PC Prepar3D (Lockheed Martin)

Hoje, no P3D, tb não voo online e relativamente há pouco tempo é que aprendi (+-) a programar um voo no FMC do Airbus X. Utilizo como ajuda o SIMBRIEF tendo que configurar apenas a pista de chegada. Qdo faço voos assim, pura e simplesmente ignoro o ATC uma vez que nunca vai de encontro à rota que programei. O meu problema é que, qdo estou a chegar ao destino, vejo pelo ATIS que a pista em uso não é a que tenho programada e nunca sei como nessa fase final alterar o FMC para a pista certa.

Precisas de perder o medo que eu também tive ao FMC/MCDU, aquele bicho papão :-D ....

A minha questão é: esse programa vai ajudar-me nesse sentido? Quando voas com uma rota programada no FMC, esse programa vê a rota estabelecida e dá indicações mediante o q programaste?

O programa interpreta o TAF do destino e atribui logo após o briefing com a ATC na partida qual a pista em uso no destino, a STAR e a Transição. O mesmo, claro, com a SID do aeroporto onde estás. A questão é que normalmente os meus voos são de menos de três horas assim que acredito que as predições devem ser mais precisas que em voos mais longos....

O programa não interpreta o que tens no computador de bordo: tu é que colocas esses dados segundo o que o ATC diz antes da partida.

No voo e antes de iniciar a descida, por uma questão de realismo, o ATC indica qual a STAR que deves seguir e mais perto da chegada indica a pista em uso e a Transição. E tudo coincide porque é o que tens programado desde o inicio.

Foi tudo isto o que me fez abandonar o Radar Contact. Como ele não reconhecia procedimentos de saída (aqui havia forma de ultrapassar essa limitação nas opções) e de chegada, quando chegavas ao ultimo fixo da rota o ATC indicava quase em loop e até te passar para o Approach que "devias mudar de rota" normalmente apontando em direcção do aeroporto e sem continuar na STAR. Muito mau....

Em Portugal existe alguma Virtual Airline além do Flight Simulator Portugal?

Não faço ideia. Houve uma altura, 2006 e 2007, que as VAs portuguesas nasciam como cogumelos.
 
Última edição:
Em Portugal existe alguma Virtual Airline além do Flight Simulator Portugal?
Estive a ver o site deles e aquilo parece meio "abandonado"...
Obrigado
Sim, várias, mas são um pouco exigentes para quem está no início: TAP Virtual, SATA Virtual e euroAtlantic Virtual.
Para começar (e não só) há algumas estrangeiras interessantes, por exemplo a vEZY, Virtual Ryanair e BEEvirtual, todas elas fazem parte da vAMSYS. Não é necessário testes para entrar, e tem a vantagem de ter muitos membros. E também se tiveres conta numa delas, tens nas outras duas também.
 
@WrathGroove

Atenção que como tudo o X-Plane também tem defeitos, o principal deles a falta de um bom motor meteorológico como existe na plataforma ESP (FSX, P3D).

Mas se estivesse na tua situação (a começar do zero) sem duvida que apostava no X-Plane porque neste momento nós utilizadores do Prepar3D não sabemos muito bem como vai ser o futuro. Sabemos que teremos o P3D em 64 bits (o X-Plane já o é há anos) mas não sabemos as implicações em termos de preços e de addons.
 
Vou aqui fazer varios comentarios sobre aiguns posts anteriores. Em relaçao aos planos de voo, eu coloco no FMC a pista de saida, sid e transiçao conforme o atc indica ou conforme os ventos e deixo a pista de chegada e a star em branco, porque isso só se saberá à chegada. Depois adiciono a cerca de 100-200 nm do aeroporto de chegada esses dados conforme o atc ou os ventos. Em relaçao a uma virtual airline activa e portuguesa, tens a flyatlantic, sempre a voar, eventos, e ensina. Em relaçao ao xplane....para investir no xplane10, acho q nao vale a pena pq acabou de sair o xplane11 e o pessoal esta mais para ai virado. Só q o xplane11 esta em beta e esta injogavel. Ou insimilavelulavel. Sim injogavel, eu comprei-o, experimentei, instalei avioes novos, experimentei os default..... e nada funciona em condiçoes. Da para ver uns cenarios com luzinhas, fazer uma cambalhotas mas pouco mais do q isso. Espera-se muuuuitas actualizaçoes. O meu voto vai para o prepar3d. abraço
 
O 11 ainda é beta.

Também pode comprar o FSX Steam Edition (bastante económico nas sales tendo em conta as alternativas -e amanhã começa a de natal-) enquanto temos tantas incertezas com a concorrência.
 
Obrigado a todos pelas dicas.

Vocês quando fazem um voo comercial. Imaginem de Lisboa para o Dubai por exemplo. Ficam as 7/8 horas a pilotar o avião? Ou costumam só fazer o take off e landing? Ou costumam fazer voos mais pequenos?
 
Obrigado a todos pelas dicas.

Vocês quando fazem um voo comercial. Imaginem de Lisboa para o Dubai por exemplo. Ficam as 7/8 horas a pilotar o avião? Ou costumam só fazer o take off e landing? Ou costumam fazer voos mais pequenos?

