Preparing P5WD2-E Premium

VoRtAn_MaDgE

A.S.Team performed
Boas.

Finalmente entrou o fds e comecei a preparar a minha board para um dia destes espetar o sistema na mach2.

Tarefas já efectuadas:

Mudei a massa térmica do southbridge e northbridge;
Cooler do northbridge substituido, coloquei um swiftech MCX159-CU;
Ramsinks homemade nos mosfets de controlo de voltagem do cpu;
Vdroop mod e leitura do mesmo feita na board para não ter de me fiar no belo do software.


O que falta?
O ddr2 vdd mod e o mch vdd mod (ainda não sei s os faça se não) estando depois logo se vÊ se se usam ou não :D.
Nenhum foi feito pois as fotos k imprimi por nabice ficaram pekenas demais e não consegui identificar os locais na board :x2: ...my bad (maçarico:p )

Em principio akele dissipador k diz fanless asus design também vai saltar e coloco outro ou irei adicionar uma fan ali.

Fan no southbridge ainda não decidi!


Passemos agora ás fotos:

Aki podemos ver o pot de 50kohms (não achei de 60Khoms) já com as medidas das pernas certas para o local onde iria ser preso,
p40803788ut.jpg


Aki podemos ver o local onde as pernas do pot iriam ser soldadas, isolei os pontos d solda circundantes com um pouco de seal string pois a dona maria celestina (ma madre:p ) como sempre k arruma a mh desarumação desaparece-m com ponta de prova mais fina do ferro de soldar :o :P ,
p40803753vi.jpg


Aki já está o mesmo fixo ao encaixe da memória...como podem ver as medidas já estão correctas, será só colocar um poukito de solda para fazer a ligação das pernas ao pcb da board,
p40803801xc.jpg


Aki podemos ver já o mesmo soldado ao pcb da board (na 2a foto podem ver a marcãção no pot para não me eskecer a direcção para onde o terei de rodar o parafuso para ajustar o droop...(deixei parte das "pernas destapadas) pois assim conseguirei ler a resistencia das mesmas ;)
p40803815cx.jpg

p40803829be.jpg


Massa térmica de origem do southbridge,
p40803850xh.jpg


O Swiftech sem fan antes de ir arrefecer o northbridge (menos 7/8 graus do k o de origem),
p40803861gc.jpg


Na garagem do velhote a cagá-la toda :p a fazer os homemade ramsinks,
p40803872tq.jpg


Vista geral da coisa :p ,
p40803921et.jpg


Ramsinks colocados (notem k por detrás dakele condensador castanho enfiei lá um dissipador minorca ;) , tive d tirar o cooler para lá espetar o doido,
p40804027ut.jpg


Lendo o vcore "ondafly":P na board (o ponto de leitura soldei na parte de trás da board, lá achei o sítio ;)),
p40803994ud.jpg

p40803883vt.jpg


Tendo 1,35 na bios, lendo 1,385 no multimetro no aibooster lia-me 1,40v (só para terem uma ideia dos diferentes valores k nesta board temos...
p40803894ak.jpg


O droop ainda não foi regulado, são 15.45 ainda não almomocei por isso, não me chateiem :x2:

PRIVATE JOKE - NÃO ACHEI O PLAYMOBIL METRO :D
More to come i hope...much more :004:

This is Vortan over and out ;)
 
Última edição:
eu tb keria fazer à minha o vdroop, mas se por acaso necessitar de algum eventual RMA é a coisa complica-se c\ marcas de solda :(
 
Tou aki a começar em testes e o resultado está a ser proveitoso diga-se.
Verifiquei algo k ninguém parece ainda ter relatado.
Mas vamos por partes!

Por exemplo...stock cooler com a massa térmica de origem o 930d colokei-o a 4ghz para testar (1ghz oc)

Sem o droop regulado dual pi 1m não chega ao fim (ambos, 1 acaba) a 1,35v colocados na bios, 1,385 lidos no multimetro.

Agora regulando a resistencia ambos passam sem ***** problema, repita lá as vezes k repetir.

Mod resulta portanto :D

Agora o k ainda não tinha ouvido em lado nenhum e verifico é k o vcore destas boards da asus faz-m lembrar o vgpu das vga's mais recentes, pois existem algumas gráficas k tÊm umas voltagens a 2d e a 3d outras como decerto alguns de vós sabem!

Por exemplo a correr dual pi 1m a 4ghz com o droop activo a oscilação é 0,020v max no multimetro, para mim isto é excelente :) :wah:

Agora o k m dizem s vos disser k o vcore altera por exemplo d 1,385v no xp para 1,320v a correr pi ?
O sistema não fica instável pois embora sejam duas voltagens diferentes enkuanto estamos em cada um dos cenários, no xp a trabalhar e a correr o pi a voltagem só tem akela oscilção k colokei em cima.

