Preços Não baixaram na Apple Store Portuguesa nem na lojamac.com

[PT]latrine;3200029 disse:
Wrong... ou melhor.. quase right.

Sendo o IVA um imposto directo sobre o consumidor final, e que não tem qualquer impacto no processo produtivo, uma descida na sua taxa terá que obrigatoriamente, no momento zero, incidir directamente sobre o consumidor que é quem o paga na totalidade... é a lei.


Quando muito vais assistir ao crescimento posterior do preço face a uma procura que, sendo mais elástica que a oferta (que neste caso nada sofre pois assegura exactamente a sua remuneração de antes da baixa do imposto), produzirá uma pressão ascendente no preço... mas que eu saiba... nunca no momento zero, e nem nunca de valor igual à descida do imposto.

Quando o imposto sobe... não vês os vendedores a baixar os seus preços na fase zero... e no entanto... a procura retrai-se.

Isto da dinâmica dos mercados é giro :), especialmente tendo alguém com quem conversar.

JPC
Não estou a ver bem esse "momento zero". Isso na prática não existe. O IVA desce, "olha vamos subir o preço". Pronto.
 
Apesar de já ter constatado este facto em tudo... ainda que já tenha visto alguns produtos, não do foro tecnológico mais baixos.
Também é de ver que andamos em tempos menos bons e todos tentam puxar a sardinha para o seu lado..

Agora fico estupido quando leio coisas destas:

Tal como tu és livre para comprar outros equipamentos.
se queres um gadget da apple tens de pagar esse "privilégio".

Privilégio? Privilégio onde? Privilégio é eu chegar a casa todos os dias e ter a comida no prato.. Ter sempre roupa que vestir e água para tomar banho..

Um... gadget.. da Apple privilégio? Ainda me hão de explicar o que é que há de privilégio
 
[PT]latrine;3200029 disse:
Wrong... ou melhor.. quase right.

Sendo o IVA um imposto directo sobre o consumidor final, e que não tem qualquer impacto no processo produtivo, uma descida na sua taxa terá que obrigatoriamente, no momento zero, incidir directamente sobre o consumidor que é quem o paga na totalidade... é a lei.


Quando muito vais assistir ao crescimento posterior do preço face a uma procura que, sendo mais elástica que a oferta (que neste caso nada sofre pois assegura exactamente a sua remuneração de antes da baixa do imposto), produzirá uma pressão ascendente no preço... mas que eu saiba... nunca no momento zero, e nem nunca de valor igual à descida do imposto.

Quando o imposto sobe... não vês os vendedores a baixar os seus preços na fase zero... e no entanto... a procura retrai-se.

Isto da dinâmica dos mercados é giro :), especialmente tendo alguém com quem conversar.

JPC

O que eu referi era, de forma simples, o que deve acontecer com impostos "normais". O IVA, sendo um imposto ao consumo, tem particularidades próprias. Pelo que escreveste, vejo que conheces o funcionamento económico destes factores. Infelizmente, a maioria não conhece.

Neste caso particular, como o IVA deveria afectar apenas os consumidores, num mundo ideal em que a lei fosse cumprida, deveria reflectir-se totalmente (ou quase) no preço final. Aqui, porém, haverá um ajuste da oferta por forma a receber aquilo que os consumidores estão dispostos a pagar que, dependendo da elasticidade da procura, poderá ser exactamente o mesmo que já pagavam antes.

É importante lembrar que, mesmo o IVA, afecta a oferta. Basta imaginar um IVA de 80%, mesmo que não fosse pago pela oferta, esta venderia muito pouco se quisesse manter as actuais margens de lucro.

(…)

Privilégio? Privilégio onde? Privilégio é eu chegar a casa todos os dias e ter a comida no prato.. Ter sempre roupa que vestir e água para tomar banho..

Um... gadget.. da Apple privilégio? Ainda me hão de explicar o que é que há de privilégio

Por definição, ter comida não é um privilégio; pelo contrário, é precisamente algo essencial e, consequentemente, não é um direito exclusivo.
 
Última edição:
Por definição, ter comida não é um privilégio; pelo contrário, é precisamente algo essencial e, consequentemente, não é um direito exclusivo.
Não me queria estender no offtopic.. mas não expliquei bem.. nos dias de hoje.. o essencial, infelizmente, tem se tornado num privilégio :(
 
eu digo que é legal, e acho que tenho razão, pois qualquer pessoa pode a qualquer momento aumentar o preço dos seus produtos.

Nos ginásios pelo que me lembro acho que ouve um acordo entre o governo e os ginásios antes da entrada em vigor disso para eles baixarem os preços. e isso é diferente.
E não queiram comparar uma descida de de 1% a uma de 16%
 
Nos ginásios pelo que me lembro acho que ouve um acordo entre o governo e os ginásios antes da entrada em vigor disso para eles baixarem os preços. e isso é diferente.
E não queiram comparar uma descida de de 1% a uma de 16%

É tão legal e tão bonito que quase nenhum (ou nenhum mesmo) ginásio cumpriu isso e mantiveram todos os preços.
 
