Preço das comunicações aumentou antes do fim do roaming.

paulomodesto

Suspenso
ng4293651.jpg


Preços domésticos poderão aumentar se subirem taxas de espectro e for introduzida nova taxa de subsolo.

Os operadores poderão já estar a refletir o antecipado aumento de custos com o fim do roaming previsto para junho de 2017 nos preços cobrados aos consumidores nacionais, admite a Anacom. “Houve um aumento generalizado dos preços em junho”, diz Fátima Barros, presidente da Anacom. Uma subida que ocorreu depois de, em abril, ter começado a redução das tarifas de roaming imposta por Bruxelas, visando o fim do roaming no espaço da União Europeia: “É a única explicação que vi para a subida dos preços”, diz a responsável do organismo regulador, à margem da conferência internacional da Anacom.

A subida dos preços domésticos com o fim do roaming era algo para o qual há muito alertavam os operadores. Sendo Portugal um país importador de turismo, o aumento dos custos com a infraestrutura e utilização de rede, sem as receitas das tarifas de roaming cobrados aos operadores dos países de origem, poderiam recair nos consumidores nacionais, admitiam.

A proposta recentemente apresentada por Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, para o fim do roaming ainda está a ser discutida, mas Miguel Almeida, CEO da NOS, recusa a ideia de que a proposta – que não impõe limites ao nível de utilização das telecomunicações – seja vantajosa para os consumidores: “É bom para os suecos que vêm jogar golfe a Portugal”, atira o responsável da NOS. “Apenas 6% dos europeus viaja com regularidade, quer dizer que 94% não vai beneficiar [do fim das tarifas de roaming]”, reforça o gestor, que falava à margem da conferência da Anacom. Mas poderão os preços aumentar? “Poderão baixar menos do que baixariam”, diz.

Miguel Almeida recusa a ideia de que os preços de telecomunicações estejam a subir em Portugal e para isso lembra que desde 2010 as receitas do sector das telecomunicações recuaram 35%. “Não foi por menos utilização dos serviços.”

Nova taxa de ocupação do solo e aumento de taxas de espectro poderão impactar investimento

Mas um aumento de preços no mercado doméstico poderá vir através de um eventual aumento das taxas de utilização de espectro móvel em estudo pela Anacom ou com a introdução de uma taxa de ocupação do subsolo. “Taxas e taxitas” que impactam nas decisões de investimento dos operadores. “Como se quer que operadores invistam em novas redes, quando estão a ser mais taxados pelas redes que já têm?”, questionou. “Neste momento, está a ser avaliado pela Anacom um aumento das taxas de espectro. Vamos pagar ainda mais, não sei em que medida isto é incentivo a investimento”, disse. E não poupa palavras quanto a uma futura taxa de ocupação do subsolo prevista no Orçamento do Estado. “Mais uma taxa. Se tenho de pagar taxa municipal de direitos de passagem e ao lado vão fazer outra taxa de ocupação de subsolo, alguém acredita que isso não vai passar diretamente para os clientes ou através de aumento de preços ou do não investimento? É evidente que vai.”

Fátima Barros remeteu uma resposta para o Governo: “Não confirmo, nem desminto”, disse.


IN:https://www.dinheirovivo.pt/empresas/preco-das-comunicacoes-aumentou-antes-do-fim-do-roaming/
 
taxas e mais taxinhas depois a culpa dos preços das operadoras serem mais caras que nos outros países é das operadoras... (ironia)
 
Eu ontem finalmente recebi a SMS da vodafone que fala sobre o fim do roaming, mas fiquei com umas dúvidas e fui ao site e não encontrei nada. Na SMS fala que posso usar o meu tarifário lá fora mas so posso gastar ate 3.7gb, mas não refere nada sobre as chamadas.
 
Eu ontem finalmente recebi a SMS da vodafone que fala sobre o fim do roaming, mas fiquei com umas dúvidas e fui ao site e não encontrei nada. Na SMS fala que posso usar o meu tarifário lá fora mas so posso gastar ate 3.7gb, mas não refere nada sobre as chamadas.

Também recebi a mensagem mas também não percebi se posso telefonar para cá na boa ou não ...
 
porquê 3.7? isso é legal?
Eu há uns tempos atrás li uma notícia sobre isso em que as operadores Europeias chegaram a um acordo porque isto tem custos para eles, se outras pessoas estão a utilizar as suas redes sem pagar nada por isso eles limitam a utilização da internet.

