Preciso de comprar discos novos, qual a melhor solução para mim?

Koncaman

Utilizador Saloio
Então é assim, com a chega da maquina fotografica nova, e com fotos a cerca de 3~4mb, os meus discos, que ja estavam a chegar à tangente para guardar as minhas coisas, agora ja começam a ser manifestamente insuficientes... e eu não gosto particularmente de andar a gravar cd's constantemente, prefiro ter backups no disco.

preciso de espaço livre para fazer backups, gostava de ter mais velocidade, e infelizmente não posso gastar muito dinheiro, se não avançava para uma board nforce3 + um athlon 64 (ou outra combinação com raid nativo).

então, é o seguinte, neste momento,ó que tenho é uma board da chaintech, uma Zenith 7njs, com nForce2. Esta board vem com um controlador RAID integrado, um Promise fastrack 376 (com 2 canais SATA e um canal IDE).
Ha uns tempos, eu comprei uma Controladora SCSI Adaptec 2100s, com 2 discos seagate cheetah 10k rpm e 36gb... no entanto, o bottleneck do BUS PCI foi maior que o que eu esperava (no HDTach tenho um Burst que não chega a 70mb/s o que me limita a performance), talvez pela "concorrencia" de outros dispositivos no mesmo bus.

Neste momento tenho 3 drives opticas (posso abdicar de uma), tenho um maxtor diamond max 9 de 80gb, no canal IDE que sobra, e tenho os 2 discos SCSI.

Dado que quero espaço e velocidade, a custos reduzidos, a solução deve passar por dois discos em RAID 0.

a minha pergunta é simples:

qual será a melhor solução para mim:

-comprar 2 discos IDE, e fazer software raid, no canal IDE
-comprar 2 discos SATA e usar o controlador RAID OnBoard (Tendo provavelmente o mesmo bottleneck do bus PCI)
-outra solução (qual?)
 
parece-me que esta solução é a melhor " -comprar 2 discos SATA e usar o controlador RAID OnBoard", em relação aos discos SCSI, não estou a ver como os podes manter, visto que como tu próprio dizes eles são "estrangulados" pela slot PCI, eu optava por ficar com os 2 SATA em RAID0 + Disco IDE, e tentava vender esses discos...

cumps
 
Back
Topo