Preços Notebook ... não percebo!!!

Pois é, faço umas contas e dá nisto... espero ter feito bem...:eek:
Vejam lá:
59fc56d2ae3b5308788359b953d18f04.jpg


Andamos a brincar... acho que vou aos estados unidos tomar café e venho já!!!

Abraço, :009:

PS: A dúvida está nas minhas contas, será que fiz bem??? É que se formos a ver a diferença é muita. Mas acho que a minha matemática de leigo chega para umas contas de cambio!!!

PS2: Legenda:
"08.06.18" = data, mbw (macbook white), mbb (macbook black), mbp2.4(macbook pro a 2.4 - 15"), mbp2.4(macbook pro a 2.4 - 15")
 
Sim.. mas não esquecer que cá levas com 21% de IVA (contabiilizados nos preços em Euros e não nos preços em USD que postaste). E os produtos, em regra, custam menos nos países de origem da marca (veja-se o caso da Levi´s ou da GAP por exemplo) do que nos países terceiros...

Mas sim, apesar de ponderados esses atenuantes.. a diferença existe.
 
Última edição:
É a primeira vez que vejo essa comparação tão bem feita (fiz uma há uns tempos à unha, mas apenas para iMacs, porque percebo -1 de Excel) e as diferenças eram abissais.

Há anos que o são e não apenas com a Apple.

Estranhamente, parece que com o iPhone, pela primeira vez, tal dicotomia derivada do câmbio não acontece, o que põe em causa a lista longa de argumentos explicativos desse facto.
 
As contas estão bem feitas, mas a Apple vende pelo preço que pode. Não te esqueças que os US também estão em crise, lá se subirem os preços não vão vender mais... Aqui se os baixarem não vão ter capacidade de produzir. Como atingem o seu target... Deixa estar porque eles compram...:004:

Economia de Mercado, Adam Smith, Liberalismo...
 
Não é bem assim. Estás é a subsidiar na Europa preços mais baixos nos EUA.

Conversas de crise são bonitas mas estas diferenças cambiais existem há anos.
 
Volta a criar o file e na coluna dos dolares mete o simbolo correcto, é que eu demorei um bom minuto a perceber a tabela :p
Mas lá está, só para vermos como o nosso pais anda.

Mas pode ser que com a descida do IVA para 20% o MBP custe 10€ a menos
:lol:
 
Não é bem assim. Estás é a subsidiar na Europa preços mais baixos nos EUA.

Conversas de crise são bonitas mas estas diferenças cambiais existem há anos.

Já que falas na Europa

União Europeia implica mobilidade de bens entre os países. Sendo assim, é difícil encontrares o mesmo produto homogéneo e internacionalmente transacionável com diferenças no seu preço. Com o Euro, se houvesse mais barato era possível comprar no país mais barato e vender no mais caro... Nada o impedia. Assim o preço que vai vigorar na zona económica comum vai ser o mais alto e não o mais baixo.

Para um Italiano, que tem o dobro do nosso salário médio anual, o preço não deve ser exagerado (12/13 mil euros vs 26/27 mil euros; dados de 2000).

A questão é se na Zona Euro existem diferenças significativas e se os custos de transporte as compensam... Para essa resposta, basta o consultar dos sites nacionais de cada país...

Existem custos do comércio internacional, como custos de contratos, transportes, impostos que tornam os preços diferentes. Existe também a questão da Apple vender mais caro aqui porque pode... Será que o IVA (que tem uma parcela que vai para os cofres da UE) e os impostos sobre importações deixam a diferença ainda tão grande? Será que ainda existe um exagero? Acho que só com os dados todos, é que se podia ter melhores conclusões...

Melhor explicação só pessoalmente e envolve ainda mais teoria económica... Acho que assim fica plausível e acessível.

Abraço
 
Última edição:
E desde quando é que Portugal tem maior poder de compra:confused::confused::confused:

Eu disse que Portugal tinha maior poder de compra do que outro pais qualquer???
A nossa moeda é o Euro, e como tal temos poder sobre quem usa uma outra moeda menos valiosa que a nossa.

