Prescott heat Problems to get worst?

Elrond

To fold or to FOLD?
There was another hotspot technology making the whisper rounds at IDF, it is called Prescott. Yeah, low blow, but a conversation with someone who would know told us that the numbers we hear about Prescott, 103w is on the low end of right, with 100-110w being enough to give SFF box engineers in Taiwan apoplectic fits. The power design spec of 88-103A at 1.35v is a lot of electrons flowing here and there.

Fret not, the successor to Prescott, Tejas consumes less power, on the high end, but a tad more on the low end. The spec for this one is said to be 95-110A at 1.15v. Watts that I hear you say, not enough to draw your interest? Well, the generation after that is slated to draw a mind boggling 105-125A! Can they do that without sending arcs of lightning to every lamp in the room? Well, possibly if they drop the voltage more, but that is a bit unclear now. Educated speculation puts it at 1.05v, but that is a guess.



8o 8o 8o

[]z
 
LOL parece que as "piadas" de que AMD é para estrelar ovos e coisas do fim vão-se inverter, se bem que neste caso é tostar ovos!

:rolleyes:
 
Não sei porque tanto alarido relativamente ao calor dos Prescott...

Um simples Barton 2500+ a 2400mhz a 1.80v gera mais de 110W de calor, e não é por isso que o cooler de origem não aguenta em muitos casos...

E um XP1700+ a mesma velocidade com o mesmo vcore gera 120W de calor... 125W com 1.85v...

E agora, já não dizem mal?
 
Raptor... estavam a falar em valores em Default... não em OC...

um Barton 2500+ em default gera no max 78W...
um P4 3.2 com HT ligado gera no max. 110W de calor ( aprox. porque a intel nunca divulga os valores max, mas sim os valores típicos max...)
 
Originally posted by Raptor
Não sei porque tanto alarido relativamente ao calor dos Prescott...

Um simples Barton 2500+ a 2400mhz a 1.80v gera mais de 110W de calor, e não é por isso que o cooler de origem não aguenta em muitos casos...

E um XP1700+ a mesma velocidade com o mesmo vcore gera 120W de calor... 125W com 1.85v...

E agora, já não dizem mal?

comparar oc com default ;) ?

A ver se a ChipCon lança uma prometeia nova a confirmar-se tipo 250w cooling ;)
 
A saga continua :

Gelsinger: 100W power dissipation 'OK' for desktops

Intel CTO Pat Gelsinger came as close as he's likely to get before the chip's launch to admitting that 'Prescott', the next generation of the Pentium desktop processor, dissipates more than 100W of power.

Speaking to reporters at Intel Developer Forum in San Jose today, Gelsinger didn't confirm Prescott's alleged 103W power rating; but speaking about processors in general, he said: "100W for a desktop is OK".

If that's not managing expectations for Prescott, we don't know what is. That Intel believes it's fine for a desktop CPU to dissipate 20-odd Watt more power than today's Pentium 4 does, is a sign that future chips - e.g. Prescott - will indeed pump out rather more heat than an 85W 'Northwood' P4.

Discussing this paradox - that a more compact process can yield a chip that runs far hotter than one fabbed using a bigger, 130nm process - Gelsinger said: "When you go through a process technology step, at the same [clock] frequency you can use a lower core voltage and as a result use less power. But you also get a bigger transistor budget - if I had twice as many transistors, I'd go and utilise those - and that takes the power up. I also tend to take the frequency higher, and that takes the power as well."

Leakage, too, is more of a problem with a smaller process, he added. "These very fast devices, at very small gate oxide [lengths], start to become very leaky. And we're seeing an increasing percentage of the overall power going into leakage power. So you're not getting the same sort of scaling gains as you have in the past."

Leakage is exponentially worse going from 90nm to 65nm than it was from 130nm to 90nm, he said. "Seeing the same sort of improvements in power that we've traditionally gotten for free, now becomes a hard engineering task."

In other words, don't expect a 90nm to run cooler than a 130nm part - expect the opposite.

Prescott's power envelope was revealed a little while back by Japanese web site PC Watch. To date, as Gelsinger noted, Intel has not made public details of what it expects Prescott's power dissipation to be. The P4 dissipates 85W, and is hot enough - at 103W, Prescott is going to need plenty more heat extraction technology than its predecessor.

However, Gelsinger said Intel has put in place a "very broad programme" targeting power reduction throughout the system. "We used to optimise for transistor cost, now we optimise for power".

So, Intel is working had to figure out how the rest of the computer can be made more energy efficient to cover the extra losses introduced by Prescott. Undoubtedly, the team behind the Pentium M and i855 Centrino chipset, both of which have made power conservation a key feature, will have much to contribute to this programme. ®

"Its getting hot in here..." :-D
 
Ao valor tipico máximo soma-se mais cerca de 10% para chegar ao máximo puro. Claro que isto são contas ao "olhometro" mas pelo sistema da Intel de medir as coisas dá esta conta para o comum dos mortais.

É verdade...o "desta agua não beberei" voltou-se contra o feiticeiro.

Alguem já pensou nas contas de electricidade?
 
