1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

preocessador para 3d

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por the nephilim, 11 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 36; Visualizações: 1922)

1. the nephilim

the nephilim Power Member

boas a todos

estou a pensar em comprar um pc novo, mas como os €€€€ nao abundam, defeni um valor maximo para o processador, cerca de 400€ (os restantes componentes estao mais ou menos defenidos), sendo que o uso vai ser para fins profissionais, principalmente para 3dstudio max 8 e solidworks, é aqui que reside a minha dúvida, optar por um Intel P4 930 3.0Ghz (Dual Core), ou um AMD Athlon 64bits 4200+ Inbox Dual Core ??
    pelas impressoes que tenho recolhido em foruns os processadores com dual core sao mais rápidos e mais estaveis em aplicaçoes como o 3d studio. mas como estes processadores da intel sao novos, ainda nao consegui recolher comparações para dizer qual a escolha acertada, por isso se alguem me der uma ajuda agradecia. Mais uma coisa, é um procesador para ser estavel, nao para fazer overclocking.

obrigado a todos

2. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

num sei se é verdade mas ja ouvi dizer k nessas aplikaçoes a intel tem vantagem por isso esse k referiste é a escolha pra isso...se fores para AMD penso k fikas bem servido com um AMD X2 4200+ (fois esse k referiste n foi?) ou um opteron dual core 168....agr falta mais opinioes...

abraço

3. the nephilim

sim estava referir-me ao AMD Athlon 64bits 4200+, esqueci-me tb de referir o AMD Opteron 165 Dual Core. se bem que aqui é estou um bocado perdido, embora tenham preços semelhantes, o opteron tem menos velocidade 1,8 ghz e menos front side bus 800 mhz, mas mais cache L2 2x1MB contra 2x512KB do AMD Athlon 64bits 4200+. estas diferenças resultam em perfomances diferentes neste tipo de aplicações??

4. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

sim tem mais performance...e um ligiero overclock e ja tens o bixo ao nivel de frequencia do x2...por mim ia pro opteron....agr falta ai a opiniao do sway

abraço

5. Sway

Sway To fold or to FOLD?

chamaram?

eu tenho um 165! diz uma coisa... esse 4200 qual é a freq do relogio dele? seja qual for... o opteron OCa mais que o 4200 de certeza!

4200 nunca tinha ouvido falar!

agora... nao sei se tu fazes OC ou se nao fazes... se nao fazes entao o melhor talvez seja esse 4200 que eu sinceramnete nunca tinha oudi falar!

mas lembra-te dobro da cache e mais barato e uma capacidade de OC bastante boa!!

o meu 165 esta a 2700mhz! a AR! 38 graus full!

mas tens de ter uma coisa em atenção, se fizeres OC é bom que tenhas umas boas memorias porque o multi 9 do 165 nao perdoa!

fala-me desse 4200... freq... multi, preço, etc! para te poder dizer qual sera melhor!

6. Soviet

Soviet Power Member

o homem quer uma máquina para trabalhar e vocês atiram logo com overclock, o que dá mais e tal ...

estabilidade & performance eu optaria:
    Board Chipset Intel 955x/975x (Intel, Asus) + Pentium D série 9xx

embora os AMD Dual Core sejam mais um pouco rápidos nas aplicações que vais usar.

se calhar até já viste esta review de 1/20/2006 - Netburst’s Last Hurrah : Intel’s Pentium-D 900 Series
    http://www.gamepc.com/labs/view_content.asp?id=pd900&page=1&cookie_test=1

7. Sway

Sway To fold or to FOLD?

qual o problema de OC...? se o PC é para ele porque nao ter um PC mais potente (muito mais) por pouco dinheiro?

8. the nephilim

o problema do overcloking é a estabilidade, e neste tipo de aplicaçoes existe uma grande apetencia para o pc ficar sem resposta, ja tenho feito renderes de 20 horas, isto numa animação de apenas 5 minutos, sem ser grande coisa!! outras levam 1 ou 2 horas para apenas uma imagem, e imaginem, nem sequer posso tocar no pc , senao....... acaba-se tudo.
    portanto perfiro um pc estavel.
    em relação á review de 1/20/2006 - Netburst’s Last Hurrah : Intel’s Pentium-D 900 Series, ainda ano tinha visto, obrigado Soviet.

a duvida mante-se, pelos foruns dedicados ao 3d, a massificação do AMD Athlon 64bits x2 4200 e afins (x2 4400; x2 4800) é uma constante, pelo que nem os opterons nem a serie 8xx da Intel aparecem referidos muitas vezes, o que acho estranho, por isso a duvida.

desde ja obrigado pela opiniao de todos, vou continuar a procurar.

