1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Preciso de mudar os condensadores

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por The WolfMan, 25 de Novembro de 2007. (Respostas: 15; Visualizações: 3894)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Vou comprar a um amigo uma ECS P6VXM rev 1.0 e reparei que os condewnsadores ao pe do socket (os mais gorduchos) estão inchados. Ou seja, tenho de os mudar senão rebentam. Basta por um igual com os mesmos uF e v?

2. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Exacto...mesma capacidade (Farads) e mesma tensão máxima de funcionamento(V)

cumps

3. The WolfMan

The WolfMan 1st Folding then Sex

Podem ser uns qualqueres nao é? Desde que tenham os mesmos uF e v... Que cuidados e preciso ter. Tava a pensar em fazer aquilo em cima daqueles plasticos com as bolinhas....

4. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Cuidados a ter....não deixar muito tempo o ferro encostado à board/condensador...cuidado com a solda....

Depois, caso tenhas um spray limpa contactos deves aplicar depois de soldar tudo direitinho.

Penso que plástico de bolhas não é preciso tanto..uma boa iluminação e uma base que não escorregue é o suficiente.

cumps

5. CesarLuc

CesarLuc Power Member

curso de soldar

Boas.
    Alguem me arranja um curso de solda ou algo do genero, para que eu tenha umas noções de soldagem??
    obrigado!!!

6. tonebiclas

tonebiclas Power Member

ya....dava jeito :S

7. CesarLuc

CesarLuc Power Member

Em inglês, mas oBrigado!

8. Mortymore

Mortymore Power Member

Quando se substituem condensadores numa motherboard, devem usar-se o mesmo valor de capacidade (uF) e o valor de tensão deve ser no mínimo igual ao do condensador original, mas pode ter um valor superior. O que acontece é que o valor de tensão inscrito no condesador é a tensão máxima de funcionamento que ele aguenta, e por isso pode sempre ser trocado por um de valor superior, tipo, tinham um de 6v, podem usar um de 10v. O que normalmente acontece porém, é que para a mesma capacidade (valor em uF), quanto maior for a tensão de funcionamento do condensador electrolítico, maior costuma ser também o tamanho do condensador em si, o que no caso das motherboards pode ser um problema pois normalmente o espaço é sempre pouco. Se isso não for um problema, tanto melhor. No entanto o tamanho do condensador também pode variar de fabricante para fabricante e pode acontecer que se encontrem condensadores com a mesma capacidade, tensões de funcionamento diferentes, mas com o mesmo tamanho.

Há contudo um cuidado a ter com os condensadores electrolíticos de substituição, que é de preferência usarem condensadores com low ESR, ou seja, condensadores com baixa resistência série equivalente. Não serão assim tão fáceis de encontrar no mercado, mas se tiverem acesso a eles, tanto melhor. Se não tiverem, também não é por isso que deixarão de reparar a motherboard, pois se os condensadores necessitam de ser trocados, é porque a motherboard também já não é muito nova, e qualquer novo fôlego será bem vindo.

Se repararem, quase de certeza que encontram a inscrição low ESR (ou só ESR) nos condensadores electrolíticos de qualquer motherboard.

A propósito desta característica dos condensadores electrolíticos, pode acontecer que um condensador quando medido com um capacímetro comum, apresente o valor correcto de capacidade (dentro dos limites de tolerância que normalmente é elevado, tipo 20%), mas esse condensador estar efectivamente em mau estado de funcionamento, pois pode ter a sua resistência equivalente comprometida. Isso só é possível verificar ou medir com resurso a equipamento próprio que meça essa componente. Se estiverem interessados, procurem na net que encontram esquemas relativamente simples para construirem o vosso medidor ESR.

Abraço

Última edição: 6 de Dezembro de 2007
  9. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Resumindo....devem ser low ESR (visto o resto já ter sido dito)

abraço

10. tonebiclas

tonebiclas Power Member

Daniel Maia não foste tu que mudaste os condensadores á tua motherboard?

tenho uma bord P3 que está com problemas...
    dantes era assim:
    ligava o pc, as ventoinhas ligavasm, disco fazia o barulho de arranque, drive de cd-rom acendia led, tudo normal, mas não dava imagem no monitor, carregara no botao de reeniciar uma vez....duas vezes....e á terceira dava o beep normal (de quando se liga o pc) e já mostrava imagem e fazia tudo com o pc normalmente....

mas agora já nem á terceira liga e não dá o beep...
    rams estão boas...
    grafica impecavel....
    disco tambem....
    cpu á partida tambem.....
    só tenho a duvida da bord...ela está com os condensadores inchados, logo sempre me deixou a desejar...
    será que se eu lhe mudar os condensadores ela volta ao normal? ou não tem nada a ver?

desde já obrigado.cumps.

edit:encontrei este site:
    http://www.hardware.com.pt/forum/viewtopic.php?t=41520

eles dizem que um dos problemas de ligar o pc e nao ver imagem é dos condensadores inchados....que me dizem pessoal?cumsp.

e ja agora onde comprar os tais condensadres ESR ?cumps.

Última edição: 4 de Fevereiro de 2008
  11. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Se estão inchados realmente deve ser problema da motherboard..

Esses ESR se não conseguires arranjar em Portugal manda vir dos states..se quiseres link depois pede-me..

abraço

12. tonebiclas

tonebiclas Power Member

já agora Daniel Maia tu não tinhas um post a mostrar o teu trabalho? ja procurei aqui no forum e nao encontrei, se puderes manda-me o link.cumps.

13. tonebiclas

tonebiclas Power Member

exacto era mesmo essa thread que eu cria...muito obrigado!pena não se arranjar esses condensadores aqui em Portugal :S
    se alguem souber um site, ou loja que venda, que diga sff.cumps.

mas põe aqui o link da loja de onde encomendaste os teus sff.obrigado.

Última edição: 5 de Fevereiro de 2008
  14. steelballzz

steelballzz Folding Member

gostava de relembrar a magnifica funcionalidade que este fórum tem.......as pms
    evitando assim off topic

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página