Primavera Starter Easy

Pilgrim

Power Member
Crio este tópico para expor dúvidas e soluções, quanto a utilização deste programa de faturação.

Usava anterioremente o Primavera Express v6.40 (livre)

Comprei a licência do Starter Easy, porque faturo mais de 30 mil euros / ano, etc...

Subscrição 1 ano : 115€ + IVA

Subscrição 2 ano : 199€ + IVA

Subscrição vitalícia : 315€ + IVA (Pedi um orçamento a um parceiro Primavera. Ele falou-me nesse preço + 185€ + IVA de contrato de continuidade a cada ano. Deve-se ter enganado).


Compra-se a licência, recebemos um link para fazer o download (300MB). Paga-se por multibanco (recebe-se logo o nº de ativação por mail). Instala-se o software, ele atualiza automaticamente com a base de dados do Primavera Express v6.40 (demora 20min.) Iniciamos o programa, ele está em modo trial até ativar com chave.

EDIT: Primeira dúvida:

Abro a última fatura, já não posso alterar as quantidades, etc. No Primavera Express, dava desde que não tirasse o recibo. Ok, isso é normal.

Imprimo a fatura. Problema:
- Aparece "Este documento não serve de fatura"
- Desapareceu os dizeres "Os artigos faturados foram colocados a disposição do adquirente nesta data ao abrigo do (artº35, nº5 alinea f) do civa"
(Não assumiu estes dados que tive de colocar pessoal no Primavera Express)
 
Última edição pelo moderador:
quanto às quantidades, num sofware certificado, depois de um documento guardado/impresso não se pode alterar informações que mexam no valor final da factura, uma coisa é alterar o modo de pagamento, um colocar uma linha de descrição, agora alterar uma quantidade, um preço adicionar um artigo ou remover não é possivel.

quanto ao documento não serve de factura, tem que criar uma serie com os documentos certificados, ele na importação importou as facturas da 6.4 para uma serie e marcou essa serie com uma cópia do original. no administrador crie uma serie, se ja tinha a 2012 criada, crie por exemplo a 2012c.

quanto aos dizeres não conheço uma forma de fazer isso sem alterar direcftamente os report com o crystal.
 
O programa não assume facturas não certificadas(PE) junto com certificadas (PSE). Temos de criar uma série diferente, como disse o psantos. Mas não precisa ser no modo administrador.
Tenho série 2012 e 2012B. Já tirei uma venda-a-dinheiro, falta tirar uma factura, e ver se não aparece "Este documento não serve de fatura".
 
Por aquilo que eu sei os mapas criados no Primavera Express 6.40 são incompativeis como a versão 7 Express ou Starter.
Para editares os mapas da versão 7 do Primavera podes fazer o download da demo do Crystal Reports XI no site dele.




Em relação a preços, deixo-te aqui as informações que me deram aquando da saida dele para o mercado:


Primavera STARTER EASY (Regime de Subscrição, duração de 1 ou 2 anos renováveis)
Composta pelos módulos de Vendas, Inventários e Contas correntes.
1 Ano 115.00 € + IVA
2 Anos 199.00 € + IVA
As actualizações/rectificação de bugs já estão incluidas no preço.


Primavera STARTER
Composta pelos módulos, Vendas, Inventários, contas correntes, bancos e encomendas
STARTER 315.00 € + IVA
Contrato de continuidade Obrigatório no valore de 185.00 € + IVA


Primavera STARTER PLUS
Composta pelos módulos, Vendas, inventários, contas correntes, bancos, encomendas e compras
STARTER PLUS 550.00 € + IVA
Contrato de continuidade obrigatório no valor de 185.00 € + IVA


Instalação e parametrização do Primavera 75.00 € + IVA
(inclui a migração de outra plataforma Primavera e 1 Report personalizado)


Observações :
O Contrato de Continuidade é um contrato efectuado entre o utilizador final e a Primavera onde está mediante o respectivo pagamento anual,
disponibiliza ao utilizador todas as actualizações que saírem durante a vigência do contrato sem qualquer tipo de custos adicionais.
 
Última edição:
Boas pessoal,

Tenho uma empresa industrial e também usava o Express 6.4. Estou a pensar colocar o Stater Easy, mas tenho uma dúvida.
Pelo que ouvi para o ano de 2013 as faturas têm de ser automaticamente comunicadas a AT, certo?
Se sim, este programa já comporta estas funcionalidades?
 
Boa noite,

o SAF-T pode ser comunicado à AT por 3 distintas vias:

1) gerar o SAF-T mensalmente a partir do Primavera e fazer o upload no site do e-Finanças.

2) Usar o WebService que a AT disponibilizará.

3) Usar a funcionalidade que a aplicação disponibilizará para envio automatico das facturas.