A intel já apresentou novas caixas para esse prescott, vou divulgá-las em primeira mão:

barbecue.jpg


barbecue2.jpg


(PS: na compra de qq uma destas caixas oferta de 5Kg de carvão)
 
E um XP1700+ a mesma velocidade com o mesmo vcore gera 120W de calor... 125W com 1.85v...
E agora, já não dizem mal?

RAptor, nao querendo entrar em guerras, compreende-se que tas a defender as tuas cores mas, num assunto que envolve raciocinio, manter as ideias fixas ja se torna fanatismo

nao has-de ver muitos barton 2400mhz 1.8v a ar com dissipador de origem... só muito bons steppings....
mas pela tua conversa, parece que tudo no Prescot vai ser excelente incluindo o overclock! e pensando um bocadinho, com aquela quantidade de transistors num total de 103w com tao pequeno Vcore, so consigo pensar no overclock do bixo com uma prometeia em mente...
 
fanatismo são voçês pa!

Este assunto ja tinha sido discutido, voltaram a abrir threads novas para falar no mesmo assunto, e insistem em tocar sempre, mas sempre no mesmo assunto, porque, quer digam que sim ou que não, voçês têm que dizer mal da Intel e têm que enterrar o Prescott antes de nascer!

Está no vosso sangue!

Eu tenho Intel, com orgulho porque é o melhor no momento no mercado, quando existir o A64 em principio irei mudar, tal como no passado eu usei durons 650(melhor preço/performance), Thunderbirds, AXP e usei Northwoods, e mesmo depois disso, voltei a ter um Tbread, e de novo P4 FSB800!

Eu não tenho problema em defender o que tenho, porque sei que é o melhor, porque eu só escolho o melhor para mim, agora voçês é que são uma cambada de fanáticos!

O meu cpu de momento é um P4 2.6C, e está a 3600MHz e está a gerar cerca de 140w de calor, e estou a usar o cooler de origem da Intel, e não é por isso que tenho o cpu a throllar, a crashar, tod buggoso nem nada! Está perfeito!

Agora venham-me dizer qual é o problema dos Prescott gerarem 110w de calor, quando ainda por cima têm sistemas de arrefecimento bem melhores que este cooler que eu estou a usar, com pasta termica ranhosa que tinha para aqui numa bisnaga!

Sou eu o fanático agora? Quando apresentei aqueles valores era para terem uma ideia, pq falam em 100w de calor, pensam logo em fogões e o caraças... e eu é que sou o fanático!
 
Originally posted by Raptor

O meu cpu de momento é um P4 2.6C, e está a 3600MHz e está a gerar cerca de 140w de calor, e estou a usar o cooler de origem da Intel, e não é por isso que tenho o cpu a throllar, a crashar, tod buggoso nem nada! Está perfeito!

Tens a certeza que não está a throttlar...?
Que temps tens já agora...?
 
Originally posted by Tafinho
Raptor... estavam a falar em valores em Default... não em OC...

um Barton 2500+ em default gera no max 78W...
um P4 3.2 com HT ligado gera no max. 110W de calor ( aprox. porque a intel nunca divulga os valores max, mas sim os valores típicos max...)

-----

Raptor faz lá bem essas contas ...
 

Anexos

  • image1.gif
    image1.gif
    22,9 KB · Visualizações: 285
RAptor...

PS: esqueceste-te do pormenor que falei logo de inicio ( nao querendo criar guerras)

mas...
tambem tenho Intel meu caro!... e um AMD ali ao lado!

tas mal no que diz respeito a criar threads sobre o calor do prescott??... mas quando saiu o northwood nao te queixavas e eram threads aos molhos! so falavam no bom sentido pois claro... :D

sao pontos de vista, e quando so se vê um, chama-se fanatismo.... e os fanaticos de quem falaste sao ppl que tambem tem Intel e mesmo assim admitem que um cpu com 1.35vcore a dissipar 103w é do CARAÇAS!!!

todos sabem que quando chega ao momento de defender as tuas cores que és implacavel! mas chegar ao ponto onde se tem palas nos olhos... ficamos todos a perder

se axas que é perfeitamente normal... é porque tens phase-change!

fica bem, inté
peace
 
desculpem lá a ignorancia, mas o simple facto de trabalharem a velocidades diferentes não implica que gerem uma quantidade de calor diferente?
 
nothing excelentes towers e a sign ainda tá melhor!!! :D

bem os 103w sao mto para o vcore k tem, mas agora k vem o inverno já nao gastam mais gás nos akeçedores, basta aumentar o vcore pra 1.6v e deixar o pc a sakar cenas 24/7 e pronto kuarto kentinho :)

Vamos lá ver se alguém se lembra de fazer akela brincadeira k fizeram com um Thunderbird 1.2, estrelar um ovo :)
 
Voltou-se a falar no assunto pq houve desenvolvimentos...

Alem disso n percebo pq continuas a usar os 100W quando toda a gente sabe que vai ser bastante mais que isso de valor máximo.

Vais-me dizer que não deitaste abaixo o Athlon64 quando nem havia samples? Há várias threads de muita gente a bashar a torto e a direito o Athlon64 simplesmente porque tem uma tecnologia que fez reboliço, se quiseres vou buscar as ditas ao bau.
 
Back
Topo