Prazo legal de reparação em garantia e para entrega de orçamento- Reclamação *****

zide

Membro
Boa noite,

No dia 21 de Maio, dirigi-me à ***** em Lisboa para entregar um telemóvel HTC Desire S para reparação, dentro da garantia. O artigo estava com 5 falhas de harware e nenhuma delas foi causada devido a mau uso.

Os 30 dias previstos por lei passaram e hoje, já no 32º dia, fui lá para saber o que se passava e para pedir o reembolso. Acontece que fui informado de que o telemóvel não seria abrangido pela garantia porque, supostamente, eu teria instalado software/firmware não-oficial, e assim teria invalidado a garantia. Disseram-me também que me ligariam em breve a informar do orçamento.

Eu reclamei no livro porque:

- Nunca foi instalado qualquer software não-oficial no telemóvel
- Deixaram passar os 30 dias sem me darem qualquer justificação.

A minha dúvida é relativamente a estes 30 dias, que se aplicam a reparações dentro da garantia. O funcionário, lá, disse que a partir do momento em que é detetada a perda da garantia, esse prazo deixa de existir. No entanto reclamei porque creio que isso não seja assim e que, uma vez que o artigo foi inicialmente entregue ao abrigo da garantia, eles seriam obrigados a fazerem-me o comunicado dentro do prazo. Assim até parece que deixaram passar o prazo e, como justificação, inventaram essa história do software não-oficial.

Estou confuso e segunda-feira ligarei para o serviço de apoio ao cliente da *****, mas entretanto gostaria de saber o que acham desta situação.

Obrigado.
 
Garantia abrangida ou não, o prazo de 30 dias mantém-se. Tem de te devolver o equipamento "as is" e, se quiseres repará-lo fora da garantia e mediante orçamentação, isso já é uma escolha que tem de ser feit por ti. Mas APÓS receberes o equipamento de volta, e isso TEM de ser nos 30 dias. Garantia revogada ou não, se entregaste com garantia e passaram 30 dias, ... pois, lixaram-se. Agora tens o direito de exigir o valor dele.
 
Eu acho que por lei, o meio para pedir o reembolso é através de uma carta.
Tens que exclarecer bem isso do software não oficial, isso pode-te anular a garantia...
Quando mandas algum equipamento para a RMA, deves entregá-lo no mesmo estado em que o recebeste, excepto se forem danos físicos, e nem sei se estes últimos cobrem a garantia no caso dos telemóveis.
Boa sorte.
 
A instalação de software não-oficial pode revogar a garantia, mas nunca faz com que o prazo de 30 dias deixe de ter de ser cumprido. A garantia é revogada pela marca ao fazer a inspeção ao equipamento, não é revoigada aquando da instalaço nem aquando da entrega.

Mas estamos a falar da *****, logo nem sei onde está a dúvida mesmo.
 
Obrigado pela ajuda.

Mas o que queres dizer com isso da ***** ZmeryDwagon? É normal eles tentarem contorar a lei dessa forma?

Pois, a ideia que eu tenho é que, a partir do momento que receberam o meu telemóvel ao abrigo da garantia, são obrigados a reparar ou a informarem-me da perda de garantia dentro dos 30 dias. Certo?

É que é mentira, todos os updates feitos foram através do firmware over the air logo é mesmo intrugice deles.

Será que a reclamação que fiz no livro chega para que me devolvam o dinheiro? É que eu ainda nem tenho o telefone em minha posse, não mo deram!


O que me aconselham a fazer agora?
 
Esta foi a resposta da ***** ao meu mail:


"Lamentamos informar que artigo referente à sua encomenda CCL12165596XXX não poderá ser arranjado pela garantia.


Recordamos que, em geral, as garantias dos fabricantes não cobrem:


- a substituição dos consumíveis (baterias, lâmpadas, fusíveis, desgaste das cabeças de leitura ou de gravação…);
- a utilização anormal ou não conforme dos produtos;
- os danos causados pela intervenção de um reparador não autorizado pelo fabricante;
- os danos resultantes de uma causa externa ao aparelho (por exemplo, um acidente, choque interno ou externo, flutuação da corrente, oxidação, presença de areia…).


