Precisa-se de gerente para Nintendo em Portugal!!!!

Diz que é preferencial. E meter um anuncio num site de emprego na área da comunicaçao, na categoria de marketing, a pedir um gestor de produto acho que é bem claro que é (ou deveria ser) um factor importante.

é importante mas não decisivo

se é um boa ou má opção não compete a mim decidir....eu sou fã de jogos mas o meu futuro profissional será na area da saude por isso não estou muito dentro do perfil mais adequado para esse cargo.

eu só me meti na conversa pois conheço 4 pessoas sem licenciatura que ja foram entrevistadas e existem alguns com licenciatura que não foram....
 
lol, o que eles querem é um homem dos 7 ofícios, querem é alguém muito polivalente, o problema deles é que alguém que saiba fazer tudo que eles querem minimamente bem custa muito caro.

PS: nerds e fanboys são automaticamente excluidos porque o que eles querem é uma pessoa "normal"
 
A formação não deve ser decisiva, deve ser um requerimento; a decisão depois deve ser tomada em conta o perfil e a competencia da pessoa, mas para se chegar a esse ponto deve-se ter o factor essencial: formação.

As entrevistas servem para ver quem é normal e quem não é.. lol
 
A formação não deve ser decisiva, deve ser um requerimento; a decisão depois deve ser tomada em conta o perfil e a competencia da pessoa, mas para se chegar a esse ponto deve-se ter o factor essencial: formação.

As entrevistas servem para ver quem é normal e quem não é.. lol

Tu estás a bater num ponto que sendo um indicador, não passa disso. Existem grandes profissionais em Marketing com formações em outras áreas.
 
Áreas como a gestão de empresas, que na sua formação têm uma componente importante de marketing...

Epá, o que quis dizer é: um curso universitário não é tudo. Aliás... sinceramente... não é nada... mas isto sou eu que tenho formação na área... aprendi mais num mês de trabalho que em 5 anos de curso...

Experiência e interesse... sim, bem mais importante.

EDIT: Atenção... não discordo que a Concentra está a fazer um bom trabalho aqui... pelo contrário... até porque de certeza que não querem recrutar alguém experiente. Estás é a colocar demasiado ênfase num título...
 
Última edição:
Epá, o que quis dizer é: um curso universitário não é tudo. Aliás... sinceramente... não é nada... mas isto sou eu que tenho formação na área... aprendi mais num mês de trabalho que em 5 anos de curso...

Experiência e interesse... sim, bem mais importante.

EDIT: Atenção... não discordo que a Concentra está a fazer um bom trabalho aqui... pelo contrário... até porque de certeza que não querem recrutar alguém experiente. Estás é a colocar demasiado ênfase num título...

Olha, eu posso dizer que aprendi bastante no meu curso e que me permite ter uma base sólida de conhecimentos para aplicar e desenvolver com a experiência profissional. Isso teve muito de mim, porque o curso por si só não me deu os conhecimentos, eu tive de os aprender e estar disposto a o fazer, tive de trabalhar e me dedicar, não era só decorar umas cenas e escrever no teste, ou fazer uns trabalhos copy-paste.. tinha de dominar os temas e saber do que falava.

Se tu achas que no teu caso o curso nao foi nada... bem, não te conheço e como tal não posso comentar o teu caso directamente. Mas conheço muita gente que acabou o curso sem tirar proveito do que o curso lhe oferecia e acabaram o curso mal preparados.

No entanto é para isso que servem estágios no fim ou durante o curso, é para as pessoas ganharem experiência profissional, aplicarem conhecimento, ganharem interesse, motivação e confiança. Agora podemos dizer que há estagios que são uma maravilha e vão servir cafés e tirar fotocopias, há! Mas só vai para eles quem que sujeita a isso, da mesma forma que só acaba um curso a copiar e a desenrascar quem se sujeita a isso e depois no final dizem que não aprenderam nada.

Resumindo: o curso não garante conhecimento, mas pre-dispoe que os tenhas. Se não os tiveres dps vais trabalhar e fazes figura de urso. Sobre a experiência sem curso é simples, podes-te desenrascar muito bem a fazer o que é preciso fazer, mas nunca serás realmente bom porque te vai faltar uma componente teórica que te permite "ver" para além do que é feito e faz-te pensar no que pode ser feito.

