Preciso de ajuda com Linux

zakyou

Power Member
Boas.
Gostava de testar um linux mas nao o queria instalar porque nao sei vou gostar.
Existe algum boot CD (ou la como se chama) que eu possa gravar num CD virgem e testar um Linux qualquer sem o instalar?

Se existir mais de um hipotese indiquem-me por favor qual axam melhor. (gostava um do genero do deste video: http://www.youtube.com/watch?v=xC5uEe5OzNQ (a parte do linux claro..O vista ja tenho)
 
Deixo o link para a pagina do ubuntu pt, onde podes ver como criar e correr um boot cd com o Ubuntu.
http://www.ubuntu-pt.org/downloads/

Este vai directo ao site de download:
http://www.ubuntu.com/getubuntu/download

Com o live cd podes ter uma boa ideia de como funciona o S.O., mas atenção as animações que viste no youtube so estão disponiveis se instalares o SO (se estiver errado que me corrijam).

entao é fazer download->gravar->por na drive e fazer boot?Nao me vai pedir para instalar?

btw:mais tarde se quiser instalar...posso instalar com o vista tbm instalado?Na mesma partiçao?
Desculpme as perguntas todas mas nunca corri o linux num pc e nao sei minimamente como funciona
 
entao é fazer download->gravar->por na drive e fazer boot?Nao me vai pedir para instalarr

Yup, escolhes o idioma, e a opção testar sem instalar é muito simples. Se quiseres ate podes instalar por pen.

btw:mais tarde se quiser instalar...posso instalar com o vista tbm instalado?Na mesma partiçao?

Yup penso que dá mas isso é do genero que o vista instala o ubuntu como se fosse um programa normal. Não recomendo até porque nunca testei.

O que acho melhor é criares uma partição para o Windows e outra para linux.
 
Yup, escolhes o idioma, e a opção testar sem instalar é muito simples. Se quiseres ate podes instalar por pen.

Ai posso? Isso dava-me muito mais jeito.
Como faço?faço o dl e ponho na pen?

mais uma vez desculpa as perguntas

EDIT:COmo funciona o Wubi?
 
Última edição:
Como faço?faço o dl e ponho na pen?

mais uma vez desculpa as perguntas

Não é assim tão simples. Primeiro tens de criar um boot na pen para a bios saber que ela é "botavel". (este guia serve para executares o programa pelo windows (suponho que tenhas o vista funcional), convém também teres a certeza que o teu pc suporta boot por pen.

Segue este guia, caso tenhas dúvidas pergunta, e não peças desculpa por elas pk ninguém nasce ensinado. :lol:
 
Última edição:
Não é assim tão simples. Primeiro tens de criar um boot na pen para a bios saber que ela é "botavel". (este guia serve para executares o programa pelo windows (suponho que tenhas o vista funcional), convém também teres a certeza que o teu pc suporta boot por pen.

Segue este guia, caso tenhas dúvidas pergunta, e não peças desculpa por elas pk ninguém nasce ensinado. :lol:

Ok obrigado pela ajuda.Vou fazer o LiveCD e depois venho ca postar a minha opiniao sobre o ubuntu xD
Isto nao me vai apanhar virus se o ligar a net ou o antivirus que tenho no windows vai porteger tambem o linux?
 
Ok obrigado pela ajuda.Vou fazer o LiveCD e depois venho ca postar a minha opiniao sobre o ubuntu xD
Isto nao me vai apanhar virus se o ligar a net ou o antivirus que tenho no windows vai porteger tambem o linux?

Não te preocupes com antivirus/firewalls e coisas do genero. O linux não é afectado pelos virus do Windows, firewall já traz uma por defeito para além que a segurança é 10x superior a do Windows.
 
Pois...
Mas la so fala da opçao com as partiçoes (pelo menos que eu visse. eu tambem sou vesgo por isso -.-) mas o que queria era instalar com aquela opçao que diz instalar com um programa normal no windows.
Como é que funciona esta opçao?Nao me afecta nada do windows vista?
 
Pois...
Mas la so fala da opçao com as partiçoes (pelo menos que eu visse. eu tambem sou vesgo por isso -.-) mas o que queria era instalar com aquela opçao que diz instalar com um programa normal no windows.
Como é que funciona esta opçao?Nao me afecta nada do windows vista?

Penso que não. Mas acho que só funciona em Windows 32 bits.

É só pores o cd e escolheres essa opção no proprio windows.
 
Back
Topo