1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Precisava de uma ajuda....

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Clive Sinclair, 30 de Maio de 2005. (Respostas: 55; Visualizações: 3014)

1. Clive Sinclair

Clive Sinclair Power Member

Boas.

Já houve tempos (anos oitenta: ZX Spectrum, Commodore C64, enfim... pre-historia) em que percebia bastante de informatica, mas depois deixei-me ficar atras, e hoje em dia sinto-me completamente drop out...
    Aconteçe que vou finalmente montar o meu gabinete de arquitectura, e preciso de pc. Por isso, ontem foi a uma loja num centro comercial, falei com um puto que bem podia ser meu filho, e saí completamente baralhado... 8o

Tudo que seja mais recente de um Pentium II e de um disco com 4 giga, para mim é turco. 8o

Por isso, gostava de pedir a vossa ajuda para montar 4/5 pc, que sirvam para:

- trabalhar com programas de CAD 2D
    - editar umas imagens
    - fazer trabalho tipico de secretária

Gostaria que fossem maquinas com um minimo de escalabilidade, para não ficar daqui a tres anos com chaços inuteis...
    Espero as vossas sugestões.
    Clive

2. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Essencialmente tens das possibilidades intel P4, ou AMD athlon64. este ultimo costuma ser melhor para o pessoal dos jogos e home pc's, o que não é propriamente o teu caso, por isso, eu aconselho pentium 4, mas é um conselho discutível ainda assim se fores pelo athlon64 não ficas certamente mal servido, pelo contrario.

Agora é assim, dava muito jeito saber quanto tencionas desembolsar por cada PC, porque isso é muito importante para te indicar o hardware.

3. PEARLboy

PEARLboy Power Member

Tb n sou nenhum pro mas posso deixar aqui uma sujestão para a finalidade que queres:

Processador: Intel P4 640 3,2GHz 2MB L2
    Motherboard: Abit AA8XE 3RD Eye
    Memorias: Mushkin RedLine 1Gb PC4000
    Disco Rigido: Seagate 7200rpm 250GB SATA NCQ
    Placa Grafica: XFX 6800GT PCI-E
    Fonte: OCZ PowerStream 420W

Podes sempre ler e fazer as tuas proprias escolhas, isto foi o k me ocorreu de momento...boas compras

cumps

4. Clive Sinclair

Pois claro....
    O problema é que não faço ideia, isto é: queria gastar o justo para ter maquinas com aquelas caracteristicas....
    E como, tanto quanto sei, a AMD é mais conveniente da INTEL, o processador já está escolhido!
    Por exemplo, para mim, a caixa do comp. é algo que se enfia por baixo de uma secretaria, a apanhar pó, por isso qualquer coisa para além disso, é escusado!

Última edição: 30 de Maio de 2005
  5. SuBzEr0

SuBzEr0 [email protected] Member

Para pcs de escritório?? Damn, gostava de trabalhar em sitios desses. O PC que aí está feito é certamente para outro tipo de usos, jogos e afins.
    A unica coisa que vejo aí acertada e o processador...

Clive Sinclair, diz aí o teu orçamento e se pretendes ter maquinas diferenciadas para cads e afins e outras para apenas e só trabalho de escritório.

[]s

6. _Rock_

_Rock_ I'm cool cuz I Fold

Que exagero...para trabalhar não é preciso equipamento tão bom... :rolleyes:

Abraço

7. Clive Sinclair

Obrigado subzero,
    queria maquinas todas iguais, quando mt usava o zx spectrum como server de plotagem... :rolleyes:
    De facto, mais do que as marcas, nesta fase, dava-me mais jeito perceber os pros e os contas das novas tecnologias, que desconheço: por exemplo, o que raio são os discos ata, ou sata?!?

8. PEARLboy

PEARLboy Power Member

apenas estava a pensar em trabalhos graficos pois é sempre necessario ter bons computadores. agr n sei ate k ponto é necessario...se calhar estou a pecar por excesso, mas é so uma opinião. eu sei k isto para 4 ou 5 pcs se traduz em mt guito. pode-se sempre arranjar por muito menos. n sei quais as exigencias. ja vi um computador para trabalhos graficos k n era nada mais nem menos k 8000€ de orçamento.

