Preço Oracle

diog0silva

Power Member
Boas

Tenho um trabalho para a faculdade para entregar amanha, e tenho que planear o desenvolvimento duma aplicação (tinha pensado em java). Essa aplicação vai gerir uma base de dados (de clientes, fornecedores, etc etc) e tava a pensar desenvolvê-la em oracle.

Mas no trabalho tenho que quantificar os custos que vou ter ao desenvolver, e eu não faço ideia de quanto custará quer a aplicação quer a base de dados. Para "treinar" com oracle e java basta ir aos respectivos sites e fazer os downloads, mas dúvido que para uma empresa seja assim.

Se alguém souber como funciona este processo, isto é, que software é que se tem de adquirir e, mais importante, os preços, agradeço.

Cumprimentos.
 
Boas

No meu trabalho de base de dados tenho que usar o Oracle. No teu caso se so tens que usar a base de dados e para o lado aplicação vais usar Java, entao so precisas do Oracle Database. Eu uso o oracle database 10g mas penso que ja existem novas versoes como o 11g e 12g (esta ultima nao tenho a certeza).

Em relação a preços nao sei, eu apenas tive que me registar e fazer o download da versao 10g e penso que para versoes superiores à excepção da 12g (que nao experimentei) tambem nao requerem um pagamento do software.
Penso que possas fazer o download sem qualquer custo, sendo que para uso proprio nao será mesmo preciso. Basta, tal como disse, registares-te.

Quando falas em custo referes-te ao que? Custo fisico do software? Eu sei que o Oracle Database ainda pesa num sistema, pelo menos 8Gb de disco mais 512Mb de memoria para correr relativamente suave. Em termos de complexidade de instalação ainda perdes uns bons minutos a configurar mas a partir dai torna-se bastante facil de usar, tal como colocar os ficheiros sql das tabelas, etc. Tens um ambiente grafico bastante simpatico, assim como uma consola onde podes testar queries para veres se as tabelas estao bem relacionadas.

Enfim, espero ter respondido à tua questão, senao explicita um pouco mais que eu tentarei ajudar.

Cumprimentos ;)
 
Pois, eu acho que também não me expliquei muito bem. Tipo, eu tenho o Oracle Database 11g instalado no meu computador. Saquei do site da Oracle. Mas quais são as diferenças entre a versão que eles disponibilizam no site e aquela que custa um balurdio? Isto é, o que é eu posso realmente fazer com a versão "comprada", que não posso fazer a versão disponivel para download?

Em relação ao trabalho que referi no primeiro post, o objectivo não é criar a aplicação, mas sim planear o desenvolvimento dela. Tipo, como vai ser, o que vou gastar, que vou precisar, etc.

Muito resumidamente é pedido que planeie o desenvolvimento de uma aplicação. Podia tar aqui a descrever a aplicação mas acho que para o caso não vale a pena. A única coisa que tenho que ter em conta é que a aplicação tem que tar em três computadores, porque existem três funcionários a trabalhar ao mesmo tempo, a fazer a mesma coisa. E o que um funcionário faz na aplicação, tem que ser visivel aos outros, portanto têm de estar ligados em rede.

A minha grande dúvida, porque eu não percebo nada disto (na faculdade aparece-nos tudo instalado, é so programar lol) é:
- primeiro, o que é que eu (que supostamente vou desenvolver a aplicação) tenho de adquirir para a desenvolver.
- e depois, o que é q a empresa que irá usufruir da aplicação terá de adquirir para que possa correr a aplicação.

Cumprimentos
 
Encontrei no site da Oracle uma lista de preços:
http://www.oracle.com/corporate/pricing/technology-price-list.pdf

Tive a pesquisar (neste site) e a Standard Edition pode ser licenciada num servidor com um máximo de 4 processadores e 5 utilizadores. Portanto, para o caso serve e Oracle já está resolvido.

E relativamente ao Java, existe algum custo, algum genero de licença que se tenha de pagar para desenvolver aplicações em Java?

Cumprimentos.
 
Última edição:
Explica-me uma coisa: a metrica Named User Plus e Processor License são usadas em conjunto, isto é, pagas por cada utilizador e por cada processador, ou opta-se por uma delas?
 
Última edição:
hum, pois, nesse aspecto ja nao sei dizer-te as diferenças. Um pacote de empresa de um software poderá incluir outras opções, mais segurança, etc. Quando falo em opções, falo em questões de infraestrutura de redes, uma melhor performance, mais controlo dos terminais em rede etc. Uma melhor administração do sistema.

- primeiro, o que é que eu (que supostamente vou desenvolver a aplicação) tenho de adquirir para a desenvolver.
Bom neste caso ja depende da preferencia de cada um, eu usaria o Eclipse que é um compilador de Java com um ambiente grafico bastante simpatico e com várias opções uteis. Mas até poderias usar o bloco de notas (notepad++) e depois compilar :P. Todavia, para alem disto terias que instalar uma JVM (Java Virtual Machine) mais as bibliotecas Java (Java SE6 ou JRE).
E claro, também terias que ter uma base de dados localhost instalada para testares se estaria tudo a funcionar. Assim como configurares a base de dados Oracle ;)

- e depois, o que é q a empresa que irá usufruir da aplicação terá de adquirir para que possa correr a aplicação.
A empresa teria que ter um servidor com a base de dados instalada e configurada, adquirir o software Oracle Database. Ao nivel do client-side, se for numa rede interna os terminais teriam apenas que ter uma JVM instalada para correr a aplicação.

Cumprimentos ;).
 
Portanto, para desenvolver a aplicação chega a versão disponibilizada no site da Oracle, ou convem tambem adquirir licença?

E já agora outra questão, para correr a aplicação em rede, seria tambem necessário instalar o windows server não é?

Cumprimentos
 
Última edição:
Sim, penso que para desenvolver a aplicaçao basta a versao standard do Oracle so para testes e configuração. No entanto, para meios empresariais ja poderia ser outro historia :p.

Cumprimentos ;).
 
SE keres desenvolver, a versão Oracle Express Edition (é free ;)) chega bem. A única limitação é o tamanho da base de dados que não pode ter mais de 4GB.
 
Back
Topo