Preciso de ajuda para OC a RAM!

saz

Power Member
Boas psl!

Eu tenho um C2D E6420, ele atinje os 3000Mhz sem problemas. Só que para po-lo a essa velocidade eu tenho k deixar "unlinked" a RAM pq senao ela subia pra 980Mhz!!

Minha RAM:
Corsair XMS2 CM2X1024-5400C4 DDR2-667 DDR2 SDRAM (5-5-5-15 @ 333 MHz)

tenho 2 pents destes

Gostava que me ajudassem com alguma orientação, nao sei se devo baixar a share ratio, se devo deixar a ram a rodar nos 667mhz ou se devo subir, e se subir, ate quanto acham k da...

desde ja obrigado.
 
Desde já tens que ter atenção aos seguintes aspectos:
FSB = 266 (1066)
FSB para CPU a 3Ghz = 375 (1500)

RAMs = 333 (667)
E agora vais procurar um valor para tentar ficar com pelo menos na proporção de 1:2...1:1 seria o ideal...mas precisavas de ter umas RAMs "potentes":D

Por exemplo...
RAMs = 266 (533)...como ficam iguais ao FSB nativo,
com: FSB = 375 as RAMs ficam a 375 igual...que vai dar 750...mas mas assim já sem aguentam sem problemas nenhums

E assim ficam a 1:1 (1500/4=375) : (750/2=375)

Não me estou a conseguir explicar bem...também porque eu nunca fiz isso na prática...mas acabas por chegar lá vendo o raciocínio

Cumps ;)
 
Última edição:
ok!

eu pus o FSB = 362.5 (obtendo 2900mhz) e pus a ram tb a 362.5, conseguindo assim uma proporçao 1:1, que supostamente era ideal... o computador correu na boa com essas configs... aaah mas tb aumentei 0,1v a vDIMM, pra nao tar a forçar ainda mais a ram, ela em stock corria a 667mhz e ficou com o overclock a correr a 725mhz... será k é seguro essas configs? nao kero ficar com a ram keimada...

eu keria por o cpu @ 3000mhz, mas pra isso a ram ia ter k ficar a a 750mhz, e eu acho k isso ja começa a ser d+ pra uma 667, certo?

aki vai um bench do everest overcloked e outro em stock, eu acho k o OC da ram ate teve algum efeitos...

overclockedfn6.png


em stock:


stockxc3.png


eu percebo muito pouco, entao peço k me ajudassem e orientassem... obrigado!

PS: e seu eu mantivesse a RAM a 725mhz e subisse o cpu pra 3000mhz (fsb=375)? o ratio deixava de ser 1:1 sera k isso ia causar problemas?? tks..
 
Sim...tens razão
...é o que eu disse..falta de prática

Pondo as RAMs a 266 (533) vai ficar a 1:1 com o FSB que é 266 (1033)...e mesmo com Overclock fica 1:1...pois é o mesmo divisor..eu estava a considerar os valores absolutos...e não os reais

Esclarecendo...penso que sim...essas RAMs aguentam bem com os 375 (750)...és capaz é de ter que dar um pouco de voltagem...mas acho que vão lá e aguentam-se sem problemas

Cumps ;)
 
mas achas que devo dar qt? a stock voltage é 1,9v ponho a que? 2.0? 2.1? 2.15? 2.2? nao kero k falte "juice" pra ram, mas tb nao kero k aqueça mais do k o necessario..

Thnks! ;)
 
É questão de experimentares
...vais desde o stock até arrancar e deixar de ficar instável

Agora não tou a ver um prog que stresse as RAM's...mas tenho a ligeira ideia que o Orthos ou o Prime95 fazem isso...se não acho que o S&M é mesmo apropriado para isso

;)
 
Ah bom...

Agora já apanhaste o esquema...que conjunto de arrefecimento tens para esse "bicho" (caixa, cooler cpu, fans extra...)?

