Preço Inflacionado?

zitrop

Power Member
Boas,

Estou a pensar adquirir um portátil, mais concretamente um MacBook Pro de 15.4 polegadas com as seguintes características:

Processador Intel Core 2 Duo a 2,2 GHz
Resolução 1440 x 900 pixels
2 GB de memória
Disco Rígido de 120 GB
SuperDrive Double-layer 8x
Placa Gráfica NVIDIA GeForce 8600M GT com 128 MB SDRAM

Preço 1899 euros

Eu sei que os produtos da Apple têm logo um acréscimo no preço apenas por ter lá a maçã. Gostaria que me dissessem quanto custa um portátil com estas características sem ser da apple e se na vossa opinião a diferença que existe vale a pena :P .

Thks :D
 
Última edição:
Boas

Humm só digo uma coisa... Apple é Apple, ponto final...

Não estás só a pagar o que trás em termos de hardware, estás tb a pagar a qualidade(que desde já é superba...).

Já tive um nas mãos e aquilo transpira qualidade por todo o lado, muito bem construido, teclado superbo com backlight, e um ecra dos melhores(senão o melhor) em termos de qualidade e fiabilidade de cor/contraste, usando já LEDs em vez de lampadas de cátodo frio. Pena os 1440x900, mas a meu ver para ´15 chega e sobra.

Nesse modelo vem uma 8600GT, muito boa peca só pelos 128MB mas segundo reviews que tenho visto a diferença entre a placa de 256 e a de 128 é practicamente nula(mesmo em grandes ressoluções e com filtros ligados).

Claro que o preço já trás o imposto de ser apple...

Por 1689€ já tens um G1S com melhores caracteristicas a nivel da placa(256) e disco maior. Mas claro a qualidade de um macbook é muito superior ao G1S, tanto a nivel de chassis, bem como a nivel de ecra.
 
Pelos Powerbooks que já usei pessoalmente acho que não. Mas também não é pior. No entanto o teclado retroiluminado terá algum custo extra bem como o firewire 800 (o G1s só tem FW 400). Também é verdade que em compensação o G1s tem HDMI e eSATA.

Enfim se a ideia é correr o MacOS X a diferença nem é muito grande. Se optares pelo MBP é melhor comprares rapidamente. O preço nunca vai descer e com o tempo o portátil vai parecer cada vez mais caro. Se comprares agora ao menos tens o tempo de gozo do aparelho.
 
Boas

Humm só digo uma coisa... Apple é Apple, ponto final...

Não estás só a pagar o que trás em termos de hardware, estás tb a pagar a qualidade(que desde já é superba...).

Já tive um nas mãos e aquilo transpira qualidade por todo o lado, muito bem construido[...]

Atenção que esse mito perpetuado pela Apple de que lá por ter a maçã não tem os mesmos problemas que as outras marcas todas... enfim.

Como anterior utilizador de Mac e tendo vários amigos com Macbooks e Macbooks pro, deixa-me fazer-te um pequeno apanhado das avarias que conheço:

- Teclas que saltaram
- Drives que pifaram
- Cantos do chassi que estalaram ou mesmo partiram
- portas USB que deixaram de funcionar

Isto tudo com uso normal (também, ninguém no seu perfeito juizo anda a jogar ao disco com um portátil, muito menos com um Macbook pro :))

Agora que o mito está desfeito, vamos lá analisar o resto com mais objectividade.

Pelo mesmo preço tens na ***** um MBP com melhor processador mas pior placa gráfica. Como não especificaste qual a utilização, pode ser relevante.

O software da Mac continua a ser um grande trunfo. Aquilo trás software de origem que nós realmente utilizamos, ao contrário do muito lixo que às vezes vem com os PCs. O preço do software para Mac também é (um pouco) mais convidativo, o que pode ser importante se recorrer à opção software "made in" P2P não for possivel.

No entanto, ainda no software, há tipos de software que são difíceis de arranjar para Mac. Por exemplo, não existe AutoCAD para Mac. Se é esse o teu objectivo, então o melhor que podes encontrar para Mac são uns programas de CAD um bocadito mais rafeiros.

O Firewire 800 serve para quê, afinal? Nunca precisei de ligar nada por firewire 800 que não pudesse ligar por USB 2.0.

No entanto, e-sata serve para quê, afinal? Ainda não vi nada que me convencesse que valeria a pena investir num portátil, só porque este tem e-sata.