9. Soviet

Soviet Power Member

nenhum, se souberes o que estás a fazer e tiveres meios para isso.

muito mais potente ... depende de muita coisa ...

já assemblei, configurei, aconselhei diversos sistemas para fins profissionais e nestes casos nunca me ocorre a palavra overclok, só isso.

10. the nephilim

Sway o amd que me refiro é o dual core x2 4200 com uma FRONT SIDE BUS de 2000 MHz, e uma velocidade de 2200mgz.

talvez a confusao por ter apenas referido amd 4200, quando queria dizer amd x2 4200

11. Sway

Sway To fold or to FOLD?

OC quando feito com tempo e cuidado é tao estavel como um sistema default!

diz-me uma coisa, vais meter memoria de 1Gb ou 2 GB? ou mais?

ainda nao disses-te quanto custa esse 4200+...

12. the nephilim

em principio devo meter 2gigas de memoria,com um orçamento maximo para estas de 300€ é o minimo decente e possivel,.....tambem meter uma nvidea 6800 e transforma-la numa Quadro fx (penso que seja possivel).
    como nao posso puxar muito mais a coisa em termos de euros, estou a pensar em meter 2 discos Hitachi 7200rpm 200GB SATA II e liga-los em raid 0.
    a board ainda nao esta defenida devido à duvida principal.
    sway em relação ao amd x2 4200, este anda por volta dos 389,00€.

13. Sway

Sway To fold or to FOLD?

6800 -> quadro fx? dessa nao sabia..

nao precisas de 300€ para 2gb em condições inda para mais se nao vais fazer OC...

realmente entre esse 4200 e o 165 a difrença é muito pouca! esse tem mais 400mhz (que um opteron faz na boa! (o meu faz 2500 com stock vcore) e o opteron tem o dobro da cache!

realmente se os vais deixar em default eles sao mito parecidos mas penso que o 4200 leve vantagem a default! mas nao te posso dar a certeza!

14. the nephilim

sei que a versao agp da nvidea 6800 dá para transforma-la em Quadro Fx, em relação as versoes pci sei que so alguns modelos dao, nao todos, ainda nao sei quais ao certo

15. kidloco

kidloco Power Member

Não faças OC numa "workstation" ... escolhe é umas memórias/discos agressiva/os.

16. blastarr

blastarr Power Member

Só certas versões das 6800, 6800 GT e 6800 Ultra é que dão para o mod para QuadroFX (chip NV40), nomeadamente as versões AGP8x e as versões PCIe das 6800 GT e Ultra (neste caso a 6800 standard/NV41/NV42/NV48 já não dá).

Nas NV43/6600, só as versões PCIe e AGP até à rev. A3 do core é que dão (muito raras), todas as versões A4 (as mais comuns) já não dão.

As NV44/NV44a (6200 TC, 6500, 6200 AGP -modelo não baseado na NV43/6600 inicial-) estão também fora do baralho, tal como todas as Geforce 7xxx.

Mesmo as que dão estão limitadas a algumas marcas, coisas da Asus e MSI podem não dar sempre, porque costumam alterar os PCB's/componentes em relação à reference card da nVidia.

E isto porque a partir dos cores mais recentes, o DeviceID está já "hardcoded" no chip, não é possível o Softmod nem o BIOSmod.

Última edição: 12 de Fevereiro de 2006
  17. the nephilim

Obrigado Blastarr, obtive a informação tb agora atraves daqui .

estava a pensar neste modelo XFX 6800GS AGP 256MB GDDR3.

já agora que pensam destas memorias: Gskill DDR PC3200 ZX Dual Channel 2GB

18. Sway

Sway To fold or to FOLD?

se nao ha OC essas mems sao mais que boas!

19. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

eu bou dizer as caracteristicas do tal x2 4200+

clock: 2.2Ghz
    Hyper Transport: 4Gb/s
    Cache L2: 512Kb + 512Kb
    Consumo: 89W
    Temp maxima: 65º (lol)
    Tecnologia: 90nm

abraço

[EDIT]eskecime de dizer k kusta 390€ +/-

Última edição: 12 de Fevereiro de 2006
  20. the nephilim

encontrei este site que me inclina mais para o AMD Opteron 165 Dual Core .

embora nao consiga encontrar estes processadores dual core Amd Opteron serie 200, que sao referidos, acho que vou optar por um sistema Amd

Partilhar esta Página