Preciso de uma formula matemática para fazer uma rosca conica (matematico precisa-se)

Status
Fechado a novas mensagens.

psychopath

Power Member
Pretendo fazer uma rosca conica.. (devem-se contar pelos dedos pessoal em portugal a conseguir fazer isto em programaçao manual)

mesmo que consiga nao sei se a rosca ira funcionar... mas nao se perde nada em tentar...

Fazer a programação embora não seja proriamente muito facil.. pensando um bocado tudo se faz.. falta-me é uma coisa exencial.. uma formula matemática que me faça as contas de forma automatica..

isto é apenas uma brincadeira para me ocupar nos tempos livres e ao mesmo tempo aprender mais alguma coisa.. (quando meto uma coisa na cabeça tenho de fazer)


fiz este desenho no paint para exemplificar o que preciso



é um cone, estando eu no centro do cone, na parte de cima, desço 1.5mm, depois vou a direito pelo eixo X ate tocar no lado direito do cone..

pretendo uma formula que me diga a medida da linha ao descer no eixo Z 1.5mm no centro do cone qual vai ser o comprimento da linha (eixo X) ate tocar no lado direito do cone....


desço 1.5mm qual é a medida em X?
desço 3mm qual é a medida em X?
desço 4.5mm qual é a medida em X?
etc

alguem k saiba?
 
Secalhar vou falar sem saber mas será que isso não tem uma relação qualquer e diminui sempre o mesmo valor?

Por exemplo inicialmente tem 35cm, depois passa para 34, 33, 32 etc etc. Tipo diminuir sempre o mesmo valor neste caso 1cm.
 
E quais são as dimensões do cone? Qual o diâmetro inferior? Qual o diâmetro superior? Qual é o ângulo que os lados fazem com a base do cone? Se a linha está no meio do cone, à medida que vais diminuindo em Z, nunca vai bater num dos lados, bate primeiro no fundo...

Estou a ter séries dificuldades em perceber o problema.

Cumps
 
Pela figura parece-me que a equação é do tipo y=mx+b ou neste caso z=mx+b.
Pela figura retiras dois pontos interessantes A(35,60) o canto direito superior e B(20,0) o canto direito inferior. Dai fazes m=(60-0)/(35-20)=4.
Assim ficas com z=4x+b resolvendo em função do ponto B ficas com 0=4*20+b que te dá b=-80.
A equação é portanto z=4x-80 mas com o que tu queres saber é a medida ao centro então basta rearranjar a equação para x=(z+80)/4.
Descendo 1,5 tens uma altura (z=) de 60-1,5 ou seja 58,5 logo o x=(58,5+80)/4 e portanto um x de 34,625.
Espero que esteja claro e que tenha sido util.
 
Diz aí qual o diâmetro superior, inferior e o passo que queres.

Devem-se contar pelos dedos das mãos é o número de torneiros que não devem saber isso ;) podes ir falar com um...

Edit: eu acho que te consigo fazer a equação que descreve o "fio" do dente da rosca, se é isso que queres avisa.

Se queres em linguagem CNC também não deve ser o fim do mundo.

Edit 2: estou no telemóvel e vejo mal a imagem, mas se as informações estiverem lá amanhã dou uma olhadela.
 
Última edição:
Diz aí qual o diâmetro superior, inferior e o passo que queres.

Devem-se contar pelos dedos das mãos é o número de torneiros que não devem saber isso ;) podes ir falar com um...

Edit: eu acho que te consigo fazer a equação que descreve o "fio" do dente da rosca, se é isso que queres avisa.

Se queres em linguagem CNC também não deve ser o fim do mundo.

