1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Prazo legal de reparação em garantia e para entrega de orçamento- Reclamação *****

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por zide, 23 de Junho de 2012. (Respostas: 15; Visualizações: 4906)

1. Boa noite,

No dia 21 de Maio, dirigi-me à ***** em Lisboa para entregar um telemóvel HTC Desire S para reparação, dentro da garantia. O artigo estava com 5 falhas de harware e nenhuma delas foi causada devido a mau uso.

Os 30 dias previstos por lei passaram e hoje, já no 32º dia, fui lá para saber o que se passava e para pedir o reembolso. Acontece que fui informado de que o telemóvel não seria abrangido pela garantia porque, supostamente, eu teria instalado software/firmware não-oficial, e assim teria invalidado a garantia. Disseram-me também que me ligariam em breve a informar do orçamento.

Eu reclamei no livro porque:

- Nunca foi instalado qualquer software não-oficial no telemóvel
    - Deixaram passar os 30 dias sem me darem qualquer justificação.

A minha dúvida é relativamente a estes 30 dias, que se aplicam a reparações dentro da garantia. O funcionário, lá, disse que a partir do momento em que é detetada a perda da garantia, esse prazo deixa de existir. No entanto reclamei porque creio que isso não seja assim e que, uma vez que o artigo foi inicialmente entregue ao abrigo da garantia, eles seriam obrigados a fazerem-me o comunicado dentro do prazo. Assim até parece que deixaram passar o prazo e, como justificação, inventaram essa história do software não-oficial.

Estou confuso e segunda-feira ligarei para o serviço de apoio ao cliente da *****, mas entretanto gostaria de saber o que acham desta situação.

Obrigado.

2. rock

rock Power Member

Pergunta que software é esse já agora, secalhar nem sabem responder...

3. ZmeryDwagon

ZmeryDwagon Power Member

Garantia abrangida ou não, o prazo de 30 dias mantém-se. Tem de te devolver o equipamento "as is" e, se quiseres repará-lo fora da garantia e mediante orçamentação, isso já é uma escolha que tem de ser feit por ti. Mas APÓS receberes o equipamento de volta, e isso TEM de ser nos 30 dias. Garantia revogada ou não, se entregaste com garantia e passaram 30 dias, ... pois, lixaram-se. Agora tens o direito de exigir o valor dele.

4. pmpv

pmpv Power Member

Eu acho que por lei, o meio para pedir o reembolso é através de uma carta.
    Tens que exclarecer bem isso do software não oficial, isso pode-te anular a garantia...
    Quando mandas algum equipamento para a RMA, deves entregá-lo no mesmo estado em que o recebeste, excepto se forem danos físicos, e nem sei se estes últimos cobrem a garantia no caso dos telemóveis.
    Boa sorte.

5. ZmeryDwagon

ZmeryDwagon Power Member

A instalação de software não-oficial pode revogar a garantia, mas nunca faz com que o prazo de 30 dias deixe de ter de ser cumprido. A garantia é revogada pela marca ao fazer a inspeção ao equipamento, não é revoigada aquando da instalaço nem aquando da entrega.

Mas estamos a falar da *****, logo nem sei onde está a dúvida mesmo.

6. Obrigado pela ajuda.

Mas o que queres dizer com isso da ***** ZmeryDwagon? É normal eles tentarem contorar a lei dessa forma?

Pois, a ideia que eu tenho é que, a partir do momento que receberam o meu telemóvel ao abrigo da garantia, são obrigados a reparar ou a informarem-me da perda de garantia dentro dos 30 dias. Certo?

É que é mentira, todos os updates feitos foram através do firmware over the air logo é mesmo intrugice deles.

Será que a reclamação que fiz no livro chega para que me devolvam o dinheiro? É que eu ainda nem tenho o telefone em minha posse, não mo deram!

O que me aconselham a fazer agora?

7. Esta foi a resposta da ***** ao meu mail:

Nem se referem aos 30 dias e descartam logo a responsabilidade de me acusarem de ter instalado software não-oficial. Agora ainda tenho de pagar para que me devolvam o equipamento??

E a estes gajos nem dá vontade re responder pq eles aqui não decidem nada, estão formatados para dar este tipo de reposta.

Agora não sei muito bem o que fazer... Vou esperar pela resposta da DECO e ver o que acham...

Mas se puderem ajudar, agradeço!

8. eduardo007

eduardo007 Power Member

pix, came again

9. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Ai não diz que tens que pagar para receber de volta.
    Diz que tens que pagar para reparar.

Pergunta qual o motivo da garantia não ser valida. Ainda não te disseram preto-no-branco qual o motivo.

10. touromelga

touromelga Banido

isto é uma autentica palhaçada, por essas e por outras é que o ppl deixa de comprar lá, pois volta e meia há casos como o teu, em que é só comedias com as garantias e assistencia pós venda... espera pela deco e ver o que dizem...

e sim esse tipo de respostas já está elaborado, nem se deram ao trabalho de analizar a causa , alem do orçamento isso já dá para comprar outro telefone...

para a proxima faz pesquiza antes de ir comprar onde quer que seja, pois isso do barato já está a sair caro...

11. Esqueci-me de incluir isto na citação:

O que eles dão a entender, é que a partir do momento que o reparador diz que existe violação da garantia, eles pura e simplesmente não querem saber o porque, nem se responsabilizam pela decisão do reparador.

Estou agora a enviar uma queixa à Direção Geral do Consumidor.

12. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

Sim, força. Não faz sentido pedir ás pessoas para pagarem sem haver reparação, ainda por cima dentro da garantia "teoricamente".

13. kanana666

kanana666 Power Member

Isso e mesmo de meter nojo!!reclama com eles,tens 30 dias e nesses eles ja teriam de ter comunicado contigo a informar que ,supostamente,terias software que nao era original e que nao terias garantia...fala com a deco,e escreve uma cara registada com aviso de recepçao e envia para a *****.esses gajos e so a fugirem com o traseiro a seringa!!

14. Esta história já me começa mesmo a meter nojo.

[Ainda estou à espera da resposta da DECO, Direção Geral do Consumidor e da ASAE.]

Agora dizem-me que se não quiser pagar o orçamento de 156€, sou obrigado a pagar 30€ para que me devolvam o equipamento sem qualquer intervenção.

Acham esta mer*a normal?

Última edição: 29 de Junho de 2012
  15. ZmeryDwagon

ZmeryDwagon Power Member

Na *****, já nada me surpreende.

http://www.dgae.min-economia.pt/ (DGAE)
    http://www.consumidor.pt/ (DGC)
    http://www.gral.mj.pt/ (GRAL-MJ)

Para além das entidades que já contactaste, mete estas 3 ao barulho também. Direcção Geral das Actividades Económicas, Direcção Geral do Consumidor e, caso venhas a ter problemas com os gajos (não me espantava), o Gabinete para a Resolução Alternativa de Litígios do Ministério da Justiça. Quanta mais pressão em cima desses gajos melhor.

16. markus821

markus821 Power Member

Bem estava a pensar lá comprar um SSD da Intel, mas sendo assim já nem mando vir nada.
    Tenho um colega meu que compra lá quase tudo e nunca teve problemas, segunda ele diz, mas vejo muito pessoal na net a fazer queixa, por causa da questão da garantia.

Partilhar esta Página