1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

preciso de ajuda e opiniões dos experts

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Lasac, 20 de Janeiro de 2006. (Respostas: 11; Visualizações: 1070)

1. Lasac

Lasac OC Legend

Boas.

Antes de mais peço desculpas se este assunto já foi falado por cá, mas ando sem cabeça e sem tempo para fazer uma procura aprofundada :(

Tenho aqui uns pc's parados:
    celeron 300
    64mb ram
    20GB disco

[email protected]
    32mb ram
    6.4gb disco

Como tenho isto parado a apanhar pó, estava com ideias de montar um ou dois servidores cá em casa, de forma a aproveitar estes meninos.

Basicamente queria um servidor firewall/anti-spam/anti-virus e essas cenas todas (ClackConnect pareceu-me o ideal), mas também queria utilizá-lo para fazer downloads nas HH e ao mesmo tempo ser um fileserver só para a rede local (guardar documentos e coisas importantes, para se algum dia tiver que formatar o raid, não preciso de grandes coisas, pois vai estar tudo no servidor).
    Sei que os 40GB do celeron não vão dar para nada, mas provavelmente o meu Raid vai para lá (2x80GB) ou então compro um disco de maior capacidade, portanto problemas de espaço em disco não vou ter.

Então os problemas são os seguintes:
    - será que o celeron aguenta com o clarck connect?
    - será que o clarck connect vai conseguir fazer todo o trabalho sozinho? (firewall + downsloads HH + lan fileserver)
    - será que o clarck connect é mesmo fiável ao ponto de não necessitar de firewall nos pc's da rede?
    - em caso do clark connect não servir para tudo, será que o [email protected] vai dar para fazer de firewall e aproveitar o celeron para fazer o resto?

Só para terem uma ideia, quero alterar a minha rede actual para:
    Internet -> Firewall/FileServer -> Router Linksys (by Cisco) -> PC's Clientes (Rede Local):
    - Meu pc
    - Pc do cota

tive um P3 1GHz com o XP a fazer o trabalho (excepto firewall), mas decidi vender a máquina. Se o arrependimento matasse, já tava morto :(

No XP foi fácil, bastou instalar os programas necessários para os downloads tipo utorrent, emule etc a fazer downloads para dentro de um directório partilhado em rede e o mesmo se passou com os documentos e actualizações / programas que estavam todos colocados em directórios partilhados, tipo:
    - Downloads
    - FileServer
    - <nome_de_utilizador>

Depois nos "clientes" montava os directórios como unidades de rede e pronto, tudo Ok!

Agora com o CC vou conseguir fazer tudo isto e se os pc's vão servir para alguma coisa.
    Se não derem, começo então por comprar material para montar um servidor em condições, agora se não sabem se dá, posso experimentar, mas gostava de saber se o CC vai-me permitir fazer tudo aquilo.

Desculpem lá a n00biçe, mas eu em linux sou um zero á esquerda, aliado á falta de tempo e cabeça para marrar nisto... enfim... será que me recomendam dar este passo em linux ou monto em win á minha maneira?

Se tiverem outras sugestões não se acanhem!

Aguardo respostas.

Cumps.

2. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Com essa RAM tens poucas alternativas. De qq forma para o CC dá.
    Penso que o CC seja uma boa opção:)

3. Lasac

Lasac OC Legend

Ok Metro.

Já tenho o celeron parado á muito tempo e agora que me puz a pensar acho que tem 128mb de ram e não 64.
    Quando chegar a casa tenho de verificar isso para ter a certeza.

De qualquer forma secalhar é melhor começar a pensar em comprar uma board mATX + cpu + ram para montar uma coisa em condições.

Então com o CC vou conseguir fazer tudo o que quero? Sei que o linux hoje em dia trás tudo e mais alguma coisa, mas será que os torrents e emule funcionam bem ou ainda estão em fase de experimentação?
    é que se tudo der bem fica o CC :)

Fico contente por saber que pelo menos vou dar utilização ao pc e assim posso comprar as cenas com mais calma.

Obrigado!