A grande diferença entre um curso tecnico (ou experiência profissional) e um curso superior (antes de bolonha, com bolonha passa a ser licenciatura e mestrado.. que os cursos tecnicos ainda menos valem) é que os primeiros ensinam-te a fazer e o outro prepara a tua mente para planear e fazer, mete-te a pensar (ou devia, isso depois depende o interesse de cada um).
 
Isso teve muito de mim, porque o curso por si só não me deu os conhecimentos, eu tive de os aprender e estar disposto a o fazer, tive de trabalhar e me dedicar, não era só decorar umas cenas e escrever no teste, ou fazer uns trabalhos copy-paste.. tinha de dominar os temas e saber do que falava.

Yep. É mesmo isso :)

A grande diferença entre um curso tecnico (ou experiência profissional) e um curso superior (antes de bolonha, com bolonha passa a ser licenciatura e mestrado.. que os cursos tecnicos ainda menos valem) é que os primeiros ensinam-te a fazer e o outro prepara a tua mente para planear fazer.

Bolas, mas não sentes que conseguias essa preparação sozinho? Eu sim...

Sobre a experiência sem curso é simples, podes-te desenrascar muito bem a fazer o que é preciso fazer, mas nunca serás realmente bom porque te vai faltar uma componente teórica que te permite "ver" para além do que é feito e faz-te pensar no que pode ser feito.

Não concordo... nada mesmo. Mas respeito :)
 
Para variar, o rest44 tem 100% de razão. A sério, quem não sabe o que realmente se aprende num curso de Publicidade e Marketing se se estudar e estiver realmente interessado, não deve falar acerca desse assunto.

Tenho amigos que me dizem: "Vais ser criativo? Inventar anúncios? Mas para isso não é preciso um curso..."

Posso dizer que se não tivesse tirado o curso iria ser um profissional mediano. Com aquilo que aprendi, ao nível do planeamento estratégico e do domínio da criatividade, tenho a certeza que chegarei bem mais longe. Porque as capacidades natas existem, mas é necessário passarmos por um processo de formação de forma a tirar o máximo partido das mesmas.
 
Bolas, mas não sentes que conseguias essa preparação sozinho? Eu sim...

Conseguir a preparação sózinho? Bem, para conseguir chegar ao nível que o curso me permitiu demoraria uns 15 ou 20 anos. Isto porque teria de procurar os livros, as matérias, fazer tudo por mim em modo "trial - error", não tinha a experiência partilhada nem o encaminhamento de pessoas com conhecimento e formação na área, não partilhava metodologias de trabalho de aprendizagem com colegas, não tinha controlo sobre o meu aproveitamento e se estava no caminho certo, e acima de tudo (que na minha opinião é o mais importante da faculdade a nível pedagógico) a pre-disposição para questionar, pesquisar, interpretar e elaborar conteúdos para formar eu a minha própria metodologia e ideologia de trabalho. Afinal de contas é para isto que os cursos servem, há coisas e experiências que só se passam lá.

Mas isto agora depende da nossa pre-disposição e como encaramos o curso, depende dos professores, da própria estrutura do curso, da universidade, da turma, dos colegas, ect.
 
Para variar, o rest44 tem 100% de razão. A sério, quem não sabe o que realmente se aprende num curso de Publicidade e Marketing se se estudar e estiver realmente interessado, não deve falar acerca desse assunto.

Tenho amigos que me dizem: "Vais ser criativo? Inventar anúncios? Mas para isso não é preciso um curso..."

Posso dizer que se não tivesse tirado o curso iria ser um profissional mediano. Com aquilo que aprendi, ao nível do planeamento estratégico e do domínio da criatividade, tenho a certeza que chegarei bem mais longe. Porque as capacidades natas existem, mas é necessário passarmos por um processo de formação de forma a tirar o máximo partido das mesmas.

Não achas engraçado o facto de toda gente achar que percebe de marketing ou é capaz de "dar um jeitinho" ? Não é à toa que ouvimos todos os dias frases como: "eu sei o que é que dava aqui, era um ...... (substituir por tipo de negócio que queiram)"; ou: "Um granda anuncio era ..... (substituir por uma ideia qq).

Toda gente "percebe" de musica, futebol e marketing...
 
Diria que depende da área tambem. Existem áreas em que é mais facil seres auto-didacta e foi assim que aos meus 17 anos sem nunca ter tido uma disciplina de informática já fazia trabalhos de programação para pessoal universitário... porque? Porque eles estavam a lá a pensar que a informática é instalar o Windows e após 2 ou 3 anos ainda não sabiam o básico que eu aprendia num fim-de-semana. É obvio que não vou dizer que são todos incompetentes e muitos têm grandes capacidades, mas pela minha experiência os licenciados em cursos de informática são apenas para inglês ver.
 
