1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Pq e k "pifou" ?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Sharkarp, 9 de Janeiro de 2004. (Respostas: 6; Visualizações: 707)

1. Sharkarp

Sharkarp Power Member

Tipo alguem me pode explicar porque e que o meu DVD da Compaq deixou de ler cds a 40x como era o seu speed inicial e passou a ler so a 13x/14x, e so funciona em PIO Mode? Isto foi de um dia para o outro. A outra drive que vinha com o pc ainda n pifou e funciona no speed normal .. . .
    O modelo do DVD e SD-612B
    :004: :004: :004: :004: :004: :004:

Última edição: 9 de Janeiro de 2004
  2. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

Experimenta instalar um programa k é o ASPI....

Pode ser k resulte mas ñ tenhas grandes esperanças...

Outra coisa k podes ver é se na BIOS está tudo bem e no controlador IDE (painel controlo, sistema, hardware, gestor de dispositivos) se consegues por na opção DMA

3. pnabais

pnabais Power Member

Tas a usar que sistema operativo? Windows XP?

Se for XP experimenta apagar os controladores do disco e fazer reboot. Isso deve resolver a questão do PIO Mode.

4. Sharkarp

Sharkarp Power Member

ya tenhu o XP

akilo knd eu ia a BIOS punha la DMA i knd xegava ao win ja tava PIO outra vex, e no Gestor de Dispositivos punha DMA mas continuava PIO, estando escolhido DMA.

Tb ja tentei instalar as ASPI mas fikou na mm . . . c a r

5. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

faz uma coisa....

1º-vai aos gestores de dispositivos e apagua o controlador ide
    2º-reinicia
    3º-vai à bios e esconde o DVD (mete none)
    4º-reinicia...
    5º-instala akilo k o xp ker..
    6º-reinicia
    7º-ve se funciona
    8-se ñ vai à bios e mete auto no dvd
    9º-arranca e deve funcionar

6. Sharkarp

Sharkarp Power Member

isso pode :) resolver o problema do PIO, mas i o problema de so dar a 13x? tem a ver kom tar em PIO ? e k passar de 40x para 13x so por tar em PIO ....

7. Pretender

Pretender Power Member

Isso é o UDMA desligado!

para verificar se o udma esta activo:

Start->Settings->Control Panel->System->Hardware->Device Manager->IDE ATA/ATAPI controllers

Aqui tens o primary e o secondary IDE interface
    abres as properties de cada um e em:

Advanced Settings
    tranfer mode

Colocas em Dma if available

Assim que tiver em UDMA, o buffer vai voltar aos normais 100%

se nao conseguires activar o DMA, isto é meteres dma e voltar a pio, diz que ai sera preciso fazer um pequeno truque, que consiste em desinstalar o controlador em que o cdrom esta (onde carregaste nas propriedades), dps de desinstalado o win pede para reiniciar... depois de reiniciar vai detectar o controlador e pedir novo restart
    depois desse restart já vais poder seleccionar o UDMA

pic da janela que estou a falar:

Partilhar esta Página