Prescott to Dissipate 100W+ of Heat

PandMonium

Power Member
A Japanese web-site revealed some information about heat-dissipation of Intel Prescott processors due to come this November at $637 price-point. The chip will be extremely hot and hungry and in general this is a reason why it will not be compatible with the vast majority of i865 and i875P-based mainboards that were meant to be compliant with the Prescott.

Despite of the fact that the code-named Prescott will be made using 90nm fabrication process using Intel Strained Silicon technology, the babe will be very hot and will eat loads of electricity. According to this report, the Prescott 3.60GHz processor’s Thermal Design Power will be about 103W, 15% more from initial expectations of 89W. A version of Prescott processor for DTR notebooks will typically dissipate about 94W heat.

In order to meet such requirements Intel also had to increase the current for such CPUs, and that is an explanation why the most of current mainboards will not be able to work with Intel Prescott processors. For instance, the original Prescott 3.60GHz was intended to work with 78A IcccMax, whereas the real version will only be able to function with current increased to 91A.

A intel anda a ficar muito quente, :004:
Bem so kero ver é o stock cooler agora... 8o

Fonte:X-Bit Labs
 
eheh, qq dia em vez de 1 cooler a intel oferece 1 WB.......

Isso pra OC ha-de ser giro, se ele dissipa isso em default, entao com aumento de voltagem so com promies é q um gajo se safa se n tem um grelhador.....

[]z
 
ainda me lembro da intel kuando lançou o 1º pentium4 (1,3ghz willamete) k levava ratada do thunderbird 1.2 (fui ver a apresentaçao) e como marketing compararam um p4 sem dissipador e um tbird sem dissipas tb

resultado: o p4 fikou lento k se fartou e a certa altura o pc tava smp a reiniciar, o amd fikou pouco mais lento e passado um bocado começou a derreter todo :004:

graças a ixo um japonês inventou uma espécie de fritadora comum pekena em cobre para o tbird e fritou um ovo em 12mins, fikou conheçido como o 1º ovo cybernético e foi o seu almoço dentro de um pao :-D

entao veio akela onda suja da intel k diziam: "Os cpus sao pouco inferiores, mas ao menos nao keimam!"

axo k agora o feitiço virou-se contra o feitiçeiro, os p4 agora akeçem k farta, será k estao no caminho da nvidia?

será k os prescott tb vao "oferecer" um secador de cabelo? :rolleyes:

herm... isto cada vez tá pior!
 
É o valor máximo...no entanto não deixa de ser abusado. 91A é muita fruta de corrente máxima.

É estranho dizerem que Intel deu-se tão bem com o processo de 90nm quando as expectativas de potência dissipada foram superiores 15%. Isto não é sinal de que tiveram problemas? Se calhar as coisas não correram tão bem quanto toda a gente queria...

A versao pa notebooks tem 94W...não sei onde vão meter aquilo.

A pior noticia mesmo é que estes dados são para o 3.6Ghz e toda a gente sabe que vai haver modelos superiores com mais Watt para dissipar.
 
Isto é sinal que a Intel está mais à rasca com o Athlon 64 do que a gente pensa. :)
Posso estar enganado, mas parece que vem aí uma GF 5800 Ultra versão CPU. :)
 
.............. e?
91 A? o que isso tem? Tenho na firma maquinas de soldar que mamam 240/280 Amp e a corrente vem de um quadro trifasico com um diferencial de 24Amp! A explicação é simples, diminuis a voltagem e vais buscar mais amp!
por exemplo, hj em dia os cpu vão tirar a alimentação á linha de 12v e ñ á de 3v como antigamente! ora um cpu trabalha a 1,5v! deu pra perceber ñ deu? Ora, ñ é dificil tirar 91 amp de uma linha de 12 v com 18 amp!
mas claro, se a linha de 12v ñ chgar tb pode ir tirar parte da alimentação á linha de 3,3v!
Tb pode ocorrer o facto de eu estar completamnte enganado e estar a mandar uma baita calinada (espero que ñ) :D
 