Pessoalmente vou usar a 1ª ;)


Só uma coisa mais, no mesmo ano fiscal, terás que usar sempre o mesmo método que escolheste de inicio!

Sim por aquilo que sei o Starter Easy permitirá usares o método 1) ou o 3).
 
Obrigado pela resposta!

Então o starter easy não suporta a opção 2?
Se o programa suporta a opção 3 vou usá-la. ṕarece-me ser a mais prática.
 
Última edição pelo moderador:
Já agora aproveitando o balanço da thread... alguém me sabe dizer como Estornar uma Factura no Starter Easy.

É que já li algumas dicas no site do Primavera, mas não consigo encontrar algumas opções que eles lá referem no tutorial sobre Estornos de Facturas :(

Obrigado.

A opção 2 tem a ver com a AT em particular e não com o Primavera.

Penso ser uma aplicação/webservice que eles vão disponibilizar no site das finanças.
 
Última edição pelo moderador:
Sim reitas, é o que eu faço no PE 6.40, mas como comprei o Starter Easy 7.50, estive a ler os manuais e a determinada altura referia um tópico sobre estorno de documentos de vendas, e deixou-me confuso.

Sendo assim continuo a fazer como sempre fiz... Factura => Nota de Crédito --> Nas Contas Correntes, escolho RGC e pico a FA e a NC para limpá-las da Conta Corrente do cliente.

Tenho é outra dúvida mas mais pertinente, e já tentei o Suporte do Primavera, neste caso relacionado com o Starter Easy, e não consegui que me atendessem, nem via telefone nem por email para o suporte do Primavera :( ... não sei se esta passagem de ano fiscal andará um caos?!!!

A dúvida é a seguinte:

Tendo no passado (e até ao final do presente ano) estado a usar no Primavera Express 6.40 o cliente já existente “VD – Cliente Indiferenciado” para emitir Vendas-a-Dinheiro a Clientes que pagam a pronto, venho vos questionar se agora com o Primavera Starter Easy 7.50 e a proibição de se usar em 2013, Vendas-a-Dinheiro, se se pode fazer o mesmo para as futuras Facturas e/ou Facturas Simplificadas.

Ou seja qual será o melhor método (se o Starter Easy o permitir) de se criar Clientes para Pronto-Pagamento, ou seja, Clientes onde não seja preciso haver contas-correntes porque pagam a pronto?

Nos testes que fizemos no Starter Easy experimentámos criar um cliente tipo “0000 – Clientes s/ Conta Corrente” (com Tipo e Modo de Pagamento => Pronto Pagamento e Pagamento em Numerário) como existia de raiz no PE 6.40, o cliente “VD- Cliente Indiferenciado”.
Quando se fez uma Factura, a gravação dela foi bem aceite pelo Editor de Vendas, no entanto reparei que nas contas correntes este cliente aparecia! E também quando experimentámos exportar o SAF-T ele deu um erro de que para este cliente, não tinha sido definido o Nº de Contribuinte, no entanto no Editor de Vendas ao escolhermos este tipo de cliente, no seguimento do mesmo, introduzimos os restantes dados (neste caso fictícios, só para testar) como o nome do cliente, morada, NIF, artigos e valores!

Alguém pode dar alguma dica sobre isto, é que trabalhamos muito mais com clientes particulares que pagam a pronto do que com empresas que pagam (infelizmente) a crédito.

Obrigado.
 
Última edição:
Por aquilo que eu sei os mapas criados no Primavera Express 6.40 são incompativeis como a versão 7 Express ou Starter.
Para editares os mapas da versão 7 do Primavera podes fazer o download da demo do Crystal Reports XI no site dele.




Em relação a preços, deixo-te aqui as informações que me deram aquando da saida dele para o mercado:


Primavera STARTER EASY (Regime de Subscrição, duração de 1 ou 2 anos renováveis)
Composta pelos módulos de Vendas, Inventários e Contas correntes.
1 Ano 115.00 € + IVA
2 Anos 199.00 € + IVA
As actualizações/rectificação de bugs já estão incluidas no preço.


Primavera STARTER
Composta pelos módulos, Vendas, Inventários, contas correntes, bancos e encomendas
STARTER 315.00 € + IVA
Contrato de continuidade Obrigatório no valore de 185.00 € + IVA


Primavera STARTER PLUS
Composta pelos módulos, Vendas, inventários, contas correntes, bancos, encomendas e compras
STARTER PLUS 550.00 € + IVA
Contrato de continuidade obrigatório no valor de 185.00 € + IVA


Instalação e parametrização do Primavera 75.00 € + IVA
(inclui a migração de outra plataforma Primavera e 1 Report personalizado)


Observações :
O Contrato de Continuidade é um contrato efectuado entre o utilizador final e a Primavera onde está mediante o respectivo pagamento anual,
disponibiliza ao utilizador todas as actualizações que saírem durante a vigência do contrato sem qualquer tipo de custos adicionais.