9. Clive Sinclair

chiça!!! :wow:

10. LeeMan

LeeMan Power Member

Muito importante Clive:

Investe num servidor de marca decente com estabilizador de corrente à parte. Compra um com dois discos em RAID 1 (disk mirroring) só para guardar os ficheiros de trabalho.

Ligas os outros em rede e obrigas os teus colaboradores a guardar todos os ficheiro de trabalho no servidor. Assim em caso de problema com os PC os ficheiros estão sempres salvaguardadados.

Compra licenças originais de CAD. Eles "andem aí" à caça em gabinetes de arquitectura (fonte segura).

11. Shakawkaw

Shakawkaw Suspenso

Em todo o caso não vale a pena sugerir coisas como "Mushkin RedLine 1Gb PC4000", visto que não é PC para fazer OCs nem para gamers.

Relativamente aos discos, SATA tem vantagens sobre ATA, especialmente ao nivel de velocidades de transmissão. Visto que actualmente a diferença de preço entre ATA e SATA é quase nula acho que te rende mais ir para SATA.

Não sei exactamente o que o CAD puxa mais, mas tenho a ideia que pelo menos memória requere bastante. Aqui vai (por alto) a minha sugestão:

CPU: A64 3000+
    MB: ASUS A8N SLI (não precisas do SLI, mas parece-me das boards mais estaveis para A64)
    MEM: 2*1GB ou 4*512MB (2GB total), acho que da Twinmos ou Kingston servem perfeitamente.
    HDD: 160GB SATA (já fica para o que for preciso), recomendo da WD, Hitachi ou os novos da Maxtor (DiamondMax10)
    Grafica: Aqui não faço ideia. Se o que fores correr não puxar por gráfica uma X300/600 ou uma 6200 servem. Se de facto puxar pela gráfica há de haver pessoal aqui com mais conhecimento para te aconselhar.
    Fonte: Só não recomendo OEM. Uma fonte com >400W e pelo menos 18A na linha de 12V chega perfeitamente.

Agora, sendo para um trabalho constante em frente ao PC, especialmente gráfico, acho que te tens de preocupar com os monitores. Convem que tenham boa qualidade de imagem e não cansem demasiado a vista. Pessoalmente posso recomendar o que eu tenho (Benq FP791), mas talvez queiras ir para um monitor maior (19/21"). Nesse aspecto acho que também muita gente pode aqui ajudar-te com a escolha... ;)
    Acho que o essencial está aqui. Espero ter ajudado... ;)

12. Koncaman

Eh pah, acho que se deres ate cerca de 1500€ por pc, fazes um bom negocio...
    Normalmente para o pessoal que usa CAD, a escolha de monitor cai sobreum CRT. o que acaba por ser bastante bom para poupar dinheiro.
    se comprares 4 ou 5 monitores da sony ou samsung , com ecrã plano, 19", e refresh rate decente, tipo 80-100hz, ficas bem servido.
    depois metes-lhes uma drive de gravador de DVD's em cada um, ligas os pc's em rede gigabit (quase todas as boards ja têm controladores on-board). Tens é que comprar um switch.
    Agora na questão do CPU, é inquestionável que a AMD oferece a melhor qualidade preço [apesar de neste segmento não ser o cpu sobre o qual acaba por recair a escolha, é bom ver as empresas a comprar AMD].

portanto, um athlon64 3500+, uma board asus (que geralmente são estáveis, e constituem um bom investimento) poderá ser uma asus a8n, e 1gb de memoria kingston ddr400 (de preferência CL 2.5 [latência cas, é o nº de ciclos de relógio que a memoria precisa ate disponibilizar para leitura dados que foram escritos.])
    1gb de memoria é bom, porque geralmente quando se trabalha em arquitectura é muito fácil usar imagens bastante grandes, nem que seja em cartas militares, e coisas do estilo, e tendo pouca memoria pode ser penoso trabalhar com estas imagens.
    quanto à componente gráfica... isto é bastante discutível, podes ate comprar uma placa da matrox, que trabalham muito bem em 2D, mas que depois têm uma aceleração 3d decepcionante, e te deixam o computador pouco versátil, ou apostar em algo mais potente, como uma radeon x800xl.