Originally posted by NeoToPower
.............. e?
91 A? o que isso tem? Tenho na firma maquinas de soldar que mamam 240/280 Amp e a corrente vem de um quadro trifasico com um diferencial de 24Amp! A explicação é simples, diminuis a voltagem e vais buscar mais amp!
por exemplo, hj em dia os cpu vão tirar a alimentação á linha de 12v e ñ á de 3v como antigamente! ora um cpu trabalha a 1,5v! deu pra perceber ñ deu? Ora, ñ é dificil tirar 91 amp de uma linha de 12 v com 18 amp!
mas claro, se a linha de 12v ñ chgar tb pode ir tirar parte da alimentação á linha de 3,3v!
Tb pode ocorrer o facto de eu estar completamnte enganado e estar a mandar uma baita calinada (espero que ñ) :D

Nao eh bem esse o problema... o prob eh q esse consumo vai gerar MT calor, e como eh q se vai dissipar? ja se ta a ver q o cooler vai ter de ser um bocado monstro...
e dps ha outro prob, se eles kerem evoluir em termos de velocidade, vai ter de haver uma revolução no processo de fabrico, pq ja se ta a ver q com consumos assim nao vao poder ir mt mais longe...
Deviam aderir tb a nova onda: processadores 64bits para todos ehehe ;)
 
eu percebi bem que o prob ñ era esse! só comentei os 91 amp!
de qualquer modo parece que o mitico willmate 2,0 vai ser batido e em grande estilo :D
 
Originally posted by Zealot
Isto é sinal que a Intel está mais à rasca com o Athlon 64 do que a gente pensa. :)
Posso estar enganado, mas parece que vem aí uma GF 5800 Ultra versão CPU. :)

Os bons velhos tempos da centrifugadora são os que perduram. :D


Estou mesmo para ver um cooler a ar, capaz de remover +100W aceitavelmente.
 
ainda bem k o prescott vai dessipar assim tanto...

pk? entao se nao dissipa-se tanto como eram dos fabricantes de coller top gama aka slk´s, swieftec? e mais nada tao bom para as pessoas virarem-se para o waterccoling.


" Compre intel e leve um val de desconto para a compra do seu waterblock num dos nossos parceiros"
 
O problema da corrente abusiva é mesmo a conta da EDP e o facto de daqui a nada temos de comprar UPS's de capacidades astronómicas. Mais nada.

Alias, vamos ter board's novas só mesmo por causa destes 91A's, mas como tu dizes, nada de anormal, simplesmente vai-se buscar mais sumo às outras linhas até termos fontes de 700W com 5 ou 6 ventoinhas.
 
tava a ler isto e tmb tava a pensar nessa de adoptarem o slk900u como default cooler :D :-D

A cena do jap a fritar o ovo foi de +, o cooler era feito de moedas de cobre :)

Nao tou mesmo a ver como e k vao resolver o problema do akecimento nos portateis...

Finalmente posso-me rir na cara dos meus conhecidos k diziam k AMD era uma ***** pk os cpus akeciam muito! enfim..:die: :004: :P
 
Nopes, basta cortar na linha de 3,3! Casos de fontes com 30 amp na linha dos 3,3 é o que ñ falta por aí, mesmo se sabendo que hj em dia, mesmo num pc artilhado, ñ se consome mais do 15amp na 3,3!
Mas claro... acho que é razoavel esperar um aumento ligeiro pk um aumento de 10 amp de tensão na linha de 12v implica um aumento de 120w na potencia maxima da fonte da fonte.
 
Originally posted by [BIOHAZARD]
(...) A cena do jap a fritar o ovo foi de +, o cooler era feito de moedas de cobre :)

Nao tou mesmo a ver como e k vao resolver o problema do akecimento nos portateis...

Finalmente posso-me rir na cara dos meus conhecidos k diziam k AMD era uma ***** pk os cpus akeciam muito! enfim..:die: :004: :P

Tb viste a cena do ovo! eheh lindo! axo k um dia destes vou fazer ixo com um tbird 1.4 k tem a bus f*dida e akeçe praí o triplo doke akecia de origem! :-D

Os portateis nao estao com "tendencia" a fikarem mais pekenos? axo k os portateis com prescott vao ter uma espécie de cooling unit onde estam as cenas de WC, pk com AR axo dificil dissipar akele calor, a nao ser k façam a caixa do portatil toda em cobre como heatpipe para o cpu tipo a caixa zalman :rolleyes:

Axo k é desta k a intel vai-se enterrar todinha como a nvidia :rolleyes: agora k tinham grandes bombas (p4c 800 com CW ou SD) enfim.... :die:
 
Back
Topo