4. falco

falco Power Member

Com uma máquina dessas só te safas com GNU/Linux ou com um *BSD

5. Lasac

Lasac OC Legend

Encontrei isto:
    http://www.coyotelinux.com/products.php?Product=coyote
    http://www.brazilfw.com.br/forum/kb.php?mode=article&k=6

Parece porreiro, pois funciona apartir de uma disquete 1.44mb e os requesitos mínimos são animadores:

486 25MHz
    32mb ram
    32mb de disco

Parece excelente para dar uso ao [email protected] 32mb ram e a um disco de 100mb que aqui tenho! :D

Depois coloco o Celeron com o win NT4.0 ou o 2k a fazer o filesharing :)
    Parece-me a melhor solução, e assim compro um dataswitch 4 portas para ter os 2 servidores + meu pc ligados a 1 só rato / teclado / monitor. Poupo dinheiro e espaço.

Logo vou colocar as mãos nisto a ver no que vai dar :)

Valá não se acanhem a dar opiniões / sujestões. Eu sei que os pc's são um museus ambulantes, mas pretendo contornar esse problema com mais calma, tempo e € porque perfiro juntar mais algum e montar um servidor em condições doque andar a comprar aos bocados e ir ficando com material encostado :(

Digam lá a vossa justiça.

6. redalert

redalert Folding Member

Lasac: Usa Debian "puro"! É o melhor que fazes e é capaz de correr num 486 512kb de ram! :D :lol:

Em vez de sacares os 10cds ou 2dvd usa o netinstall; é um cd com boot que permite instalar debian e os seus pacotes por internet! Só sacas o que precisas e bem mais rápido que 10cds. :x2:

Já tive um p2 450 a servir:

Samba (rede/partilha windows)
    Amule
    Bittorrent
    Gateway/firewall
    Folding
    PsyBnc
    Eggdrop
    FTP
    Apache.

enough? ;)

Qualquer coisa apita!

[[]]

7. Lasac

Lasac OC Legend

Porreiro.

O Celeron tem oc a 400 e pouco e afinal tem 128mb de ram :)

Tá aqui desmontado e vou então meter mãos á obra nisto!

Obrigado!

8. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Um amigo meu usa o Coyote, mas eu se calhar ia pro CC no Celly.

9. Tuaregue

Tuaregue Power Member

ok então cá vai, põe o p100 a fazer de firewall, e a gerir o QoS da rede, o celeron pões com samba e se possivel com ldap para teres logins centralizados tipo dominio, neste último vai ter de lhe aumentar a RAM o samba gosta de ter RAM para comer, mas também se aguenta com pouca RAM, e já agora aproveitas e pões o celeron a fazer de servidor de impressora se tiveres por ai uma impressora.

10. hellaxe

hellaxe Power Member

O Celeron vai fazer tudo isso muito bem com o CC.
    A excepção será o p2p que terás de instalarà la mano. Não sei se funcionará bem.
    de resto é 5*

11. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

O P100 chega para o CC :D No Celerom metes debian então.
    Nada como experiementar:) Depois decides-te.

12. Lasac

Lasac OC Legend

Não me dei com o CC nem por nada.

Ele assumia todos os valores bem, mas não consegui metê-lo a trabalhar com o meu router e também como não percebo muito daquilo nem me dei mais ao trabalho e instalei o Win2003 Server + Sygate Firewall bem configurada (com password e vários níveis de segurança por MAC Adress) + Symantec AV Corporate configurado para Servidor com pass etc.

O servidor já bule em domínio, file sharing e p2p. Nota-se que os 128mb de ram são insuficientes para fazer certos tipos de trabalho como cliente, mas como servidor nem está mau. :)
    Também os requesitos mínimos daquilo são CPU 133MHz, 128mb ram, 1.5GB disco.

Vou então tentar a minha sorte no P100 para firewall provisória a ver no que dá.
    Segundo o que o meu pai me disse, está com ideias de fazer um upgrade ao pc dele (quando não sei), portanto vai-me sobrar um P3 1ghz com 512mb ram para o servidor de dominio / ficheiros / P2P, ficando o celeron livre para o CC :)

Depois não sei que OS colocar no P3:
    - Debian
    - Ubuntu
    - Win 2003 server

??

Obrigado pessoal pelas dicas. :)

Partilhar esta Página