resumindo:
    motherboard: asus a8n-e
    CPU: athlon64 3500+
    Memoria: 1GB DDR400 kingston CL 2.5 (2x512MB, pois oas Athlon64 não se dão muito bem com mais que 2 dimms)
    Placa grafica: radeon x800XL
    Monitor: Samsung SyncMasterTM 990DF-Black (19 inch monitor)
    Caixa: chieftec 360W black
    drive optica: nec 3250A (DVD-/+RW DL)
    Disco rígido: Maxtor 200GB 7200RPM's 8mb cache SATA

Compra um UPS!
    Um para cada PC. Existem alguns modelos da APC que custam cerca de 100€ e que são bastante bons, e talvez seja suficiente para te dar uns 5 minutos para guardar trabalhos em caso de falta de luz.

ok, a caixa pode parecer cara (cerca de 100€) mas acenta bem em ambientes empresariais (tem um look sobrio [em certos modelos]) e da sempre gosto ver uma caixa bonita, que uma caixa branca e feia. E causar boa impressão é sempre bom. Além disso tem uma fonte bastante capaz.

acho que é uma escolha racional... tudo bem que tem uma placa gráfica bastante potente para o uso que vai ter, mas eh pah... acho que fica um pc mais capaz, nunca se sabe quando é que precisamos de aceleração 3d. e em 2D é bastante boa. Com esta placa ficas muito bem servido durante bastante tempo.
    isto, é pc, para o uso que lhes vais dar, para durar cerca de 5 anos.

mais alguma coisa é so dizer.

13. blastarr

blastarr Power Member

Eu tenho mais queda para Alias|StudioTools (3D), mas há uns anos tive uns pózinhos de AutoCAD R14 e 2000 (linha de comandos, sobretudo).
    Configuração recomendada (Desculpa-me Koncaman, mas esquece placas 3D muito caras, simplesmente não precisas disso e é desperdício de dinheiro serão sempre 300 e tal euros x 4 ou 5, quando elas não serão nunca usadas no seu potencial nestas tarefas)
    Se mais tarde fôr preciso, a motherboard suporta até duas placas gráficas e até quatro monitores num só pc... enough said:

-Uma Placa Gráfica Geforce 6200 (certifica-te que não é uma versão "Turbocache", na caixa tem de vir especificado) com interface PCI-express.

-Processador AMD Athlon 64 3000+ ou 3200+ para ->socket 939<- (atenção que também existem estes modelos para o socket 754, mas perde-se na capacidade e na possibilidade de actualização futura).
    Permitem trabalhar com programas e Sistemas Operativos em 32 e 64 bits.
    Este socket permite daqui a algum tempo, investir em processadores dual-core (grosso modo, são dois CPU's num só, muito úteis para renderizações e aplicações de edição gráfica futuras).
    As CPU's são muito baratas, permitindo investir mais num futuro próximo.

-Motherboard ou placa-mãe, sugiro a A8N-SLI Deluxe, é estável, tem capacidade para um máximo de 12 (doze) discos rígidos, dos quais 4 podem ser os mais antigos IDE, 4 SATA e 4 SATA II, ou drives ópticas como gravadores de CD/DVD e tem um suporte pós-venda muito bom
    Suporta RAID em vários modos, basicamente, tem grande flexibilidade ao nível dos discos e permite ter performance superior, performance e protecção contra falhas de discos, ou tudo combinado.

-Memória, escolhe uma de marca, as Kingston ValueRAM são uma boa aposta, esse tipo de programas puxam pela quantidade e menos pela velocidade.
    De preferência, dois "sticks" de 1 Gigabyte cada, instalados em slots de cores diferentes na motherboard para beneficiar do dual-channel.

-Placa de som, 2 placas de rede gigabit Ethernet (1000mbps), portas USB 2.0 (suporta 10) e portas Firewire/IEEE1394 (suporta 2), está tudo incluído na motherboard, que até permite ter discos SATA ligados externamente com um adaptador incluido na caixa.

-Um bom router para fazer a divisão da ligação à net e partilhar dados entre os PC's, recomendo Cisco, Linksys ou Belkin com Switch de 4 ou 8 portas de rede, Wireless ou com fio, há muito por onde escolher e para todos os preços.

-UPS com supressor de picos de corrente, nunca é demais recomendar, para mim é imprescindível, evita-me perder tudo caso falhe a corrente eléctrica e me tenha esquecido de clickar "save"... ;)
    Pelo menos o PC ou Servidor com dados mais sensíveis deverá ter uma, de boa qualidade (APC, MGE, há muitas marcas).

