Pressario 1200 - Winbond W29c020

x0101222

Power Member
Queria pedir desculpa por colocar este post aqui, o local do mesmo seria na secção de electronica mas sendo este assunto interessante na óptica dos portáteis optei por escolher esta secção.

Vamos ao caso, tenho um Compaq Presario 1200 da compaq que uso de vez em quando visto necessitar de correr uma aplicação em DOS nativo e com uma porta série onbord.

Este portatil funciona 1x em cada 2 ou 3 meses tendo o cuidado de o usar mensalmente para carregar a bateria e dar-lhe algum tempo de funcionamento.

Fiquei espantado neste sábado ao verificar que o portatil após ligar a alimentação apenas acendia a luz verde de Power, ao clicar no botão de ON nada acontecia.
Mais espantado fiquei ao saber de uma anomalia comum a este chassi, que desde 2003 tem aniquilado dezenas de unidades devido a uma falha de um componente, o IC da BIOS.

Nunca gostei da Compaq, não gosto dos produtos deles e das poucas vezes que necessitei de trabalhar com equipamentos Compaq todos acabaram por ceder prematuramente devido a avarias fora do tempo de garantia com custos de reparação elevados e causados sempre por anomallias de processadores, mainbords, graficas, etc.

Na leitura que fiz gostava de fazer uma experiencia para a qual pedia a vossa ajuda.

Se tiverem acesso a "sucataria" pedia que tentassem verificar se têm uma board da qual possa ser retirado um IC, responsável pela Bios e que tenha a referencia :

W29C020 ou AT29C020.

vou tentar escrever neste IC a bios e substituir o actual que está danificado.

Info aqui
http://forums11.itrc.hp.com/service/forums/questionanswer.do?threadId=36917

http://www.ltcomputers.com/compaq.cfm

Tenho o pc todo desmontado, já verifiquei as alimentações e fiz os habituais testes de despistagem, estou convencido que tenho a anomalia GLO......
A bateria de backup ficou sem carga. :sad:

obrigado pela ajuda

Rui
 
Back
Topo