Pq e k "pifou" ?

Sharkarp

Power Member
Tipo alguem me pode explicar porque e que o meu DVD da Compaq deixou de ler cds a 40x como era o seu speed inicial e passou a ler so a 13x/14x, e so funciona em PIO Mode? Isto foi de um dia para o outro. A outra drive que vinha com o pc ainda n pifou e funciona no speed normal .. . .
O modelo do DVD e SD-612B
:004: :004: :004: :004: :004: :004:
 
Última edição:
Experimenta instalar um programa k é o ASPI....

Pode ser k resulte mas ñ tenhas grandes esperanças...

Outra coisa k podes ver é se na BIOS está tudo bem e no controlador IDE (painel controlo, sistema, hardware, gestor de dispositivos) se consegues por na opção DMA
 
Tas a usar que sistema operativo? Windows XP?

Se for XP experimenta apagar os controladores do disco e fazer reboot. Isso deve resolver a questão do PIO Mode.
 
ya tenhu o XP

akilo knd eu ia a BIOS punha la DMA i knd xegava ao win ja tava PIO outra vex, e no Gestor de Dispositivos punha DMA mas continuava PIO, estando escolhido DMA.

Tb ja tentei instalar as ASPI mas fikou na mm . . . c a r
 
faz uma coisa....

1º-vai aos gestores de dispositivos e apagua o controlador ide
2º-reinicia
3º-vai à bios e esconde o DVD (mete none)
4º-reinicia...
5º-instala akilo k o xp ker..
6º-reinicia
7º-ve se funciona
8-se ñ vai à bios e mete auto no dvd
9º-arranca e deve funcionar
 
isso pode :) resolver o problema do PIO, mas i o problema de so dar a 13x? tem a ver kom tar em PIO ? e k passar de 40x para 13x so por tar em PIO ....
 
Isso é o UDMA desligado!

para verificar se o udma esta activo:

Start->Settings->Control Panel->System->Hardware->Device Manager->IDE ATA/ATAPI controllers

Aqui tens o primary e o secondary IDE interface
abres as properties de cada um e em:

Advanced Settings
tranfer mode

Colocas em Dma if available


Assim que tiver em UDMA, o buffer vai voltar aos normais 100%

se nao conseguires activar o DMA, isto é meteres dma e voltar a pio, diz que ai sera preciso fazer um pequeno truque, que consiste em desinstalar o controlador em que o cdrom esta (onde carregaste nas propriedades), dps de desinstalado o win pede para reiniciar... depois de reiniciar vai detectar o controlador e pedir novo restart
depois desse restart já vais poder seleccionar o UDMA

pic da janela que estou a falar:

canal-idei.gif
 
Back
Topo