1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Preciso de ajuda a escolher distro

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Lasac, 11 de Junho de 2006. (Respostas: 12; Visualizações: 856)

1. Lasac

Lasac OC Legend

Pois bem pessoal tenho um servidor com windows server 2003 a correr apache + php + sql + dns/host server + mail server, mas como já não toco em linux aos anos digamos que estou enferrujado e agora precisava da vossa ajuda na escolha de uma distro para substituir o win.

Tinha em mente um destes:
    - Red Hat
    - Suse
    - Debian (sarge)

No entanto vi o tutorial do CC e também me pareceu porreiro porque também faz de firewall e seria uma mais valia na segurança tanto do servidor como da rede.

O que vocês acham melhor para o meu caso, tendo em conta:

- Netvisão aka IP dinâmico
    - Servidor muito modesto (128MB Ram) :lol:
    - Servidor nome de domínio (tipo ***.pt/com/org/whatever...)
    - Mail server
    - Anti-virus bom (Clamav?) (ou Avast?)
    - Anti-spam bom para o email server (SpamAssassin?)
    - Firewall?
    - Backup Tool? (neste momento Norton Ghost 10)
    A ideia é o servidor ser o mais seguro/fiável possível, nem que para isso perca 1 mês de volta dele! :x2:

A máquina em questão é muito modesta:
    CPU: Pentium 366MHz
    RAM: 128MB SDR
    Disco: Seagate 80GB 7200

No entanto é para me ir habituando ao Linux e depois vai ser para montar um como deve ser (ou vai o meu FX55 para server quando chegarem os Conroe, ou então monto um P4 805 (2666MHz dual core) ;)

Obrigado desde já!

Última edição: 11 de Junho de 2006
  2. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

Boas. olha, esse pc aguentava com 2003 server ?? :D :D
    Eu pessoalmente tou a testar suse 10.0 eval e tou a gostar, mto user friendly, ja com firewall (iptables activo), backup tools, modulos servers... Quanto a antivirus depois tens o avast (free) com versao linux (pra servers), por exemplo.
    Debian, como sempre tem melhor repositorio, mas lá esta, terias de perder + algum tempo.
    Qual o teu WindowManager de eleiçao,ja agora ?

3. Gurzi

Gurzi Power Member

s

então e Fedora 5 está posto de lado ?

4. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Eu diaria que o CC é perfeito.

5. TuxBoss

TuxBoss Power Member

Debian é uma excelente escolha.

6. Lasac

Lasac OC Legend

Sim aguenta, mas a performance do site não é nada de especial (como seria de esperar) :x2:

Bem... sou do tempo do KDE, mas neste momento tanto me faz...
    (Sim ainda sou do tempo do Suse 7.2... tenho-o aqui ao meu lado... são 7cd's + 1dvd) :-D

Sinceramente não conhecia, mas parece ser muito bom :)

Sim também me pareceu, tendo em conta o servidor em questão ( :x2: )

Sim. Obrigado pela opinião.

Mais opiniões serão bem vindas. :)

E Ubuntu Server 6.06 alguém sabe dizer se aquilo é bom?
    Eu pelo menos gostei do desktop, mas como li que aquilo já trás apache + mysql e php instalados, sempre é esse trabalho que me tiram e pelo menos gostei da simplicidade de funcionamento do SO :)

7. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

ve qual tas melhor habituado dos sugeridos :P
    eu pessoalmente tudo o que seja pacotes modificados ubuntu ja nao quero, ja tive demasiadas dores de cabeça :D mas também se nao for para andar sempre a instalar novas aplicaçoes...
    cumps

P.S. mete mais 1 bocadito de ram nisso :P

Última edição: 12 de Junho de 2006
  8. Lasac

Lasac OC Legend

já á uns 5 ou 6 anos que não toco em linux (pronto á dois anos mechi no CM na escola, mas só foi para ver como era assim como o Ubuntu), portanto a ideia é começar a mexer de novo mas queria começar por uma coisa em condições.

Obrigado pessoal.

9. hellaxe

hellaxe Power Member

Eu diria que também é a escolha acertada. Tem tudo o que precisas. Aquilo tem também uma ferramenta de backup que eu nunca usei. Podes sempre usar a linha de comandos se não quiseres o Webconfig ou o webmin.

10. madskaddie

madskaddie Power Member

Eu já dei a volta às distros, e não consigo compreender 2 aspectos (que são generalizados à maioria das pessoas):
    • Como é que se gosta do Fedora (Mandriva e afins).
    • Como é que se acha o Debian dificil de instalar.
    Hoje em dia o Debian tem um installer em ncurses que já está a um grande nível (para mim, podiam parar o desenvolvimento do aspecto e bombar com o reconhecimento de hardware "manhoso"). É tão bom que o do Ubuntu é o mesmo (ou muito parecido). Eu só comecei a entender mais deste mundo quando comecei a usar Debian; Verdade seja dita, que para quem vem do mundo ms, uma pessoa tem que parar para compreender o que é um computador, "não basta saber escrever no word e jogar ao minesweeper". Mas para mim, aprender nunca é mau.

Nas tuas funções (dentro dos meus amadores conhecimentos), o IP dinâmico é complica as coisas mas entidades como http://www.dyndns.com/ estão cá é para isso (tens é de te amanhar com a configuração do cliente de software).

____
    NOTA: Se fores para o Debian, e como é para servidor (supostamente instalas uma vez e não mexes muito mais), vai para o Sarge, porque ao Etch faltam pacotes, por exemplo o k3b - agora não sei, mas houve uma altura em que mudei para o ubuntu porque quería gravar coisas com GUI e não podia (depois o meu pc pifou, comprei outro e estou com a SID )

11. Prodigy

Prodigy Suspenso

A unica coisa que não gosto no Fedora 5 é as rpm's mas isso é fácilmente contornavel, Existe algo melhor que o Red Hat Enterprise para server? penso que não, logo é baseado, muitas empresas de hosting usam o Fedora como S.O para server por alguma coisa.

12. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Tendo em conta o que queres: Debian :)

Ultra-estável e fácil de manter, dificilmente arranjas melhor combinação que Debian+Apache+Php+Mysql+Postfix+proftpd+bind9+qq coisinha :D

13. Lasac

Lasac OC Legend

Obrigado malta pelas opiniões.

Acho que vou experimentar o Debian sarge.
    Não se preocupem com o servidor ser caracol. A ideia é começar a ganhar unhas nisto e depois quando for mesmo necessário ter o servidor online, monta-se um em condições :)

Tenho de ver isso quando acabar de instalar tudo (acabei de formatar o RAID no meu pc :P)

Obrigado uma vez mais.

Partilhar esta Página