As lojas são livres de porem o preço q quiserem desde que paguem os impostos devidos.

Tal como tu és livre para comprar outros equipamentos.
se queres um gadget da apple tens de pagar esse "privilégio".

são estas mentalidades que prejudicam os outros consumidores...

já estás a pagar "e bem" o privilégio de ter um apple, simplesmente agora tás a aumentar o lucro da loja...
 
antek,

e que tal encaminhares isso para as autoridades ? como cidadão que paga os impostos e etc, acho que devias contactar as autoridades. Ainda para mais, dito pelo n/ primeiro ministro na televisão, que dependia dos consumidores detectarem as infracções e denuncia-las. Eu não ficaria calado, e só posso de momento dar-te apoio para o fazeres, e incentivar-te.

Ganhamos todos a reportarmos as anomalias que vimos no n/ mercado, só assim este pais poderá ir a algum lado, denunciando os infractores.

cumprimentos & força.
 
Por acaso os sumos são taxados com a taxa de 5%:004:

Obrigado, fica a rectificação. Mas é algo curioso... Pelos vistos os sumos são um bem mais "essencial" do que o papel higiénico. Bem... há quem não dê valor a ter onde limpar o rabo. :002:
 
eu digo que é legal, e acho que tenho razão, pois qualquer pessoa pode a qualquer momento aumentar o preço dos seus produtos.

Nos ginásios pelo que me lembro acho que ouve um acordo entre o governo e os ginásios antes da entrada em vigor disso para eles baixarem os preços. e isso é diferente.
E não queiram comparar uma descida de de 1% a uma de 16%

Estive hoje a conversar com uma jurista sobre isso e ela realmente disse o mesmo que tu. No caso dos ginásios pode haver algum tipo de ilegalidade, no entanto as lojas como a ***** são livres de aproveitar o abaixamento do IVA para subir os seus preços 1%.
 
Se isso fosse completamente legal o Holmes Place não estaria metido na encrenca em que está, o IVA baixou de 21% para 5% para os ginásios e eles simplesmente aumentaram os preços de modo a que o consumidor final continuasse a pagar o mesmo valor. Tem-se falado bastante disto e alguns ginásios estão com problemas, inúmeras reclamações, etc. No entanto aqui a diferença é de 16% e não de 1%, logo nota-se muito mais.

Desculpem lá o off-topic mas o Holmes Place já tinha IVA de 5% desde o ano passado. Muitos já podiam alterar o IVA desde o ano passado. Creio que desde Setembro ou coisa parecida.
 
Quando o IVA subiu, alguém se deu ao trabalho de ver se o preços também subiam?

Admitindo que a Apple fixa o preço final, e que ajusta os preços em função do IVA, então se calhar também não subiu os preços quando o IVA subiu (não faço ideia se foi isto que aconteceu ou não).

Tenho dúvidas quanto à ilegalidade disto, mas se é ilegal, é muito fácil de contornar a lei... Bastava às empresas subir o preço uns dias antes ou depois, e estava o problema resolvido. Este é um problema que deve ser resolvido pela concorrência, e não por leis.
 
Quando o IVA subiu, alguém se deu ao trabalho de ver se o preços também subiam?

Admitindo que a Apple fixa o preço final, e que ajusta os preços em função do IVA, então se calhar também não subiu os preços quando o IVA subiu (não faço ideia se foi isto que aconteceu ou não).

Tenho dúvidas quanto à ilegalidade disto, mas se é ilegal, é muito fácil de contornar a lei... Bastava às empresas subir o preço uns dias antes ou depois, e estava o problema resolvido. Este é um problema que deve ser resolvido pela concorrência, e não por leis.
Porquê uns dias antes ou uns dias depois?

Os preços, que eu saiba, podem ser alterados a qualquer altura. Basta subir o preço à meia-noite do dia em que o IVA desce e pronto.

Onde é que está a ilegalidade disto, podem-me explicar?

A ética sim é questionável, mas isso dava pano para mangas.
 
[PT]latrine;3219602 disse:
Bem... parece que a ASAE está em cima da empresa de gás Natural que fez o mesmo...porque fez o mesmo e... é ilegal...

Isso parece-me atirar areia para os olhos das pessoas por parte dos políticos, mas pronto.
Ainda gostava de ver a lei que diz que isso é ilegal.
 
Acabei de trocar o meu Mac,e acabei por comprar um por bom preço 1.288,00 em 10 vezes sem juros na loja do estádio da luz ( mediamark) é um IMac 2.66 2 G,ainda bem que alguém baixou os preços.
 
Penso que deviamos protestar, se for de verdade uma acção ILEGAL, e pedir para ou baixarem o preço ou voltarem a meter o apple remote no pacote!
:009:

ps: no caso dos portateis óbvio!
 
Back
Topo