-Monitores, é o mais importante, têm de ser de pelo menos 19 polegadas, ser LCD ou não depende da fidelidade de cor que se pretende, os velhos "trambolhos" dos CRT tradicionais aínda têm uma ligeira vantagem nesse capítulo.
    Mas se se pretender poupar espaço, LCD é boa escolha, e deverá ter ligação DVI, senão perde-se muita qualidade de imagem.

-Caixas e fontes de alimentação, as caixas podem ser uma qualquer ATX, são irrelevantes para quem não quer mais do que isso, mas dá preferência a uma que tenha portas USB e Firewire na frente, do tipo Mid-Tower ou superior e uma boa fonte "de marca" (até 50 euros já se compram boazinhas).
    Evitar caixas muito baratas com fontes de muitos Watts "publicitados" incluídas, é dinheiro que se poupa mas se gasta a dobrar mais tarde, pois a qualidade não costuma prestar.

-Teclados e Ratos, odeio ser parcial, mas para mim, a Microsoft aínda faz os melhores e não a Logitech, são muito bem construídos, ergonómicos (agora são...;) ) e duram muito (já tive das duas marcas).

14. Koncaman

so mais uma coisa em relação a teclados...
    pra o que é, não compres teclados wireless, porque as pilhas e ou chatisses a carregar pilhas/baterias, não são nada compenssadoras, e mais tarde ou mais cedo torna-se algo muito chado.
    portanto, compra tudo wired!

eu sou da opinião do blastarr, um conjunto rato/teclado da microssoft é bastante bom, e tem um preço agradavél, alem disso é agradável à vista.
    melhor, so se for o dinovo da logitech, que é no minimo carissimo, e não vale a pena gastares tanto dinheiro.

15. Clive Sinclair

calma... que já tenho um nó na cabeça: :confused:

cpu: athlon 64 socket 393
    p.mãe: A8N-SLI Deluxe
    memoria: 2x512 ddr
    disco: 200 giga sata...
    grafica: matrox?

16. blastarr

blastarr Power Member

Socket 939.
    Gráficas, esquece Matrox, são caras e ultra...lentas.

17. Koncaman

acho que uma asus a8n-e chegava bem para o gasto, é pouco provável vires a usar o SLI... e todos os extras que a deluxe traz. com uma a8n-e ficas tão bem servido em velocidade/estabilidade, so que com bem menos coisas que não vais usar. esta ja traz placa de som e placa de rede (n sei é se é gigabit) .
    é so por uma questão de optimização do investimento :P poupas em componentes desnecessários, e gastas em coisas mais importantes. neste caso poupas cerca de 30€.

quanto à grafica... acho que a x800xl é uma boa compra, custa cerca de 300€... mas abafa a matrox completamente, em 3d, e cumpre bem em 2d. é a melhor placa nesta gama de preço, qualidade/preço, gama media-alta.

18. "eu"

"eu" Folding Addicted

não me parece que justifique meter 2 gigas de ram já, pelo menos para cad 2D
    para editar imagens já não sei, também depende das imagens e quantidade
    apostava mais no processador do que nas memórias e gráfica, assim daqui a um tempo, digamos ano e meio/dois anos, podias adicionar mais ram e eventualmente trocar de gráfica por um preço "interessante" aguentando a plataforma board e processador mais uns Km :D

19. Clive Sinclair

Vamos lá ver se a lista de compras está completa:

cpu: AMD A64, socket 939 (para amanha trocar com o tal cpu com dois corações, ou lá o que é aquilo...)
    board: ASUS, a8n-e (a8v-deluxe seria uma alternativa?)
    grafica: Geforce 6200
    memoria: 2x512 ddr400
    disco: 160 giga sata
    monitor: 17 polegadas TFT (chega)

isto tudo vezes 5, mais a rede, mais um disco externo de 200 giga (em vez de um server, para levar a informação pra fora do escritório), mais as licenças do Autocad, mais as do Office, mais...

Acho que vou ter de aumentar o valor do imprestimo.... :005:

20. JuSt_Me_AnD_yOu

JuSt_Me_AnD_yOu What is folding?

Partilhar esta Página