Também recebi a mensagem mas também não percebi se posso telefonar para cá na boa ou não ...
Pois, nem no site tem informação sobre isso e deveria de ter para as pessoas ficarem mais informadas.
 
Eu há uns tempos atrás li uma notícia sobre isso em que as operadores Europeias chegaram a um acordo porque isto tem custos para eles, se outras pessoas estão a utilizar as suas redes sem pagar nada por isso eles limitam a utilização da internet.


Pois, nem no site tem informação sobre isso e deveria de ter para as pessoas ficarem mais informadas.

as operadoras continuam a pagar umas às outras e não é pouco, daí que as operadoras portuguesas se os turistas vierem para cá sem limitações de trafego as tantas ainda vão receber mais mas fazem de conta que vão perder de forma a poderem ter justificação para aumentos...
 
@Snake Link @_BeBeDo_

no site da vodafone são estas as condiçoes que aparecem em todos os tarifarios (precisam entrar no vosso tarifario e ver a opção roaming)

A partir de 15 de junho de 2017, no Espaço Económico Europeu (EEE), que inclui os países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein e Noruega, as comunicações de voz efetuadas serão taxadas de acordo com o tarifário em Portugal para outras redes nacionais e as comunicações de voz recebidas serão gratuitas. Nos dados móveis aplicam-se as condições do tarifário em Portugal. Exclui comunicações em barcos, aviões e por satélites. Os pacotes mensais de 200 min, 200 SMS e 200 MB serão descontinuados.

Caso o consumo em roaming e presença no Espaço Economico Europeu sejam superiores ao consumo e presença em Portugal e noutros países fora do EEE (>50%), nos últimos 4 meses, a Vodafone reserva-se o direito de aplicar as seguintes sobretaxas (sem IVA) em roaming no EEE:
€0,032/min, para chamadas efetuadas, com taxação aos 30 segundos iniciais e depois ao segundo.
€0,01/SMS, para cada SMS enviado
€0,0077/MB, para utilização de dados, com taxação ao KB.
 
A minha dúvida é a seguinte:
Eu tenho Yorn X, tenho 5000 minutos e sms grátis. Ou seja, lá fora isso aplica-se, certo? Porque eles dizem que as tarifas do nosso tarifário lá fora é igual ao que temos em Portugal. Mas eu cá se usar os 5000 começo a pagar, e não sei se são essas tarifas que se aplicam ou as grátis. Eu não estou a pensar em gastar isso, porque por mês devo gastar apenas 10min e poucas sms. Eu apenas uso a Net, e sei que tenho um limite de 3.75gb o que para mim chega para usar lá fora.
 
Não sei repararam mas com o fim do roaming na UE, os preços das chamadas para os países da UE subiram para preços astronómicos. Algo como 50cents/min para qualquer pais da UE. Mais vale use o skype call com o dados moveis, e pagar 2cent/min.
 
Vodafone PT:
http://www.vodafone.pt/main/particulares/tarifarios/comunicacoes-internacionais.html

MEO:
https://www.meo.pt/telemovel/tarifarios/tarifario-internacional

Antigamente telefonar para espanha era relativamente barato, agora passou a custar uma pequena fortuna. Só em fim de semana numa conferência de 1h e 30min foram 52,2€. Agora tenho que usar o skype ou outro serviço VOIP.

Tens a UZO ou lycamobile a 5ct rede fixa
Na lycamobile podes comprar pacotes de minutos parq ficar ainda mais barato
 
Sim também tenho um cartão da lyca mobile como backup. No entanto fica mais pratico usar o skype + dados moveis e ter tudo num único cartão.

Mas simplesmente as operadoras com esta nova regulamentação actualizaram os seus tarifários e se antigamente tinhas um preço para cada país da UE agora temos um valor único.

Acho que estão a tentar conseguir mais receita do lado das chamadas para UE para balançar a perda de receita do roaming. Sim eu sei não existe almoços grátis :D.

Pode ser com o passar dos anos eles tenham melhor entendimento das receitas e custos desta nova regulamentação e voltem atualizar os preços das chamadas para países da UE para algo mais simpático. É que actualização do preçário foi muito grande. É a nível empresarial que estes custos vão se refletir, num mundo global como hoje não fazer chamadas para fora é quase impossível.

Talvez maior parte dos clientes particulares não faz chamadas para fora de Portugal e nem nota esta alteração de tarifário das chamadas internacionais.
 
Back
Topo