Se voce vai fazer online por uma rede (vatsim ou ivao) o ideal será acompanhar, mas se for offline você pode definir um "pause at TOD" e assim voce volta ao PC quando for para aterrar o avião. Há quem faça online voos de 7/8 horas e deixa o PC ligado mas se entrar um controlador na zona onde voce vai passar e você não responder você pode ser kickado da rede e la foi o voo.

PS: Em relação a resposta das VAs Portuguesas, muito obrigado :)
 
Eu como faço voos curtos (máximo dos máximos três horas e é muito raro) costumo acompanhar todas as fases do voo mas sempre com o smartphone e o tablet ao lado.

Em relaçao aos planos de voo, eu coloco no FMC a pista de saida, sid e transiçao conforme o atc indica ou conforme os ventos e deixo a pista de chegada e a star em branco, porque isso só se saberá à chegada.

É a forma mais correcta de fazer.
 

O pessoal da Dovetail já disse que no simulador deles, nada será compatível, pois será necessário recompilar código para ser compatível com os 64bits. Eu pessoalmente, estou de pé atrás para comprar novos aeroportos, etc. Acho que prefiro esperar um ano para ver como o assunto se desenrola (compatibilidade e a resposta dos desenvolvedores a tornar os produtos compatíveis) do que estar a dar agora 35€ por um Amesterdão que poderá nunca ser compatível.
 
@Azoresst não acredito que os lançamentos, vá, de há um ano para cá não estejam de alguma forma pensados/preparados para os 64bits. O problema são os 90 e tal % de coisas mais antigas. Penso, por exemplo, em addons do FSX adaptados para P3D e que nunca mais tiveram suporte...

Mas penso que é o preço da evolução.
 
@Azoresst não acredito que os lançamentos, vá, de há um ano para cá não estejam de alguma forma pensados/preparados para os 64bits. O problema são os 90 e tal % de coisas mais antigas. Penso, por exemplo, em addons do FSX adaptados para P3D e que nunca mais tiveram suporte...

Mas penso que é o preço da evolução.
A questão da compatibilidade dos 32 bits em plataformas de 64 bits na simulação area só deverá afectar alguns aviões mais complexos com código feito em linguagem C ou afins.
Nos cenários o problema não deverá ser muito notório já que em regra não têm grandes inovações a essse nível. Poderemos ter aeroportos cujas mangas não funcionem mas nada que tenha uma influencia no comportamento da simulação.
 
...Só q o xplane11 esta em beta e esta injogavel. Ou insimilavelulavel. Sim injogavel, eu comprei-o, experimentei, instalei avioes novos, experimentei os default..... e nada funciona em condiçoes. Da para ver uns cenarios com luzinhas, fazer uma cambalhotas mas pouco mais do q isso. Espera-se muuuuitas actualizaçoes. O meu voto vai para o prepar3d. abraço
O X-Plane 11 está de facto em beta, mas injogavel \ insimulavel??? Tenho a versão full que também comprei e tem alguns bugs mas não o acho injogavel \ insimulavel. Os aviões default são o que sempre foram em termos de simulação, seja no X-Plane seja no FSX \ P3D: fracotes.
Por isso mesmo é que há aviões payware. Já agora que aviões novos instalaste, se ainda só há um certificado para a nova versão?
Quanto a cenários tenho andado a colocar muitos vem comos alguns payware que tenho e... so far, so good. E ao que parece a OrbX prepara-se para fazer uma surpresa no mundo do X-Plane, onde será certamente muito bem-vinda. :)
 
Acredito piamente que o xplane11 irá derrotar no futuro proximo o P3D e o FSX a todos os niveis, principalmente quando e se vier tanto a ORBX como a PMDG com mais avioes. Se estes vierem os outros devs virão atras. Mas actualmente dá para brincar um bocado, mas há cenarios que nao aparecem, há botoes nos avioes q nao funcionam, as nuvens e o tempo em geral nao é realista, o ATC nao esta completo, não há um bom aviao complexo a funcionar a 100%, os aeroportos estao despidos. Comparando o xplane default com o p3d ou o FSX default, o xplane esta muito à frente, mas eu actualmente quero apenas um produto superior ao q tenho. Se tenho um P3D carregado de addons, só poderei mudar se me aparecer um produto superior a isto. Mas, acredito que o xplane irá ser realmente melhor. Por isso o comprei, mas para já está arrumadinho.
 
A OrbX no XP já não é "surpresa" porque a própria colocou uma imagem desse simulador como "fundo" do seu site. E ficou bonito!

Deixo aqui imagens de como o Pro-ATC/X mostra a entrada na STAR de destino:

Milhas antes do ultimo fixo da rota:
1.jpg


Mais umas milhas à frente, como que a confirmar:
2.jpg


E finalmente:
image.jpg
 
Tambem tenho experimentado o PRO-ATC e no geral está mesmo muito bom. Acho que é o melhor no mercado actualmente. Acabei de fazer um voo agora de Madrid para Ibiza e o PRO-ATC tmb me deu as SIDS E STARS, TOD, tudo certinho. Gostei.
 
Back
Topo