preocessador para 3d

the nephilim

Power Member
boas a todos

estou a pensar em comprar um pc novo, mas como os €€€€ nao abundam, defeni um valor maximo para o processador, cerca de 400€ (os restantes componentes estao mais ou menos defenidos), sendo que o uso vai ser para fins profissionais, principalmente para 3dstudio max 8 e solidworks, é aqui que reside a minha dúvida, optar por um Intel P4 930 3.0Ghz (Dual Core), ou um AMD Athlon 64bits 4200+ Inbox Dual Core ??
pelas impressoes que tenho recolhido em foruns os processadores com dual core sao mais rápidos e mais estaveis em aplicaçoes como o 3d studio. mas como estes processadores da intel sao novos, ainda nao consegui recolher comparações para dizer qual a escolha acertada, por isso se alguem me der uma ajuda agradecia. Mais uma coisa, é um procesador para ser estavel, nao para fazer overclocking.

obrigado a todos
 
num sei se é verdade mas ja ouvi dizer k nessas aplikaçoes a intel tem vantagem por isso esse k referiste é a escolha pra isso...se fores para AMD penso k fikas bem servido com um AMD X2 4200+ (fois esse k referiste n foi?) ou um opteron dual core 168....agr falta mais opinioes...

abraço
 
sim estava referir-me ao AMD Athlon 64bits 4200+, esqueci-me tb de referir o AMD Opteron 165 Dual Core. se bem que aqui é estou um bocado perdido, embora tenham preços semelhantes, o opteron tem menos velocidade 1,8 ghz e menos front side bus 800 mhz, mas mais cache L2 2x1MB contra 2x512KB do AMD Athlon 64bits 4200+. estas diferenças resultam em perfomances diferentes neste tipo de aplicações??
 
sim tem mais performance...e um ligiero overclock e ja tens o bixo ao nivel de frequencia do x2...por mim ia pro opteron....agr falta ai a opiniao do sway

abraço
 
chamaram?

eu tenho um 165! diz uma coisa... esse 4200 qual é a freq do relogio dele? seja qual for... o opteron OCa mais que o 4200 de certeza!

4200 nunca tinha ouvido falar!

agora... nao sei se tu fazes OC ou se nao fazes... se nao fazes entao o melhor talvez seja esse 4200 que eu sinceramnete nunca tinha oudi falar!

mas lembra-te dobro da cache e mais barato e uma capacidade de OC bastante boa!!

o meu 165 esta a 2700mhz! a AR! 38 graus full!

mas tens de ter uma coisa em atenção, se fizeres OC é bom que tenhas umas boas memorias porque o multi 9 do 165 nao perdoa!

fala-me desse 4200... freq... multi, preço, etc! para te poder dizer qual sera melhor!
 
o homem quer uma máquina para trabalhar e vocês atiram logo com overclock, o que dá mais e tal ...

estabilidade & performance eu optaria:
Board Chipset Intel 955x/975x (Intel, Asus) + Pentium D série 9xx

embora os AMD Dual Core sejam mais um pouco rápidos nas aplicações que vais usar.

se calhar até já viste esta review de 1/20/2006 - Netburst’s Last Hurrah : Intel’s Pentium-D 900 Series
http://www.gamepc.com/labs/view_content.asp?id=pd900&page=1&cookie_test=1
 
Soviet disse:
o homem quer uma máquina para trabalhar e vocês atiram logo com overclock, o que dá mais e tal ...

estabilidade & performance eu optaria:
Board Chipset Intel 955x/975x (Intel, Asus) + Pentium D série 9xx

embora os AMD Dual Core sejam mais um pouco rápidos nas aplicações que vais usar.

se calhar até já viste esta review de 1/20/2006 - Netburst’s Last Hurrah : Intel’s Pentium-D 900 Series
http://www.gamepc.com/labs/view_content.asp?id=pd900&page=1&cookie_test=1


qual o problema de OC...? se o PC é para ele porque nao ter um PC mais potente (muito mais) por pouco dinheiro?
 
o problema do overcloking é a estabilidade, e neste tipo de aplicaçoes existe uma grande apetencia para o pc ficar sem resposta, ja tenho feito renderes de 20 horas, isto numa animação de apenas 5 minutos, sem ser grande coisa!! outras levam 1 ou 2 horas para apenas uma imagem, e imaginem, nem sequer posso tocar no pc , senao....... acaba-se tudo.
portanto perfiro um pc estavel.
em relação á review de 1/20/2006 - Netburst’s Last Hurrah : Intel’s Pentium-D 900 Series, ainda ano tinha visto, obrigado Soviet.

a duvida mante-se, pelos foruns dedicados ao 3d, a massificação do AMD Athlon 64bits x2 4200 e afins (x2 4400; x2 4800) é uma constante, pelo que nem os opterons nem a serie 8xx da Intel aparecem referidos muitas vezes, o que acho estranho, por isso a duvida.

desde ja obrigado pela opiniao de todos, vou continuar a procurar.
 
Sway disse:
qual o problema de OC...? se o PC é para ele porque nao ter um PC mais potente (muito mais) por pouco dinheiro?

nenhum, se souberes o que estás a fazer e tiveres meios para isso.

muito mais potente ... depende de muita coisa ...

já assemblei, configurei, aconselhei diversos sistemas para fins profissionais e nestes casos nunca me ocorre a palavra overclok, só isso.
 