Assim, recomendamos a consulta do manual de utilização fornecido com os produtos e as condições exactas das garantias do fabricante.


De qualquer forma, a ***** não se responsabiliza pela não aplicação da garantia por parte do fabricante pelas razões anteriormente descritas.


Quando a garantia do fabricante não for aplicável, a reparação fica sujeita a um orçamento estabelecido pelo fabricante, neste caso de 156.94€."

Nem se referem aos 30 dias e descartam logo a responsabilidade de me acusarem de ter instalado software não-oficial. Agora ainda tenho de pagar para que me devolvam o equipamento??

E a estes gajos nem dá vontade re responder pq eles aqui não decidem nada, estão formatados para dar este tipo de reposta.


Agora não sei muito bem o que fazer... Vou esperar pela resposta da DECO e ver o que acham...

Mas se puderem ajudar, agradeço!
 
Ai não diz que tens que pagar para receber de volta.
Diz que tens que pagar para reparar.

Pergunta qual o motivo da garantia não ser valida. Ainda não te disseram preto-no-branco qual o motivo.
 
isto é uma autentica palhaçada, por essas e por outras é que o ppl deixa de comprar lá, pois volta e meia há casos como o teu, em que é só comedias com as garantias e assistencia pós venda... espera pela deco e ver o que dizem...

e sim esse tipo de respostas já está elaborado, nem se deram ao trabalho de analizar a causa , alem do orçamento isso já dá para comprar outro telefone...

para a proxima faz pesquiza antes de ir comprar onde quer que seja, pois isso do barato já está a sair caro...
 
Esqueci-me de incluir isto na citação:

Poderão ser cobradas despesas administrativas pelo fabricante caso peça a devolução do seu produto sem as reparações propostas pelo orçamento.
O que eles dão a entender, é que a partir do momento que o reparador diz que existe violação da garantia, eles pura e simplesmente não querem saber o porque, nem se responsabilizam pela decisão do reparador.

Estou agora a enviar uma queixa à Direção Geral do Consumidor.
 
Sim, força. Não faz sentido pedir ás pessoas para pagarem sem haver reparação, ainda por cima dentro da garantia "teoricamente".
 
Isso e mesmo de meter nojo!!reclama com eles,tens 30 dias e nesses eles ja teriam de ter comunicado contigo a informar que ,supostamente,terias software que nao era original e que nao terias garantia...fala com a deco,e escreve uma cara registada com aviso de recepçao e envia para a *****.esses gajos e so a fugirem com o traseiro a seringa!!
 
Esta história já me começa mesmo a meter nojo.

[Ainda estou à espera da resposta da DECO, Direção Geral do Consumidor e da ASAE.]

Agora dizem-me que se não quiser pagar o orçamento de 156€, sou obrigado a pagar 30€ para que me devolvam o equipamento sem qualquer intervenção.

Acham esta mer*a normal?
 
Última edição:
Na *****, já nada me surpreende.

http://www.dgae.min-economia.pt/ (DGAE)
http://www.consumidor.pt/ (DGC)
http://www.gral.mj.pt/ (GRAL-MJ)

Para além das entidades que já contactaste, mete estas 3 ao barulho também. Direcção Geral das Actividades Económicas, Direcção Geral do Consumidor e, caso venhas a ter problemas com os gajos (não me espantava), o Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios do Ministério da Justiça. Quanta mais pressão em cima desses gajos melhor.
 
Bem estava a pensar lá comprar um SSD da Intel, mas sendo assim já nem mando vir nada.
Tenho um colega meu que compra lá quase tudo e nunca teve problemas, segunda ele diz, mas vejo muito pessoal na net a fazer queixa, por causa da questão da garantia.
 
Back
Topo