Preciso de grande ajuda: colocar tomada coaxial para router NOS

Real_Saturn

Power Member
Boa tarde pessoal, preciso muito de ajuda. Tenho uma instalação de treta numa casa antiga da Nos. O cabo coaxial vem directamente de um poste para um splitter, e daí passa pela janela e liga no router. A janela não fechava totalmente por causa disso...

Como está frio e quero fechar mesmo a janela, decidi fazer furo na parede e meter uma tomada para ligar lá o router. Mas como me armei em cromo sem perceber mesmo nada de instalações de redes, deu torto e fiquei sem net...

Meti uma tomada daquelas com entradas coaxiais de satélite tv e rádio, da Efapel. Depois peguei num pedaço de cabo coaxial que tinha de instalação antiga, meti-lje duas fichas das de roscas para ligar ao router e à entrada de satélite na tomada e... Zero, nenhuma net. Não sei se é da tomada, do cabo ou de outra coisa qualquer. Acende as setas de entrada e saída de sinal, mas chega à arroba e fica eternamente a piscar.

Só consigo ter a net outra vez retomando a ligação velha, ou seja, desligando o cabo normal da tomada e volta do a ligar directamente ao router. Através da tomada nada funciona.

Se não tiver feito tudo errado, o que fiz?

Muito obrigado desde já...
 
Boas,

Podes tirar fotos da tomada/instalação que fizeste? Acho que é mais facil assim.

As pontas de rosca que falas, por norma são cravadas com um alicate de compressão, fizeste isto?

Ex:



Podes usar este site para fazer upload das fotos e depois escolhe o código BBFull para postares aqui as fotos.
 
Não encontrei o alicate de compressão em lado nenhum, mas comprei umas pontas que não precisam disso e ficam firmes. Ao retomar a ligação antiga com o fio antigo tive de refazer a ponta com estas que comprei e deu perfeitamente.

Foi esta tomada, falta obviamente o espelho e essas coisas, isso é o esqueleto con as entradas satélite, tv e radio


vietnamese symbols
 
As pontas que meti são assim, e esta já é a ligação que refiz com a nova ponta para ligar ao router depois da tomada ter dado barraca... E está a funcionar normalmente, mas agora queria era a tomada mesmo...

 
E tens sinal de TV ? Se sim poderá ser ada tomada que limita as frequências que deixa passar. Não percebo muito disto mas sei que há tomadas mais adequadas que outras dependendo da sua capacidade!!!!
Sendo da Efapel até deveria dar, mas,...

Reiniciaste o router ? Desligando da tomada esperando alguns segundo e voltando a ligar ?
 
Mistério resolvido. Tinha aqui uma sobra de outro cabo coaxial, muito curta, mas decidi meter-lhe as pontas e fazer a experiência. Já tenho net a funcionar normal! Era do cabo que usei para ligar o router à nova tomada! Tenho de comprar outro cabo então.

Muito obrigado pelas respostas.
 
Última edição:
Mistério resolvido. Tinha aqui uma sobra de outro cabo coaxial, muito curta, mas decidi meter-lhe as pontas e fazer a experiência. Já tenho net a funcionar normal! Era do cabo que usei para ligar o router à nova tomada! Tenho de comprar outro cabo então.

Muito obrigado pelas respostas.
Ainda bem que conseguiste resolver, de facto ia dizer isso mesmo, subsituires esse chicote por um outro cabo, que dada a forma como estava montado o sistema, deveria funcionar sem problemas. :beerchug:
 
não deves ligar na saída SAT (esta saída só deixa passar a frequências altas de satelite) - mas esse drop nem tem sinal SAT logo essa saida não deves usar.
Deves ligar na saída TV (esta saída normalmente deixa passar as frequências VHF e UHF)
Os canais NOS DVB-C assim como as portadoras de Internet Downstream do HFC estão entre quase todas na gama de frequencias 282.5 MHz a 714 MHz (portanto UHF)
Já as portadoras de HFC upstream estão nas baixas frequências do VHF
 
não deves ligar na saída SAT (esta saída só deixa passar a frequências altas de satelite) - mas esse drop nem tem sinal SAT logo essa saida não deves usar.
Deves ligar na saída TV (esta saída normalmente deixa passar as frequências VHF e UHF)
Os canais NOS DVB-C assim como as portadoras de Internet Downstream do HFC estão entre quase todas na gama de frequencias 282.5 MHz a 714 MHz (portanto UHF)
Já as portadoras de HFC upstream estão nas baixas frequências do VHF

Não percebi metade do que quiseste dizer, sorry :|

Tem uma entrada que diz SAT e foi lá que liguei a net. E funcionou bem, com a velocidade normal. E liguei a TV à entrada da TV e agora também tenho canais básicos na TV, coisa que há anos não existia neste compartimento. Só usava a TV para consolas e PC.
 
Não percebi metade do que quiseste dizer, sorry :|

(...) também tenho canais básicos na TV, coisa que há anos não existia neste compartimento. Só usava a TV para consolas e PC.

Se a tua TV suportar sintonização de canais DVB-C (canais digitais em vez de analógicos) terás acesso a todos os canais que tens na box (exceptuando os codificados), mesmo em HD.
 
Se a tua TV suportar sintonização de canais DVB-C (canais digitais em vez de analógicos) terás acesso a todos os canais que tens na box (exceptuando os codificados), mesmo em HD.

A Tv é antiga, comprei quando a PS3 saiu lol. Acho que só faz sintonizacão analógica. Mas neste momento estou sem serviços. Pensava que tivesse a ver com a tomada mas nem a tv que está ligada ao spliter na rua tem sinal sequer... Vem cá o técnico amanhã...
 