Uma das grandes vantagens dos PCs é correr Windows (e uma das grandes vantagens do Mac é correr MacOS X, dependendo do ponto de vista), mas estas vantagens/desvantagens estão a desaparecer, com o Mac a correr Windows (mais fácil, com o Bootcamp) e versões do OS X a correrem em PCs (mais difícil, mas possível). Agora não esperes que um Mac a correr Windows te tenha o mesmo rendimento que um PC. Não tem, e por muito que te digam o contrário, não tem MESMO! (mas também não é nada de se deitar fora) Claro que, vice-versa para um PC a correr MacOS.

Qualidade do material... Mas lá dentro as peças não são todas iguais (ou quase)? Quem é que faz os barebones para os Mac's? Se calhar é a ASUS, ou a Compal, que são das poucas marcas a produzir chassis de portáteis. Os discos são Hitachi e Seagate como os outros todos... Até os processadores são os mesmos!

Os Mac têm muito bom aspecto e aí é difícil conseguir um PC que compita com eles... mas também, gostos não se discutem. Eu pessoalmente acho o G1 um bocado piroso, mas pelo que tenho visto, não considero a qualidade do material inferior à do MBP.

Portanto, antes de mais nada tens de pensar (e dizer-nos, se quiseres opiniões um pouco mais bem fundamentadas) qual o uso que lhe vais dar. Se queres uma coisa só para trabalho (e que tipo de trabalho), ou se queres também para jogos; se dás mais valor à performance, à autonomia, ao aspecto, etc.

Depois deste testamento todo, eu tenho um ASUS (que não é o G1) e estou muito contente com ele. :)
 
Boas,

Estou a pensar adquirir um portátil, mais concretamente um MacBook Pro de 15.4 polegadas com as seguintes características:

Processador Intel Core 2 Duo a 2,2 GHz
Resolução 1440 x 900 pixels
2 GB de memória
Disco Rígido de 120 GB
SuperDrive Double-layer 8x
Placa Gráfica NVIDIA GeForce 8600M GT com 128 MB SDRAM

Preço 1899 euros

Eu sei que os produtos da Apple têm logo um acréscimo no preço apenas por ter lá a maçã. Gostaria que me dissessem quanto custa um portátil com estas características sem ser da apple e se na vossa opinião a diferença que existe vale a pena :P .

Thks :D


OPTA pelo ASUS G1S, é o q eu estou inclinado p comprar com a vantagem de ainda poupares uns trocos em relação a esse :004:
 
bem, devias ter colocado qual a finalidade do PC.. assim ajudar-te sera' um bocado dificil.

mas se for para jogos e uso normal, compra um PC e poupas uns trocos.
se for para trabalho (tipo imagem/som/video), sem duvida, compra um Mac pois ira's ficar mt mais satisfeito.

tenho esse que tu referiste encomendado, e deve chegar esta semana (espero eu) ;)
 
Agora não esperes que um Mac a correr Windows te tenha o mesmo rendimento que um PC. Não tem, e por muito que te digam o contrário, não tem MESMO!
Claro que tem. Se instalares o Windows numa partição separada, tal como instalarias o Linux num PC, a performance é exactamente a mesma que num PC com as mesmas especificações...

Até tu próprio referes que os componentes são os mesmos...
 
Actualmente um Mac corre windows como um PC normal.

Mac é efectivamente mais caro que os outros PCs. A verdade é que também são unicos, têm uma série de pequenos detalhes que vamos descobrindo, que são excelentes.

Quando comprei o meu Mac usava tanto windows como o OSX e a verdade é que neste momento só uso quase o OSX. Julgo que o vista já imita em muitas coisas o OS X, no entanto o OS X é muito mais leve e consegue excelentes autonomias. Depois existem mil e uma aplicações gratuitas, desenvolvidas por pessoas que não cobram nada por elas e algumas delas são simplesmente geniais. O design é bastante mais bem conseguido, são muito finos.

Quanto à qualidade do ecrã... Não sei se é das melhores do mercado, julgo que já foi, mas actualmente não é. A menos que tenham mudado bastante neste ultimo upgrade dos MBP.


Eu tenho um MacBook, porque é o unico que tem um preço identico à concorrencia. Se tivesse dinheiro a sobrar, talvez pensasse num MBP, mas é sempre um grande investimento.

Acho que não faz muito sentido comparar Portáteis Mac com os outros, tratam-se de máquinas diferentes, feitas com objectivos "diferentes"...
 
Back
Topo