ninguem sabe. É tão simples como isso.

Tudo vai depender do software.
Se tiver o "WOW factor" :D, as pessoas compram. Se as diferenças forem minimas, as pessoas não compram.

A quem diz que os programadores/empresas não vão fazer jogos para uma minoria, para api que não são standard, que as pessoas não compram, etc etc, 3 palavras:

- Voodoo
- Glide
- GLQuake

E o resto é historia.
 
Anandtech disse:
To sum up what the hardware will offer consumers at the outset, here’s what we are looking at: 32000 rigid body objects, soft body objects, fluids, particle systems (40-50 thousand particles), and collision detections. The end result will range from cooler special effects in games (explosions, cloth-like clothing, and massive particle systems) to totally interactive environments (where anything and everything can be pushed, pulled, thrown or otherwise destroyed in a realistic way).
Fonte - Anandtech

Em teoria, isto seria uma revolução na interactividade dos jogos.
É um MUST HAVE para o ávido jogador. PPU ao poder! :D
 
Deixam sair um motor de Unreal com isto, vão-se todos babar com a fisica do jogo, vai tudo correr a comprar isto! :D A asus começa a integrar isto nas mobo's deles e pronto... Passamos a ter CPU, GPU e PPU! :P

Ok... tou numa base de suposição... mas quem sabe! ;)
 
Hum, isso integrado numa gráfica está bem, mas em separado? Vai lá, vai... Um vendedor explica fácilmente a um cliente que uma gráfica é "para o pc dar imagem", que uma placa de som "é pó som", que um modem "é pá net", mas prevejo grandes dificulades em explicar que "esta placa é pá fisica"... Estou, é claro, a falar dos compradores normais, que percebem tanto de pc's como a Cinha Jadim de futebol. E são estes a grande maioria e o que dá dinheiro aos fabricantes.
 
SideWalker disse:
Hum, isso integrado numa gráfica está bem, mas em separado? Vai lá, vai... Um vendedor explica fácilmente a um cliente que uma gráfica é "para o pc dar imagem", que uma placa de som "é pó som", que um modem "é pá net", mas prevejo grandes dificulades em explicar que "esta placa é pá fisica"... Estou, é claro, a falar dos compradores normais, que percebem tanto de pc's como a Cinha Jadim de futebol. E são estes a grande maioria e o que dá dinheiro aos fabricantes.


Mas se os produtores de jogos adoptarem a tecnologia, facilmente explicas a um leigo que tornas os jogos XX % mais rápidos com esta placa. :P

Mas como disse, acho que integrar isto na Mobo seria o ideal. Mas também como o nemesis disse, só podemos especular e todo que diremos aqui não passará disso mesmo. A ver vamos, como sempre o tempo dirá...
 
boas... eplicar n e preciso, mostra s q o pessoal ve a diferença. fica logo, como ja ag disse - WOW!!

qto a estar ou nao integrado nas graficas e a ser caro, pode se sp comprar uma grafica mais fraquinha e ceder o resto do dinheiro para uma ppu.

eu proprio vou querer uma dessas s q coisa nao for muito cara
 
WarLock disse:
esta historia esta-me a lembrar quando apareceram as primeiras placas de acelaração 3d, vieram logo os velhos do restelo todos mandar vir

"mas para que?"

"o processador não faz isso?"

e fazer faz. mas não com a velocidade de uma solução por hardware dedicada como vemos hoje em dia nas banalizadas graficas 3d.

com a AI a ocupar cada vez mais o processador concordo com uma placa destas, se melhorar a minha experiencia de jogo venha ela!

Tretas típicas! Dá-me lá um link para alguém que tenha dito isso? Esse tipo de estratégia só resulta em política. São inventonas.
 
Nemesis11 disse:
Não vale a pena estar a "imaginar" agora se isto pode ter sucesso como placa ou não.
Não vale a pena, porque ninguem sabe. É tão simples como isso.

Tudo vai depender do software.
Se tiver o "WOW factor" :D, as pessoas compram. Se as diferenças forem minimas, as pessoas não compram.

A quem diz que os programadores/empresas não vão fazer jogos para uma minoria, para api que não são standard, que as pessoas não compram, etc etc, 3 palavras:

- Voodoo
- Glide
- GLQuake

E o resto é historia.

Exactamente. Diria mais, o mais importante deste produto é o software, a API. O PPU é um pormenor. Se for bastante rápido terá futuro mas duvido que venha a acontecer com este. Não sei se repararam mas a API deles corre em vários CPU's e incluíndo de consolas. Mais uma vez, a API é que é importante pq torna mais fácil o trabalho aos programadores.
 
Ate podia me armar em velho do restelo e dizer com 1 palito na boca. :)

AH e tal, isso de mais uma placa em separado n e par mim, não… não, só pros jogos? E pah não… gastar mais €€€ numa placa k fica a apanhar pó a maior parte do tempo, nah, isso n resulta, nah a sério, isso nah… eskece.

Mas dps ha o SLI e o ppl compra e tb so funciona e mal as x por isso, axo k há mercado. :x2:
Mais importante do que a placa e o suporte pela editoras são elas k vão decidir o sucesso.
 
Como já foi dito anteriormente, se a API for porreira é metade do negócio feito. Mesmo que os ganhos na prática não sejam muito grandes.

Basta que a implementação e desenvolvimento de código para este tipo de placa seja fácil e rápido, se assim for, o sucesso desta solução torna-se apenas uma questão de tempo.
 
Que a tecnologia é necessária parece-me óbvio. Agora, se é nesta geração, na próxima, de outros fabricantes, integrada em gráficas, boards ou sózinha é impossivel prever. O mercado é que manda, e se este mandar vai estar tudo a programar para abrir o potencial dos jogos. A mim cheira-me a pequena revolução...

Já tou é a imaginar o ppl a perguntar se já há waterblocks para isto, se o stepping OC bem e quanto dão no 3DMark0X, e já agora, um SLI de placas destas em PCIe?!
 
Back
Topo