Edit 2: estou no telemóvel e vejo mal a imagem, mas se as informações estiverem lá amanhã dou uma olhadela.


a parte mais engraçada é que não é para ser feita em torno mas sim em fresagem..

em torno cnc com programação manual tambem não é para qualquer um.. (so se for com os ciclos de roscagem da maquina.. agora codigo puro que é o que estou a fazer é que não é para qualquer um)

agora se te estas a referir aos torneiros que trabalham em tornos convencionais.. isso é bastante facil basta rodar a ferramenta com o angulo do cone..
 
a parte mais engraçada é que não é para ser feita em torno mas sim em fresagem..

em torno cnc com programação manual tambem não é para qualquer um.. (so se for com os ciclos de roscagem da maquina.. agora codigo puro que é o que estou a fazer é que não é para qualquer um)

agora se te estas a referir aos torneiros que trabalham em tornos convencionais.. isso é bastante facil basta rodar a ferramenta com o angulo do cone..

Sim, em torno parece-me fácil de fazer. ;)

Em num torno CNC...é uma questão de determinares os mesmos movimentos com os respectivos códigos. Se sabes fazer em torno manual, a única dificuldade do torno CNC deve ser passar tudo para código (acho que é código "GE", já não me recordo ao certo) isto se não houver qualquer software intermédio.

De qualquer forma, de volta à questão inicial, se queres a equação que a cabeça da rosca faz ao longo da peça acho que ta posso dar com alguma atenção, mas não passa de uma equação de uma espiral cónica, limitada pelas condições que determinares.
 
Diz aí qual o diâmetro superior, inferior e o passo que queres.

Devem-se contar pelos dedos das mãos é o número de torneiros que não devem saber isso ;) podes ir falar com um...

Edit: eu acho que te consigo fazer a equação que descreve o "fio" do dente da rosca, se é isso que queres avisa.

Se queres em linguagem CNC também não deve ser o fim do mundo.

Edit 2: estou no telemóvel e vejo mal a imagem, mas se as informações estiverem lá amanhã dou uma olhadela.



tenho feito isto aos bocados quanto tenho um bocado de tempo livre.. e nunca pensei que fosse tao dificil.. mas hoje surgiram umas novas ideias e aparentemente está a dar qualquer coisa.. falta acabar o programa e depois testar..

por tanto quem for capaz de fazer uma rosca conica em fresadoras com codigo manual que se pronuncie.. tenho praticamente a certeza que quase ninguem em potugal consegue chegar lá..


tu disseste isto "Se queres em linguagem CNC também não deve ser o fim do mundo."

eu adorava ver um codigo CNC manual para fazer uma rosca conica! lançote o desafio... e surpreende-me..

não é para qualquer um.. LMAO
 
tenho feito isto aos bocados quanto tenho um bocado de tempo livre.. e nunca pensei que fosse tao dificil.. mas hoje surgiram umas novas ideias e aparentemente está a dar qualquer coisa.. falta acabar o programa e depois testar..

por tanto quem for capaz de fazer uma rosca conica em fresadoras com codigo manual que se pronuncie.. tenho praticamente a certeza que quase ninguem em potugal consegue chegar lá..


tu disseste isto "Se queres em linguagem CNC também não deve ser o fim do mundo."

eu adorava ver um codigo CNC manual para fazer uma rosca conica! lançote o desafio... e surpreende-me..

não é para qualquer um.. LMAO

CNC manual? Olha, eu amanhã vou ver se te faço a equação do roscado (que acabaste por não dizer se era isso que querias)...

De qualquer modo se fosse difícil fazer uma rosca cónica em CNC (e se não houvessem em Portugal centenas - talvez milhares - de pessoas capazes de o fazer) estávamos todos bem lixados com F.

Eu ainda não percebi o que queres. Se disseres concretamente talvez te possa ajudar. Agora, vires dizer "ai é muito difícil, quase ninguém em Portugal faz isto"...das duas uma, ou não sabes bem o que precisas e isso é para um trabalho de uma cadeira de CNC ou algo aparentado ou não fazes a mínima ideia do tipo de coisas que se fazem em Portugal...
 
