preciso d dicax.... pa OC

NoX

Power Member
é o seguinte, adquiri recentemente (ontem), material novo po meu pc...

epox 8rda
256mb Pc2700 Infineon
ATI Radeon 9000 Pro
i por fim....
Amd Xp 2400+

o que fazer, pa acelerar um bocado isto, mas de maneira segura???
 
Boas.
Primeiro é melhor que percas o medo do overclock, epá, basicamente a verdade é que as hipóteses de queimares alguma coisa são muito remotas!.
Para overclockares o cpu basicamente basta aumentares o FSB e o Multiplicador na bios, se o sistema não ficar estável aumenta também a voltagem do cpu e das memórias.
 
Além de fazeres tal como o D1S0RD3R disse, devias ter comprado outro stick de memória para aproveitar o dual channel mas prontox...

Outra coisa que também te poderá dar jeito era desbloqueares o cpu (atenção que isto não dá performance nenhuma nem te dá mais pontos neste ou naquele bench, apenas te "expande" as possibilidades de OC) ;)
 
Tás com sorte, pois a tua board desbloqueia o multiplicador do processador. Fazes o seguinte:

1-Nas opçoes da Bios baixas o multiplicador para 9
2-Depois vais subindo o FSB. A ideia é ver qual o maximo FSB que o teu computador atinje. No teu caso provavelmente serás limitado pelas memorias pois como é um dimm 2700 nao devem aguentar muito mais que 166 FSB, mas podes tentar ir mais além por 2 maneiras: subir os timings das memorias ou aumentar o Vdimm.

2-Qdo vires que na da pra por mais FSb, vais subindo o Multiplicador até o computador não arrancar ou começar a reiniciar a meio do windows. Nesse caso vais aumantar o Vcore.

Mas aumenta pouco de cada vez e ve se o coputador aguenta. Cuidado com as temperaturas, pois qto maior o Vcore mais calor produz o porcessador.
Não sei qual o cooler que tens, mas se é o de origem recomendo-te vivamente que o troques. Uma boa opção é o Volcano11, caso possas gastar mais um pouco então vai pro SLK800 ou 900 e poe uma Smart Fan II da Thermaltak em cima!!

Espero ter ajudado!

Bom OC!!
 
ya, se bem

mas ha uma cena, tipo, no fsb, so tenhu tres opçoes 100mhz,133mhz ou 166mhz

mas tou a xtranhar uma cena!! tipo..
kd aumento o fsb, kd ligo o pc, aparece a dizer k é um 1800+ (1500 mhz)!!!
será pkausa do multiplicador???

tkx
 
HAAAAAAAA!!!

ja knsegui...
o fsb vai ate aos 170, mas k/ ax mmorias em turbo, mas n ta xtavel, o mm okntece k/ o multiplicador a 13.0
tou a usar fsb a 168mhz, multiplicador a 12.5.
i se eu baixar a percentagem da "memory frequency"??
tipo, baixava para 83% i elevava o FSB. assim ja dava certo???

tkx

P.S. o meu pc ta cm mostra a img k vai "ataxada"...
 

Anexos

  • imagem.jpg
    imagem.jpg
    45,4 KB · Visualizações: 126
Como eu te disse anteriormente, estás limitado pela memoria cujo limite é 168mhz. Podes fazer várias coisas:

1-mudas o ratio FSB/ F.memoria, como tu disseste por 83% e assim podes subir o FSb mais um pouco sem risco das memorias ultrapassarem os 168. Mas não te aconselhoa fazer isto, pois nos Athlons convem que a memoria esteja sincrona com o processador ou seja funcionar à mesma velocidade (a 100%).

2- Podes tentar mudar os timings da tua memoria. Isso faz-se no bios (na parte por baixo da frquencia) poes em Expert (tiras do turbo)e aumentas um pouco os valores (qto amis alto pior). Poe aqui os timings defualt da tua memoria.
Tb podes aumentar um pouco o vdimm. Isso faz-se na parte PowerBios. Vais lá e mudas de 2,63 pra 2,77 ou 2,90

Se vires que não consegues por o pc a funcionar acima de 168 com os timings menos agressivos ou com o aumento do Vdimm estás a ser limitado pela tua memoria!!!

Fica bem e bom OC
 
@ NoX:

Não tás a dar pouca voltagem ao processador? Na imagem que puseste em attachment tinhas 1,58V.

@ Biruno:

Disseste que com a 8RDA dava para mudar o multiplicador sem fazer alteração nenhuma no cpu. Eu só consigo usar o multiplicador até ao 12,5. O 13 já não funciona... Podes ajudar?
 
Originally posted by bgcngm
[B@ Biruno:

Disseste que com a 8RDA dava para mudar o multiplicador sem fazer alteração nenhuma no cpu. Eu só consigo usar o multiplicador até ao 12,5. O 13 já não funciona... Podes ajudar? [/B]

No meu XP2400+ desbloqueia, tu como tnes um BArton já não sei. No entanto acho que devia desbloquear o multiplicador de todos os processadores recentes (BArton incluido)

Que Bios tens? Eu tenho o que saiu a 11/04/2003

espero ter ajudado
 
@bgcngm

o meu multiplicador da desde os (miseros) 4.5 até aos 17 (ou 19, ja nem sei!!)
ja agora, que voltajem dvo ter pro cpu??? mas ela n ta sp a 1.58, normalmente ta nux 1.6x

@Biruno

o meu pc, parecia estavel, mas pouco depois de ter la posto a foto, reiniciou sozinho!!! é f*****.
então agora baixei o multiplicador pa 12, i o fsb a 166.
da a velocidade normal, mas axu k é mlhor ter assim do k kom o fsb a 133 i o multiplicador a 155 (km o default) ne???

:004: :004: :004: :004: :004: :004: :004: :004: :004: :004:
 
by NoX
o meu pc, parecia estavel, mas pouco depois de ter la posto a foto, reiniciou sozinho!!! é f*****.
Realmente, e visto que tens um tbred, devias ter o vcore a 1,65v (default) e como tás com problemas de estabilidade talvez devesses aumentar para 1,7v mas, como é evidente, sem OC nunca seria preciso alterar (leia-se, aumentar) o vcore. Ou seja, com a 1,7v por exemplo ainda te devia dar para fazer OC por mais ligeiro que fosse!
 
ya, ja aumentei a voltagem... agora isto tá assim...

k mais posso fazer para acelerar????
HELP ME!!!!!!!!! hehehe


:D :D :D :D :D
:004: :004: :004:
 

Anexos

  • temperaturas2.jpg
    temperaturas2.jpg
    54,1 KB · Visualizações: 45
Back
Topo