1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

preciso de ajuda pf!

Discussão em 'Web Development' iniciada por pmblourenco, 27 de Março de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 698)

  1. Boas,

    A questão é a seguinte, eu não sou grande conhecedor na matéria de programação e criação de sites, no entanto vou integrar um projecto de criação de uma empresa que tem por base a criação e desenvolvimento de sites.

    Para ser mais especifico o projecto vai crescer para uma estrutura montada que consiste numa empresa Mãe, que vai ser detentora de vários sites com temas variados e vai ter paralelamente um serviço de webdesign para clientes externos.

    As questões que ponho neste momento são:
    -é preferivel a compra inicial de um servidor dedicado, pois vai alojar os sites próprios e os externos, ou é melhor comprar alojamento partilhado numa fase inicial e acompanhar o crescimento?
    -a ideia é ter um painel de administração de todos os sites num só, por isso pergunto cpanel ou plesk? ou outra opção mais viável?
    -queremos uma ferramenta de construção de sites tipo sitebuilder, qual o melhor e mais funcional na medida de poder alterar e construir novos modulos?

    Deixo aqui este repto e agradeço a ajuda dispensada...obrigado.
     
  2. stblink

    stblink Power Member

    Só tu podes responder a essa pergunta. Se houver $ e quiserem já ir para um servidor dedicado (por ser mais rápido e oferecer tambem melhores condicoes) avancem. Embora se forem poucos clientes talvez um servidor partilhado sirva bem por agora.

    Tanto um como outro faz o serviço, embora eu prefire o WHM (cpanel). E não é painel de administração de todos os sites, mas sim de todas as contas. É uma questão de gostos.

    É uma questão de fazerem pesquisa.

    Isto tudo entendendo que vcs vão contratar alojamento a outra empresa.
     
  3. Santo38

    Santo38 Power Member

    Este ponto depende do valor que tenham para investir. Entre licenças e afins um dedicado core2duo pode rondar até aos 200 euros mes ou mais, dependendo das especificações.

    Aqui neste caso é uma questão de preferência. Penso que o cPanel ficará ligeiramente mais em conta, mas é mesmo preferencia pessoal.

    Existem várias ferramentas destas. Pessoalmente aconselho o RVSiteBuilder, mas existem muitas outras opções.

    Acima de tudo, tem de verificar o vosso budget e dentro dos valores a que chegarem adquirirem o que satisfaça melhor os clientes.

    Alojamento partilhado, revenda, vps ou dedicado são as opções que ficam ao vosso dispor.

    Saudaçoes
     
  4. anjo2

    anjo2 Power Member

    Se vão criar sites apenas, talvez o melhor seja fazerem um contracto com uma empresa de alojamento, podem ter mesmo uma conta de revenda o que vos permite um bom controlo sobre os clientes pois podem ter cada site numa conta em separado e podem criar e apagar contas à vontade.

    Sobre o painel, a maioria prefere o cPanel, apesar de ter alguns bugs, é bastante amigável e tem desenvolvido bastante.

    Queres um sitebuilder offline ou online?
     
  5. Agradeço todas as resposta até à data, pois já são uma boa ajuda...

    Felizmente, em relação ao orçamento é uma questão que não se coloca nesta altura, pois existe verba suficiente, a questão era ter tudo centralizado e não ter que depois andar a mudar qndo fosse preciso, daí a pergunta se com vários alojamentos posso ter o control num só painel de administração, ou se é da empresa de alojamento esse mesmo control.

    Quanto ao painel tb já decidi pelo Cpanel, tb concordo que é o mais "frendly";)

    um sitebuilder offline é a preferencia
     
  6. stblink

    stblink Power Member

    Se forem contratar a uma empresa de alojamento, convém ser uma que possua servidores dedicados dos quais possam fazer upgrades.

    Se contratarem uma empresa que fornece apenas servidores partilhados e que para agora vos sirva muito bem, no futuro poderão ter muitos clientes e querer passar para servidores dedicados, se tiverem de contratar outra empresa o processo de transferencia pode trazer algumas dores de cabeça.

    com vários alojamentos (empresas diferentes) não é possivel teres apenas um painel de administração. Mas também é escusado ter vários alojamentos. Basta contratarem o serviço a uma boa empresa que forneca os servicos que vcs pretendem, para agora... e a pensar no futuro.
     
  7. Muito bem, depois de andar completamente a leste de alojamentos, e depois de me informar já cheguei a uma conclusão:

    -Vou contratar um alojamento de revenda para já, pois dá-me a hipotese de crescer mais tarde para um servidor virtual ou dedicado.
    -Como optei pelo Cpanel vai ser em linux
    -Relativamente à revenda a clientes externos, vai ter o pacote fantastico para construcção de pequenos sites...rvsitebuilder, joomla, wordpress, etc.

    Que vos parece esta opção? Devo acrescentar algo mais? Que cuidados devo ter na contratação da empresas de alojamento?

    Obrigado, abraço.
     
  8. stblink

    stblink Power Member

    o suporte principalmente, se te responderem a uma questão no próprio dia melhor ainda.

    Estou a cargo da remodelação de um site que é um portal de um determinado género de musica (que tem videos como o youtube) e daí requeira um bom espaço de disco. Eles contrataram o serviço a uma empresa fora de PT que fornece espaço e tráfego ilimitado a 6$/mês.

    Costumo contratar este serviço a uma empresa portuguesa com quem trabalho mas tem limite de espaço (trafego é ilimitado).

    as diferenças? na empresa dos 6$ demorei 45 minutos a transferir 8000 ficheiros e a ligação ftp caía de vez em quando, a largura de banda não é assim tão boa e daí os videos ficam mais lentos, o acesso à pagina é um bocado lento igualmente, respondem de um dia para o outro aos tickets de suporte (uma vez responderam no próprio dia).

    na empresa PT (que pago mais pelo espaço) transferi os mesmos ficheiros em 20 minutos, a ligação ftp interrompia de vez em quando também (menos do que a outra). Ticket suporte normalmente é no próprio dia e a ligação às respectivas páginas é mais rápido que a outra empresa.

    Se o site tiver muitas visitas eles provavelmente vão ter que mudar de alojamento... mas por agora dá perfeitamente para o que eles querem. De qualquer maneira a questão do suporte é essencial porque quando o site tá em baixo ou precisas de tirar duvidas sobre algum erro ou outra questão são eles que deves contactar.

    Se tiver suporte Gzip (já existem outros melhores), Zend Optimizer, Apache mode deflate são boas ferramentas para colocar os websites mais rápidos.
     
    Última edição: 1 de Abril de 2009

Partilhar esta Página