Dessas versões alguém me sabe dizer se alguma tem a opção multiempresa, e até quantas empresas se pode instalar esse Primavera?

Pergunto isto porque em principio eu e o meu irmão vamos abrir 2 empresas, e a juntar a essa temos a empresa do meu pai, e agora que estou para escolher o programa de facturação para a empresa do meu pai poderia escolher já um que desse para depois usar nas nossas empresas e assim escusava de andar a comprar vários programas!

Estava a pensar em para já usar o Primavera Express 7 visto que já é certificado e já cumpre todos os requisitos, depois quando atingisse os 30000€ de facturação aí sim decidia qual o programa a comprar porque já deveria ter certezas quanto à abertura da minha empresa (estou à espera que o projecto seja aprovado para obter fundos de apoio), e depois aí via se compensava mais um multiempresa ou um só para uma empresa!!
 
Multi-empresas para entidades diferentes, tenho algumas dúvidas, mas isso é uma questão de perguntar à Primavera.
Deixo mais 2 sugestões grátis e certificadas, alternativas ao Primavera express: o Gescom entreprise e o projecto colibri.
E se for para um volume de negócios baixo, em que não necessite de passar muitas facturas e recibos, os programas referidos são suficientes e no inicio de actividade quanto menor for o investimento melhor.
 
Então quando se fala em programa multi-empresas referem-se ao que? Já vi que o Primavera Starter e Starter Plus são multi-empresa, mas então o que significa isso, não é a possibilidade de se instalar em diferentes empresas?
 
Última edição pelo moderador:
Boa Tarde,

Por favor tenho uma unica duvida em realação a utilização do produto da primavera express v6.4. Fiz a emição de uma vd, logo foi emitido um vdr, mas o cliente cancelou me o serviço e emiti uma nc, mas na conta do cliente esta negativa pois nao cancelei o recibo. Como faça para cancelar um vdr? Alguem pode me ajudar.

Obrigada,

Fernanda


Então quando se fala em programa multi-empresas referem-se ao que? Já vi que o Primavera Starter e Starter Plus são multi-empresa, mas então o que significa isso, não é a possibilidade de se instalar em diferentes empresas?
 
Boas pessoal,

Ao submeter o ficheiro saft do mês anterior no site dá-me um erro de campo vazio.
Estive a verificar e é uma fatura do mês passado que ficou com uma linha onde só tem a quantidade e preço, não tem o artigo nem a descrição do mesmo. Não sei como isto aconteceu...

A minha questão agora é anular aquela fatura de modo a ele não aparecer no saft e poder submeter o ficheiro...
Alguém pode-me ajudar? Pelo que li não dá para fazer estornos no novo programa....

Obrigado
 
Multi-empresas para entidades diferentes, tenho algumas dúvidas, mas isso é uma questão de perguntar à Primavera.
Deixo mais 2 sugestões grátis e certificadas, alternativas ao Primavera express: o Gescom entreprise e o projecto colibri.
E se for para um volume de negócios baixo, em que não necessite de passar muitas facturas e recibos, os programas referidos são suficientes e no inicio de actividade quanto menor for o investimento melhor.

Se é multi-empresa é para empresas diferentes, claro! Ou seja é permitido fazer a gestão de várias empresas no mesmo software.
 
Boas...
Realmente há a possibilidade de fazer o estorno de facturas, pelo menos na linha professional. O efeito prático é o mesmo de emitir uma NC mas bem mais simples e com referência aos documentos anulados. Fui informado na semana passada que a primavera vai implementer um métodp de anulação de facturas, ou seja, vai existir um campo na BD que indica se a factura está anulada ou não, se estiver nem sequer aparece na conta corrente.
 
Boa tarde,

Ouvi por aqui a falar num manual deste software. Poderiam indicar-me o link para fazer o download do mesmo?

Obrigado.
 
Boa tarde, não sei se é aqui o lugar mais correcto para colocar esta dúvida mas aqui fica..

No Primavera Starter Easy v7.50 , como posso anular uma fatura recibo?
 
Boas.

Também eu passei do primavera express para o starter easy e até à data estou bastante satisfeito.

Surge-me agora uma dúvida.

Eu usava até à data facturação informatizada, mas guias de transporte manuais porque apenas eu sei usar o PC e podendo eu não estar um ou outro dia, o pessoal podia passar guias sem stress.

A minha toc informou-me que esteve numa formação e lhe disseram que tendo facturação informatizada, as guias também têm de o ser, ela não sabia disto apesar de já ser assim há algum tempo.

A minha dúvida é, estando a meio do ano, como é que eu faço para que na série "2012" tenha guias de transporte? É que só lá vejo opção para criar nova série, mas apenas queria alterar para ter guias na série de 2012.
 
Back
Topo