Sway o amd que me refiro é o dual core x2 4200 com uma FRONT SIDE BUS de 2000 MHz, e uma velocidade de 2200mgz.

talvez a confusao por ter apenas referido amd 4200, quando queria dizer amd x2 4200
 
OC quando feito com tempo e cuidado é tao estavel como um sistema default!

diz-me uma coisa, vais meter memoria de 1Gb ou 2 GB? ou mais?

ainda nao disses-te quanto custa esse 4200+...
 
em principio devo meter 2gigas de memoria,com um orçamento maximo para estas de 300€ é o minimo decente e possivel,.....tambem meter uma nvidea 6800 e transforma-la numa Quadro fx (penso que seja possivel).
como nao posso puxar muito mais a coisa em termos de euros, estou a pensar em meter 2 discos Hitachi 7200rpm 200GB SATA II e liga-los em raid 0.
a board ainda nao esta defenida devido à duvida principal.
sway em relação ao amd x2 4200, este anda por volta dos 389,00€.
 
the nephilim disse:
em principio devo meter 2gigas de memoria,com um orçamento maximo para estas de 300€ é o minimo decente e possivel,.....tambem meter uma nvidea 6800 e transforma-la numa Quadro fx (penso que seja possivel).
como nao posso puxar muito mais a coisa em termos de euros, estou a pensar em meter 2 discos Hitachi 7200rpm 200GB SATA II e liga-los em raid 0.
a board ainda nao esta defenida devido à duvida principal.
sway em relação ao amd x2 4200, este anda por volta dos 389,00€.

6800 -> quadro fx? dessa nao sabia..

nao precisas de 300€ para 2gb em condições inda para mais se nao vais fazer OC...


realmente entre esse 4200 e o 165 a difrença é muito pouca! esse tem mais 400mhz (que um opteron faz na boa! (o meu faz 2500 com stock vcore) e o opteron tem o dobro da cache!

realmente se os vais deixar em default eles sao mito parecidos mas penso que o 4200 leve vantagem a default! mas nao te posso dar a certeza!
 
sei que a versao agp da nvidea 6800 dá para transforma-la em Quadro Fx, em relação as versoes pci sei que so alguns modelos dao, nao todos, ainda nao sei quais ao certo
 
the nephilim disse:
sei que a versao agp da nvidea 6800 dá para transforma-la em Quadro Fx, em relação as versoes pci sei que so alguns modelos dao, nao todos, ainda nao sei quais ao certo

Só certas versões das 6800, 6800 GT e 6800 Ultra é que dão para o mod para QuadroFX (chip NV40), nomeadamente as versões AGP8x e as versões PCIe das 6800 GT e Ultra (neste caso a 6800 standard/NV41/NV42/NV48 já não dá).


Nas NV43/6600, só as versões PCIe e AGP até à rev. A3 do core é que dão (muito raras), todas as versões A4 (as mais comuns) já não dão.


As NV44/NV44a (6200 TC, 6500, 6200 AGP -modelo não baseado na NV43/6600 inicial-) estão também fora do baralho, tal como todas as Geforce 7xxx.



Mesmo as que dão estão limitadas a algumas marcas, coisas da Asus e MSI podem não dar sempre, porque costumam alterar os PCB's/componentes em relação à reference card da nVidia.

E isto porque a partir dos cores mais recentes, o DeviceID está já "hardcoded" no chip, não é possível o Softmod nem o BIOSmod.
 
Última edição:
blastarr disse:
Só certas versões das 6800, 6800 GT e 6800 Ultra é que dão para o mod para QuadroFX (chip NV40), nomeadamente as versões AGP8x e as versões PCIe das 6800 GT e Ultra (neste caso a 6800 standard/NV41/NV42/NV48 já não dá).


Nas NV43/6600, só as versões PCIe e AGP até à rev. A3 do core é que dão (muito raras), todas as versões A4 (as mais comuns) já não dão.


As NV44/NV44a (6200 TC, 6500, 6200 AGP -modelo não baseado na NV43/6600 inicial-) estão também fora do baralho, tal como todas as Geforce 7xxx.



Mesmo as que dão estão limitadas a algumas marcas, coisas da Asus e MSI podem não dar sempre, porque costumam alterar os PCB's/componentes em relação à reference card da nVidia.

E isto porque a partir dos cores mais recentes, o DeviceID está já "hardcoded" no chip, não é possível o Softmod nem o BIOSmod.


Obrigado Blastarr, obtive a informação tb agora atraves daqui .

estava a pensar neste modelo XFX 6800GS AGP 256MB GDDR3.

já agora que pensam destas memorias: Gskill DDR PC3200 ZX Dual Channel 2GB
 
the nephilim disse:
Obrigado Blastarr, obtive a informação tb agora atraves daqui .

estava a pensar neste modelo XFX 6800GS AGP 256MB GDDR3.

já agora que pensam destas memorias: Gskill DDR PC3200 ZX Dual Channel 2GB

se nao ha OC essas mems sao mais que boas!
 
eu bou dizer as caracteristicas do tal x2 4200+

clock: 2.2Ghz
Hyper Transport: 4Gb/s
Cache L2: 512Kb + 512Kb
Consumo: 89W
Temp maxima: 65º (lol)
Tecnologia: 90nm

abraço

[EDIT]eskecime de dizer k kusta 390€ +/-
 
Última edição:
encontrei este site que me inclina mais para o AMD Opteron 165 Dual Core .

embora nao consiga encontrar estes processadores dual core Amd Opteron serie 200, que sao referidos, acho que vou optar por um sistema Amd
 
Back
Topo