Última edição:
Não achas engraçado o facto de toda gente achar que percebe de marketing ou é capaz de "dar um jeitinho" ? Não é à toa que ouvimos todos os dias frases como: "eu sei o que é que dava aqui, era um ...... (substituir por tipo de negócio que queiram)"; ou: "Um granda anuncio era ..... (substituir por uma ideia qq).

Toda gente "percebe" de musica, futebol e marketing...

Uii... para que é que levaste a discussão para aí?

Pelo menos eu não disse nada disso. Não referi nada especifico a este ramo. Não me vou alongar mais na discussão, mas queria apenas deixar isto bem claro :)
 
Diria que depende da área tambem. Existem áreas em que é mais facil seres auto-didacta e foi assim que aos meus 17 anos sem nunca ter tido uma disciplina de informática já fazia trabalhos de programação para pessoal universitário... porque? Porque eles estavam a lá a pensar que a informática é instalar o Windows e após 2 ou 3 anos ainda não sabiam o básico que eu aprendia num fim-de-semana. É obvio que não vou dizer que são todos incompetentes e muitos têm grandes capacidades, mas pela minha experiência os licenciados em cursos de informática são apenas para inglês ver.

Sim pedende muito da área. E concordo contigo, em informática as regras mudam. Tal como no futebol, não era um curso que nos ia fazer jogadores da bola. :P

A programação informatica tem muito de gosto pessoal e as pessoas são muito autodidatas (mas não lhes fazia nada mal uma formação complementar, nem que fosse só para consolidar conhecimentos), mas de certeza que não vez ninguém a fazer planos de marketing por desporto aos 17 anos ou a ler o merkator, lol.

Mas, por mais que uma pessoa saiba muito nunca sabe o suficiente. E toda a formação se torna uma mais valia. Até que ponto queremos ser os melhores no que fazemos? Ou vamo-nos contentar por sermos medianos?
 
Uii... para que é que levaste a discussão para aí?

Pelo menos eu não disse nada disso. Não referi nada especifico a este ramo. Não me vou alongar mais na discussão, mas queria apenas deixar isto bem claro :)


Tamos a discutir abertamente, né? eheh =)

Mas não tava a falar de ti, nem de ninguém no forum, estava mesmo a falar no geral. É uma actividade que as pessoas acham que percebem.

Não estou aqui para armar confusoes com ninguém, a discusão até tem sido bastante saudavel e das melhores que já vi por aqui no forum. :D
 
Mas não tava a falar de ti, nem de ninguém no forum, estava mesmo a falar no geral. É uma actividade que as pessoas acham que percebem.

Sim, claro :)

Só quis mesmo deixar claro que o meu ponto não foi esse, até porque acho descabido. O que quis dizer foi que, da mesma forma que em qualquer outra área, o canudo não é tudo.
 
Sim, claro :)

Só quis mesmo deixar claro que o meu ponto não foi esse, até porque acho descabido. O que quis dizer foi que, da mesma forma que em qualquer outra área, o canudo não é tudo.

Mas isso eu concordo! Um canudo não é tudo.

Mas sem canudo não é nada. =)
Ou pelo menos é uma grande desvantagem em relação a quem o tem.
 
Mas sem canudo não é nada. =)

Pronto... é mesmo com isto que não concordo (ainda para mais na forma exagerada como está colocada...) e a realidade profissional demonstra nada disso. Aliás, referias que toda a gente pensa isso do Marketing, mas nas Engenharias ainda é mais evidente.

Mas de qualquer forma só queria mesmo esclarecer aquilo e dou por terminado este tema, pois nunca chegaríamos a um consenso.
 
Pronto... é mesmo com isto que não concordo (ainda para mais na forma exagerada como está colocada...) e a realidade profissional demonstra nada disso. Aliás, referias que toda a gente pensa isso do Marketing, mas nas Engenharias ainda é mais evidente.

Mas de qualquer forma só queria mesmo esclarecer aquilo e dou por terminado este tema, pois nunca chegaríamos a um consenso.

A minha realidade profissional demonstra isso por isso vamos ficar em desacordo. lol

enfim, discussao saudavel =)
 
Back
Topo