1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[email protected] Tradução in progress

Discussão em '[email protected]' iniciada por Metro, 30 de Março de 2005. (Respostas: 2; Visualizações: 1422)

  1. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Como tinha prometido estou a tentar traduzir o site com a info do [email protected]
    A tarefa não é facil. Há termos que definitivamente não ficam nada bem e as ideias em inglês nem sempre ficam bem em português.
    Quantos mais formos a traduzir melhor. Há sempre achegas que outros podem dar.


    Depois já coloco isto mais bonitinho. Mas para isso preciso estar em casa:(
    Tb é preciso corrigir erros e mais umas coisas que não estão bem.
    Quem quiser fazer sugestões, corrigir alguma coisa pode sempre fazer citar e corrigir. Mete a correcção a bold por exemplo que depois faz-se tudo direitinho.

    O que é o [email protected]?

    A curto prazo o [email protected] pretende testar e avaliar novos metodos e algoritmos para analizar (predizer) estruturas de proteínas. A médio prazo irá proceder-se à calibração dos métodos do [email protected] com algumas estruturas conhecidas. A longo prazo pretende-se que o [email protected] seja um recurso que ajude a analisar e compreender a estrutura das proteínas.


    Porque predizer a estrutura das proteínas?

    A ligação entre a estrutura das proteínas [a disposição tridimensional das funcionalidades químicas que compreende a “palette” da Natureza dos 20 aminoácidos que formam a base de todos os processos químicos nos organismos vivos] e a sequência das proteínas [a expressão unidimensional da diversidade química da organização molecular que é expressa pela natureza nos genes individuais que compõe o genoma humano] mantem-se como um dos principais desafios para os médicos, bioquímicos, biólogos e cientistas informáticos. Este desafio é particularmente crítico como resultado dos avanços recentes nas metodologias utilizadas na descoberta do genoma completo dos organismos, incluindo o genoma humano, para identificar o papel desses genes no controlo dos processos celulares, no conjunto das células e na conhecida ligação entre a estrutura tridimensional e a sua função bioquímica.

    Os cientistas moleculares têm feito progressos significativos neste campo nomeadamente pelo desenvolvimento de teorias que descrevem a relação entre a diversidade bioquímica das sequencias das proteínas e pela teoria da “energy landscape” ditada por esta diversidade. A teoria da “energy landscape” permite não só racionalizar e sugerir/predizer sobre o que existe e novas experiências mas também para o desenvolvimento de algoritmos computacionais para predizer a estrutura de proteínas desconhecidas baseadas apenas na sua sequência. Esta actividade, conhecida como protein structure prediction, é uma área muito activa de pesquisa que reúne cientistas de diversas áreas do conhecimento, desde médicos, biólogos a informáticos. O objectivo desta actividade é desenvolver, testar e aplicar métodos que liguem as sequências das proteínas directamente à sua estrutura tridimensional.

    Nota: esta parte explica como funca o CASP. Não sei se faz muito sentido traduzir isto tudo.
    Strakata:
    Tu é que mandas:)


     
  2. Strakata

    Strakata [email protected] Member

    É preciso vir praki o gajo do Folding dar uma mãozinha no Predictor !!! Ó malta, comé que é?! :D

    Muito bem Metro, mais uma demonstração de que és um gajo empenhado e trabalhador, obrigado :) Amanhã de manhã quando(/se) tiver mais de 50% dos neurónios a trabalhar dou a atenção que esta thread merece.





    Aborta! Aborta! Abortem o plano de ir ao fórum "deles" apagar as threads todas... desta vez escapam
     
  3. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    É um prazer. Não está grande coisa mas vai lá:)
    Vamos fazer uma cena bem feita.
    Demora é sempre mais do que o previsto:(
     

Partilhar esta Página