PC Prepar3D (Lockheed Martin)

Boa noite a todos. Antes de mais peço desde já as minhas desculpas por colocar a minha questão num tópico que não esta relacionado com o simulador em causa mas acredito que me podem ajudar a esclarecer uma situação que me acontece por perceberem muita mais do assunto do que eu. Jogava o FSX à muitos anos com um joystick Logitech Force 3D Pro até ter rebentado a gráfica do portátil a conta do jogo. Entretanto, a umas semanas dias atrás, instalei a demo do X plane 11 (finalmente comprei um desktop) e o que me acontece numa das lições de descolagem e que o avião desvia-se sempre para a esquerda ainda na pista obrigando-me a constantes correcções com o joystick. A minha duvida e se será problema do joystick ou algum aspecto técnico do procedimento de descolagem que me poderá estar a causar o problema e que eu desconheço. Já fiz a calibração no jogo e os eixos são reconhecidos mas a calibração não me inspira grande confiança. O windows 10 reconhece o dispositivo embora os drivers da Logitech sejam muito antigos (2010). Pondero a compra de um novo joystick caso o problema esteja associado a mau funcionamento do mesmo mas apenas depois de ter mais certezas. SE alguem me puder dar umas luzes a tentar perceber a causa do problema agradeço (não tinha grandes problemas no FSX com o joystick) . Aproveito para desejar umas Boas Festas a todos. Cumprimentos.
 
Boa noite a todos. Antes de mais peço desde já as minhas desculpas por colocar a minha questão num tópico que não esta relacionado com o simulador em causa mas acredito que me podem ajudar a esclarecer uma situação que me acontece por perceberem muita mais do assunto do que eu. Jogava o FSX à muitos anos com um joystick Logitech Force 3D Pro até ter rebentado a gráfica do portátil a conta do jogo. Entretanto, a umas semanas dias atrás, instalei a demo do X plane 11 (finalmente comprei um desktop) e o que me acontece numa das lições de descolagem e que o avião desvia-se sempre para a esquerda ainda na pista obrigando-me a constantes correcções com o joystick. A minha duvida e se será problema do joystick ou algum aspecto técnico do procedimento de descolagem que me poderá estar a causar o problema e que eu desconheço. Já fiz a calibração no jogo e os eixos são reconhecidos mas a calibração não me inspira grande confiança. O windows 10 reconhece o dispositivo embora os drivers da Logitech sejam muito antigos (2010). Pondero a compra de um novo joystick caso o problema esteja associado a mau funcionamento do mesmo mas apenas depois de ter mais certezas. SE alguem me puder dar umas luzes a tentar perceber a causa do problema agradeço (não tinha grandes problemas no FSX com o joystick) . Aproveito para desejar umas Boas Festas a todos. Cumprimentos.
Bem vindo à simulação aérea.
Nos aviões a hélice é normal o avião desviar-se por força do efeito de rotação da hélice, pelo que os pilotos têm de contrariar esse efeito. Na simulação acontece o mesmo. Experimenta com um "jacto" e vê se tens o mesmo problema. Se o problema se mantiver então poderás ter um problema. Como diagnóstico final verifica se nos controladores do Windows para o joystick os eixos estão estáveis (as barras vermelhas devem ficar fixas se não mexeres no joystick).

Bom Natal e bons voos
 
Bem vindo à simulação aérea.
Nos aviões a hélice é normal o avião desviar-se por força do efeito de rotação da hélice, pelo que os pilotos têm de contrariar esse efeito. Na simulação acontece o mesmo. Experimenta com um "jacto" e vê se tens o mesmo problema. Se o problema se mantiver então poderás ter um problema. Como diagnóstico final verifica se nos controladores do Windows para o joystick os eixos estão estáveis (as barras vermelhas devem ficar fixas se não mexeres no joystick).

Bom Natal e bons voos

Muito obrigado pela disponibilidade. Acabei de experimentar sem ligar o joystick e coloquei o avião em andamento e o mesmo seguia direito o que me faz pensar que o problema sera mesmo do periférico. Provavelmente terei que comprar um novo para voltar a voar mas ainda vou fazer mais alguns testes.
 