;)
 
Bem, uma hora no teste de estabilidade do Everest e nenhum prob... so as temps e k chegaram aos 57ºC (mas este CPU smp foi quentinho dsd que o comprei...) mas acho k pod-se dizer k ta estavel depois de uma hora de stress... =)

Caixa é esta (mas preta): http://www.super-flower.com.tw/products_detail.asp?products_id=182

CPU cooler é este Zalman: http://www.zalman.co.kr/eng/product/view.asp?idx=229&code=009

duas ventoinhas na frente, uma em cima todas 8cm, uma de 12cm atras e outra de 8cm atras tb mas por fora, a beira da saida de ar da grafica (e-VGA 8800GTS ACS3 KO) pa ajudar a ventila.la pq ela aquece bastante...

o k faz com k a temp do meu pc aumente (alem da grafica) é o processador k tive azar e saiu.m um dos quentinhos e o zalman nao ajuda mt pk devia dar 2800rpm mas nao passa dos 2400... deve ter vindo com algum defeito ou assim... ainda so nao o trokei pk comprei.o pela net numa loja de lisboa (moro em braga) e vai dar mt trabalho mandar pra lisboa pra eles trocarem.. por isso tou a espera de ter k ir la, assim aproveito e ja levo o zalman... nao ha pressa ainda tenho 1 ano e meio de garantia...

PS: as corsair tem dissipadores e a MB (asus p5n32-e sli plus) dissipador + heatpipes
 
Última edição:
OK...era só para confirmar se o sistema estava à altura desse OC
...principalmente as memórias...mas já vi que sim

Isso é mesmo o máximo que dá...ou não aumentas por causa das temperaturas...ou achas que já está bom?

PS: Esse cooler é muito fixe...eu tenho um mas estou à espera de tempo para o montar e experimentar...

Cumps ;)
 
eu acho k o cpu da mais... as mems tb.. mas nao mt... mas acho k o cpu dava pra aumentar mais um bocado so k dps as mems nao aguentam... e as temps tb vao fcar um bocado altas.. eu ate acho k vou ter de baixar as configs no verao, agr ta 39 em idle e nao 57 em full, mas no verao akece mt mais... acho k estas configs ja tao fixe, tipo, se reparares eu tenho umas corsair de 667mhz mas tem a velocidade de umas de 800mhz, ja é um bom negocio, e por 170€ (preço do e6420) tenho um processador mais rapido k o c2d extreme (3000ghz por 999€) ker dizer... acho k nao se pode pedir mt mais xD qd montei este pc (em agosto) ja comprei este processador pcausa da sua capacidade de OC, so k so agr tive tempo pra puxar por ele como eu keria... um ganho de 50% ja nao e mau ;)

estas ram da corsair tb sao mt fixes, so k ja sao de um modelo mt antigo, mas qd elas sairam ganharam bd premios... so k isso foi prai a 3 anos... LOL.. comprei.as pk era o mesmo preço de umas kingston, por isso foi bom negocio, qualidade superior + dissipador + garantia vitalicia... nao foi a toa k mal a loja fez essa promoçao elas acabaram.. eu dps ainda tentei comprar mais 2gb mas ja tinham ido todas xD
 
PS: Podias preencher o My System não?...:p:p:p


eu registei mm ontem, so pra criar este thread por isso k ainda nao preenchi :p

baixei um bocadinho de nada as voltagens e corri um teste "long" do S&M, foram 2h10m de stress e passou em todos os testes...

semsj5.jpg

acho que deve tar "rock stable" :002::p:004::D:-D:joker::001:

Cumps e obrigado ;)
 
Última edição:
Acho que esse programa não "Stressa" completamente o CPU...eu falei nesse por causa das memórias

Só para confirmares isso tenta com 2 Orthos...a ver se ele não vai abaixo

eu registei mm ontem, so pra criar este thread por isso k ainda nao preenchi :p
Só depois é que vi isso...:D:D:D

Cumps ;)
 
la tinha pra por a stressar 100% so k eu pus pra 90% pq eu tinha certeza k o cpu tava na boa, o meu medo era mesmo a ram...

PS: ja preenchi o my system
 
Back
Topo