Prestashop

bashir

Power Member
Algum user de Prestashop? Precisava de tirar umas dúvidas, uma pessoa amiga está a mudar um tema duma loja mas já é uma versão antiga, 1.6 qq coisa. No panel aparece a opção para fazer o update para a ultima versao do 1.6 ou para o 1.7 (que pelo percebi nao é compativel, sendo mais um rewrite ao cms que outra coisa).
Dá para fazer o update para a ultima versao da 1.6 na boa?
 
Algum user de Prestashop? Precisava de tirar umas dúvidas, uma pessoa amiga está a mudar um tema duma loja mas já é uma versão antiga, 1.6 qq coisa. No panel aparece a opção para fazer o update para a ultima versao do 1.6 ou para o 1.7 (que pelo percebi nao é compativel, sendo mais um rewrite ao cms que outra coisa).
Dá para fazer o update para a ultima versao da 1.6 na boa?

Se perguntas se da para fazer update da versão 1.6 para 1.7 da, mas o tema poderá ter incompatibilidade devido a alterações de código.
Pelo qual convem caso seja um tema comprado pedir um update, se for um tema free é aguardar ou mudar para outro.

Ou então comprar um novo tema compatível.
 
E caso faça o update para a ultima versao disponivel da 1.6.X? Provavelmente não terei esse problema, certo?
Seja como for, ao clicar na opção de fazer update aquilo manda-me para o site do prestashop, onde aparecem as duas opções, a última da 1.6 e a 1.7. Pensei que era um soft-update, que fazia sozinho, neste caso tenho que fazer download e depois upload para o servidor...
 
É basicamente o que o @x_Byte_X disse.

Atenção que a versão 1.7 tem tanta coisa boa, que até a importação de produtos funciona! lol

É preciso ter muita atenção nos módulos que tens comprado, e se são compatíveis. Podes estar a actualizar para a 1.7 na melhor das intenções, e depois... ficas agarrado.

Até agora, acho que o update não é directo. Todos os upgrades de prestashop que vi, foi exportar tudo, produtos, categorias, utilizadores, instalar o 1.7 e importar. Como se fosse um começar de novo.

Não é nada linear a mudança de versão.

abraço
 
@sharkz A situação é a seguinte, não sabem se o tema é free ou não, foi contratado um freelancer para fazer e deixou o serviço a meio, e agora uma pessoa que nunca mexeu com prestashop, nem é muita entendida na matéria decidiu pegar naquilo. O melhor será mesmo instalar a 1.7 e começar de raiz.

Começando de raiz a única dúvidia residia entre usar o prestashop ou o wordpress.
 
Prestashop é um real "pain in the ass". É facil alguém deixar coisas a meio...

Tens acesso ao backoffice do que tá feito no momento?
É fácil ver se tem temas e/ou módulos.

A questão aqui, é que cada tema facilmente chega aos 80€ e os módulos nem se fala... Será que houve algum investimento? O cliente tem conta prestashop?

Podes verificar?
 
Sim, tenho acesso. Aliás, já se mudaram algumas coisas, inclusive o tema. O que se está a usar é o Minimal, para 1.6, que é free.

Quanto aos módulos não consigo perceber quais são premium (se é que tem algum sequer). Tem 64 instalados neste momento, alguma maneira de ver os premium?

O tema anterior era o JMS Hera, que é pago, mas não fomos nós que compramos, não sei como funciona isso. Penso que o freelancer comprou em pack e usou esse, e sendo assim só ele é q poderá pedir versões atualizadas.

O que me fazia mudar para Wordpress era mesmo isso, melhor comunidade, mais barato e a pessoa que vai fazer a manutenção já tem alguma experiência, mesmo não sendo em loja online.

Aconselhavas a mudar? @sharkz
 
Temos que mudar as ferramentas e tecnologias em função do que temos.
Infelizmente, prestashop é algo difícil e moroso. É preciso partir muita pedra até chegar a um bom porto (a fazer as coisas tudo bem). Contudo, é um sistema feito de raiz para ser uma loja online. Não é adaptação, não é desenrascanso, nem martelanço. É feito de raiz.