é o seguinte tens um cone feito com as seguintes medidas.. 70mm em cima e 40mm em baixo e 60mm de altura

eu pretendo fazer uma rosca conica em fresadora cnc a começar na parte de cima do cone até abaixo com um passo de 1.5, o programa vai apenas fazer o filete de rosca mais nada. (nao sei se a rosca depois vai dar aperto.. mas tambem o obectivo é fazer o programa e aprender mais alguma coisa de novo ao fazê-lo)

eu estou muito perto de conseguir, mas não é nada facil de fazer o codigo para isto.. em principio irei conseguir, mas foi preciso pensar bastante.. por isso mesmo é que axo que pouca gente em portugal deve conseguir fazer isto..

se nao conseguires vou criar uma patente LMAO
 
Estás a fazer isso em CAD ou SolidWorks?

É que se sim, não é complicado de fazer, e acho que depois há softwares que te passam isso para "linguagem G" - basicamente os códigos CNC.

Ah, e como fazer no SW até há videos no youtube quase de certeza, mas não deves estar se não já tinhas visto...right?
 
Podes encontrar o que procuras em livros de desenho técnico ou órgãos de máquinas. Ou mesmo em normas portuguesas, americanas e por aí a fora.
 
Opa o programa está feito mas nao testei ainda, nao tem havido grande tempo para brincadeiras

O objectivo foi fazer o programa e aprender mais alguma coisa de novo, nao copiar dum manual ou video do youtube..

Visto que isto é tao complicado e envolve tanta coisa.. cheguei a conclusao que pouca gente em portugal deve ter capacidade para fazer isto.


O programa é para se fazer em codigo CNC ISO (G1.. G2 X Y etc)ou algo identico para fresadoras CNC, não codigo gerado no mastercam ou coisa do genero..

Alguem aqui consegue fazer este programa em codigo manual? estilo máximo 50 linhas de codigo? (ou terei razão quando digo que mais ninguem ou quase ninguem em portugal deve chegar lá?)
 
Última edição:
Opa o programa está feito mas nao testei ainda, nao tem havido grande tempo para brincadeiras

O objectivo foi fazer o programa e aprender mais alguma coisa de novo, nao copiar dum manual ou video do youtube..

Visto que isto é tao complicado e envolve tanta coisa.. cheguei a conclusao que pouca gente em portugal deve ter capacidade para fazer isto.


O programa é para se fazer em codigo CNC ISO (G1.. G2 X Y etc)ou algo identico para fresadoras CNC, não codigo gerado no mastercam ou coisa do genero..

Alguem aqui consegue fazer este programa em codigo manual? estilo máximo 50 linhas de codigo? (ou terei razão quando digo que mais ninguem ou quase ninguem em portugal deve chegar lá?)

Não sei porque dizes que em Portugal não se consegue fazer um programa para uma CNC de uma rosca cónica... Não sei programar nem fazer roscas cónicas mas estou mais ou menos dentro da área e digo que mal estava no nosso o país se não houvesse ninguém capaz de programar uma rosca cónica. Um frezador experiente penso que tem capacidade para fazer isso.
 
envolve muita coisa.. apenas pessoal de topo (como eu lmao) poderá eventualmente conseguir fazer..

ainda nao vi ninguem a chegar-se a frente com o codigo portanto continuo na minha
 
envolve muita coisa.. apenas pessoal de topo (como eu lmao) poderá eventualmente conseguir fazer..

ainda nao vi ninguem a chegar-se a frente com o codigo portanto continuo na minha

sim, porque os frezadores e os técnicos de máquinas andam aqui na zwame a ver se conseguem fazer roscas cónicas.
 
envolve muita coisa.. apenas pessoal de topo (como eu lmao) poderá eventualmente conseguir fazer..

ainda nao vi ninguem a chegar-se a frente com o codigo portanto continuo na minha


não percebo nada disto, mas pela tua frase... se soubesse, eu ja não te dava nada!
Porque ou não tens nada feito, e queres que façam por ti, ou estás a ser egoista, porque já tens alguma coisa feita e não divulgas para te ajudarem!
Agora achares que estás entre os melhores 5 de Portugal em <inserir qualquer coisa>, sem sequer saber como resolver um problema de <inserir qualquer coisa>...
(Só um aparte, e só cerca de 5 pessoas em Portugal (lol) é que vão perceber... Quando eras pequeno, achavas que a lua te seguia para todo o lado, não era?)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo