Prever a morte de 1 disco?

Elrond

To fold or to FOLD?
Hey

Tenho dois discos Seagate de 7200rpm, um de 20 e outro de 30Gb, o de 20Gb tem perto de dois anos e o de 30Gb penso ja ter feito 1 ano...

Como reparei q ja n fazia backups a mto tempo, fui a procura de 1 programa q pudesse dar alguma garantia quanto ao tempo de vida dos discos...

Deparei-me com o SIGuardian, que entra muitas outras informaçoes fornece a seguinte:

Estimated hard drive Fail date:

20Gb>Domingo 23 de Novembro de 2003
30Gb>Sexta-feira 12 de setembro de 2003

Agora pergunto, o q significa isto?vou ficar sem disco na referida data?os discos estarao a dar o berro?

Thanks

[]z
 
Penso que seja um programa que faça calculo de estatisticas, analisando os dados que o SMART reporta, calculando daí o tempo de vida ESTIMADO dos discos...
 
Eu uso os serviços do Professor Mamáqui, reconhecido mestre internacional de magia negra e médium experiente!:D

a sério, eu já usei o SIGuardian e se fosse por ele, o meu disco já não funcionava há um ano, e até agora, tenho o disco a funcionar 5 estrelas. Não ligues. Apenas está atento aos avisos SMART que podem aparecer.
 
Não ligues muito. Tenho um seagate de 1GB sem bad sectors e eu usava-o como disco movel. Andava a passar de mãos em mãos.

É mais uma questão de qualidade e sorte.
 
Pois...estes ate sao bem tratados, esta sp fixos e bem refrigerados, porem de vez em quando o prog avisa q 1 dos valores do disco mudou, ele mostra qual o valor mas aquilo para mim é grego...

Quais dos valores é q devo estar atento?

[]z
 
faz backup para depois nao andares a chorar...

o meu disco ibm40gb morreu (serie 60gxp ou 75gxp... nao me recordo), o k me valeu foi ter acabado de fazer os backups pork me preparava para formatar e particionar o disco :)

hj tenho 1 disco de 80Gs da seagate... ibm NUNCA + :005:

tenho um disco de 2gb da quantum, serie fireball k ainda bomba :)

eu acho é engraçado ao povo k compra discos de 200Gs e depois so grava para cd kando o disco ta cheio.... depois choram...
 
Última edição:
Isso que o software dá deve ser o MTBF, mean time between failure, não quer dizer que o disco vai pifar, mas sim, através de uma estimativa matemática, que poderá ter um erro nessa data, pode até ser um erro recuperável. Não ligues, ele pode pifar amanhã ou nunca.
 
Back
Topo