Tens milhentos plugins, e muitos deles mega brutais. Mesmo muito muito bons. O único drawback, é que é caro.
Podes ter o teu servidor +/- barato... (gastas 70€ ano por dominio + alojamento, mais 80€ de template + 500€ de plugins muito facilmente. Plugins de newsletters com integração mailchimps e cenas, filtros avançados, características de produtos, etc, etc, etc...)

É super fácil gastar dinheiro.

A outra alternativa é mudar para outra comunidade, talvez mais visível. Não diria que é melhor. https://woocommerce.com/
Um plugin que trabalha sobre Wordpress. (existem mais, opencarts e afins, mas vou centrar sobre o woocommerce)

Poderá ser uma vantagem, caso já tenhas algum contacto com wordpress. Contudo, se mexeres 30min no backoffice de prestashop... aquilo não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Aconselho que faças primeiro um levantamento do que precisas, para depois saber por onde ir. É sempre a parte mais difícil.

- Facturação integrada? lança facturas automaticamente ou alguém vai lançar depois manualmente?
- Tipos de pagamento? referencias multibanco, paypals e cenas?
- Newsletters? como são feitas no momento, e o que se pretende no futuro
- loja única, ou multiloja?
- recuperações de carrinho e marketing automático?
- leads e primeiro contacto automático?
- tradução para outras línguas?
- gestão de stock?
- vouchers? descontos?
- calculo de despesas de envio baseado em kg? diferentes valores por transportadora?
- listagens de vendas e reports
- custom reports e custom emails

Desculpa lá o wall of text...
 
@sharkz tenho é a agradecer pela wall of text.

Se fosse uma escolha pessoal, para um negócio meu, apostava no Prestashop. Gostei bastante até do que vi (explorei as opções que tinha, não andei a customizar nada), é o meu tipo de ferramenta tbh, mas não sou eu que vou mexer, e quem vai mexer apenas tem contacto com um blog de wordpress, adicionar plugins e editar alguns trechos de código. O negócio não está muito disposto a pagar por mais alguma coisa visto que saiu escaldado do anterior, e até nem dá grande valor à loja. É apenas um complemento à loja fisica (apesar de poder vir a ser importante).
Tinha pensado exatamente no WooCommerce, que era o que conhecia duma experiência anterior.

Esse levantamento não to posso dizer, mas desde que dê para pagar acho que por Paypal/Cartão acho que tá bom. Recuperar o carrinho etc não me parece necessário e o resto tirando a faturação (desconheço como fazem, mas penso que não é exigido) acho que nada é obrigatório.

Penso que vai ser essa a opção, aliás, é o que vou aconselhar e depois logo se vê.

Muito obrigado :)
 
As lojas online devem servir como complemento da loja física e exponenciar as vendas. Se é ter por ter. Mais vale não ter.

Existem coisas actualmente brutalissimas ao nível da integração. É possível integrar com softwares primaveras, phc's e afins. Informação de stocks actualizados e cenas.

Há que fazer um levantamento de requisitos mesmo bom, e depois aconselhar.

Se me pedires um orçamento, primeiro faço uma reunião presencial +/- 1h, 1h30, e depois envio proposta.
Além de preços de alojamentos, plugins e templates, tens sempre que contar com as horas gastas.

Num projecto a solo com alguma dimensão, demoraria umas 16-40h + 4 de formação + acompanhamento e resolução de problemas com pacote de horas. Tamos a falar de ir a jogo nunca abaixo de 1400-1600€.

É possível fazer lojas online a 400€... mas temos de conversar de outra forma.
 
Também sou dessa opinião em termos de valores. A questão é que eles pagaram esse valor por lebre, e ficaram a arder. Sendo pessoas próximas, estou a fazer o favor de ajudar.

Obrigado!
 
Back
Topo