Preciso de um disco novo para o meu portátil

Nazgulled

Power Member
Pessoal, preciso da vossa experiência nesta área pa comprar um disco novo para o meu portatil. Desde que o comprei, que o único mal dele, sempre foi o disco. 80Gb a 4200 rpm... muito lento mesmo. Para vocês verem, no windows vista, existe uma cena que calcula um determinado "score" do computador, e normal em todo o lado é fazer a media de um conjunto de analises, ao contrario desde score do vista, que o score final é o score + baixo obtido numa dessas analises. E enquanto que em todas as analises (com excepção de uma) ta tudo acima de 3/4, no acesso ao disco tenho 2.8...

Bem, chega de paleio lol... preciso de um disco novo e queria gastar o menos possivel, mas estou aberto a todas as sugestões e preços. Não tenho um orçamento para isso, vou receber daqui a uns dias e depois logo o vejo o dinheiro que tenho, os preços dos discos e vejo melhor o que comprar...

Mas queria a vossa ajuda em sugestões e se possível que me indicassem as lojas correctas para comprar o material o + barato possivel. Se não puderem deixar aqui o nome das lojas, deixem só as sugestões que eu depois se tiver interessado no disco/preço, mando pm a perguntar...

Anyway, o que é que eu quero... Obvio que quero um disco + rapido, o ideal era o a 7200rpm, mas penso que a essas rotações vai consumir muita energia, correcto? Vocês devem saber isso melhor que eu... Será que podem dar uma ideia de quanto tempo iria aguentar um portatil com disco a 4200, 5400 e 7200? Se 7200 for mt caro, o minimo tem de ser 5400 claro, pois 4200 chega-me o meu... Mas, estou aberto a sugestões de 7200...
Depois, o espaço de armazenamento... bem, estes 80gb ja não dão pa nada, tenho 54 po XP, 10 po Vista e outros 10 po Gentoo Linux. Obvio que a partição do vista esta ali para testes mas mesmo assim, o espaço livre já começa a ser muito pouco e se eu depois quiser armezar qualquer coisa, começo a ficar com pouco espaço livre a performance vai certamente baixar. No minimo, tem de ter 100Gb, embora o ideal fosse algo muito superior, uns 120Gb já era mais aceitavel...

Agora, só me resta ouvir as vossas sugestões... Que disco aconselham, qual o preço dele e onde o comprar a esse preço...

EDIT:
Esqueci-me de um pormenor... O meu portatil não suporta SATA.
 
Última edição:
Da uma vista de olhos a estes:

Hitachi 100Gb 5400 RPM -> 109-116 €

Hitachi 80Gb 7200 RPM -> 95-135 €

Fujitsu 100Gb 5400 RPM -> 120-130 €

Samsung 100Gb 5400 RPM -> 114€

Em relação ao disco eu ia para os hitachi...
 
Última edição:
Samsung 120Gb 5400 RPM 111,90€

que tal este? são bons os da samsung ou devo deixa-los de parte? que marcas aconselham?

já tive a ver num montão de lojas e nem se quer o vejo à venda, alias, quase que não vejo em lado nenhum, ha venda discos de 120gb... sabem lojas onde o tenham mesmo a venda (sem usa ro *****)? e que dizem deste:

WD 120GB Scorpio Mobile Hard Drives
Disco Rígido 2.5’ EIDE para Portáteis com Capacidade de 120GB ¦ Velocidade de Rotação de 5400rpm ¦ Buffer de 8MB
130€

bom? mau?
 
Última edição:
Após uma rápida pesquisa pelo "Google" encontrei estas referências:


Samsung 120GB 5400 rpm:

Buffer: 8 MB
Performance Specification - Read Seek Time (typical) - Track to Track: 2 ms, Average: 12 ms, Full Stroke: 22 ms
Average Latency: 5.6 ms
Rotational Speed: 5,400 rpm
Data Transfer Rate - Media to/from Buffer (max.): 495Mb/s, Buffer to/from Host (max.): 100MB/s
Drive Ready Time (typical): 4 sec
Reliability Specification - Non-recoverable Read Error: 1 sector in 1014 bits
MTBF: 330,000 POH
Controlled Ramp Load/Unload: 600,000


Parecem-me boas características além de q nas opiniões recolhidas todas gabam o facto de ser muito silencioso:
http://www.newegg.com/Product/Product.asp?Item=N82E16822152032



WD 120GB Scorpio Mobile

http://www.wdc.com/en/products/Products.asp?DriveID=164

Parece-me q tb n fica atrás do "Samsung"...



Ou seja, com qq deles fazes uma óptima compra!
 
Última edição:
axo k vou optar pelo samsung, é + barato uns 20€... é só esperar k eu receba e que a loja o tenha em stock porque ainda só o vi à venda numa loja e ta esgotado.
 
Back
Topo