Este "problema" dos preços é muito profundo, nao se pode justificar assim em poucas palavras... todos gostariamos de comprar tudo ao preço mais barato... simplesmente é uma questão demasiado complicada para ser discutida nestes termos.

Mas sim, eu tambem quero mac's baratos!!!
 
Última edição:
Não se pode actuar perante um entidade reguladora qualquer? :x2:

As diferenças são abissais.. e em vez de um MBW, trazia um MBP :wow:

P.S: Eu lembro-me de ver aqui algures numa thread, se ficava ou não mais barato ir aos USA comprar.. Dá para alterar o teclado depois para PT?

Cumps
 
Desculpa n ter posto o simbolo do dolar $ :009:
Mas, mesmo apesar do que já foi dito... só me dá mesmo vontade de ir tomar cafe aos Estates e trazer um MB :007:

Mas infelizmente as contas não são tão lineares...
 
União Europeia implica mobilidade de bens entre os países. Sendo assim, é difícil encontrares o mesmo produto homogéneo e internacionalmente transacionável com diferenças no seu preço. Com o Euro, se houvesse mais barato era possível comprar no país mais barato e vender no mais caro... Nada o impedia. Assim o preço que vai vigorar na zona económica comum vai ser o mais alto e não o mais baixo.

Para um Italiano, que tem o dobro do nosso salário médio anual, o preço não deve ser exagerado (12/13 mil euros vs 26/27 mil euros; dados de 2000).

A questão é se na Zona Euro existem diferenças significativas e se os custos de transporte as compensam... Para essa resposta, basta o consultar dos sites nacionais de cada país...

Lamento informar-te mas a lógica do mercado único europeu é fazer baixar os preços através do incremento da concorrência, não nivelá-los por cima :).


Existem custos do comércio internacional, como custos de contratos, transportes, impostos que tornam os preços diferentes. Existe também a questão da Apple vender mais caro aqui porque pode... Será que o IVA (que tem uma parcela que vai para os cofres da UE) e os impostos sobre importações deixam a diferença ainda tão grande? Será que ainda existe um exagero? Acho que só com os dados todos, é que se podia ter melhores conclusões...

Melhor explicação só pessoalmente e envolve ainda mais teoria económica... Acho que assim fica plausível e acessível.

Abraço

Todos esses custos também os tens nos EUA, não são custos exclusivamente europeus. Até a diferença nos impostos indirectos como o IVA (há estados americanos que têm imposto similar). Não há taxas aduaneiras sobre material informático em nenhum país da União pois a pauta aduaneira é igual para todos.

Naturalmente que só com os dados todos poderemos tirar melhores conclusões mas esses a Apple nunca dará.
 
O meu irmão vai a Londres, mas o preço da libra já nao compensa! 829£ = 1052€ + o teclado em PT, fica-me ao mesmo preço que o MB comprado cá,com mais um ano de garantia, através do desconto de estudantes! :'(
Pode ser que um tio meu mo compre no canadá.. mas depois ao mandar vir pra cá não fica na alfandega? :wow:

Cumps
 
Sim.. mas não esquecer que cá levas com 21% de IVA (contabiilizados nos preços em Euros e não nos preços em USD que postaste). E os produtos, em regra, custam menos nos países de origem da marca (veja-se o caso da Levi´s ou da GAP por exemplo) do que nos países terceiros...

Mas sim, apesar de ponderados esses atenuantes.. a diferença existe.

A Levi's é o exemplo mais reles que podias ter dado. Vou explicar porque:

-Nos USA a Levi's participa no mercado dos jeans baratos, nos jeans de trabalho.
-Na Europa a Levi's participa no mercado dos jeans de design.

Embora a Levi's venda produtos com o mesmo nome a verdade é que não vende o mesmo produto, na Europa vende roupas com design e com qualidade superior dai o preço upa upa. Nos estados Unidos não vende roupas de design nem de qualidade superior, embora o possa estar a fazer com outra marca (já que assim consegue economizar no design, concebe para vender para a Europa e depois adapta e coloca-lhe outra marca para vender nos USA).
 