Já agora dou mais uma sugestão para verificares. A mim tmb já me aconteceram situações similares com essa e o meu problema tinha a ver com: Ou quando calibrei o joystick e me indicavam para colocar todos os eixos incluindo o throttle numa posição central, eu não o fazia correctamente, ou quando tinha o software do joystick a fazer a interface entre o joy e o simulador, este software estava a dar indicações erradas e a coisa funcionava mal. Desinstalei o software da saitek. Outra situação foi que tenho o P3D e o xplane11 instalados, e quando calibrei o joystick para o xplane11, o mesmo começou a funcionar mal no P3d. Não sei se tem logica mas aconteceu.
 
Já agora dou mais uma sugestão para verificares. A mim tmb já me aconteceram situações similares com essa e o meu problema tinha a ver com: Ou quando calibrei o joystick e me indicavam para colocar todos os eixos incluindo o throttle numa posição central, eu não o fazia correctamente, ou quando tinha o software do joystick a fazer a interface entre o joy e o simulador, este software estava a dar indicações erradas e a coisa funcionava mal. Desinstalei o software da saitek. Outra situação foi que tenho o P3D e o xplane11 instalados, e quando calibrei o joystick para o xplane11, o mesmo começou a funcionar mal no P3d. Não sei se tem logica mas aconteceu.
Realmente parece-me que removendo o aplicativo da logitech o joystick funciona melhor, inclusive o jogo já o reconhece. O avião continua a fugir para a direita mas no ar já consigo que fique estabilizado. Bem agora resta-me rever muito aspectos de pilotagem e começar a desfrutar. Entretanto acabei por comprar o X plane 11. Obrigado pelas dicas.

EDIT - Bem continuei a minha aventura Xplane 11/joystick e na 2 lição takeoff coloquei a câmera de fora e verifiquei que os elevadores do cessna cujo movimento está definido para o eixo x (pitch) funciona bem na altura de levantar o nariz do avião para baixar mal se mexem. Só consigo baixar o avião posicionando o joystick na diagonal frente direita o que faz que além de baixar também vire para a direita.
 
Última edição:
Parece-me que a minha escolha irá recair no ChasePlane, eu não consigo gostar da EzDok, não existe site a explicar a v2, no fórum oficial (Simforums) também pouco falam, duvido que o suporte seja alguma coisa de jeito. A FSFX é muito melhor nestes aspectos.

E ainda por cima agora que a FXFX decidiu colocar o "Follow Horizon" como prioridade, a principal vantagem do EzDok v2, deixa de fazer grande sentido optar pelo EzDok.
 
Off-topic

1483018432325


http://www.airdailyx.net/fsnewsbreaker/2016/12/29/mind-blown-in-one-shot
 
O autor do EZdok geriu muito mal toda esta situação.

Em primeiro lugar a falta de suporte e de informação durante ANOS. Até li que muitos acreditavam que tinha morrido! hoje muitos escolhem o Chase Plane por causa disto numa mistura de vingança com "aposta no seguro".

Entretanto fico a saber que o rapaz mal sabe (ou melhor, pouco ou nada sabe) de inglês, o que dificulta enormemente as coisas. Este EZdok não tem um manual explicativo e os vídeos-tutoriais, embora cumprindo a sua função, podiam ter aquele "toque" de "classe" para melhor. O produto ficava logo outra coisa.

Por pouco mais de 10 euros (frente aos 40 e tal do Chase Plane) e tendo em conta a curiosidade que tinha acredito que foi uma boa compra. Mas espero que no futuro apareça um vídeo-review que compare os dois programas.
 
Para quem já tinha a versão anterior vale a pena, agora para quem compra pela primeira vez compensa muito mais os 39$ do Chase Plane que os 35$ do EzDok.
 
Após ver e comprar o Ezdok V2 (aproveitar a camapanha de migração) acabei por decidir mudar para o ChasePlane. Gostei do que vi no Ezdok V2 mas não achei intuitivo como o Chase. Nivel de melhorias, gostei bastante da parte que não é preciso abrir com FSUIPC :) Claro que o Ezdok V2 ter sido lançado após algum tempo de reinado vai receber mais novidades em breve, mas acho que o Chase por ser um produto novo da empresa que é vai trazer muito mais novidades que o Ezdok :)
Efetivamente aconcelho o Chase Plane para quem pode comprar!
 
Back
Topo