Por exemplo no tomb raider legends a voltagem ainda fica com outro valor, 1,350.

Em suma, para tarefas diferentes o vcore assume um valor diferente, mas depois d estar numa tarefa especifica e continuarmos com a mesma o vdroop faz o trabalho dele, k é estabilizar as voltagens :)
 
Última edição:
só nao percebo, é porque se é uma alteraçao tao simples.... porque raio a asus e as outras companhias não fazem logo isso de inicio?? deviam querer ter produtos mais estaveis...
 
O que estás a dizer é que a tua máquina só precisa de 1.320v para dual pi de 1 minuto? Mas essa oscilação é só vista no multímetro, certo?

Regulação automática de vcore para estabilidade. só precisas depois de estar no intervalo certo.
 
Independentemente do k a minha máquina precisa ou não a board escolhe um valor de vcore para cada tarefa. Depois de estar nessa tarefa o vdroop estabiliza as voltagens dentro da mesma!
 
VoRtAn_MaDgE disse:
Independentemente do k a minha máquina precisa ou não a board escolhe um valor de vcore para cada tarefa. Depois de estar nessa tarefa o vdroop estabiliza as voltagens dentro da mesma!
Engraçado....Queremos ver isso mach2 :D


cumps
 
Bem update ainda não há mas já vi na board os locais do vdd e mch :)
Esse ponto já está tratado, até já regulei as resistencias, já sei onde vão ficar, só falta soldar ;)

Agora há k arranjar é solução para este local...
ASUSP5WD2-E-Premium-060321-06.jpg
ASUSP5WD2-E-Premium-060321-07.jpg


Possivelmente irá levar outro homemade ramsink bem grande para dissipar akele calor todo e uma fan lá em cima...veremos :P
 
ddr2 vdd mod e vdd mhh mod feitos :)

p41104150kr.jpg

p41104178iu.jpg

p41104250zh.jpg


Os pontos k aparecem nas fotos são os "hot spots" de cada mod.
O ground de cada um deles vai dar a uma ligação fan de 3pins (para poder ligar e desligar)

Os measuring points estão feitos com grabbers, a bateria da maquina acabou depois tiro foto :)

Já só falta o cooler da pic acima e mete-la no frio :P

Abraço!
 
Dá lá 3v a essas DDR2 k eu dou 3v a estas BH-5 e vemos kem é k se fica a rir :P

Falando mais a sério, as boards que usam DDR2 não dão voltagem suficiente a memórias dessas ? Pelo k tenho visto os volts baixaram consideravelmente...
 
God_Lx disse:
Dá lá 3v a essas DDR2 k eu dou 3v a estas BH-5 e vemos kem é k se fica a rir :P

Falando mais a sério, as boards que usam DDR2 não dão voltagem suficiente a memórias dessas ? Pelo k tenho visto os volts baixaram consideravelmente...

as minhas ddr2 5300 so precisam de 1.8v.. claro que neste momento estao a 2.4 , a ar e sem dissipador..lol a mamar na buxinha pra se irem habituando :)

vortem com o mod qual o valor maximo de Vmem que podes dar? ou seja quando na bios selecionas 2.4 qual o valor real?
 
Facies disse:
as minhas ddr2 5300 so precisam de 1.8v.. claro que neste momento estao a 2.4 , a ar e sem dissipador..lol a mamar na buxinha pra se irem habituando :)

vortem com o mod qual o valor maximo de Vmem que podes dar? ou seja quando na bios selecionas 2.4 qual o valor real?

Possivelmente não necessitarei do vmem e msm do mch veremos, o droop sim é essencial.
Não testei ainda os mod's facies.

Abraço!
 
sike disse:
Fascinante. Onde é que vez os vmods que podes fazer e como fazer ?

Ou é só conhecimento pessoal ? :)

Era bom k fosse só conhecimento pessoal.
Desenrasco-me, nada mais!

Quanto ás alterações há vários fóruns de informática onde os mesmos são revelados, xtremesystems, vrforums, ocworld, akiba ... ui tantos :)

Abraço!
 
Na 9ª foto do 1º post reparei q tens os 2 cabos ligados, tiveste que tirar a "tampa" que vem numa das fichas da board.
Eu na minha só tinha uma ligada, e funcava, qual é a necessidade de ter as duas ligadas? Estabilidade?
Pensei q só se ligava uma.
 
Back
Topo