E os produtos, em regra, custam menos nos países de origem da marca (veja-se o caso da Levi´s ou da GAP por exemplo) do que nos países terceiros...

Não é bem assim, veja o preço dos carros (europeus alemães na Alemanha, franceses na França), e compare com os mesmos nos EUA, lá é muito mais barato, a mesma coisa com os telemóveis da Nokia...

Se houvessem voos low cost mesmo low cost para os EUA, compensava lá ir buscar o portátil, o problema é a alfandega...
 
Não é bem assim, veja o preço dos carros (europeus alemães na Alemanha, franceses na França), e compare com os mesmos nos EUA, lá é muito mais barato, a mesma coisa com os telemóveis da Nokia...

Se houvessem voos low cost mesmo low cost para os EUA, compensava lá ir buscar o portátil, o problema é a alfandega...

Isso é verdade.. mas faltou dizeres algo que eu também referi. Qual é o valor do IVA na Europa e qual o valor dos impostos sobre o consumo nos EUA ;) E no caso dos automóveis ainda se leva cá com o nosso belo do Imposto sobre veículos.. Isto não explica tudo, mas é uma das grandes razões na discrepância de preços.

E depois há estratégias de mercado.

Tudo ao barulho... :D
 
Última edição:
Lamento informar-te mas a lógica do mercado único europeu é fazer baixar os preços através do incremento da concorrência, não nivelá-los por cima :).




Todos esses custos também os tens nos EUA, não são custos exclusivamente europeus. Até a diferença nos impostos indirectos como o IVA (há estados americanos que têm imposto similar). Não há taxas aduaneiras sobre material informático em nenhum país da União pois a pauta aduaneira é igual para todos.

Naturalmente que só com os dados todos poderemos tirar melhores conclusões mas esses a Apple nunca dará.

O objectivo de privatizar a Galp era aumentar a produtividade e baixar os preços... Temos notado... O objectivo "divulgado" da ideia política pode ser esse mas o efeito nos bens é diferente. Ou achas que existe outra justificação?

Os custos de negociação são maiores na Europa, os impostos também são mais elevados. Os impostos directos têm de ser compensados no preço, nomeadamente o IRC. Não sei a estrutura organizacional da Apple por isso não posso falar mais...

O mercado europeu é mais controlado, quando compras um mac na Europa lembra-te ainda de adicionar 1 ano do programa de extensão de garantia, que é vendido nos US mas aqui é de lei. Isso também deve ter o seu custo. Parece que só são 250 dólares por 2 anos a mais. Mais um ano para obter o mesmo que na Europa devem ser cerca de 100 (menos risco no início de vid do material)

Existem diferenças no mercado, a nível de impostos, garantias, e acessibilidade. Será uma diferença assim tão exagerada? Para mim é mais estratégia do que chulisse... Existe sempre a opção de ir lá comprar, chama-se arbitragem, pode ajudar a nivelar preços, mas não compensa a muita gente...
 
Última edição:
Hoje ao falar com um amigo meu num curso profissional que trabalha com iMac's na escola dele, ele disse-me que conseguia arranjar o MacBook Pro ao preço sem IVA (1486.78€) nas Apple Stores (loja fisica, nao da internet.)

Isto é mesmo possivel? Eles vendem-nos a este preço em desconto em certas ocasioes?
Eu estranhei e penso que na realidade trata-se de alguma cunha, visto o director da escola dele ser Apple User em todos os aspectos (iPod, iPhone, Computadores Mac, só lhe falta o iCar e o iHouse...), e até ter comprado os iMacs com o qual o meu amigo trabalha em serie. Cerca de 20 e tal iMac's para uma só sala, para um curso de artes graficas...

O mais estranho é que já a irmã ha 2 anos atras comprou um MBP por cerca de 1400€, o que achei ainda mais estranho...
Isso e disse-me que o desconto de estudante aplica-se a todos os estudantes e nao só os de ensino superior.

Podem-me explicar o que se passa aqui??
Agradecia respostas :)

(Caso achem que deva abrir outra thread avisem. Obrigado! :D)
 
Última edição:
Back
Topo