Eish
Se a tua TV suportar sintonização de canais DVB-C (canais digitais em vez de analógicos) terás acesso a todos os canais que tens na box (exceptuando os codificados), mesmo em HD.

Eish!

Nem sei como agradecer! Decidi explorar melhor a TV. Os canais digitais estavam a cinza. Andei e andei e andei a explorar tudo o que podia. Tive de mudar o país, andar a procura de actualizaçao de firmware que falhou, fazer um factory reset, depois mudar a forma de sintonia para cabo. E eis que ao fim de uma data de tentativas falhadas de sintonizar DTV sempre a dizer que não encontrava nada, a dada altura aquilo finalmente começou a andar muuuito mais devagar. Nos primeiros 40% acho que não apanhou nada, mas de repente... 17 canais... 40 e tal canais... 100 e tal canais... 144 com rádios.

Nem quero acreditar que já podia ter uma tomada destas instalada aos anos e usufruir desta brincadeira.

Senti-me um total aliterado nesta matéria.
 
Para as pessoas que tem receptores Digitais DVB aqui ficam as frequências de canais NOS, MEO, NOWO, Vodafone, podem recorrer as funcionalidades LCN que normalmente os equipamentos tem para fazer uma pesquisa logo ordenada como numa box oficial.


Tanto a NOS como a Nowo têm uma portadora apontador para a grelha do operador (não precisam, nem devem fazer busca cega - pois demora imenso tempo se o fizerem e é completamente desnecessário)

NOS:
DVB-C
Manual Search:
Frequency: 714.000 MHz (in mainland PT - see table below for other zones)
Modulation: 64 QAM
Symbol rate: 6875
Network ID: All
NIT (Network Information Table): Yes
FTA only: Off
LCN: ON

Nowo:
DVB-C
Manual Search:
Frequency: 386.000 MHz
Modulation: 256 QAM
Symbol rate: 6875
Network ID: 1
NIT (Network Information Table): Yes
FTA only Off
LCN: ON



Nem VDF nem a MEO têm uma portadora apontador para a grelha do operador :-(
Isso significa que tem que fazer busca Automatica/cega - ou então se souberam as frequências do operador (ver outro topico) podem fazer o scan frequência a frequência - mas isso tb é um seca por isso mais vale varrer o espectro todo com a busca auto

Vodafone/MEO:
DVB-T
Auto search
FTA only Off or ON (doesn't matter as you only have FTA in DVB-T in PT)
LCN: ON


TDT:
DVB-T
Manual Search:
Frequency: 754.000 MHz (currently still SNF in PT - will change to MFN in July-Sep-2020 to give way for 5G networks)
Bandwidth: 8 MHz
FTA only Off or ON (doesn't matter as you only have FTA in DVB-T in PT)
LCN: ON
 
Eish


Eish!

Nem sei como agradecer! Decidi explorar melhor a TV. Os canais digitais estavam a cinza. Andei e andei e andei a explorar tudo o que podia. Tive de mudar o país, andar a procura de actualizaçao de firmware que falhou, fazer um factory reset, depois mudar a forma de sintonia para cabo. E eis que ao fim de uma data de tentativas falhadas de sintonizar DTV sempre a dizer que não encontrava nada, a dada altura aquilo finalmente começou a andar muuuito mais devagar. Nos primeiros 40% acho que não apanhou nada, mas de repente... 17 canais... 40 e tal canais... 100 e tal canais... 144 com rádios.

Nem quero acreditar que já podia ter uma tomada destas instalada aos anos e usufruir desta brincadeira.

Senti-me um total aliterado nesta matéria.

Ainda bem que funcionou! Sim nas TVs mais antigas apesar de suportar DVB-C é preciso andar a mexer em configurações de país e mais não sei quantas para ela lá querer.

NOS:
DVB-C
Manual Search:
Frequency: 714.000 MHz (in mainland PT - see table below for other zones)
Modulation: 64 QAM
Symbol rate: 6875
Network ID: All
NIT (Network Information Table): Yes
FTA only: Off
LCN: ON

Aí diz Mainland PT, tens ideia se na Madeira é outra frequência ou a mesma? Já agora de onde retiraste essa info? Obrigado.
 
Aí diz Mainland PT, tens ideia se na Madeira é outra frequência ou a mesma

Headend/Zone Network ID Network ID (hex) Frequency Symbol Rate
Lisboa 42833 A751 714.000 6875
Vila Real/Mirandela 42844 A75C 714.000 6875
Porto 42837 A755 714.000 6875
Coimbra 42838 A756 714.000 6875
Leiria 42841 A759 714.000 6875
Azambuja 42839 A757 714.000 6875
Cruz de Pau 42835 A753 714.000 6875
Évora 42843 A75B 714.000 6875
Faro 42840 A758 714.000 6875
Açores 1 1 538.000 6875
Açores(4 canais nacionais) 100 64 121.500 6000
Madeira 50 32 467.200 6875
Madeira (MMDS) 40 28 395.200 6875
Madeira (4 canais nacionais) 300 12C 546.000 6875

Em vez de "Network ID: All" podes colocar o ID que consta na tabela em cima, mas não vale apena, pois o "All" apesar de ser ligeiramente mais lento na pesquisa nos Recetores mais recentes/rápidos quase que não notas diferença


Já agora de onde retiraste essa info? Obrigado.
Aqui no forum e nos sites dos operadores:
 
Nao sei o que se passa, se foi da quarentena, mas parece que me baixaram a velocidade da internet para 80 megas embora continue a dizer na app que tenho 120. Cada dia é um stress novo com a NOS, arre... O router deixou de ter a luz azul e passou a ser verde e a piscar de forma intermitente, com velocidade inferior a 100 megas...
 
Back
Topo